PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

GAROTO DO CEARÁ DÁ SHOW NAS PROVAS DO ENEN

Um verdadeiro "banho" no preconceito contra os nordestinos foi dado pelo garoto João Vítor, de 16 anos, que acertou a maioria das questões do Enen. Inteligente, apaixonado pelos livros, o menino deixou muitos paulistas, cariocas, mineiros e gaúchos pra trás. O rapaz é um exemplo nesta região que já trouxe ao mundo figuras como Ariano Suassuna, Jorge Amado, José Lins do Rego, Dorival Caymmi, João Gilberto, Elba Ramalho, Caetano Veloso, Alceu Valença, Manoel Bandeira, João Ubaldo Ribeiro, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Gilberto Freyre, Fagner, Belchior, Ednardo, Lenine, Flávio José e tantos ícones da cultura brasileira.

Confira as informações sobre o "campeão do Enen", publicadas no Blog Conversa Afiada

João Vitor dos Santos, 16, acertou 172 questões das 180 do Enem. O estudante do 2º ano de uma escola pública quer cursar Ciências Biológicas

Ver João Vitor falar sobre a recente conquista é assistir à luta entre a timidez do garoto mais acostumado aos livros do que a grandes conversas e o orgulho de quem está vendo o esforço recompensado. O número da vitória é de impressionar: João Vitor acertou 172 questões das 180 que compõem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O equivalente a 95,5% de acertos. Mas João Vitor Claudiano dos Santos, 16, aluno do 2º ano da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, ainda não consegue mensurar o significado do feito.

O menino agora espera o resultado oficial, que deve sair em janeiro de 2015, mas, em um comparativo, João Vitor ultrapassou os 164 acertos da estudante mineira Mariana Drummond, que conquistou o primeiro lugar no Enem 2013. A nota final ainda depende do desempenho na Redação, que João acredita ter sido a mais difícil das avaliações.

“Sempre ouvi falar da dificuldade que é o Enem e tinha medo. Mas quando vi, sinceramente, achei muito fácil. Quando corrigi pelo gabarito, não fiquei assustado, apenas lamentei pelas oito (questões erradas)”, diz com a simplicidade de quem dormia em média quatro horas por dia para garantir o bom desempenho, que ele credita também ao apoio recebido dos professores.

A ficha da biblioteca, lugar preferido de João, já vai na segunda folha e ultrapassa os 40 livros. A leitura assídua é o segredo dele. “O que tem de cansativo no Enem são os textos grandes. Então, minha estratégia foi me adaptar à leitura, ler livros grandes, alguns com linguagem rebuscada”.

João, cujo maior orgulho é ter estudado a vida toda em escola pública, ainda não sabe se irá cursar o 3º ano, mas quer fazer Ciências Biológicas e sonha em viajar para o Reino Unido pelo Ciência Sem Fronteiras. Aos 16 anos, ele tem muito bem traçados os planos da vida. “Sempre me vejo fazendo especialização em bioquímica e biologia molecular. Quero ser pesquisador e estudar o resto da vida”.

Criado pela mãe, a aposentada Ana Maria Santos, morador do bairro Vila União, quarto de cinco irmãos, João será o primeiro da família a ingressar no ensino superior. Os estudos foram, para ele, a forma de transformar o próprio destino. “Sou um garoto que não conheceu o pai, que sempre sofreu bullying por ser nerd, por causa do cabelo, do sapato, da magreza. O estudo não combateu minha timidez, mas me ajudou a ser feliz”.

3 comentários:

  1. A verdade e que esse preconceito vem sendo implantado na sociedade a muito tempo . O nordeste esta crescendo . Pessoas se informando mais , estudando , se formando e trabalhando . Imaginem a elite vendo sua mao de obra barata se acabando , isso e um pesadelo para eles . Agora falando no pais como um todo . O sonho da elite , inprenssa era um povo pobre , ignorante cheios de filhos onde mulheres ficassem o dia todo em frente a uma televisao sem conteudo , sendo manipuladas cada vez mais . Agora temos 1000 vesez mais chances de comprar . De crescer . Com a internet temos uma informacao sem manipulacoes . Temos voz . E podemos ve um unico caso em varios angulos . A publicidade esta cada vez mas correndo PARA a internet e isso esta matando a tv e revistas . Eles estao vendo um povo podendo se manifestar e se informar pela a internet e tudo isso de camarote kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Parabéns e votos de muitas felicidades, saúde e paz ao moço João Victor.

    ResponderExcluir
  3. Vai em frente garoto, o mundo lhe espera.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA