GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

O RECIFE VOLTA A SER VERMELHO


Do jornalista e escritor recifense Urariano Mota:

No domingo, dia 19,  o Recife Antigo – ruas em torno do porto, onde a cidade nasceu – se tornou vermelho.

Com um convite à militância de Dilma para que comparecesse à saída do bloco de carnaval Eu Acho é Pouco, houve um comparecimento em massa de todas as tribos de esquerda e de centro e indecisos no Marco Zero e na Rua do Apolo. Olhem, a cor dominante era a vermelha. E com alegria e com orgulho.
Todas as tribos, quero dizer, velhos, crianças, jovens, idosos, bebês carregados no colo e em carrinhos, mas nada de escadaria Odessa no Encouraçado Potemkin, apenas uma formação de militância. Essas crianças vão ser socialistas e de esquerda no futuro, eu não tenho nem dúvida. E quando eu digo todas as tribos, quero dizer também: classe média, trabalhadores, estudantes, negros, brancos, mulatos, caboclos, intelectuais, artistas e analfabetos. E moças e moças e moças de todas as cores, evangelhos e credos, num autêntico creio em deus pai todo poderosos criador da esquerda e da terra do Recife.

Aquela ideia de não-lugar, de estranhamento, de virar estrangeiro em minha própria cidade, que senti com o resultado das eleições para governador, foi embora. O Recife ontem voltou a ser o abrigo primordial do útero coletivo. A terra que nos faz crescer com novas forças, como aquele deus grego que no contato com o chão virava imortal.

Houve, em especial, dois instantes comoventes: por volta das 5 e 30 da tarde um congraçamento de blocos, com seus bonecos gigantes (e cada um de nós é um boneco daqueles), entrou na Rua do Apolo, que no passado era rua de prostitutas e hoje é rua de todos nós, amantes, amados e amadas.

O outro momento foi o ex-prefeito João Paulo, que a pregação do cadáver de Eduardo Campos crucificou nas urnas. João Paulo chora com um sorriso. Havia filas de pessoas querendo tirar fotos a seu lado, os famosos selfies, que não mais são selfies, mas registros de um momento único.

Eu entrei na fila e queriam tomar o meu lugar, ao que eu protestava: “eu estou na fila”.

E consegui tirar uma foto ao lado do ex-prefeito, que trazia no rosto as marcas tristes da última batalha. E gritei na hora das luzes: “O melhor prefeito do Recife”. Eu não pude nem olhar para ele, que respondeu com um gutural, de voz embargada: “Muito obrigado”.

Não sei se a tarde e a noite de ontem foram termômetro das urnas. Mas com tanta gente de todas as cores e raças e idades, dos bebês que não estavam em Odessa, mas cujos pais iriam à escadaria se estivessem na Rússia do czar, debaixo da estátua de Chico Science na Rua da Moeda, eu soube então que ontem o Recife foi o lugar. Do Brasil. (Na foto Urariano com o deputado federal João Paulo, que perdeu a disputa para o senado).

6 comentários:

  1. Fazia tempo que não via um cara tão sem noção como este Uraniano. Recife volta a ser vermelho! Só se for de vergonha. Depois da surra que João Paulo tomou lá, isto parece até brincadeira. Mas, isto é que dar ser jornalista engajado ideologicamente. Foge da noticia correta como o diabo da cruz e fica tentando enganar os bobos. Tenha santa paciência. Só aqui em Garanhuns é que pode-se dizer, pelo seu atraso político que o prefeito derrotado vai votar em Dilma, e ninguém reclamar. O que fez o PT pelo município? Só o Eduardo foi bom para conosco e não vamos conspurcar sua memória. Não vamos desistir do Brasil, e junto com Dona Renata, vamos eleger o Aécio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É DILMA, é LULA É 13,13,13,13,13,13,13,13,13,13,13... VAMOS BRASIL MOSTREM A SUA RAÇA, MOSTRE QUE PERNAMBUCO É FORTE E NÃO SE CURVA AO UM BANDO DE OPORTUNISTA QUE USARAM A MORTE DO INESQUECÍVEL EDUARDO CAMPOS E A SENSIBILIDADE DA FAMÍLIA DELE PARA ELEGER MARINA E QUE AGORA CONTINUAM COM AÉCIO. SOU MAIS PERNAMBUCO, ,SOU UNIVERSITÁRIO, SOU POBRE, SOU APOSENTADO, SOU TRABALHADOR, SOU HONESTO, BRANCO, SOU NEGRO, SOU PARDO, SOU BRASILEIRO,SOU DILMA...

      Excluir
  2. Que oena que nao foi no primero turno??

    ResponderExcluir
  3. Eu que nasci em Recife, porém pelas minhas andanças por força do meu trabalho virei nômade, agora me aquietei aqui em Garanhuns à terra onde fiz grandes amigos, e que me recebeu muito bem, onde por todos tenho o maior apreço, respeito e carinho, daqui só saio para o cemitério. Apenas uma pessoa, parece não gostar de mim, porem mentiras e falsidades tem pernas curtas. Nem Jesus Cristo agradou á todos, imagine eu. Voltando ao Recife segundo todas pessoas com quem falei e também a mim, foi uma grande decepção no primeiro turno, porém já colocou o ponto nos is e não só em Recife também no nosso Estado Pernambuco, a vitória de Dilma 13 será estrondosa. E o Brasil e os brasileiros não faltarão a ela. Esse é o Recife que nós conhecemos,

    ResponderExcluir
  4. O Brasil não faltou a Marina, a Paulo Câmara e muito menos Fernando coelho. Foi uma surra que envergonhou o PT e quem acompanha esses honestinhos. No segundo turno o Recife mais uma vez vai ser o que nós conhecemos: AECIO 45.

    ResponderExcluir
  5. Collor e Sarney declaram voto a Dilma

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA