PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

CULTURA INGLESA GARANHUNS - DETALHES DE UMA HISTÓRIA DE 25 ANOS

Primeiro endereço, há 25 anos
Endereço atual

A Cultura Inglesa surgiu em Garanhuns em 1989, num casarão na Avenida Simoa Gomes, em frente ao Parque Euclides Dourado. À frente do empreendimento os jovens Jonathan, Aureliano e Francis Santos. Leo, como é mais conhecido pelos amigos em Garanhuns, e sua esposa Francis continuam dirigindo a Escola até hoje, ele cuidando mais da parte financeira e administrativa, ela voltada sobretudo para os conteúdos, o direcionamento pedagógico.

A inauguração do curso de inglês foi um evento tão importante, naquele ano em que aconteceria a primeira eleição direta para presidente no País, após mais de 20 anos, que até o prefeito do município na época, Ivo Amaral, compareceu à solenidade e fez discurso destacando a importância do empreendimento para os jovens e pessoas de todas as idades de Garanhuns.

A Cultura funcionou seis anos no primeiro endereço, depois mudando para um casarão maior ainda, na Praça Souto Filho, mais ou menos onde hoje fica o Restaurante Zanzibah. Foram nove anos de atividade no local, aumentando a clientela e contribuindo para que muitos garanhuenses se tornassem fluentes na língua inglesa.

O terceiro endereço do Curso foi na Rua Dr. José Mariano, que alguns ainda conhecem como “Rua do Recife”. Foram mais oito anos no imóvel pertencente ao Instituto Bíblico, localizado na vizinhança do tradicional Colégio XV de Novembro.
Cultura no casarão da Praça Souto Filho
Na Dr. José Mariano

ENDEREÇO PRÓPRIO - Há dois anos a Cultura Inglesa de Garanhuns está em endereço próprio, na Avenida Getúlio Vargas, 410. É um lugar tranquilo, na parte mais requintada do bairro de Heliópolis, sem problemas de mobilidade urbana, de estacionamento ou mesmo do burburinho presente hoje em boa parte do centro urbano do município.

A Escola tem instalações modernas e aconchegantes, com salas de aula climatizadas e equipadas com e.board (lousa eletrônica) e home theatre. Há ainda biblioteca multimídia com áudio books, DVDs, computadores com internet Non Stop e área de lazer com cantina, ping pong e tabela de basquete.

A Cultura Inglesa é um Centro Autorizado de Exames da Universidade de Cambridge. Está há 80 anos no Brasil, meio século no Recife e agora orgulhosamente comemora 25 anos em Garanhuns. Ao longo dessas décadas, o Curso solidifica a sua marca, preservando a tradição e a qualidade.

“É uma marca que aponta para o futuro, como tudo que a Cultura faz, refletindo os avanços do passado. Temos mudado, renovado, modernizado nossa prática, utilizando ferramentas com tecnologia de ponta do ensino, mas sempre mantendo nosso jeito especial de ensinar, que nos diferencia”, observa a diretora Francis Santos.

METODOLOGIA - Ela acrescenta que ao longo desses 25 anos “construímos um ensino sólido, com professores altamente qualificados e permanentemente treinados.” Segundo a diretora da Cultura Inglesa, a metodologia tem eficácia comprovada, com abordagem comunicativa e dinâmica adotando princípios do Construtivismo, de maneira que o aluno vivencia de várias formas situações em que o conteúdo está inserido.

“Entendemos o aprendizado da língua inglesa como um todo na educação, razão pela qual nossas aulas são permeadas com teatro, música, filmes e a cultura de vários países, bem como a vivência de datas comemorativas. Nosso compromisso é dar formação de qualidade na língua inglesa, capacitando nossos alunos para que os desafios a serem encontrados pelos mesmos em suas relações humanas, no mercado de trabalho e nos mais específicos segmentos, sejam superados com fluência, domínio da linguagem e segurança na sua utilização. Nossa metodologia coloca nosso aluno na vanguarda de um mercado cada dia mais exigente com a qualidade que somente uma escola desse porte pode oferecer”, explica Francis.

O curso regular básico da Cultura é de três anos para adultos e crianças. Muitos começam a frequentar as aulas ainda muito pequenas e esses evoluem rapidamente, pois o inglês torna-se parte natural do crescimento delas. Os estudantes são preparados para obter um certificado reconhecido pela Universidade de Cambridge e muitos saem falando ou lendo bem o inglês.

PAIXÃO - Quem tem um primeiro contado com Francis Gueiros Reinaux Santos fica impressionado com a paixão que ela demonstra pelo curso que dirige na cidade há tantos anos. Ela passa imediatamente a certeza de que a Cultura Inglesa é parte importante de sua vida, tanto quanto a família, o trabalho em si e o aprendizado cultural.

Ela confessa que ao longo desses 25 anos tem colocado o seu coração e suas energias com afinco no trabalho perseverante de receber alunos - desde crianças bem pequenas até adultos maduros - para dar formação de qualidade com fluência e domínio da linguagem inglesa com segurança na sua utilização, num ambiente aconchegante e propício ao aprendizado.

“Entendo que o trabalho diligente executado com responsabilidade, ética e com investimento profissional, colherá ao longo do tempo os
frutos que lhe são inerentes”, revela a educadora.

Francis vê com muita satisfação alunos que estudaram na Cultura Inglesa de Garanhuns, durante vários anos, e hoje são profissionais bem sucedidos de diversas áreas. “Pessoas que estão colhendo também os frutos advindos deste tempo não só de aprendizado da língua inglesa, mas de vários aspectos de sua formação, uma vez que a nossa prática é envolver o aluno como um todo contribuindo na sua formação social e cultural”, pontuou.

- Sem contar com a alegria de estarmos hoje recebendo seus filhos ratificando assim nossa inquestionável qualidade de ensino – complementa a diretora da Cultura Inglesa.

“É com imenso agradecimento a Deus que registramos estes 25 anos de existência da Cultura Inglesa de Garanhuns, permeados de algumas lutas, mas todas com vitórias. A Deus a glória!”, finaliza Francis Reinaux.

LÉO E FRANCIS - Aos leitores do blog duas informações adicionais: Francis Gueiros Reinaux Santos é filha do jornalista e escritor garanhuense Marcílio Reinaux, que mora no Recife. Foi ele quem levou ao então prefeito Ivo Amaral a ideia de criar um Festival de Inverno em Garanhuns. Aureliano Santos, o Léo, é irmão do médico urologista Enoque Santos, um dos profissionais da área mais renomados da cidade.

Leo e Francis, com certeza, são duas pessoas que devem ser reconhecidos pela comunidade garanhuense, pelos serviços que prestam à cidade através do Curso de Inglês, ao longo de ¼ de século.

Parabéns aos diretores, aos alunos e a todos que nesses 25 anos construíram a Cultura Inglesa, hoje um patrimônio de Garanhuns.
Os diretores do curso quando tudo começou
Inauguração em 1989

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA