PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

OS MÉDICOS, A BARBÁRIE E OS VALORES HUMANOS

Artigo do médico oncologista garanhuense Eduardo Miranda, exclusivo para o Blog de Roberto Almeida:

Eu sou suspeitíssimo para falar sobre os médicos. Isso porque, há 39 anos ligado à medicina, 28 dos quais como cirurgião oncologista e muitos como professor de Medicina, tenho imensa admiração pelos meus pares.

Entendo que só uma elevada motivação e um desígnio quase divino compelem um jovem a ser médico. Altruísmo, dedicação, senso humanitário, estudo, são a nossa nobre moeda. Lidamos com vidas, dores e sofrimentos, muitas vezes indescritíveis.Somos, por vocação e destino, artífices da cura, e, quando não for possível, de lenitivos de imenso alcance humano.

O mestre Kischner nos ensinou que fazemos milagres todos os dias, silenciosamente. Nos ambulatórios mais remotos, nos recônditos mais extremos do nosso imenso país e do mundo.

No entanto, sofremos. Sofrimento diário e repetido nos ambulatórios desaparelhados, nos hospitais sucateados, ou nos planos de saúde mercantilistas e predatórios .Combatemos o bom combate.

Observamos, com espanto, os males insuportáveis que nos afligem  e aos nossos paciente todos os dias . Vivemos um rosário de misérias e atropelos cotidiano. Testemunhamos, a cada hora, como São Paulo , os mistérios da iniquidade . Convivemos com o menor investimento per-capita em saúde entre todos os países em desenvolvimento , associado a uma gestão caótica  e destrutiva na área da saúde . Eu tenho tios-avós, tios, primos e filho médicos. Consolidamos nossa trajetória profissional ao longo de quatro gerações.

Sinto, com pesar, que o governo do Brasil, inclusive, infelizmente, pela voz da própria presidente Dilma Roussef, trata os médicos brasileiros como desumanos. Desmerece nossas Faculdades com abertura de Escolas Médicas como linha de produção, apequenando a Grande Ciência Médica e suas tradições. Pretende, com medidas imediatistas, oportunistas e eleitoreiras contaminar uma profissão tão nobre.

Para culminar essa tragédia, perdemos, de maneira violenta, incompreensível e desumana , uma figura  de relevo na Medicina de Pernambuco, o Dr. Artur Azevedo.

Jovem e promissor Cirurgião Torácico, qualificado, competente, disponível e amigo. Dedicado aos seus pacientes. Esposo e jovem pai. Nós, médicos, choramos a sua perda, inconsoláveis. A sociedade, os pacientes, o povo estão mais pobres hoje. Todos exigem, clamam, dos governos e da própria sociedade, que protejam todos os seus filhos, pessoas humanas singularíssimas e valiosas , da barbárie  que nos toma.

O Dr. Artur Azevedo, do elevado lugar no céu onde está, que nos proteja. Ele e seus ideais continuam vivos em todos nós. (Na foto do NE 10 o jovem médico com a família).

5 comentários:

  1. Infelizmente, há muitos médicos no Brasil que nada têm a ver com o que descreveu o autor. Vemos muitos médicos mercenários, descompromissados com a saúde pública, e que nunca jamais deixariam o conforto dos grandes centros para cuidar de pessoas pobres nos rincões do Brasil, por isso a importância do Programa Mais Médicos, o qual, inclusive, teve parecer favorável do Procurador-Geral da República em uma ação de inconstitucionalidade ajuizada por associações médicas, com o claro propósito de reserva de mercado.

    ResponderExcluir
  2. CARO ARTUR AZEVEDO, DESCULPE NÃO TRATÁ-LO POR DOUTOR, POIS PARA MIM DOUTOR É QUEM TEM DOUTORADO. CONCORDO COM MUITAS DAS SUAS PALAVRAS, ACHEI UM FATO DESUMANO E LAMENTÁVEL O QUE FIZERAM COM ESSE JOVEM MÉDICO, ASSASSINOS QUE DEVEM SER PUNIDOS EXEMPLARMENTE, NO ENTANTO SABEMOS QUE EXISTEM MUITOS MÉDICOS QUE SÓ PENSAM EM DINHEIRO E NÃO ESTÃO NEM AÍ PARA OS MENOS FAVORECIDOS

    ResponderExcluir
  3. Para quem não sabe, na língua inglesa médico é doctor,portanto na Inglaterra e EUA,médico é chamado de doctor (doutor). Esse é o motivo de médico no Brasil ser chamado de doutor.

    ResponderExcluir
  4. Eu só vejo gente criticando os médicos, só vejo pessoas que nao sabe o que é saúde pública falar q médico é que não quer trabalhar, vejo gente anônima falar que não chama medico de doutor, mas na hora que precisa é DOUTOR! Pq vcs não procuram se informar um pouco mais? Pq nao vao a um posto de saúde em uma cidade do interior para ver as condições em que se encontram? Pq nao percebem q é tudo política o q o governo faz? O DOUTOR Eduardo está certíssimo! A população que, pelo visto, ainda é muito inocente ou burra mesmo! Mas quem se importa ne? Quem se importa com um coitado de um médico jovem ser morto assassinado?! Quem se importa com a população que precisa do SUS?! Quem se importa se nas faculdades de medicina atualmente só tem filhinho de papai sem minimas condições para ser médico?! O que importa é que o governo enrrola os bestas colocando médico cubano quase como escravo e que terá Copa do mundo! Isso sim tem que ser investivo, tem q ser da melhor qualidade! Pobres tolos, não sabem o que dizem!

    ResponderExcluir
  5. José Fernandes Costa31 de maio de 2014 às 10:49

    Todos os dias morrem milhares de pessoas vítimas da violência!! - Por que é que só se deve "chorar" a morte de médico?? - Quais os motivos que levaram bandidos a assassinarem o médico Artur Azevedo?? - Se fosse um pé-rapado, talvez já se soubesse. - Quando é executado um Zé-ninguém, ninguém se lembra de que era um ser humano!! - Se morrer um "doutor" ou um "empresário" "bem-sucedido", a coisa muda de figura!! - 2. Será que quem opta por ser médico tem "desígnios quase divinos”?? - Parece-me que seu Eduardo Miranda está sonhando com estrelas e /ou brincando com palavras!! - E só os médicos estudam e fazem doutorado?? - Os professores, engenheiros, advogados, enfermeiras não estudam anos a fio?! - Por acaso, PROFESSOR não é profissão nobre?? - Quem iria ENSINAR aos outros profissionais, se não fossem os professores?! - Os médicos são predestinados a sentir amor ao próximo!? – Por quê?? - 3. Um administrador de empresas que faz dezenas de cursos de pós-graduação, especialização, doutorado etc., com anos e anos de estudos não deve ser levado em conta?! - Quem iria ensinar aos administradores do Hospital Português a administrar aquela casa tão comercial?! - E quem furta mais: os planos de saúde ou os hospitais, inclusive o Hospital Português, que se diz beneficente?! – 4. Só sei que quem sofre com tudo isso são as vítimas dos médicos e das máfias alastradas nos hospitais e clínicas médicas!! – E as vítimas dos médicos somos nós, que precisamos desses “entes divinos” ou satânicos (??!!) – Os grandes hospitais privados são supermercados na saúde ou na doença!! - 5. E agora médico já entende que há céu pra médicos?! - Pensei que só o Mestre Ariano Suassuna acreditasse que existe céu e inferno!! – 6. É natural que todas as famílias chorem a perda dos seus entes queridos!! - Entes que tanto podem ser médicos, como podem ser gente de carne e osso!! - 7. E por que só a ciência médica é "grande"?! – Só um exemplo: - Será que Charles Darwin teve algum valor diante dos "doutores" médicos da sua época!? - Na Inglaterra vitoriana Charles Darwin foi execrado por meio mundo!! – E por meio dele, Darwin, nasceu "A origem e a evolução das espécies", que começou com desenvolvimento de teorias e, em pouco tempo, tornou-se um grande bem para a humanidade!! - Mesmo à custa da tristeza de Darwin, que passou o restante da vida em recolhimento agnóstico!! - 8. Por fim, a violência tem as mais variadas causas!! - E essas causas são próprias dos humanos!! – Aqui, nos EUA ou no Irã!! - Não precisa ser tirano, insano, desumano, nem médico pra carregar um quilo de violência dentro de si. - É ISSO!! /.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA