PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

TIPOS POPULARES DE GARANHUNS

Xerife
Bode Cheiroso

Por Pedro Jorge Silvestre Valença:

A presença desses personagens se prende a um dito popular que afirmava que os doidos eram colocados no trem e desciam para se fixar no fim da linha. Assim Garanhuns foi o maior celeiro dos desajuizados, aliados aos que bebiam para endoidecer.

A mais antiga era Dona Póla, que dizia ex-escrava tendo vindo da  África, onde foi perseguida por uma onça com seu "vestido estampado". Todo dia almoçava no terraço dos meus avôs na Rua Nilo Peçanha.

Parece que veio de Pesqueira e se  instalou em Garanhuns, Catrevagem, vestido de terno espalhafatoso, conversava com todos mas não se atrapalhava. Quando era sugerido para praticar coisas erradas retrucava na bucha:
- "Respira" se Catrevagem é bicho para fazer isso!

Bode cheiroso, andava sujo e gostava de tomar umas  lapadas, perambulando por toda cidade sem ofender ninguém.

Chico Baleia em São Pedro passava a semana fazendo panelas e na feira de domingo, tomava um pileque e  quebrava todas as panelas que não foram vendidas e terminava dormindo na cadeia. Quando estava escrevendo esta crônica tomei conhecimento do falecimento de Eriberto, os relatos que se seguem são dedicados à sua memória. 

Eriberto criava umas vaquinhas,   e  sabia calcular o peso de um garrote melhor que os compradores experientes. Do dia para noite cismou de ser Veterinário, e passou a denunciar todos os técnicos de agricultura, denominado de "Traquino". Depois evoluiu para Policia Secreta, tendo recebido o nome de Xerife. Como secretário da Codeam viajei para Petrolina junto com o Comandante do 71 BI, já que o Batalhão seria a guarda de honra na chegada do Presidente Figueiredo. Coronel Clovis providenciou para evitar que Eriberto seguir com a tropa. O Xerife ficou no quartel e a  tropa seguiu sem sua presença. Só que Eriberto não pagava passagem em todas as empresas. E quando foi liberado do Quartel, se virou e seguiu para Petrolina. Para surpresa do Coronel, quando passávamos por Cabrobó, o Xerife nos ultrapassou em um ônibus e ficou acenando para o nosso veículo e chegou primeiro em Petrolina e nas solenidades para o General Figueiredo lá estava nosso herói dando continência ao  Presidente.

Nos nossos encontros Eriberto comenta: Seu Amílcar o seu pai, é um homem de bem e foi o melhor Prefeito de Garanhuns, mas você não dá primeiras e "tem pedra no casco". Todos vão sentir a ausência de Eriberto.

(Publicado originalmente no Correio Sete Colinas. Reproduzido no Blog de Anchieta Barros, com fotos do Facebook de Ricardo Notaro).

4 comentários:

  1. Seu Jeitoso, Rosinha e Matéria... e tantas outras figuras que povoaram pitorescamente Garanhuns, numa época em que se podia circular à vontade pela cidade, de dia ou noite a dentro sem medo de ser gratuitamente agredido, alimentando com conversas e brincadeiras saudáveis o mundo dos "nossos desajuizados", por eles mesmos provocados, sociáveis e carentes de aproximação. Tempo bom!

    ResponderExcluir
  2. SAUDOSO CHERIFE EM SUAS IRREVERÊNCIAS JÁ FALAVA DOS MENSALEIROS DE HOJE QUEM O CONHECEU SABE DO QUE FALO.

    ResponderExcluir
  3. ROBERTO POR FAVOR POSTE UMA MATERIA FALANDO DO TRABALHO QUE O SECRETARIO DE OBRAS FEIS NAS RUAS DE CAPOEIRAS PEGOU A LAMA DO AÇUDE E TAPOU OS BURACOS DAS RUAS QUE NAO SAO CALÇADAS E A POEIRA ESTA INSUPORTAVEL SO VENDO PARA ACREDITAR E SO FEIS UMS QUEBRA MOLAS AO LADO DA CASA DE DEDINHO PQ A ESPOSA DELE BRIGOU COM O SECRETARIO .

    ResponderExcluir
  4. Grande xerife aqui em Angelim ue garoto jovem parava para ouvir suas histórias

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA