PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

TESOUROS DE GARANHUNS

Entrada da cidade

ESPECIAL - Na passagem de 2013 para 2014 o blogueiro teve uma conversa muito enriquecedora com Dr. Saulo Rocha, o otorrino, e Geraldo Nogueira, o Geraldo da Ótica. Os dois, apaixonados por Garanhuns falaram muito sobre a cidade. De ontem, de hoje, do amanhã.

O médico conversou mais e fez observações bem interessantes sobre Garanhuns, que considera uma cidade atípica no interior de Pernambuco e no Nordeste brasileiro. Dessa conversa surgiu este texto, com o lado bom do município.

Por que a Suíça Pernambucana é diferenciada? O que o município tem de diferente em relação a outros do Estado?

Para começar ninguém tem um título desses à toa. No Nordeste de tantas cidades quentes, algumas feias, sem estilo, Garanhuns se destaca pelo seu clima frio, ameno mesmo no verão, principalmente à noite. Essas temperaturas frias, que chegam próximas dos 10 graus, nos invernos mais rigorosos, transformaram o lugar – um dos poucos do Brasil fundado por uma mulher: Simoa Gomes – na terra da garoa.

Cheia de charme, como uma mulher madura e bela.

Garanhuns tem esse “clima maravilhoso” por ser um dos municípios de maior altitude do Estado. Passa dos mil metros no ponto mais alto do bairro do Magano.

Como se isso fosse pouco a cidade ainda é cercada por sete colinas: Monte Sinai, Triunfo, Columinho, Ipiranga, Antas, Magano e Quilombo. De cada local desses se tem uma visão especial, se descortinando aos olhos das pessoas o verde das árvores, casas, municípios próximos, bairros, igrejas, parques e toda uma natureza exuberante onde se destacam um céu cinematográfico e quase todo entardecer um magnífico por de sol.

TESOUROS  - Nesta Garanhuns de tantos tesouros, naturais ou criados pelo talento do homem, podemos começar pela Igreja do Sítio Timbó, uma comunidade quilombola, não muito distante do centro urbano. A construção do templo é do final do século XVIII e segundo documentos antigos encontrados no local a sua origem está ligada à imagem de Nossa Senhora de Nazaré, trazida da Bahia por um negro fugido. Ele e outras famílias fizeram a capela com tijolo artesanal, com apenas uma porta, que é de madeira.

No centro da cidade a imponente Catedral de Santo Antônio, padroeiro do município. A igreja foi construída em 1859 e restaurada em 1872. Imponente com suas cinco portas de madeira, vitrais e a cúpula com a imagem do santo em concreto. Por esse templo, no coração da cidade, já passaram tantos religiosos que fizeram história: Monsenhor Adelmar, Padre Tarcísio, Dom Tiago, Padre Aldo, Padre Marcelo Protásio, Monsenhor Benevenuto Sátiro, Dom Adelino Dantas, Dom Irineu e o bispo Dom Expedito, vítima da loucura de um sacerdote, o Padre Hosana...

A Igreja de São Sebastião, no bairro da Boa Vista, um belo prédio estrategicamente no alto, como se estivesse mais próximo de Deus. E olhasse permanentemente por todos os moradores do bairro, um dos mais populares e antigos de Garanhuns. Na história recente da paróquia, dois padres se destacaram atraindo com frequência os fieis: Carlos André, hoje em Águas Belas, e Padre Emérson, o atual, que encanta os católicos com a Missa da Graça.

E a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro de Heliópolis, de formas arredondas, como um cuscuz, na linguagem simples do homem do povo. É uma construção singular, arrojada, moderna, mesmo tendo sido construída muitos anos atrás.

RELIGIOSIDADE – A religiosidade do povo de Garanhuns está impregnada por todos os lugares. Quase 114 anos atrás os americanos escolheram este município atípico do interior do Nordeste para construir um colégio evangélico. E surgiu o Quinze de Novembro, um dos mais tradicionais do Estado, ainda hoje imponente, com prédios modernos que foram feitos ao longo do tempo, mas conservando a casa original que deu origem à escola. Pelas salas de aula deste educandário passaram muitos médicos, advogados, juízes, engenheiros, arquitetos e muita gente importante, hoje espalhada pelo Brasil e exterior.

Os católicos não ficaram atrás por muito tempo e poucos anos depois fundaram o Colégio Santa Sofia, na época para atender as moças. Um prédio majestoso, colado à Catedral de Santo Antônio. A escola, claro, não tem só um imóvel de arquitetura arrojada. Também ao longo dos anos vem dando a melhor formação possível a jovens de muitas cidades do Agreste Meridional, de outras regiões e de outros Estados.

Construído o Colégio das Meninas, os católicos fizeram a Escola dos Meninos. E surgiu o Diocesano, um gigante na antiga Praça da Bandeira. Basta olhar o prédio antigo e conservado para sentir sua importância, perceber seu valor histórico. “Alto padrão de civismo e de glória”, consolidado sob a direção de Monsenhor Adelmar e que hoje continua em boas mãos com o professor Albérico Fernandes.

Padre Adelmar, que depois virou Monsenhor, era um administrador austero. Com o dinheiro do Diocesano, que sempre cobrou mensalidades acessíveis à população menos endinheirada da cidade e região, construiu outro colégio católico, o CMA ou Colégio Monsenhor Adelmar, em homenagem ao seu fundador.
Mãe Rainha

MÃE RAINHA – Na sua passagem por Garanhuns, o bispo Irineu Roque Scherer fez muito pela Igreja Católica e pelo município. Pegou o Seminário São José, na Avenida Rui Barbosa, quase em ruínas e fez uma reforma que o deixou novo e ainda mais bonito. Virou um novo cartão postal da Suíça Pernambucana.

O bispo também faria o mesmo com o prédio da cúria, velho e com aspecto de abandono. Depois da reforma ficou novo, moderno, harmonizando um pouco mais o centro da cidade.

Bastaria esse trabalho e a sua missão pastoral para Dom Irineu ter ficado na História do Município. Mas ele fez mais: construiu o Santuário da Mãe Rainha, numa das sete colinas.  E o local hoje é centro de peregrinação e um dos principais atrativos turísticos do interior pernambucano.

Para completar Garanhuns ainda tem o Mosteiro de São Bento, construído em 1940, todo em tijolo aparente, uma construção rústica, num ponto elevado do terreno, no pé da subida para o Magano e de frente à praça ao lado do Centro Cultural. Este é outro tesouro, resultado da visão do prefeito Souto Dourado, que fez da antiga estação de trem um dos lugares mais bonitos e amados de Garanhuns.

CELSO GALVÃO – Garanhuns teve grandes prefeitos no passado, homens que olharam à frente e deixaram obras que ainda hoje estão aí, encantando as novas gerações locais e os muitos visitantes. Um desses políticos foi Celso Galvão, prefeito também de Caruaru. Um fato inédito: o mesmo homem governar dois dos maiores municípios de Pernambuco na sua época.

A marca de Celso Galvão ficou principalmente em duas obras: no Cristo do Magano, construído nos anos 50 e no prédio da Prefeitura, que hoje leva o nome do ex-prefeito. É um imóvel único no Estado, em estilo europeu, com escadarias, corredores e algumas salas ainda bem amplas, como a que serve de gabinete para o chefe do Poder Executivo Municipal.

Outro que pensou anos à frente foi o engenheiro Ruber van der Linden. Ele que fez o Parque Pau Pombo, hoje batizado com o seu nome. Um lugar encantador para se visitar em qualquer dia da semana. Bem próximo ao centro, deslumbra pela variedade de árvores, plantas, flores. Bom de ver, se sentir, bom para namorar ou ouvir música de qualidade no período do Festival de Inverno.

Espaço igualmente agradável e bonito é o Parque Euclides Dourado, com seus eucaliptos e pistas apropriadas para que os garanhuenses façam diariamente suas caminhadas. Tem parque infantil, casa de pombos, biblioteca e durante o FIG junta todas as tribos, com muito forró, pop, MPB, artesanato e até circo.
Relógio de flores na Praça Tavares Correia

PRAÇAS  - Que seria de Garanhuns sem as suas praças? Dá para imaginar a cidade, hoje, sem a fonte luminosa ou o relógio de flores.

Os bons prefeitos do município, os que amam realmente a cidade cuidaram bem dos seus tesouros. Ivo fez o relógio de flores na Tavares Correia, José Inácio construiu a fonte luminosa na Souto Filho e Silvino deixou a Praça da Bandeira, hoje Monsenhor Adelmar, ainda mais bonita. Izaías está tendo a preocupação de conservar todos esses locais. Já deu seu toque nessas citadas e também na Dom Moura e na Pedro II, na Boa Vista.

O POETA - “O Céu existe entre sete colinas, Garanhuns é de lá”. O jornalista garanhuense Ronildo Maia um dia se saiu com esta frase, escrevendo nos jornais da capital. Poucas palavras enigmáticas que dizem muito.

Há uma informação: Garanhuns fica entre colinas. Um jogo de palavras, um trocadilho: o céu existe de maneira diferente neste lugar diferenciado, ou atípico, na avaliação do Dr. Saulo Rocha. Garanhuns é de lá, desse lugar singular com um céu – provavelmente mais bonito – entre sete colinas. É como se dissesse: “Isso só tem lá, na cidade em que nasci”. Ronildo, que Deus o tenha, foi poeta e cantou a cidade como ninguém numa simples frase.

Garanhuns de Ronildo e seu irmão, Wladimir  Maia Leite. Do escritor Luís Jardim, com suas proezas e a Maria Perigosa. De Toinho, do Quinteto Violado e do grande músico, compositor, cantor e sanfoneiro Dominguinhos. De Augusto Calheiros, que nasceu em Alagoas, mas virou garanhuense de corpo e alma e pediu para descansar eternamente na Boa Vista, “terra onde se criou”.

Garanhuns da jornalista Cristina Tavares, escritora e deputada federal por três vezes, e do retirante Luiz Inácio Lula da Silva. O homem que virou operário em São Paulo e se tornou o primeiro homem do povo a governar o Brasil.

Garanhuns do Hotel Tavares Correia, do Castelo de João Capão, do prédio da antiga Difusora, dos Ferreira Costa com seu comércio centenário, do Columinho, de Inhumas, da Barragem do Cajueiro, do Festival de Inverno, do Gigante do Agreste, da AGA, das novas faculdades, das novas escolas e empreendimentos que vão surgindo.

Cidade das flores, Cidade Jardim.

Dr. Saulo, um dos poucos médicos da cidade que nasceu em Garanhuns, tem razão: temos uma cidade atípica. Cheia de tesouros, de história, de potencialidades. Um município aberto ao mundo e que acolhe bem os que vêm de fora. Basta ver a relação dos últimos prefeitos: um veio de Lajedo, outro de Flores, outro da Paraíba, o seguinte de Calçados e temos agora um administrador nascido na pequena Terezinha.

Mas o povo é exigente: gosta de se vestir bem, de morar bem, de ostentar o status burguês e quando se cansa da mesmice faz revolução pelo voto.

Essa é Garanhuns. Uma cidade encantadora.

Igreja do Timbó

Seminário de São José

Cristo do Magano

Castelo de João Capão

Prédio da Prefeitura, chamado
de Palácio Celso Galvão


*Algumas das fotos encontradas no Google foram identificadas como de Elio Rocha, do Panorâmio. Outras não conseguimos descobrir o autor. Mas cada um que fez a imagem pode informar para que possamos dar o devido crédito.

15 comentários:

  1. PAULO CAMELO, COMENTA:

    Caro amigo e conterrâneo Roberto Almeida,

    ALGUMAS CONSIDERAÇÕES:

    1 - Não se constitui em vitória termos sido administrados por Prefeitos oriundos de outras cidades. Nada contra que isso possa ocorrer eventualmente, mas virou moda;
    2 - Quem tem muita influência na política local é o burguês e senador Armando Monteiro, membro da Legião Estrangeira;
    3 - No governo Celso Galvão perdemos mais de 800km2 de área, para os Distritos, hoje municípios vizinhos: São João; Brejão; Caetés; Paranatama. Proporcionalmente, tomando por base a população, esses municípios têm uma área muito grande. Pois o ex-prefeito Celso Galvão, entendia que o Distrito deveria ser Grande e a cidade Pequena;
    4 - O terreno onde está instalado a Colônia de Férias do SESC, foi outrora do Pau Pombo. Na época doado por algum Prefeito do município;
    5 - Foi no governo do ex-prefeito Silvino Duarte, paraibano, que a Colina Antas foi cortada e o material serviu de aterro para a estrada que vai para Miracica;
    6 - Perdemos 8 anos do governo Lula, sendo 2 com Silvino e 6 anos com Luiz Carlos (natural de Calçados);
    7 - A população de Garanhuns conseguiu premiar Zé da Luz, o qual sequer reside em Garanhuns, com cerca de 23 mil votos nas eleições de 2012 para Prefeito;
    8 - Garanhuns foi repovoada por pessoas de outras cidades onde a maioria sequer vestiram nossa camisa. É a onde reside uma das principais explicações para a votação absurda dada a Zé da Luz;
    9 - Garanhuns perdeu suas famílias tradicionais;
    10-A maioria dos políticos, de Direita, não têm recursos próprios para financiarem sua própria campanha. Ficam a reboque da Legião Estrangeira. À Direita não têm líder burguês natural de Garanhuns;
    11-A maior prova que Garanhuns está abandonada consiste no obstáculo que foi criado pelo Ministério da Educação do governo do PT, para a FAMEG não funcionar;
    12-Boa parte das pessoas de fora que vêm para Garanhuns, querem logo ser candidatos a Prefeito. Geralmente se saem bem;
    13- Este ano, 2014, temos uma chapa genuinamente Garanhuense, ou seja: Randolph Rodrigues (Senador pelo PSOL do Amapá), para Presidente da República, Paulo Camelo, para Dep. Federal, e Manu, para Dep. Estadual. Ambos do PSOL;
    14-Onde funciona As Casas Bahia, foi uma concessão da Prefeitura, na época para finalidade cultural (Cinema Jardim);
    15-Garanhuns é uma cidade abandonada e dominada pela Legião Estrangeira.
    TENHO DITO

    ResponderExcluir
  2. Amigos, depois de uma conversa descontraída e com tanta lucidez, que li e reli, desses três homens ilustres, falar o que sobre Garanhuns agora ? Seria chover no molhado, e não tenho essa presunção nem essa sabedoria. Devido a meus compromissos profissionais, morei alguns anos em São Paulo, Manaus, Recife onde nascí, vivi minha adolescência, estudei e terminei o segundo grau no Colégio Marista, me formei em Direito e Administração de Empresas. Tive por exclusivos compromissos profissionais, que viajar quase todas as capitais do Brasil com exceção de alguns Estados e obviamente, as respectivas capitais do Tocantins e do Acre, que só conheço através dos livros e noticiários. Dito isso, aliás já tinha falado sobre o assunto, cursei o CPOR e fui classificado e convocado para cumprir meus deveres militares no 71 BI MTZ, em Garanhuns, onde, até então, não conhecia a cidade. Foram quatro anos felizes como aspirante à oficial e 2º tenente, apesar de uma época de grande turbulência nacional. Aqui conheci minha esposa e hoje temos três filhos uma nora e dois netos adorados.Poderia afirmar com um pouco de orgulho que Garanhuns foi a terra que me recebeu muito bem, e pela qual fiquei apaixonado. Nenhuma outra me deu um frio na barriga, na hora da escolha, como essa terra linda, de um povo muito especial. Garanhuns não poderia ser revel da sorte. Como uma cidade tão bonita, tão hospitaleira, com uma riqueza cultural de tanta expressão no cenário estadual e nacional, viveria patinando, assistindo o desenvolvimento de outras cidades.Sem a nossa riqueza que é a nossa água mineral, e o nosso clima de montanha, além de um povo sério e trabalhador, o que aconteceria então? Precisávamos da política com letra maiúscula, depois de uma grande reflexão, um bom prefeito, e que fosse alinhado com os Governos Estadual e Federal. O bom prefeito nós temos, contudo, essas alianças serão quase que impossíveis nesse ano de eleições. Teremos que conviver com isso, mas acredito que Garanhuns não sofrerá solução de continuidade, porque os recursos alinhados em 2013 com o Governo Federal, virão, se Deus quiser para nossa terra, e o Prefeito Izaías Régis seguirá em frente com o compromisso de fazer Garanhuns crescer mais que outros municípios, que infelizmente nos passaram a perna nos últimos anos. Fez um bom Governo em 2013 e fará mais e melhor em 2014, assim esperamos. Aos amigos e a todos que participam desse Blog sério e importante para o desenvolvimento dessa cidade, um feliz 2014, com muita fé em Deus, muita paz e muita saúde.

    ResponderExcluir
  3. Uma reportagem brilhante pondo Garanhuns pra cima ressaltando as belezas da cidade; vem o Senhor Paulo Camelo politizar inverter as coisas e por Garanhuns pra baixo com o seu discurso velho e superado; felizmente são palavras que poucos lêem e poucos escutam e o resultado dessa visão estreita são as votações desse cidadão a cada eleição. Ele e os outros candidatos citados vão repetir o fiasco das outras eleições este ano. Sr. Paulo: aqui está se falando de Timbó, do Seminário, das Sete Colinas, de colégios onde o senhor estudou e vossa senhoria vem com papo de legião estrangeira; acorde para que as pessoas não pensem que o senhor é um lunático!!!

    ResponderExcluir
  4. SAUDADE DE NOSSA TERRA

    ResponderExcluir
  5. DOUTOR SAULO E GERALDO DERAM UMA BELA AULA QUE DEVE SER APRECIADA PELOS ESTUDANTES. AINDA MAIS NESTE BLOG QUE É O MAIS LIDO DA CIDADE. ELES CONTARAM A HISTÓRIA DE GARANHUNS COM MUITA PRECISÃO...GARANHUNS É UMA CIDADE FEMININA, ELEGANTE, TERRA DOS COLÉGIOS. SÓ LEMBRO A ELES QUE O BISPO DOM IRINEU ROQUE SC
    HERER AINDA FEZ UMA GRANDE REFORMA NO PALÁCIO DO BISPO, CONSEGUIU DOIS TERRENOS; UM PARA CONSTRUIR UM ABRIGO PARA IDOSOS DO SEXO MASCULINO E OUTRO PARA UMA CASA DE PASSAGEM PARA ADOLESCENTES. LEMBRO AINDA QUE GARANHUNS É ÚNICA CIDADE DO NORDESTE QUE POSSUI 6 COMUNIDADES QUILOMBOLAS: CASTAINHOS, TIMBÓ, ESTIVAS, ESTRELA, A OUTRAS DUAS, A MEM´RIA ME TRAIU NESSE MOMENTO. MAS, ADOREI A CRÔNICAS E AS FOTOS...

    JOSALIA PIMENTEL

    ResponderExcluir
  6. PAULO CAMELO, DIALOGA COM TELMA:

    O texto acima, escrito pelo blogueiro e jornalista Roberto Almeida, muito bem escrito, traz em seu conteúdo alguns assuntos que merecem nosso questionamento, independente de você aceitar, ou não. Senão vejamos:

    1 - No texto é dito que uma das "virtudes" de Garanhuns, consiste em:

    "Um município aberto ao mundo e que acolhe bem os que vêm de fora. Basta ver a relação dos últimos prefeitos: um veio de Lajedo, outro de Flores, outro da Paraíba, o seguinte de Calçados e temos agora um administrador nascido na pequena Terezinha".

    Ora, um município com tanta "riqueza" porque razão foi entregue para ser administrado por pessoas oriundas de outras cidades, por um longo período de 32 anos, isto é, até o final da administração do prefeito Izaías Régis, em dezembro de 2016?

    Das quatro situações abaixo, três delas são verdadeiras:

    1 - Os Nativos são incompetentes;
    2 - Perdemos a nossa auto-estima;
    3 - A bobice nos domina;
    4 - Perdemos a população nativa e Garanhuns está sendo repovoada por pessoas de outras cidades, as quais, em sua maioria, não vestiram nossa camisa.

    Ora, nós não podemos entregar uma cidade tão bela, a Legião Estrangeira. Isso é óbvio.
    Este ano, 2014, tem eleição para Deputado e Presidente da República.
    Vamos vê se a população acorda e concede um voto de qualidade. O PSOL de Garanhuns vai apresentar seus candidatos a Dep. Federal e Estadual, além do senador do Amapá, o garanhuense Randolph Rodrigues, para Presidente da República.

    Então minha conterrânea Telma, aceitar tudo isso calado, é demais para a nossa inteligência.

    TENHO DITO.

    ResponderExcluir
  7. José Fernandes Costa1 de janeiro de 2014 às 23:41

    Telma: - Não se preocupe com o comentário do Camelo. - Se alguém o lê, nada entende! - Além de descambar para a politicagem discriminatória, a concordância verbal com os coletivos partitivos é defeituosa às pampas!! - 2. Garanhuns, cidade dos jardins e das flores. - Nos jardins brotam as flores; nos corações os amores. Garanhuns requer louvores; não precisa de favores; tem o que é de direito / não lhe venham pôr defeito./.

    ResponderExcluir
  8. Curta, compartilhe e sugira a pagina no facebook Garanhuns MINHA Cidade com todos os seus amigos.

    https://www.facebook.com/pages/Garanhuns-MINHA-Cidade/505801669470300

    SIMPLESMENTE GARANHUNS…

    Cidade das Flores…
    Cidade Jardim…
    Cidade Serrana…
    Cidade das Sete Colinas…
    Cidade dos Amores sem Fim...
    A Terra de Simoa...
    A Terra do Clima Maravilhoso...
    Terra das Colinas Verdejantes...
    Suíça Pernambucana…
    Onde o Nordeste Garoa…

    A cidade, localizada entre sete colinas, apresenta uma temperatura média de 20,4 a 22,4 °C. No mês mais frio, julho, a média é de 17,6 °C, podendo chegar a 5ºC nos pontos mais altos do município e no mês mais quente, fevereiro, a temperatura média é de 22,1 a 26,1 °C

    Garanhuns atrai muitos turistas tanto no verão quanto no inverno. Durante o mês de julho, as atividades turísticas se intensificam, devido ao “Festival de Inverno de Garanhuns”, (O maior Festival Cultural do Brasil) realizado desde o ano de 1991. É um dos festivais mais conhecidos do estado de Pernambuco e do Brasil, atraindo artistas e turistas de toda parte do Brasil e do mundo.

    DADOS:

    População:
    135.138 mil habitantes.

    FONTE: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE / ano 2013.

    Cidade Natal de Dominguinhos e
    do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

    BEM VINDOS A GARANHUNS, A CIDADE ONDE AS QUATRO ESTAÇÕES FICAM MAIS LINDAS E CHARMOSAS...


    NO VERÃO é a cidade de clima mais controverso do nordeste, calor e frio se misturam, é a época das “Auroras e Crepúsculos contemplativos”... Período do Natal Luz e do Festival do Jazz e do Blues em pleno o carnaval.

    NO OUTONO é a cidade das “Manhãs Nebulosas e Tardes Ensolaradas” com extraordinária queda de temperatura no entardecer, anunciando a próxima estação... Período do Festival da Gastronomia e do Queijos e Vinhos.

    NO INVERNO é “Onde Nordeste Garoa” Frio e Neblina tão charme a estação mais elegante do ano, com temperaturas mínimas na media de 24°C a 16°C, chegando a 12°C e 8°C nas Sete Colinas. Período do Festival de Inverno, o maior festival cultural do Brasil.

    NA PRIMAVERA é a “Cidade das Flores”. Praças coloridas e Jardins perfumados... Período do Festival da Literatura e da Jovem Guarda.


    ResponderExcluir

  9. Roberto,

    Parabéns pela magnifica meteria.Achei tão interessante, que tomei a liberdade de repassar para toda minha agenda eletrônica, e está espalhada para o Pais. Todo!!

    Sales/Garanhuns

    ResponderExcluir
  10. Linda a reportagem,apesar de de não ser filha de Garanhuns amo de paixão esta linda cidade me orgulho dos meus três filhos serem Garanhuenses, O prefeito dando nfase esta beleza .Dalva

    ResponderExcluir
  11. Garanhuns por si já é um grande tesouro

    ResponderExcluir
  12. Roberto,
    Com esta magnífica matéria, veio provar mais uma vez a minha tese: “O povo de Garanhuns é rico de não sabe”. Acho que o Prefeito Izaias Regis vai concretizar a grande vocação de Garanhuns, que é o turismo, já que se disse muitas vezes, que o turismo é uma indústria sem chaminé, e o atual prefeito tem plena consciência disto, pois além de conhecer bem o Brasil, tem também visitado muitos países do mundo, e também conhece de muito perto as potencialidades de nosso município.
    Sempre gostei de discutir Garanhuns, mas sem politizar a discussão. Acho que Paulo Camelo tem boas ideias. O problema é que ele sempre prioriza a questão política partidária, e a ideia que passa que ele quer tirar proveito polico partidário, esquecendo o interesse maior que é Garanhuns.
    Entendo que os municípios que ele citou, que foram desmembrados de Garanhuns, não devemos responsabilizar os gestores da época, já que se foi emancipado, é porque preencheram os requisitos da Lei, e os próprios interessados residentes naqueles Distritos, tinha mesmo que arguir a Lei, e conquistar sua independência, o que me parece ser legítimo.
    Fui dirigente sindical por mais de vinte anos, e fazia parte da ala que defendia um sindicalismo de resultados, mas a tropa do PT sempre defendeu um sindicalismo político partidário. Eles venceram, e foi eleito o presidente dos trabalhadores, sem querer discutir o Governo do PT, me atendo só ao movimento sindical, não houve uma grande perda para os trabalhadores¿ Veja que existem categorias hoje com mais de 18 anos sem reajuste salarial, e os movimentos sindicais politizados, sem fazer absolutamente nada em defesa destas categorias. Aqui gostaria de citar aquela celebre expressão popular que diz o seguinte: “Eu e meu cavalo estando com a barriga cheia o resto é que se lasque”!
    Vamos continuar discutindo Garanhuns sem politizar os temas, e tentar ajudar atual administração para que o gestou possa colocar em prática o seu plano de governo. A crítica construtiva ajuda, mas criticar, por criticar não leva a nada.
    Parabéns Roberto e Edmar Dias
    Sales - Garanhuns

    ResponderExcluir
  13. A história de Garanhuns aos poucos esta sendo apagada pela destruição das casas antigas que só restam 03 (três), duas na Dantas Barreto e a outra na Dr. José Mariano as demais foram destruídas para construções modernas ou fazer prédios comercias. Nossa praças só tem agora folhas verdes as flores se foram. Na Praça Tira dentes no Governo anterior a Seu Luiz foi Destruída em vez de flores e jardins pedra portuguesas e consequentemente abandonada. Não existe mais clima Gostoso que era antes. A cidade esta muito quente e nossa história esquecida. Garanhuns esta a cada dia ficando para traz em relação as demais cidades do Estado. Antes Garanhuns era respeitada e conhecida em todo território Nacional, hoje Garanhuns é mais uma cidade do interior de Pernambuco. Este abandono é culpa de nossos Governantes e representantes (vereadores) que só se dedicaram apenas em "se dar bem" e regidos pela "Lei de Gerson", Espero que um dia Garanhuns volte a ser reconhecida pelo menos pelo Governo de Pernambuco (GOVERNADOR E DEPUTADOS) que só aparecem aqui para pedir votos. Espero também que o povo de Garanhuns e os senhores vereadores neste ano de eleição crie vergonha na cara e apoiar os candidatos de Garanhuns e não trocar apoio por um tanque de Gasolina ou uns trocados.
    Jonathas Cardoso.

    ResponderExcluir
  14. ROBERTO,
    Sua matérias são excelentes, cada qual com seu respectivo processo discursivo e crítico em relação a Garanhuns represetando o local ao mesmo tempo global. Venho pedir encarecidamente se possível seu olhar, sob um bairro que representa grande parte da população de Garanhuns que o Indiano, Severiano Moraes Filho, o que sabemos dele? Sua origem e sua atualidade??? Como devemos ao menos buscar informações com referências desse grandioso bairro?

    ResponderExcluir
  15. Ola sou de Patos Pb. Mas meu avô materno e natural de Garanhuns das familias Rodrigues de Oliveira ele é primo de don Acácio se ainda tiver algum parente vjvo gostariamos de manter algum contato pelo fone 83 87448656 98270057 81520122. Atenciosamente Sargento Fernando de Sá

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA