PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

A POLÍTICA EM SALOÁ

Há exatos 50 anos Saloá conseguia sua emancipação através do Decreto Lei Estadual de n.º  4.946 de dezembro de 1963 e, a partir daí, era enquadrado como município do Estado de Pernambuco. Um fato bastante curioso desta história de lutas e glórias é que naquela data de assinatura da lei estadual quem estava ao lado do então governador de Pernambuco, Miguel Arraes de Alencar, no Palácio do Campo das Princesas, assinando aquele ato, era Antônio Alves de Souza, mais conhecido pela história e pelos saloaenses como Antônio Ricardo.
Este seria, depois, em março de 1964,  o primeiro prefeito constitucional do novo município, nomeado por Arraes. Antônio Ricardo foi prefeito de Saloá em duas oportunidades. Quis ainda o destino que neste ano de 2013 o neto do primeiro prefeito de Saloá estivesse à frente do executivo municipal e realizasse a festa de bodas de ouro de emancipação política nesta cidade.
Antônio Alves de Souza não poderia adivinhar o futuro, mas quis a história desta terra que seu nome ficasse cravado entre os mais importantes que já contribuíram para o crescimento do município e que o mesmo fosse patriarca de filhos e netos e, quem sabe bisnetos, com a responsabilidade de cuidar deste povo tão ordeiro e simples.
Antônio Ricardo com certeza estaria muito orgulhoso,  se fosse vivo,  em saber que seus descendentes continuaram com seu trabalho e carinho ao povo de Saloá e ficaria muito mais satisfeito em saber que seu filho Rivaldo Alves de Souza foi gestor desta terra por três vezes, o que o torna um dos grandes responsáveis pela construção do município.
Ainda podemos citar o nome de Manoel Alves de Souza, que foi o único saloaense a ocupar uma das cadeiras da ALEPE (Assembleia Legislativa de Pernambuco). Manoel Ricardo, como também é conhecido, é filho de Antônio Ricardo e Zulmira Birunda, filha do também saudoso José Florentino Alves (Zé Birunda), que foi um dos primeiros vereadores desta terra quando ainda pertencia a Bom Conselho. 
Antônio Ricardo foi o único candidato a vencer uma eleição municipal com pouco mais de sete dias de campanha, pois naquele tempo venceu as eleições que disputava contra o saudoso Elpídio José da Silva, que era candidato único até a candidatura de Antônio Alves de Souza. Esses fatos ninguém pode apagar da história nem muito menos negá-los, pois apesar de o tempo passar não há argumentos contra fatos.
Parabéns a esta família que, juntamente com as demais que sempre habitaram neste torrão, sempre honraram as tradições políticas e dedicaram suas vidas ao bem desta que é uma das mais queridas deste estado. Parabéns, Saloá por ter sido e ainda está sendo governada por homens de bem e comprometidos com o seu povo. (Fonte: Blog Saloá - Ronaldo Birunda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA