PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

AS COISAS ESTÃO FORA DE LUGAR

O artigo, abaixo, intitulado “Supremo Tapetão Federal”, é de autoria do jornalista Ricardo Melo, chefe de redação do SBT. Ele foi publicado na Folha de São Paulo e reproduzido por Inaldo Sampaio, para quem "merece ser lido pela precisão com o que o processo do mensalão é analisado."  

Derrotada nas eleições, a classe dominante brasileira usou o estratagema habitual: foi remexer nos compêndios do “Direito” até encontrar casuísmos capazes de preencher as ideias que lhe faltam nos palanques. Como se diz no esporte, recorreu ao tapetão. 

O casuísmo da moda, o domínio do fato, caiu como uma luva. A critério de juízes, por intermédio dele é possível provar tudo, ou provar nada. O recurso é também o abrigo dos covardes. No caso do mensalão, serviu para condenar José Dirceu, embora não houvesse uma única evidência material quanto à sua participação cabal em delitos. A base da acusação: como um chefe da Casa Civil desconhecia o que estava acontecendo? 

A pergunta seguinte atesta a covardia do processo: por que então não incluir Lula no rol dos acusados? Qualquer pessoa letrada percebe ser impossível um presidente da República ignorar um esquema como teria sido o mensalão. 

Mas mexer com Lula, pera aí! Vai que o presidente decide mobilizar o povo. Pior ainda quando todos sabem que um outro presidente, o tucano Fernando Henrique Cardoso, assistiu à compra de votos a céu aberto para garantir a reeleição e nada lhe aconteceu. Por mais não fosse, que se mantivessem as aparências. 

Estabeleceu-se então que o domínio do fato vale para todos, à exceção, por exemplo, de chefes de governo e tucanos encrencados com licitações trapaceadas. 

A saída foi tentar abater os petistas pelas bordas. E aí foi o espetáculo que se viu. Políticos são acusados de comprar votos que já estavam garantidos. Ora o processo tinha que ser fatiado, ora tinha que ser examinado em conjunto; situações iguais resultaram em punições diferentes, e vice-versa. 

Os debates? Quantos momentos edificantes. Joaquim Barbosa, estrela da companhia, exibiu desenvoltura midiática inversamente proporcional à capacidade de lembrar datas, fixar penas coerentes e respeitar o contraditório. Paladino da Justiça, não pensou duas vezes para mandar um jornalista chafurdar no lixo e tentar desempregar a mulher do mesmo desafeto. Belo exemplo. 

O que virá pela frente é uma incógnita. Para o PT, ficam algumas lições. Faça o que quiser, apareça em foto com quem quer que seja, elogie algozes do passado, do presente ou do futuro –o fato é que o partido nunca será assimilado pelo status quo enquanto tiver suas raízes identificadas com o povo. Perto dos valores dos escândalos que pululam por aí, o mensalão não passa de gorjeta e mal daria para comprar um vagão superfaturado de metrô. Mas como foi obra do PT, cadeia neles. 

É a velha história: se uma empregada pega escondida uma peça de lingerie da patroa para ir a uma festa pobre, certamente será demitida, quando não encarcerada –mesmo que a tenha devolvido. Agora, se a amiga da mesma madame levar “por engano” um colar milionário após um regabofe nos Jardins, certamente será perdoada pelo esquecimento e presenteada com o mimo. 

Nunca morri de admiração por militantes como José Dirceu, José Genoíno e outros tantos. Ao contrário: invariavelmente tivemos posições diferentes em debates sobre os rumos da luta por transformações sociais. Penso até que muitas das dificuldades do PT resultam de decisões equivocadas por eles defendidas. Mas num país onde Paulo Maluf e (o coronel torturador) Brilhante Ustra estão soltos, enquanto Dirceu e Genoino dormem na cadeia, até um cego percebe que as coisas estão fora de lugar.

11 comentários:

  1. NEM TUDO TA PERDIDO NO BRASIL. BOA PARTE DA BANDIDAGEM DO PT ESTÃO NA CADEIA. PARABENS JOAQUIM BARBOSA HOMEM DE VALOR.

    ResponderExcluir
  2. Quando Roberto Jeferson disse de dedo em riste a Ze Dirceu ou você renuncia em três dias ou eu conto tudo dois dias depois ele renunciou ..ninguém lembra mais disso ?

    ResponderExcluir
  3. VÁRIOS FATOS ACONTECERAM NA HISTÓRIA POLÍTICA DO BRASIL QUE MUDOU PARA PIOR O RELACIONAMENTO DO POVO E DOS POLÍTICOS EM GERAL:

    PRIMEIRO: A REELEIÇÃO CRIADA E COMPRADA POR FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.

    SEGUNDO: O MENSALÃO CRIADO PELOS DEPUTADOS DO GOVERNO E DA OPOSIÇÃO QUE MACULOU A IMAGEM DOS POLÍTICOS NIVELANDO POR BAIXO.

    TERCEIRO EPISÓDIO TRISTE E LAMENTÁVEL. A PRISÃO DA CÚPULA TODA DO PT.

    QUANDO DR. ROBERTO JEFFERSON DELATOU O MENSALÃO LULA E O PT JUNTO COM O PMDB E ALIADOS DEVERIAM TER SENTADO NUMA MESA REDONDA E REPENSADO AS BESTEIRAS QUE FIZERAM E DEVERIAM TER TRAÇADO UM NOVO MAPA DOS VERDADEIROS POLÍTICOS BRASILEIRO E DEVERIAM TER FEITO A REFORMA POLÍTICA NOS MESMOS MOLDES DA FICHA LIMPA PARA ENQUADRAR TODOS INDEPENDENTEMENTE DE PARTIDO E DE IDEOLOGIA.

    RESULTADO, NADA FIZERAM E TERMINOU ESTOURANDO NA CABEÇA DOS PETISTAS. É PROFUNDAMENTE LAMENTÁVEL.

    AGORA SIM, NÃO TEMOS MAIS MORAL DE DEFENDER ESSA CAUSA CONFORME FIZEMOS EM 1989-2002-2006-2010.NENHUM DELES SÃO MAIS CRIANÇAS DE JEITO NENHUM.

    SE NÃO APRENDERAM COM OS ERROS DOS OUTROS PORQUE FORAM BURROS E INCOMPETENTES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que se desprezar muito a Moral, a Ética e ter muito apreço à bandidagem, para dizer que a prisão de criminosos canalhas que visam implantar um regime comunista no Brasil é um problema.

      Excluir
  4. é tem muita gente que merecia cadeia e esses aí tão sendo usado como bode expiatorio, o Zé Dirceu tá pagando pela arrogancia mais o Genoino vive numa casa de pobre em São Paulo então num pode ser ladrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Genoíno não foi condenado por roubar em próprio beneficio e sim por fraudar empréstimos e fazer uso indevido como corruptor de outros parlamentares que venderam seua apoios em troca desse dinheiro portanto praticou delito e ta pagando por isso

      Excluir
  5. Acho eu que o PT subestimou a direita, se esta teve e tem medo de Lula, porque Lula tem um poder indiscutivel com o povo, se ele resolver mobilizar o povo, onde iria parar tudo isso, então esquece o "homem." Vamos enfim, atrás de José Dirceu e José Genoino, aperecerão os Delúbios e outros sem grandes expressões.Fernando Henrique compra uma reeleição abertamente, alguns até confessaram que o preço era duzentos mil por cabeça, e nem o Ministério Público, nem o Procurador Geral, ou o Engavetador Geral da República se pronunciaram. Essa esmola chamada de mensalão do PT, pela direita, em hipótese se compara aos bilhões subtraidos pela direita com os propinodutos, os escândalos dos auditores da prefeitura de São Paulo,Fernando Haddad, vai até o fim,inclusive entra aí já já o IPTU, da época do PSDB.E o próprio mensalão iniciado em Minas Gerais, com o Sr. Azeredo, comandado pelo mesmo Valério. O sr. Fernando Henrique Cardoso ex-Presidente de triste lembrança, tanto que junto ao povo não consegue eleger nem mobilizar ninguém, não nos deixou nenhuma saudade país devedor, trinta e dois bilhões ao FMI, país quebrado duas vezes, taxa de juros (SELIC) que chegou a casa dos quarenta por cento, com média de dezoito por cento ao ano, doação das empresas dos brasileiros e outros crimes, além da indiscutivel incompetência e dolo governando o país. Mais detalhes no livro o "Princípe da Privataria" de Palmério Dória. Como disse inicialmente à direita é muito mais competente em fraudar o país e os volumes são infinitamente maiores, a esquerda tem competência única de mobilizar o povo. Tudo isso passado, nas próximas eleições, a direita levará pau de novo, pela quarta vez consectiva e essa é sua maior e grande preocupação. com esses "caras de pau" que sequer mobilizam uma cidade, não mobilizarão o país, simplesmente porque não são populares, são elites detestadas pelo povo.A direita e sua extraordinária competência para subtrair os bilhões de reais, o povo quer vê-los pelas costas.Os anos se passarão e a história verdadeira com seus vilões aparecerão e os que serviram de bodes expiatórios hoje, serão inocentados amanhã, o inverso se dará com aqueles que serão apresentados como verdadeiros pulhas da direita podre.

    ResponderExcluir
  6. PAULO CAMELO, COMENTA:

    ALGUMAS CONSIDERAÇÕES:

    1 - O jornalista Ricardo Melo, está navegando na maionese, uma vez que o PT, o PSDB, o PSB e tantos outros, são Partidos Políticos da ORDEM, ou seja, da ORDEM BURGUESA, estabelecida pelas Classes Dominantes Nacional e Internacional, e pelo Imperialismo Norte-americano;

    2 - A "Direitona" não tem mais vez porquê o Imperialismo Norte-americano, não quer correr o risco de formar governos ditatoriais, pois a história tem demonstrado que esses governos são armados pelo Estados Unidos e se voltam contra o mesmo;

    3 - O PT não é um Partido de Esquerda e os seus principais líderes, Zé Dirceu (um dos maiores líderes estudantis do Brasil e o cérebro do PT ) e José Genoino (participante da Guerrilha do Araguaia) outrora de esquerda, hoje são discípulos da doutrina do Imperialismo Norte-americano. Portanto, são contra a Revolução Socialista Brasileira, assim como o é Paulo Maluf;

    4 - Se você tem dúvida do PT pró-capital é só saber das benesses do BNDES para o empresário Eike Batista e os lucros dos Bancos, principalmente dos Privados;

    5 - O Imperialismo Norte-americano não quer Generais retrógrados e ditadores. Quer que os governos apliquem as Políticas Sociais Compensatórias, a exemplo do Bolsa Família, originário no governo FHC;

    6 - Os EUA querem que os Exércitos se transformem em Guarda Nacional. Por isso o Exército Brasileiro está sendo sucateado;

    7 - Não se pode comparar José Genoino e José Dirceu, com Paulo Maluf e nem a época dos respectivos processos que se abaterem sobre os mesmos;

    8 - Hoje, nos deparamos com a crise das Instituições Burguesas: Poder Judiciário; Poder Legislativo; Poder Executivo;

    9 - O Presidente do STF, juiz Joaquim Barbosa, deu um espetáculo ao condenar na forma em que condenou os Mensaleiros, pois esse jogo de cena visa salvar uma Instituição Burguesa falida que se chama o Poder Judicário;

    10 - Sendo assim, convivemos com as crises das Instituições Burguesas, por isso os jovens foram as Ruas, em todo o Brasil, em junho de 2013.

    TENHO DITO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo: Será que você pensa que todo o mundo é idiota? Releia o amontoado de sandices que escreveu e verá que na verdade está pregando um discurso anarquista e não uma "revolução socialista brasileira" que você deve estar preparando e lutando por ela na solidão do seu quarto, pois ao que se sabe você não estava nas ruas com os jovens em junho de 013. Pare de mistificar já não engana ninguém. Preste atenção nas maluquices que está dizendo: 1º você diz que a "direitona" está sem vez porque o imperialismo não quer correr o risco de formar governos ditatoriais; depois diz que os EUA estão sucateando o exercito brasileiro e transformá-lo em Guarda Nacional; 3. o PT não é de esquerda e seus líderes hoje são discípulos do imperialismo.americano; 4. Defende os mensaleiros por entender que foi um jogo de cena para o STF salvar o Poder Judiciário; 5. denuncia a crise das instituições burguesas brasileiras hoje como se descobrisse a pólvora e em algum tempo tenha sido diferente; 6. Ao mesmo tempo diz que os EUA não querem generais retrógados e ditadores por defenderem as políticas sociais compensatórias; 7. Fingindo reprovar, você é que está comparando Zédirceu e Zégenuino com Maluf. Trate de explicar o que é a Revolução Socialista Brasileira, vá pras ruas defendê-la e não fique iludindo os incautos. Se não tem coragem desista e não fique conclamando os jovens.

      Excluir
  7. A disculpa desse Edimar Dias é fajuto. Ele ta mintindo quando afirma que a compra de voto de FHC ninguém foi punido. Deputados de Rondonia foram espulso e um erro não compensa o outro nem é desculpa. Todo o Brasil sabe que o PT copiou o PSDB em tudo até no MENSALÃO.

    ResponderExcluir
  8. Não uso do expediente de ofender as pessoas, tenho respeito ao contraditório, sem que com isso precise ofender a quem quer que seja, respeito as opiniões e discuto as idéias e os fatos, apenas.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA