PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

LAJEDO ADOTA PROGRAMA DE COMBATE ÀS DROGAS

Apesar do Pacto pela Vida, do Governo Eduardo Campos, que reduziu a criminalidade em Pernambuco, a violência ainda preocupa as autoridades de praticamente todos os municípios pernambucanos.

Em Lajedo desde que iniciou a gestão o prefeito Rossine Blesmany (PSD), adotou várias medidas visando dar mais segurança aos moradores do município. Seja fortalecendo a Guarda Municipal, seja fazendo parcerias com as polícias militar e civil, que aumentaram seus efetivos na cidade.

Agora mesmo a Prefeitura trouxe a Lajedo, em parceria com a PM, um programa de combate à violência criado nos Estados Unidos com investimentos a médio e longo prazos no combate ao uso das drogas.

As escolas da rede municipal de ensino já trabalham com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. O PROERD foi criado na cidade norte-americana de Los Angeles, na década de 80, com o propósito de prevenir o uso indevido de drogas entre crianças em idade escolar. O projeto obteve êxito e diminuiu os índices de uso de drogas e de violência na faixa etária escolar. 

O programa chegou ao Brasil e já é adotado em grande parte do país. O PROERD tem um histórico de colaborar na diminuição dos índices de violência e da utilização de drogas entre as crianças e adolescentes por nas cidades onde foi aplicado, e agora chegou à Lajedo. Desde julho, a Prefeitura Municipal de Lajedo, através da Secretaria de Educação, vem dialogando com os responsáveis pelo projeto e desde agosto firmou parceria com a Polícia Militar de Pernambuco e fez adesão ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). 

O projeto prega a cultura da paz entre crianças e jovens além de prevenir o incentivo e uso de drogas. O PROERD também desenvolve atividades com a participação dos professores, família e comunidade escolar. Ainda em setembro estão sendo atendidos em torno de 800 alunos, contemplando com o desenvolver do projeto, os mais de 10 mil alunos e suas famílias da rede municipal de ensino. Pensando no futuro. 

O PROERD tem um grande impacto positivo no futuro, como a exemplo do que aconteceu em muitas cidades que o programa foi aplicado, a médio e longo prazo os índices de criminalidade nas diminuíram consideravelmente e o grau de escolaridade aumentou. O programa também consegue estabelecer uma relação mais amistosa entre a família, a escola e a polícia. O programa é preventivo e tem a capacidade de se antecipar aos delitos, como afirmou a secretária municipal de Educação do município de Lajedo “nossas crianças têm o direito de crescer em um ambiente seguro, para que eles possam fazer suas escolhas sem influências negativas, por isso trabalhamos na prevenção, investindo na criança que será um cidadão”. (Texto de Claudionor Pimentel, da Assessoria de Imprensa de Lajedo).

2 comentários:

  1. parabéns meu amigo zumba, pelo o belíssimo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. além de combater as drogas, tb o nepotismo e a perseguição política. depois do ministério público ter pegado o prefeito , ele ta descontado transferindo todos os adversários. bota meu nome ai Nailson

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA