PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

LIVRO REVELA OS PODRES DE FERNANDO HENRIQUE

Um livro que está chegando às livrarias do Brasil, esta semana, vai dar muito o que falar. “O Príncipe da Privataria", do jornalista Palmério Doria, desnuda um capítulo ainda obscuro da política brasileira e revela os principais podres de Fernando Henrique Cardoso quando era presidente da República.

No livro o jornalista mostra como foi a compra da emenda que permitiu a reeleição de FHC, em 1998. Palmério revela ainda a identidade do "Senhor X", que gravou deputados e denunciou ao repórter Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo, o episódio.

O Senhor X é o empresário Narciso Mendes, do Acre, que resolveu contar tudo o que sabia. “O Príncipe da Privataria” relata ainda a tentativa de privatização da Caixa Econômica,  Banco do Brasil e da Petrobras.

Um capítulo quente da obra é o que mostra como a mídia blindou o caso do filho de Fernando Henrique fora do casamento – que, no final da história, não era filho legítimo do ex-presidente – num dos episódios mais constrangedores da imprensa brasileira. O livro traz ainda revelações de Itamar Franco, Pedro Simon e Ciro Gomes sobre FHC 

“O Príncipe da Privataria” é uma grande reportagem, com 400 páginas, 36 capítulos e 20 anos de apuração. Escrito por um repórter da velha guarda sobre um personagem central recheado de contradições, poderoso e ex-presidente da República.

Palmério Doria escreveu o livro com a colaboração de outro profissional da imprensa experiente, Milton Severiano. Os dois viajaram mais de 3.500 quilômetros para um encontro com o “Senhor X”. Pousaram em Rio Branco, no Acre, para conhecer, entrevistar e gravar um homem lúcido e disposto a desvelar um capítulo nebuloso da recente democracia brasileira.

O autor do livro que promete sacudir a política brasileira é o mesmo de “Honoráveis Bandidos”, que faz um retrato do coronelismo e da bandidagem praticados
pelo senador José Sarney no Maranhão.

EXÍLIO NA EUROPA

No material distribuído pela Editora Geração, há esses trechos interessante:

Ao contrário do magnata da comunicação Charles Foster Kane, personagem do filme Cidadão Kane, de Orson Welles, que, ao ser chantageado pelo seu adversário sobre o seu suposto caso extraconjugal nas vésperas de uma eleição, decide encarar a ameaça e é derrotado nas urnas devido a polêmica, FHC preferiu esconder que teria tido um filho de um relacionamento com uma jornalista.

FHC leva a sério o risco de perder a eleição. Num plano audacioso e em parceria com a maior emissora de televisão do país, a Rede Globo, a jornalista Miriam Dutra e o suposto filho, ainda bebê, são “exilados” na Europa.

Palmério Dória não faz um julgamento moralista de um caso extraconjugal e suas consequências, mas enfatiza o silêncio da imprensa brasileira para um episódio conhecido em 11 redações de 10 consultadas. Não era segredo para jornalistas e políticos, mas como uma blindagem única nunca vista antes neste país foi capaz de manter em sigilo em caso por tantos anos?

O fato só foi revelado muito mais tarde, e discretamente, quando Fernando Henrique Cardoso não era mais presidente e sua esposa, Dona Ruth Cardoso, havia morrido. Com um final inusitado: exame de DNA revelou que o filho não era do ex-presidente que, no entanto, já o havia reconhecido.  

17 comentários:

  1. ESPERO QUE PUBLIQUEM TAMBÉM SOBRE LULA, DILMA E OUTROS MAIS, VAMOS PASSAR A LIMPO A VIDA DOS NOSSOS GOVERNANTES, PRINCIPALMENTE A VIDA PUBLICA QUE É O QUE NOS INTERESSA.

    ResponderExcluir
  2. ESPERA-SE QUE A PARTIR DE 5 DE OUTUBRO DE 2014, OS SENHORES LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA & FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, SEJAM PÁGINAS VIRADAS NA VIDA DOS BRASILEIROS...

    ResponderExcluir
  3. Fernando Henrique tanto se blindou que foi descobrir ser corno da amante muitos anos depois com o exame de DNA.

    ResponderExcluir
  4. O lorde Fernando Henrique não fez muito diferente do operário Luiz Inácio; é difícil saber quem usou mais dos sujos expedientes comuns na política; nunca iremos saber porque o tratamento recebido pelos dois pela imprensa brasileira é diferente; o lorde tinha uma amante e o operário uma rapariga; o lorde prevaricou e o operário roubou; o lorde trabalhou e prevaricou em benefício próprio e dos ricos; o operário trabalhou e roubou feito Robin Hodd pensando nos pobres. Por favor senhores ou condenem os dois ou absolvam os dois nenhum dos dois é santo nem bandido afinal foram presidente da República e só pobre, preto e puta vai pra cadeia.

    ResponderExcluir
  5. Não são santos, nenhum dos dois, mas o Sir Fernando Henrique Cardoso, com sua pompa, paulista da gema quatrocentão,com sua arrogância próprio dos sulistas bestas, que adorava a piscina o Helicóptero e dinheiro verdinho naturalmente, que foi traído por sua amante, que vendeu quase tudo que era nosso, inclusive a época, falava-se na venda do Banco do Brasil, Caixa Econômica e a Petrobrás,que se escondia atrás da sua intelectualidade maléfica, já advertido aqui nesse Blog (o mais lido) por mim, o que era esse calhorda travestido de homem de bem. Não quero compará-lo com lula por diversos motivos que não merece essa infame comparação, mas para mim sendo Nordestino como somos, Pernambucano como somos, tenho nesses dois aspectos, o maior orgulho, sabendo como sei que outro Pernambucano só daqui a muitos anos. Passei agora 1 mês e 1 dia em Recife, e recursos liberados por Lula quando Presidente transformaram nosso Estado e particularmente o Recife, deve-se também a Eduardo Campos nosso Governador, ter o carisma que tem, a competência que tem para fazer a transformação. Pernambuco há 15, 20 anos atrás, era uma pobreza de dar dó, hoje tem emprego para todos e aquela miséria que atingia e existia em todas as classes não existe mais, existem ainda pobres não vai deixar de existir nunca, mas homens gabirú morando embaixo das pontes esses estão nas suas casinhas.Pernambuco não é um mar de rosas todos sabemos, ainda tem que melhorar bastante ,contudo muito foi feito. Entre o Pernambucano oxente e o Lord Sir Fernando Henrique, ficom as minhas raízes.

    ResponderExcluir
  6. A TELMA BOTOU QUENTE BUSCANDO COMPREENDER E PONDERAR O POSSÍVEL.

    ResponderExcluir
  7. PSDB + PT, DIGO MELHOR, FêHáCê + LULA, ESSES DOIS SUJEITOS(UM BOSSAL E OUTRO MENTIROSO), FAZENDO-SE UM PARALELO DA MÚSICA DE PAULINHO DA VIOLA, ELES DEIXARAM A MARCA DOS NOSSOS DESENGANOS QUE SÓ O TEMPO PODE APAGAR AS CAFAJESTICES POR ELES PRATICADAS. POR ISSO, POLITICAMENTE FALANDO, OS DOIS FORAM UM RIO QUE PASSOU EM NOSSAS VIDAS E NÃO NOS DEIXAMOS LEVAR POR TANTA CANALHICE E DECEPÇÃO SOFRIDAS TANTO POR UM INTELECTUAL DE ALTO NÍVEL QUANTO POR UM ANALFABETO DE PAI, MÃE E PARTEIRA... OS DOIS SÃO PENICOS CHEIOS...

    ResponderExcluir
  8. QUANDO LANÇAREM AS MARACUTAIAS DO LULA,UNS 05 LIVROS...É MUITA SAFADEZA....O DA DILMA SERÁ UM CORDEL GONZAGA DE GARANHUNS O FARÁ MUITO BEM...FHC ESTABILIZOU A MOEDA PARA O LULINHA MONTAR A FRIBOI,AS PRIVATIZAÇÕES DE FHC É FICHINHA EM RELAÇÃO AS PRIVATIZAÇÕES DA DILMA EX: ESTRADAS PEDÁGIOS A CADA 100KM,ESTE É O FUTURO....HÔMI EU VOU É DORMIR....QUEM SERÁ O PRÓXIMO A SER VÍTIMA DE TANTA FOFOCA...ALIÁS TEM MAIS É QUE ROUBAR,POIS O POVO GOSTA DE SOFRER...QUEM SERÁ AS NAMORADAS DA DILMA, SÓ VAMOS SABER DAQUI UNS 10 ANOS? É MUITA FULERAGEM.....IHIHIHIHIHIHIHIH

    ResponderExcluir
  9. José Fernandes Costa30 de agosto de 2013 às 23:47

    Parabenizo a Telma e o Edmar R. Dias pela clareza e adequação dos seus comentários. - 2. O jornalista Palmério Doria é um dos mais sérios e respeitados do nosso país! - Tão logo surgiu a história da gravidez da Miriam Dutra, no romance que ela teve com pavão Fernando Henrique, toda a imprensa abafou. - Palmério Doria (e somente ele) fez uma matéria na Revista Caros Amigos, onde contou toda a história. Disse que a jornalista da Globo deu uma chave de coxa em Fernando Henrique. E que FHC propôs que ela fizesse aborto. A Miriam balançou o dedinho na cara de Fernando Henrique e disse: NÃO!! - Palmério diz que ela não iria matar a galinha dos ovos de ouro. - E isso mesmo foi feito. - Foi "negociado" com a Globo para a Miriam sair do Brasil. Nessa "negociação", as empresas de telecomunicações - Globo & Cia. - ficaram isentas de pagar a CPMF. E a puta de Fernando Henrique foi para a Europa, com um séquito de criados à custa do nosso dinheiro. Levou a própria mãe e mais alguns penduricalhos da família. - Escolheu morar em Barcelona, numa mansão. - Só anos e anos depois é que os filhos legítimos de FHC forçaram-no a fazer o teste do DNA. Foi feito duas vezes e deu negativo. - Então, nós pagamos pelo papel de trouxa de Fernando Henrique. Se ele ficou como corno de uma meretriz, nós custeamos tudo e mais alguma coisa para a prostituta e o filho da puta. 2. O livro Honoráveis Bandidos, eu o tenho, desde que foi lançado. Conta todas as roubalheiras da família Sarney, desde o nascimento desse ancião sacana. Todos os crimes dos Sarneys estão bem relatados naquele livro. - Palmério Doria chama os Sarneys de ladrões, com todas as letras. E mostra as provas dos furtos e roubos. - Quem lê esse livro fica sabendo que a família Sarney é uma verdadeira quadrilha. E tudo começou ainda com o pai do Sarney. - Quero ver se alguém agora vai tentar desmoralizar o Palmério Doria, como foi feito com o Amauri Ribeiro Jr., que escreveu A Privataria Tucana, também ilustrada com todas as provas dos furtos e roubos, obtidas em cartórios, que têm fé pública./.

    ResponderExcluir
  10. Que historia sem pe e nem cabeça desse rapaz ai de cima deve ser mas um bajulador do PT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Fernandes Costa31 de agosto de 2013 às 23:52

      Esse anônimo nanico das 6h51, do dia 31.8 nunca leu nem um Giby. - Portanto, o que ele diz, ninguém pode dar crença./.

      Excluir
  11. Também achei anonimo. Elojiar a telma e demais. Escreve, esvreve e nao diz nada só convessa mole. Parece que nao tem o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Fernandes Costa31 de agosto de 2013 às 23:55

      A Telma sempre mostrou conhecimentos. - O que, quase sempre, nunca ocorre com os críticos dela./.

      Excluir
  12. A verdade deve ser dita ainda mais com provas retumbantes, seja o protagonista quem for, venha de onde vier,doa a quem doer, escrita em livros, ou seja, ainda mais documentada. Se doer em alguém paciência, contudo a verdade, é a justiça que não temos, ela é dura, mas é um documento que retrata o que de pior nós temos na política obscura desse tão usurpado e enganado país,junto com seu povo isso já há centenas de anos.O povo inocente não ver suas riquezas sendo subtrídas, corruptamente, cínicamente e impunimente e sofre junto com suas famílias, as piores dificuldades que um ser humano pode suportar.E esse ato fraudulento sempre vem das maiores autoridades do país e o pior dos representantes desse mesmo povo.

    ResponderExcluir
  13. A telma já tem conhecimento nao precisa ser bajulada.

    ResponderExcluir
  14. Não me lembro de ter visto a midia Brasileira, principalmente a globo, falar qualquer coisa do FDP do FHC, errados sim são todos que roubam a nação, mas o FDP do FHC ficou como o bonzinho da historia. mas é um FDP CRN e etc...

    ResponderExcluir
  15. Não lembram dele por que ele não fez nada de bom para o pais!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA