SEBRAE

SEBRAE
SEBRAE

ALEPE

ALEPE
ALEPE

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

LIVRO REVELA OS PODRES DE FERNANDO HENRIQUE

Um livro que está chegando às livrarias do Brasil, esta semana, vai dar muito o que falar. “O Príncipe da Privataria", do jornalista Palmério Doria, desnuda um capítulo ainda obscuro da política brasileira e revela os principais podres de Fernando Henrique Cardoso quando era presidente da República.

No livro o jornalista mostra como foi a compra da emenda que permitiu a reeleição de FHC, em 1998. Palmério revela ainda a identidade do "Senhor X", que gravou deputados e denunciou ao repórter Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo, o episódio.

O Senhor X é o empresário Narciso Mendes, do Acre, que resolveu contar tudo o que sabia. “O Príncipe da Privataria” relata ainda a tentativa de privatização da Caixa Econômica,  Banco do Brasil e da Petrobras.

Um capítulo quente da obra é o que mostra como a mídia blindou o caso do filho de Fernando Henrique fora do casamento – que, no final da história, não era filho legítimo do ex-presidente – num dos episódios mais constrangedores da imprensa brasileira. O livro traz ainda revelações de Itamar Franco, Pedro Simon e Ciro Gomes sobre FHC 

“O Príncipe da Privataria” é uma grande reportagem, com 400 páginas, 36 capítulos e 20 anos de apuração. Escrito por um repórter da velha guarda sobre um personagem central recheado de contradições, poderoso e ex-presidente da República.

Palmério Doria escreveu o livro com a colaboração de outro profissional da imprensa experiente, Milton Severiano. Os dois viajaram mais de 3.500 quilômetros para um encontro com o “Senhor X”. Pousaram em Rio Branco, no Acre, para conhecer, entrevistar e gravar um homem lúcido e disposto a desvelar um capítulo nebuloso da recente democracia brasileira.

O autor do livro que promete sacudir a política brasileira é o mesmo de “Honoráveis Bandidos”, que faz um retrato do coronelismo e da bandidagem praticados
pelo senador José Sarney no Maranhão.

EXÍLIO NA EUROPA

No material distribuído pela Editora Geração, há esses trechos interessante:

Ao contrário do magnata da comunicação Charles Foster Kane, personagem do filme Cidadão Kane, de Orson Welles, que, ao ser chantageado pelo seu adversário sobre o seu suposto caso extraconjugal nas vésperas de uma eleição, decide encarar a ameaça e é derrotado nas urnas devido a polêmica, FHC preferiu esconder que teria tido um filho de um relacionamento com uma jornalista.

FHC leva a sério o risco de perder a eleição. Num plano audacioso e em parceria com a maior emissora de televisão do país, a Rede Globo, a jornalista Miriam Dutra e o suposto filho, ainda bebê, são “exilados” na Europa.

Palmério Dória não faz um julgamento moralista de um caso extraconjugal e suas consequências, mas enfatiza o silêncio da imprensa brasileira para um episódio conhecido em 11 redações de 10 consultadas. Não era segredo para jornalistas e políticos, mas como uma blindagem única nunca vista antes neste país foi capaz de manter em sigilo em caso por tantos anos?

O fato só foi revelado muito mais tarde, e discretamente, quando Fernando Henrique Cardoso não era mais presidente e sua esposa, Dona Ruth Cardoso, havia morrido. Com um final inusitado: exame de DNA revelou que o filho não era do ex-presidente que, no entanto, já o havia reconhecido.  

17 comentários:

  1. ESPERO QUE PUBLIQUEM TAMBÉM SOBRE LULA, DILMA E OUTROS MAIS, VAMOS PASSAR A LIMPO A VIDA DOS NOSSOS GOVERNANTES, PRINCIPALMENTE A VIDA PUBLICA QUE É O QUE NOS INTERESSA.

    ResponderExcluir
  2. ESPERA-SE QUE A PARTIR DE 5 DE OUTUBRO DE 2014, OS SENHORES LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA & FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, SEJAM PÁGINAS VIRADAS NA VIDA DOS BRASILEIROS...

    ResponderExcluir
  3. Fernando Henrique tanto se blindou que foi descobrir ser corno da amante muitos anos depois com o exame de DNA.

    ResponderExcluir
  4. O lorde Fernando Henrique não fez muito diferente do operário Luiz Inácio; é difícil saber quem usou mais dos sujos expedientes comuns na política; nunca iremos saber porque o tratamento recebido pelos dois pela imprensa brasileira é diferente; o lorde tinha uma amante e o operário uma rapariga; o lorde prevaricou e o operário roubou; o lorde trabalhou e prevaricou em benefício próprio e dos ricos; o operário trabalhou e roubou feito Robin Hodd pensando nos pobres. Por favor senhores ou condenem os dois ou absolvam os dois nenhum dos dois é santo nem bandido afinal foram presidente da República e só pobre, preto e puta vai pra cadeia.

    ResponderExcluir
  5. Não são santos, nenhum dos dois, mas o Sir Fernando Henrique Cardoso, com sua pompa, paulista da gema quatrocentão,com sua arrogância próprio dos sulistas bestas, que adorava a piscina o Helicóptero e dinheiro verdinho naturalmente, que foi traído por sua amante, que vendeu quase tudo que era nosso, inclusive a época, falava-se na venda do Banco do Brasil, Caixa Econômica e a Petrobrás,que se escondia atrás da sua intelectualidade maléfica, já advertido aqui nesse Blog (o mais lido) por mim, o que era esse calhorda travestido de homem de bem. Não quero compará-lo com lula por diversos motivos que não merece essa infame comparação, mas para mim sendo Nordestino como somos, Pernambucano como somos, tenho nesses dois aspectos, o maior orgulho, sabendo como sei que outro Pernambucano só daqui a muitos anos. Passei agora 1 mês e 1 dia em Recife, e recursos liberados por Lula quando Presidente transformaram nosso Estado e particularmente o Recife, deve-se também a Eduardo Campos nosso Governador, ter o carisma que tem, a competência que tem para fazer a transformação. Pernambuco há 15, 20 anos atrás, era uma pobreza de dar dó, hoje tem emprego para todos e aquela miséria que atingia e existia em todas as classes não existe mais, existem ainda pobres não vai deixar de existir nunca, mas homens gabirú morando embaixo das pontes esses estão nas suas casinhas.Pernambuco não é um mar de rosas todos sabemos, ainda tem que melhorar bastante ,contudo muito foi feito. Entre o Pernambucano oxente e o Lord Sir Fernando Henrique, ficom as minhas raízes.

    ResponderExcluir
  6. A TELMA BOTOU QUENTE BUSCANDO COMPREENDER E PONDERAR O POSSÍVEL.

    ResponderExcluir
  7. PSDB + PT, DIGO MELHOR, FêHáCê + LULA, ESSES DOIS SUJEITOS(UM BOSSAL E OUTRO MENTIROSO), FAZENDO-SE UM PARALELO DA MÚSICA DE PAULINHO DA VIOLA, ELES DEIXARAM A MARCA DOS NOSSOS DESENGANOS QUE SÓ O TEMPO PODE APAGAR AS CAFAJESTICES POR ELES PRATICADAS. POR ISSO, POLITICAMENTE FALANDO, OS DOIS FORAM UM RIO QUE PASSOU EM NOSSAS VIDAS E NÃO NOS DEIXAMOS LEVAR POR TANTA CANALHICE E DECEPÇÃO SOFRIDAS TANTO POR UM INTELECTUAL DE ALTO NÍVEL QUANTO POR UM ANALFABETO DE PAI, MÃE E PARTEIRA... OS DOIS SÃO PENICOS CHEIOS...

    ResponderExcluir
  8. QUANDO LANÇAREM AS MARACUTAIAS DO LULA,UNS 05 LIVROS...É MUITA SAFADEZA....O DA DILMA SERÁ UM CORDEL GONZAGA DE GARANHUNS O FARÁ MUITO BEM...FHC ESTABILIZOU A MOEDA PARA O LULINHA MONTAR A FRIBOI,AS PRIVATIZAÇÕES DE FHC É FICHINHA EM RELAÇÃO AS PRIVATIZAÇÕES DA DILMA EX: ESTRADAS PEDÁGIOS A CADA 100KM,ESTE É O FUTURO....HÔMI EU VOU É DORMIR....QUEM SERÁ O PRÓXIMO A SER VÍTIMA DE TANTA FOFOCA...ALIÁS TEM MAIS É QUE ROUBAR,POIS O POVO GOSTA DE SOFRER...QUEM SERÁ AS NAMORADAS DA DILMA, SÓ VAMOS SABER DAQUI UNS 10 ANOS? É MUITA FULERAGEM.....IHIHIHIHIHIHIHIH

    ResponderExcluir
  9. José Fernandes Costa30 de agosto de 2013 23:47

    Parabenizo a Telma e o Edmar R. Dias pela clareza e adequação dos seus comentários. - 2. O jornalista Palmério Doria é um dos mais sérios e respeitados do nosso país! - Tão logo surgiu a história da gravidez da Miriam Dutra, no romance que ela teve com pavão Fernando Henrique, toda a imprensa abafou. - Palmério Doria (e somente ele) fez uma matéria na Revista Caros Amigos, onde contou toda a história. Disse que a jornalista da Globo deu uma chave de coxa em Fernando Henrique. E que FHC propôs que ela fizesse aborto. A Miriam balançou o dedinho na cara de Fernando Henrique e disse: NÃO!! - Palmério diz que ela não iria matar a galinha dos ovos de ouro. - E isso mesmo foi feito. - Foi "negociado" com a Globo para a Miriam sair do Brasil. Nessa "negociação", as empresas de telecomunicações - Globo & Cia. - ficaram isentas de pagar a CPMF. E a puta de Fernando Henrique foi para a Europa, com um séquito de criados à custa do nosso dinheiro. Levou a própria mãe e mais alguns penduricalhos da família. - Escolheu morar em Barcelona, numa mansão. - Só anos e anos depois é que os filhos legítimos de FHC forçaram-no a fazer o teste do DNA. Foi feito duas vezes e deu negativo. - Então, nós pagamos pelo papel de trouxa de Fernando Henrique. Se ele ficou como corno de uma meretriz, nós custeamos tudo e mais alguma coisa para a prostituta e o filho da puta. 2. O livro Honoráveis Bandidos, eu o tenho, desde que foi lançado. Conta todas as roubalheiras da família Sarney, desde o nascimento desse ancião sacana. Todos os crimes dos Sarneys estão bem relatados naquele livro. - Palmério Doria chama os Sarneys de ladrões, com todas as letras. E mostra as provas dos furtos e roubos. - Quem lê esse livro fica sabendo que a família Sarney é uma verdadeira quadrilha. E tudo começou ainda com o pai do Sarney. - Quero ver se alguém agora vai tentar desmoralizar o Palmério Doria, como foi feito com o Amauri Ribeiro Jr., que escreveu A Privataria Tucana, também ilustrada com todas as provas dos furtos e roubos, obtidas em cartórios, que têm fé pública./.

    ResponderExcluir
  10. Que historia sem pe e nem cabeça desse rapaz ai de cima deve ser mas um bajulador do PT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Fernandes Costa31 de agosto de 2013 23:52

      Esse anônimo nanico das 6h51, do dia 31.8 nunca leu nem um Giby. - Portanto, o que ele diz, ninguém pode dar crença./.

      Excluir
  11. Também achei anonimo. Elojiar a telma e demais. Escreve, esvreve e nao diz nada só convessa mole. Parece que nao tem o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Fernandes Costa31 de agosto de 2013 23:55

      A Telma sempre mostrou conhecimentos. - O que, quase sempre, nunca ocorre com os críticos dela./.

      Excluir
  12. A verdade deve ser dita ainda mais com provas retumbantes, seja o protagonista quem for, venha de onde vier,doa a quem doer, escrita em livros, ou seja, ainda mais documentada. Se doer em alguém paciência, contudo a verdade, é a justiça que não temos, ela é dura, mas é um documento que retrata o que de pior nós temos na política obscura desse tão usurpado e enganado país,junto com seu povo isso já há centenas de anos.O povo inocente não ver suas riquezas sendo subtrídas, corruptamente, cínicamente e impunimente e sofre junto com suas famílias, as piores dificuldades que um ser humano pode suportar.E esse ato fraudulento sempre vem das maiores autoridades do país e o pior dos representantes desse mesmo povo.

    ResponderExcluir
  13. A telma já tem conhecimento nao precisa ser bajulada.

    ResponderExcluir
  14. Não me lembro de ter visto a midia Brasileira, principalmente a globo, falar qualquer coisa do FDP do FHC, errados sim são todos que roubam a nação, mas o FDP do FHC ficou como o bonzinho da historia. mas é um FDP CRN e etc...

    ResponderExcluir
  15. Não lembram dele por que ele não fez nada de bom para o pais!

    ResponderExcluir