PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

PROPOSTAS PARA A UFPE SE INSTALAR EM GARANHUNS

A Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Garanhuns distribuiu hoje um release com detalhes de como foi a reunião entre o deputado federal Fernando Ferro, o prefeito Izaías Régis e o reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Anísio Brasileiro. O parlamentar petista iniciou a conversa lembrando o processo de interiorização das universidades públicas promovido pelo ex-presidente Lula e que teve continuidade com Dilma Roussef. O petista disse que uma cidade como a nossa deve se consolidar também na área do conhecimento e tecnologia. Segundo ele, o município tem condições de se projetar como pólo de produção de conhecimento na região.

O prefeito Izaías Régis concordou e salientou que “se tivermos ousadia e colocarmos a educação como prioridade para o nosso desenvolvimento, todos veremos os resultados”. Ficou agendada uma visita oficial dos representantes da UFPE ao município logo nas primeiras semanas de março, quando poderá ser feita uma avaliação de como tornar concreta a parceria de comum interesse entre a prefeitura e a universidade.

Entusiasmado, o reitor Anísio Brasileiro assegurou o interesse de a universidade se instalar em Garanhuns. A ideia do dirigente da instituição de ensino superior é conversar com um colegiado técnico da UFPE, reunindo professores e pesquisadores para que se possa traçar estratégias de como se poderá viabilizar o projeto.

Quatro foram as propostas debatidas na audiência entre o prefeito, o deputado e o reitor:

1 – A primeira delas diz respeito à priorização que Dilma e o ministro Aloízio Mercadante estão dando ao ensino básico, estimulando, então, as universidades a formarem novos gestores e educadores. Entre as ideias do reitor está a de estimular as tais formações no município de Garanhuns. Ferro deve reunir-se com ministro para tratar do assunto;

2 – A segunda proposta é a de estimular a criação de uma Unidade de Pesquisa em Energia na cidade. Para isso, o reitor Anísio Brasileiro se encontrará com o grupo de pesquisadores na área da UFPE;

3 – Outra ideia é a promoção de cursos na área de Cultura e Turismo, explorando uma vocação da própria cidade para as manifestações culturais e a valorização do patrimônio histórico, artístico e cultural do município e da região;

4 – Por fim, a última das propostas da reunião desta manhã é a de fazer da cidade um pólo de informática, onde a exemplo do próprio campus de Recife se poderia desenvolver sistemas e programas para muito além das demandas locais.

Ao fim da reunião, Anísio Brasileiro lembrou do aumento de 50% no número de docentes na Universidade Federal de Pernambuco ao longo das gestões de Lula e de Amaro Lins, ex-reitor da UFPE. O dado reforça, além do compromisso, as necessidades de uma expansão e descentralização da academia e da produção de conhecimento para além das capital. (Na foto Amaro Lins, Fernando Ferro, Izaías Régis e Anísio Brasileiro).

5 comentários:

  1. E assim se vai empurrando com a barriga: Vem a duplicação da BR, vem a universidade Federal, como se os que estão na foto decidissem alguma coisa; esse assunto é com o Governo Federal, Ministro Mercadante e a presidente Dilma, o buraco é muito, mais muito mais em baixo, e o riso faz parte das reuniões, resultados disso tudo é zero, no muito festas e shows, aliás disso o nosso prefeito entende.Mas vem mais garganta por aí e se brincar ele toma a taça de Luiz Carlos.Luiz Carlos ger. Farmácia na COHABI e sua filha Zuleide

    ResponderExcluir
  2. A idéia de tornar Garanhuns um polo de informática é sensacional, vale lembrar porém ao prefeito Izaías, que a UFRPE Unidade de Garanhuns formará em 2013 sua primeira turma do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação que foi avaliada com conceito 4 pelo mec que tem conceito máximo 5, o que é uma nota excelente para um curso recém criado. Por essa razão a UFRPE Unidade de Garanhuns espera ser convocada a participar ativamente desse processo.

    ResponderExcluir
  3. Seu Luiz e Zuleide, vocês ainda moram num lugar calçado, vem aqui na minha rua, o esgoto corre a céu aberto e o prefeito passou por aqui e disse que a primeira ordem dele quando ganhasse a eleição e assumisse, seria acabar com essa podridão e sujeira, hoje é dia 25, sabe o que aconteceu Zuleide piorou, sabe quando ele vem aqui, mais nunca. Sua amiga, Carminha.

    ResponderExcluir
  4. É melhor federalizar as faculdades FAGA, FDG, FAHUG e FACEG!

    ResponderExcluir
  5. Pelo recado acima do anonimo 24 de janeiro de 2013 21:28 parace que a UFRPE já começou a ficar com ciumeira dessa conversa toda no Recife. Esperamos que a UFPE realmente coloque em prática as idéias que tiveram nessa reunião para colaborar com todos da cidade e da região. Por que conversa é bom mas na hora mesmo que precisa agir nao acontece nada e a gente fica esperando. Um exemplo disso que andei sabendo é que a reitoria da UFRPE parece que até agora não liberou os dois professores para as secretarias do Izaias. Então se a UFRPE nao anda colaborando será que a UFPE vai? Vamo espera pra ve!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA