PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

OS PRIMEIROS DIAS DOS PREFEITOS DO AGRESTE

É muito cedo para julgar os novos prefeitos do Agreste Meridional. Eles só tiveram 21 dias para mostrar serviço e foram eleitos para governar quatro anos. Fazer qualquer avaliação antes de seis meses me parece pura precipitação.

Alguns leitores têm reclamado, anonimamente, do nepotismo em algumas cidades, como Caetés, Lajedo e Bom Conselho.

Nunca fui favorável ao empreguismo exagerado de parentes, mas acho que dá para tolerar um ou dois no primeiro escalão se existe preparo por parte do escolhido (a).

E acontece também que na maioria das cidades pequenas normalmente duas ou três família dominam a cena política. E ninguém vai nomear o adversário para cargos chaves da administração, não é verdade?

O ideal porém é tentar evitar o nepotismo. A prática tem mostrado que muitas vezes os parentes mais prejudicam do que ajudam o gestor.

Garanhuns, felizmente, não tem esse problema. Izaías não nomeou ninguém da família para o governo e sua esposa, Socorro, presta serviços na Secretaria de Assistência Social voluntariamente, sem remuneração do município.

O gestor que tem enfrentado mais resistência, neste início, tem sido a prefeita Débora Almeida, em São Bento do Una. Pode ser porque lá tem um líder oposicionista forte, Washington Cadete, ou porque ela está sucedendo um governante extremamente bem sucedido na gestão, que foi padre Aldo Mariano.

O contato pessoal que tive com a Dra. Débora foi muito bom. A socialista me parece uma pessoa doce, educada e muito bem intencionada. O problema é que essas qualidades, em política, às vezes não representam muita coisa. Precisa ser pragmático, flexível, estar antenado com as demandas populares.

A prefeita desagradou muitos dos que votaram nela na escolha dos secretários e a insatisfação aparece de novo quando limita o apoio dado aos estudantes universitários, jovens que fazem faculdade em Belo Jardim ou Garanhuns.

Os alunos, que fazem seus cursos com dificuldades, raciocinam de uma maneira muito simples: “Se padre Aldo pôde pagar o transporte durante oito anos, por que ela não pode”?

Ser legalista demais, economizar certos recursos, nos municípios do interior do Nordeste pode ser um tiro no pé, do ponto de vista político.

Dudu, em Capoeiras, é um bom exemplo dessa situação. Trabalhou bastante, principalmente para o homem da zona rural, quis fazer tudo sempre dentro da Lei e terminou perdendo a eleição por uma diferença bem pequena. Bastava ter tirado dois auxiliares criticados pela população, ter cooptado algumas lideranças de peso ou evitado a saída do seu grupo de um bom candidato a vereador, e talvez o resultado tivesse sido diferente.

Política, é sempre bom repetir, é pra quem é do ramo. Rossine antes de se eleger prefeito foi vereador em Lajedo. Armando exerceu quatro mandatos na Câmara Municipal de Caetés. Ricardo Alves é filho de ex-deputado e seu tio foi prefeito em Saloá. Izaías Régis faz política desde os tempos do CDL e ACIG e foi deputado 10 anos. Essa experiência vai ajudar muito cada um desses gestores, que ao longo do tempo vão sabendo lidar com muito jogo de cintura com o eleitor, os vereadores, os empresários, os auxiliares, enfim todos presentes no jogo político.

Quem estiver no caminho certo procure manter as estratégias que conduzem a uma administração bem sucedida. Quem errar não custa fazer autocrítica, corrigir os rumos. Tem prefeitos que acertam na macro política e se perdem nos pequenos detalhes. É preciso fazer bem os dois.

42 comentários:

  1. Debora e extremamente prepotente, ignorante, autosuficiente. Esta tornando a prefeitura em cabide de emprego elitisado. Acha que todos devem obediencia, principalmente os vereadores, que os tem tratado com indiferenca. Quem realmente precisa do poder publico esta escanteado, que o diga quem precisa estudar ou for de familia pobre. Estou muito decepcionado, na campanha existia uma debora e hj existe uma totalmente diferente. Infelizmente teremos que aguentar quatro anos mas, do mesmo jeito que a colocamos no poder,iremos tira-la. Saudades imensa do nosso eterno prefeito PE. ALDO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora recebe qualquer pessoa no seu gabinete, diferente dos prefeitos anteriores. Débora abriu as suas portas para todos os servidores do município, para que participem da gestão. Débora convidou pessoas competentes, diferente do gestor anterior, campeão de insuficiência na prestação de serviços, principalmente saúde.

      To achando que você ficou de fora e ta com raivinha porque esse atual governo é do povo, para o povo e não para a patota que W.C. sempre reclamava.

      Excluir
    2. Sou funcionario da saude e te pergunto, o que foi que melhorou? Os funcionarios do hospital nao podem mais tomzr cafe, os medicos vivem chegando atrasado, estao sobrecarregando as pessoas que trabalham no hospital que ja sao sobrecarregadas, negando-lhes direitos, vive faltando remedio nos postos de saude e a secretaria de saude que ate de o povo com tanta ihdiferenca que chega a ser constrangedor. Debora falou que ia ser e colocar pessoas sensiveis aos problemas das pessoas e a sensibilidade dela e seus assessores estao minimamente representados em nseus atos que foram relatados acima e o cuidade que ela tem com os estudantes universitarios!

      Excluir
    3. Sem duvidas vc que cometou ai em cima ainda não precisou ir na prefeitura... estive lá por duas vezes e nas duas fui praticamente expulso por seus ''ACESSORES'' da mais alta competencia em humilhar o povo e enxotá-los...

      Excluir
  2. COM A SUA BRANDURA DE UM BOM RAPAZ OU ATÉ MESMO A SUAVIDADE DE TRATAR BEM AS PESSOAS NO QUE LHE É PECULIAR, EU JÁ NOTEI, QUE TODAS ÀS VEZES QUE O JORNALISTA ROBERTO ALMEIDA SE DIRIGIR AO PADRE PREFEITO OU AO PREFEITO PADRE O ELOGIO FLUI COMO SE FOSSE OU ESTIVESSE LENDO UM ROMANCE COM UM FINAL FELIZ OU QUE O EX-PREFEITO DE SÃO BENTO DO UNA, CONDUZISSE EM SUAS ENTRANHAS A PUREZA E A INOCÊNCIA DE UMA CHAPEUZINHO VERMELHO TIRITANDO AO ATRAVESSAR DESPREOCUPADAMENTE A FLORESTA, COMO DIZ AQUELE CONTO DE FADAS DA CULTURA POPULAR MUNDIAL. FALA MUITO BEM DE SEU ESTILO(DO PADRE), SUA INTEGRIDADE, INCLUSIVE DE SUAS VIRTUDES NO MAIS ALTO GRAU. PORÉM, ESQUECE, OU NÃO SABE DA MISSA UM TERÇO(COMO EU), DA SUA INDECOROSIDADE, OS SEUS MÉTODOS E CARÁTER DE UMA PESSOA IMPUDICA OU PARA SER MAIS EXATO: DEPLORÁVEL!!! PARA VOCÊ TER UMA IDÉIA DA PERSONALIDADE DE ALDO MARIANO, ROBERTO, QUANDO ELE ESTÁ SÓBRIO, MUITO SÓBRIO MESMO, DEMONSTRA A MESQUINHEZ, A INSEGURANÇA E OS TREMORES DE UM ALCOÓLATRA. AGORA, QUANDO ESTÁ EM ALTO GRAU ETÍLICO É GENTE DE PRIMEIRÍSSIMA QUALIDADE...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Altamir. Só quero te dizer que,toda essa sua raiva de Aldo Mariano. Mais perece ser inveja! Isso não de tudo ruim. Pois a inveja é uma forma doentia de admiração!

      Excluir
  3. Finalmente você abordou, e com precisão, aquilo que se passa em São Bento do Una. Agora Parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
  4. SE ESTÃO FALANDO EM NEPOTISMO EM CAETÉS ISSO É DE MAL PERDEDOR PORQUE ATE O MOMENTO PELO QUE SEI SÓ TEM A FILHA DE ARMANDO COM A PASTA DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO MAIS ELA É CONCURSADA JÁ TRABALHAVA NA AREÁ DA EDUCAÇÃO MESMO ANTES DE SEU PAI SER PREFEITO DE CAETÉS

    SE ELA É CONCURSADA ISTO NÃO É NEPOTISMO OU É ???

    ALGUÉM PODE RESPONDER ESTA PERGUNTA ELA SENDO CONCURSADA TENDO CAPACIDADE PARA EXERCER O CARGO DE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ( ISTO É NEPOTISMO )

    ResponderExcluir
  5. E é porque você não falou no nepotismo, ela nomeou para o secretário o marido. E essa situação dos universitários é totalmente absurda. Pe. Aldo pagou por anos, e a doutora não pode, mas é porque ela não sabe o que é ser pobre. Infelizmente, em São Bento o poder agora está em uma mão só. O poder político e econômico concentrado em um só grupo. Precisamos de atenção, universitários estão sofrendo com esta incerteza e insegurança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como e que se paga algo sem ter dinhero, me fala. cansei de ver os motorista sme receber e ameaçando parar na epoca de prova. To com debora, dar a quem é pobre e nao a quem pode pagar.

      Excluir
  6. “Se padre Aldo pôde pagar o transporte durante oito anos, por que ela não pode”? Essa eu respondo: Ele não pôde pagar nada!!! O rombo na prefeitura é de 13 milhões e os transportes universitários esntão com cinco meses em atraso. Desse jeito é fácil d+ acusar a prefeita que tem feito de tudo para por as contas da prefeitura em ordem. Não existe verba destinada para o transporte de alunos que fazem cursos de nível superior. O "aprovado" prefeito anterior sabia disse e mesmo assim arriscou as contas públicas com essa prática. Repito: São 13 milhões o rombo que tem na prefeitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deveria buscar a verdade sobre as dividas que vc fala. Este valor nao corresponde com a verdade. E qd se fala em divida vc esquece que ela existe desde a epoca de leucio mota como os mais de dois milhoes a gilvan pela construcao do predio da prefeitura. Qd pe aldo assumiu o buraco era gigantesco e conduziu durante estes oito anos o municipio. Costume e jogar as dividas como fator principal pela incmpetencia da atual prefeita em gerir o municipio. Debora vc foi eleita para trabalhar e nao para arranjar motivos para seu fraco desempenho. Se o buraco e tao grande pq empregar o esposo? Vaa trabalhar e aprenda a respeitar o povo de sao bento, governo das elites para as elites!

      Excluir
    2. ela divia manda pra as autoridade esse rombo pro bebado pagar pelo mal que fez.

      Excluir
  7. Sou motorista aqui em São Bento e dirigia meu onibus para as faculdades. Eu sei que muito do que dizem sobre o Padre não é verdade. Ele ficou me devendo 5 meses e minha esperança é justamente q Débora me pague. Acredito que ela tá fazendo o q pode e vai colocar tudo no lugar. É muito cedo p/ criticar ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho certeza que depois que pagar o rombo de 13milhoes ela vai dar ao povo de sao bento oq deveria ter sido dado por todos os prefeitos. vejo ela todo dia saindo da prefeitura depois das 16h, e xegando antes de 9h. nunca vi isso antes.

      Excluir
  8. Se existe dívidas, nós estudantes não temos nada a ver com isso. Se a prefeitura está devendo 5 meses pague. Pe. Aldo então pagou mais de sete anos, ficou devendo cinco meses. E então prefeita isso mostra que possível pagar. Ele não pagou por mais de sete anos.

    ResponderExcluir
  9. Também tenho ônibus e a prefeitura deve quatro meses e não cinco como foi dito aqui. O pagamento mesmo atrasado é mais seguro, do que receber dos alunos, que não sabemos se estes vão poder pagar. Muitos certamente vão desistir.

    ResponderExcluir
  10. Alguém perguntou o que falta a prefeita fazer, e digo já fez outros absurdos. Sou funcionária do hospital e lamentavelmente votei em Debora, do que já estou arrependida. Não podemos mais tomar café, os acompanhantes da emergência não podem mais comer. Vai cortar o café da manhã dos garis. Já estamos com saudade do padre. Que não ficou nos devendo nenhum salário, enquanto ela está sendo comparada nas ruas, com prefeitos que deixaram de pagar até nosso salário. É lamentável!!!

    ResponderExcluir
  11. Pobrezinho do anônimo, como é bonzinho, leva um cano de 5 meses, igual a todos os outros que receberam comunicação que não irão receber e o pobrezinho tem esperança que Debinha vai pagar. Te liga cara, você perdeu.

    ResponderExcluir
  12. AGORA EU PERGUNTO, SE TÊM UM ROMBO DE 13 MILHÕES DA GESTÃO ANTERIOR,E O PAI DA PREFEITA NÃO ERA O VICE DE PADRE ALDO? ENTÃO MANDE ELE ESCLARECER ISSO AI! PRA CIMA DE MIM JACARÉ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eis a questão, ele era vice nas horas oportunas para ele, nas propagandas de um bom governo sempre aparecia seu nome, mas na hora das criticas o prefeito era Pe. Aldo e ninguém mais...

      Excluir
  13. Claro que vou receber, quem ficou devendo foi a prefeitura. E esta é obrigada a pagar, não é Débora que quer, ou deixa de querer. Se não pagar, a justiça existe para dirimir essas questões. Pe. Aldo pagou salário atrasado, acordos judiciais de várias gestões.

    ResponderExcluir
  14. Se pe. Aldo deixou dívidas eu não sei, sei que segundo o jornal da prefeitura, ele estava construindo duas creches, uma em Queimada Grande e outra no Delmário Braga, que segundo o mesmo jornal o dinheiro já estava no banco. Também falou de quase dois milhões de asfalto. Queria que ela fizesse só a metade do que o padre fez. Moro no Santo Afonso e aqui temos até escola em tempo integral. É melhor começar a trabalhar e deixar o ex-prefeito em paz. Afinal de contas não soube que ele tivesse falado nada a respeito desta senhora, que hoje governa São Bento.

    ResponderExcluir
  15. Falando de nepotismo, vamos para cidade de Palmeirina onde esta uma vergonha. O atual prefeito tem como secretaria de Saúde sua esposa, o filho dela secretario de finanças, a filha enfermeira chefe do hospital. E vice prefeita que tem seu pai Toinho Vicente como secretario de Serviços Públicos, tem seu primo Celso como secretario de Educação, e o mesmo colocou sua irmã Cibele pra trabalhar com ele (Celso), e fora a Sra.Jô cunhada de Toinho Vicente que também trabalha nesta secretaria. PELO AMOR DE DEUS SERÁ QUE PALMEIRINA É TERRA SEM LEI, a família dos vicente estão bombando na Prefeitua Municipal de Palmeirina.

    Palmeirina andando certo.

    ResponderExcluir
  16. Dizem que Mirian é comprometida com a causa da educação, e sobretudo com os mais carentes, de que lado ela vai ficar, do salário de 5 mil reais ou do lado dos pobres estudantes universitários.

    ResponderExcluir
  17. Sou estudante universitário, sem bolsa (pois não sei se vou conseguir), e agora também sem transporte, não sei o que fazer. Gostaria de implorar a atenção do competente secretário de finanças Sr. Gleidson, que assim como eu, estudou na FABEJA, e sofreu quando não havia transporte gratuito. Lembro-me dele indo de carona. Secretário veja o que pode fazer por nós. Contamos com sua sensibilidade e atenção!

    ResponderExcluir
  18. Comece a tomar lexotan doutora, não vai ser fácil. São Bento não é do tamanho da agencia do INSS de Garanhuns não.

    ResponderExcluir
  19. POLITICO x GESTOR
    O politico te dá tudo e no final vc percebe que continua sem nada.

    o GESTOR nao te dá tudo e no final vc percebe que não precisa de nada, pois já conquistou TUDO.

    ResponderExcluir
  20. É engraçado padre Aldo agora virou um judas, onde as pessoas incompetente não conseguem desenvolver sua função aí tudo é culpa de dele.Se ele fez algo errado o vice dele sabe de tudo , é seu cúmplice, pois é o pai da atual prefeita. Sua sorte comadre é que AFERA tá só observando de longe seus erros e dos seus secretários, pois quando a cortina cair é de uma vez só.Espere só pra ver. E o nepotismo? cara de pau ,colocar marido como secretário ?Bem feito pra gente deixar de ser besta. Nunca mais na minha vida de dou 1 voto.























    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu nunca votou nela!! P/ ta falando de fera aqui tu é cria dele. Tô torcendo p/ que esse Dotô ganhe um dia mesmo p/ acabar com a besteira desse povo!!!

      Excluir
  21. Cadê a prefeita que andava com os vidros abertos dando chau pra todo mundo , descendo do carro e cumprimentando a população? E em tão pouco tempo está andando de carro blindado e vidros fechados . E o marido da prefeita que vive pra cima e pra baixo sem fazer nada na frontier da prefeitura só gastando combustível e o fumo entrando nas costas dos pobres. O povo tá vendo tudo , Se liga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tava no GAMA semana passada, na rua ouvindo a população. Hoje no Espirito santo tb ouvindo o povo. Em breve, demais regiões.

      Excluir
    2. Todo dia sai da prefeitura e se dirige andando ate seu carro a 100-200m, falando com todos q encontra no caminho.

      Excluir
  22. Acho é pouco pra essas prefeituras. proibir mesmo gari tomar café, q tome em ksa. Se coloca ladrão na prefeitura merece se roubado. Capoeiras é assim. Se tem oq merece. Sec de Educação é prima do marido da prefeita. Sec de Finança é casaddo com a Sec de Administração q a mesma é sobrinha da prefeita e a Sec de Ação Social a irmã. e o povo q se lasque mais uma vez. merecido. Quem tem pena, sabe oq dá. Ditado popular antigo e claro.
    agora dizem q Dudu roubou e o único prefeito q deixou as coisas em dias. em dias sim o pagamento a prefeita pode pagar, só n paga de n quiser. Acorda povo, só n paga de n quiser e isso é fato.
    Máaquinas q vão chegar? em menos ed um mês kkkkkkkk DUDU
    Ônibus? DUDU de novo.
    Material? DUDU de novo.
    Se fizer o portal? DUDU de novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em São Bento, os Garis continuam com seu café, que por sinal é famoso por ser muito bom. É boato, basta perguntar a qualquer Gari da cidade. A prefeita tomou café com eles de 4h da manhã no dia 4/01.

      Excluir
  23. Creio serem precipitações as avaliações de governos em pouco mais de 23 dias de gestão... Quando se cria um "rosário" de reclamações acerca de uma gestão, sabe-se que a origem das mesmas é naturalmente a oposição, ainda de palanque armado. Além disso, se as mudanças administrativas na iniciativa privada trazem insatisfações pessoais, na esfera política governamental esse sentimento é ainda maior. E para completar, ainda existe o agravante de funcionários públicos de diversos escalões dos governos anteriores, "não aproveitados" na gestão atual, que levam sua insatisfação ao campo da oposição ferrenha.

    ResponderExcluir
  24. Apos o carnaval estaremos efetuando o primeiro leque de denuncias ao ministerio publico, sobre as irregularidades praticadas pela prefeita tendo como co-participante os seus secretarios. Se preparem secretarias de educacao e saude! Nao pensem que seus atos sao secretos! Pois temos ao nosso lado a lei da transparencia! Alguns exemplos que serao abordados: nepotismo, contratos suspeitos, acumulo ilegal de vinculos etc.

    ResponderExcluir
  25. Professora Mirian a senhora sempre foi defensora do magistério, chegando a ter uma postura critica em relação a Paulo LINS quando quis acabar o Normal Médio, porque agora fica calada, no que diz respeito, ao contrato dos professres do EJA, que até agora não sabemos se e como seremos contratados?

    ResponderExcluir
  26. Professora Mirian será que vale a pena ficar contra alunos e colegas de profissão, cuidado para não ser chamada como a ex-secretária de Lajedo Mirian "HUMILHA".

    ResponderExcluir
  27. Mirian a strada branca que entregava merenda nas escolas desde o dia 1º de Janeiro que está com o secretário de obras Dr. ANTONIO HOLANDA. Isso pode? Afinal de contas foi com dinheiro do FUNDEB e ele anda dizendo que ela vai ficar na secretaria de dele. Professora até premio nossa merenda ganhou. Minha escola fica na zona rural e este carro sempre vinha trazer os gêneros alimentícios. Zele por nosso dinheiro!!!!

    ResponderExcluir
  28. Pelo o que vejo Dudu não fez nada ao não ser desistruturar todo o municipio e foi o que o povo quis não adiantava fazer mais nada pois o povo que colocou Neide Reino estava cansados de tanto abandono nem o dinheiro nem lideranças politicas iriam mudar a opnião de quem queria realmente a mundança e se Deus quiser Capoeiras vai viver novos tempos de progresso.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA