PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

O CHOQUE DE GESTÃO EM GARANHUNS

Passada a euforia da vitória nas eleições de outubro passado, observo, com serenidade, que os ventos que sopram de Brasília não são os melhores. Apesar de perceber o empenho já demonstrado pelo nosso prefeito eleito Izaías Régis, que, aliás, sempre volta com boas notícias (e ele mesmo já dizia em campanha conhecer o caminho dos recursos e dos bons projetos), prefeituras de todo o Brasil sofrem com os profundos cortes no FPM. É óbvio que numa cidade como Garanhuns não podemos imaginar que o FPM seja a salvação da lavoura, e de toda forma, os melhores administradores só provam serem bons mesmo é em tempos de crise. É preciso entender que Garanhuns pode, e deve, buscar alternativas que ampliem o seu leque de recursos orçamentais. Opções pra isso não nos faltam. Mas, o caminho mais provável é, a curto prazo, o CHOQUE DE GESTÃO proposto em campanha pelo Prefeito Izaías Régis.

No início, alguns vão dizer que não é legal, outros vão se sentir traídos, pois para efetuar tal choque, é necessário cortar gastos, e muitos, especialmente no setor de pessoal, cortando cargos comissionados, contratados, estagiários e afins. Só utilizando o estritamente necessário.

O CHOQUE DE GESTÃO prevê o aumento das receitas através do corte das despesas. Não é nenhuma mágica fazer isso. O problema é a cultura que se criou ao longo de décadas, de que o “toma lá da cá” da política é algo normal. Bom frisar que isso não é ‘privilégio’ só nosso. Infelizmente, é fato corriqueiro no Brasil.

Em meio à crise que se instalou nos munícipios, não há melhor caminho para desenvolver os bons projetos que foram apresentados à população na eleição passada. Não há forma de controle orçamentário mais eficaz, pois tem como objetivo primordial a obtenção do aumento da produtividade nas funções públicas, notadamente, na economia que se fará com o implemento dessas ações. Portanto, a melhor aplicação dos recursos, evitando desperdícios, com redução das despesas correntes, só trará benefícios. Com essa economia, os investimentos nas áreas de educação, saúde, saneamento básico, infraestrutura, turismo, entre outras, serão mais efetivas e só tem a ganhar a cidade e seu povo.

Não dar mais pra ouvir falar que em Garanhuns a máquina tá ‘inchada’. São tantos os cargos em comissão, os contratados, os estagiários, a quantidade de aluguéis que é pago pela prefeitura (tendo uma área como aquela do Centro Administrativo), as contas de telefone, de água e luz, enfim, de tudo que só tem atrasado o crescimento do município, que agora podemos acreditar que algo de bom vai acontecer.

Acreditar é a palavra certa. EU ACREDITO!  Votei e participei ativamente da campanha de Izaías Régis e vi nessa vitória uma enorme esperança do nosso povo. O tamanho da vitória só dá a ele uma responsabilidade sem precedentes em nossa história, contudo, o entusiasmo e as forças politicas que o cercam, frente à boa equipe que ele vem montando, só me dar a certeza de que, finalmente, Garanhuns estará RUMO AO CRESCIMENTO, e que O CHOQUE DE GESTÃO, então proposto pelo prefeito eleito, deve ganhar corpo e ter o apoio da imprensa, dos políticos e por fim do povo, que é quem guia os  melhores caminhos a serem trilhados. 

(TONY NETO - na foto lá em cima -  é advogado e acreditou em Izaías desde o primeiro momento. Ele está em Portugal, acompanhando as notícias da terrinha através do blog,  e de lá nos mandou este texto instigante sobre o futuro governo).

11 comentários:

  1. Tony é com enorme prazer que leio o teu comentário, principalmente por fazeres parte da equipe que vai administrar a cidade, pois a nossa cidade precisa de um norte para se estabilizar e até agora só apareceram pessoas querendo se locupletar. Os projetos precisam de encaminhamento e a cidade de investimentos nas areas que são favoraveis, principalmente em obras que beneficiem o turismo e a educação. Parabéns amigo pelas colocações transparentes e dentro da realidade do nosso municipio.

    ResponderExcluir
  2. OK TONI NETO VOCE TA CERTO BOA VIAGEM OK MESMO

    ResponderExcluir
  3. Isaias sem duvida era a única opção, mas Garanhuns não vai sair do abismo que foi criado pela atual gestão às demais das últimas décadas. NUNCA irei ver Garanhuns chegar nem aos pés de Caruaru o máximo que poderá chegar é Lajedo, e olhe que Lajedo tá crescendo mais que Garanhuns. Vejo que outras cidades menores que Garanhuns esta se desenvolvendo e muito. Já aqui esta decrescendo a cada dia. A única coisa que cresce aqui é violência, venda de cd's piratas e detergente clandestino. aqui o povo come tripa e arrota caviar, tendo em vista que aqui é inviável investir pelo alto preço dos imóveis que é o mais caro do estado, se não do Brasil porque aqui não tem nada que justifique este preço dos imóveis.
    Jonathas

    ResponderExcluir
  4. Romper o tomar lá dá cá, vai ser muito difícil. Agora, que o prefeito foi eleito com um discurso de gestão pública, eficiência e eficácia, isso foi. Vamos ver se vai honrar a as suas palavras. Se realmente Tony Neto junto com o prefeito conseguirem por em prática este projeto, Garanhuns crescerá muito, em todos os aspectos, ressaltando político, de cidadania, econômico e etc.

    Essa mudança de estilo, se realmente posta em prática, estará conectado com o que ocorre no Estado e no país, pois não se aguenta mais os descalabros da classe política com os recursos públicos, com o dinheiro dos cidadãos.

    Só o tempo dirá.

    ResponderExcluir
  5. ROBERTO QUEIROZ DE ANDRADE24 de novembro de 2012 às 11:49

    CHOQUE DE GESTÃO.......

    O novo prefeito de Garanhuns deve concordar em cortar gastos numa administração como esta, e usando o texto do próprio Tony Neto "No início, alguns vão dizer que não é legal, outros vão se sentir traídos, pois para efetuar tal choque, é necessário cortar gastos, e muitos, especialmente no setor de pessoal, cortando cargos comissionados, contratados, estagiários e afins. Só utilizando o estritamente necessário", que assino embaixo é realmente necessário e urgente esta medida e até outras, mais duras.

    Mas pensar em cortar a meu ver, a oportunidade de crescimento deste Município é um equivoco, não se pode deixar de pensar nisto, e quando se fala em cortar secretarias, onde é que isso iria favorecer nossa cidade, estagnada a mais de 40 anos, e hoje depois de elegermos uma pessoa antenada com o desenvolvimento, com o primeiro mundo, com os caminhos em Recife e Brasília, e com as coisas que se pode e deve fazer para que Garanhuns volte a ser uma das principais cidades de Pernambuco, não se pode pensar em encolher.

    E depois de assistir a maior vitória já presenciada na história da política desta cidade, fico seriamente pensando no trabalho árduo e complicado que o deputado terá para direcionar o crescimento deste município, com os recursos que dispõe neste momento, pois todos estão cientes que precisamos pensar grande e acredito que o melhor caminho é justamente esse, olhar para a frente e ir buscar (como ele está fazendo, esta semana deve ir a Brasília novamente e olhe, que nem assumiu ainda o posto), recursos onde eles estiverem, e isso só será possível se ele tiver mais pessoas que possam ajudá-lo nesta tarefa e secretários técnicos.

    Seria muito frustrante de se ver agora nossa cidade com sua nova administração, encolhida e pensando igual a caranguejo (se é que caranguejo, pensa). O horizonte desta administração quem faz é o seu gestor, com seu entendimento e conhecimento, e pelo pouco que conheço de Izaías Régis, ele pensa grande, aliás, aprendeu ainda mais depois que começou suas caminhadas internacionais, e sabe que se tiver conhecimento, não faltará recursos. Quanto mais secretarias se tiver, e com pessoas capacitadas, e de visão, mais condições teremos de captar investimentos e recursos, como por exemplo: temos seis quilombolas e que antes nenhum gestor se preocupou em tratá-los como gente que são, hoje, se tem uma secretaria dos quilombolas, portanto, seremos um espelho para os outros dentro de pouco tempo, além de recursos que não faltam, vejam também a secretaria da mulher, com essa atitude, seremos outra referência, e assim por diante.

    Uma administração municipal não pode nunca se privar de ter seu desenvolvimento relegado, tem sim, que cortar gastos supérfluos e olhe que temos muitos, mas, devemos cuidar do nosso futuro com muito cuidado para não continuar comprometendo-o, pensando que o choque de gestões é o caminho, cortando gastos é uma atitude que qualquer um gestor tem que olhar mas, ficar simplesmente pensando na situação atual que é uma situação que não condis com o que queremos e esperamos e muitos menos com as aspirações do nosso futuro prefeito.

    Ficar pensando apenas nos recursos que se recebe normalmente também, (FPM) e em cortar secretarias e atrelado a eles, se pensando em choque de gestão; é mostrar que está com medo, que não sabe e não acredita em desenvolvimento, mesmo depois de Pernambuco mostrar que foi e é um dos estados brasileiros que mais cresceu, que mais investiu, que mais captou investimentos, nacionalmente e internacionalmente. Hoje temos que acreditar em fazer, investir e captar recursos é o nome do jogo, pois todos nós queremos desenvolvimento e se for com sustentabilidade é melhor ainda. Garanhuns não pode se dar ao luxo de ficar sem empregos, de ficar sem indústrias, de ficar sem pensar grande. De se encolher e ver a banda passar, novamente.....

    ResponderExcluir
  6. É engraçado.

    Como é que um deputado estadual e candidato à prefeito de Garanhuns que sempre discursou A FAVOR DA INDÚSTRIA aceitou facilmente a presença de um COMERCIANTE na cadeira de Desenvolvimento Econômico e Social??

    Será que a indústria ficou apenas nas promessas de campanha??

    Não estou torcendo para o pior, mas é uma situação preocupante.

    ResponderExcluir
  7. Tony,
    Tomara que você esteja certo e que realmenete haja um chque de gestão. Agora pelos nomes que vem sendo cogitados nas redes sociais, este choque fica muito dificil! Basta ver quem vem desfilando pelas ruas de Garanhuns com João Campos, não tera a menor duvida. O grande medo medo do povo de Garanhuns, é que Seu Luiz da Farmacia sempre foi uma pessoa respetada em Garanhuns e muito honesto, mas a equipe dele acabou com ele´, vejam com ele está deixando o governo! Vamos esperar a verdadeira equpe de Izaias anunciada por ele mesmo, para se vai haver mudança mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Luiz honesto? A vá, tá de brincadeira né? Se nao tem nada pra falar fique de boca fechada, ok.

      Excluir
    2. Tinha seu Luiz como uma sumidade, mas a descepção foi grande. Ele mostrou quem é igualziho aos outros. Sua Administração foi governada na "LEI DE GERSON", onde só ele existe e Garanhuns ficou em quinto plano. Garanhuns atrazou e muito em relação a cidadezinha como goiana, Vitoria, Moreno e São Caetano. As Industrias que tinhamo fechou com Silvino e completou dcom seu LUIZ. Seu LUIZ foi o Calcanhar de AQUILIS que destruiu Garanhuns. Agora falar de Honestidade creio que sim, do mesmo modo que acredito em Papai Noel e Coelhinho da pascoa que coloca ovos de chocolate.
      Jonas Ademar

      Excluir
  8. Prometer viadutos, túneis,desenvolvimento, recursos que "JÁ" conseguiu, dezenas de promessas, pregando o que é certo, e o que é correto.Agora com o FPM, despencando, emendas para os senhores deputados e senadores sendo cortadas pela Presidência, os recursos minguando, em todo o Brasil, taí a reunião brevemente marcada com todos os prefeitos em Brasília etc. Passivo astronômico, enfim o tiro pode sair pela culatra, e são só 5000 municípios atrás de recursos, ninguém fabrica dinheiro. Quando o novo prefeito sentar na cadeira com bom senso e sem vaidade, vai sentir o tamanho da bronca, e não me venham com essa de choque de gestão.O povo quer trabalho e renda, para ontem e sinceramente não vejo como isso possa acontecer em 2013, talvez em 2014. Fosse qual fosse o prefeito, o que o prefeito eleito tem que falar já em janeiro logo após assumir é a verdade.Antonio de Pádua Recife

    ResponderExcluir
  9. Izaías, sem vaidade sr. Antônio, faça isso comigo não, vou dormir.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA