PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

LULA E O PT NA HORA DA VERDADE

DO JORNALISTA RICARDO KOTSCHO:

"Por que o bloguista inexplicavelmente não conta nada sobre Rosemary e o possível envolvimento do ex-presidente Lula em algumas operações ilícitas? Aonde está a sua imparcialidade de jornalista?", pergunta o leitor Fernando Aleador, em comentário enviado às 04h57 desta sexta-feira.
Tem toda razão o leitor.
Demorei para escrever e dar esta resposta porque, para mim, estes últimos foram os dias mais difíceis da minha já longa carreira, posto que os fatos envolvem não só velhos amigos meus, como é do conhecimento público, mas um projeto político ao qual dediquei boa parte da minha vida.
Simplesmente, não sabia mais o que dizer. Ao mesmo tempo, não podia brigar com os fatos nem aderir à guerra de extermínio de reputações e de desmonte da imagem do ex-presidente Lula e do PT que está em curso nos últimos meses.
A propósito, escrevi no começo de novembro um texto que se mostrou premonitório sob o título "O alvo agora é Lula na guerra sem fim", quando o STF consumou a condenação dos ex-dirigentes do PT José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares.
De uma hora para outra, a começar pelo julgamento do mensalão, até chegar às revelações da Operação Porto Seguro, o que era um projeto vitorioso de resgate da cidadania reconhecido em todo o mundo levou um tiro na testa e foi jogado na sarjeta das iniquidades.
"O que me intriga é saber por que agora, por que assim e por que tamanha insistência. É claro que o esforço para acabar com a corrupção é legítimo e louvável, mas não terminaram recentemente de sangrar o PT até a entrada do necrotério? Quem estaria sedento por mais?", pergunta-se a colunista Barbara Gancia, na edição de hoje da "Folha", e são exatamente estas as respostas que venho procurando para entender o que está acontecendo.
Talvez elas estejam na página A13 do mesmo jornal, em que se lê: "FHC acusa Lula de confundir interesses públicos e privados". Em discurso num evento promovido pelo PSDB no Jóquei Clube de São Paulo, na quinta-feira, o ex-presidente pontificou, mesmo correndo o risco de falar de corda em casa de enforcado:
"Uma coisa é o governo, a coisa pública, outra coisa é a família. A confusão entre seu interesse de família ou seu interesse pessoal com o interesse público leva à corrupção e é o cupim da democracia".
Sem ter o que propor ao eleitorado, após sofrer três derrotas consecutivas nas eleições presidenciais, e perder até mesmo em São Paulo na última disputa municipal, o PSDB e seus alíados na mídia e em outras instituições nacionais agora partem para o vale-tudo na tentativa desesperada de eliminar por outros meios o adversário que não conseguem vencer nas urnas.
Nada disso, porém, exime o ex-presidente Lula e o PT de virem a público para dar explicações à sociedade porque não dá mais para fazer de conta que nada está acontecendo e tudo se resume a uma luta política, que é só dar tempo ao tempo.
A bonita história do partido, que foi fundamental na redemocratização do país, e a dos milhões de militantes que ajudaram a levar o PT ao poder merecem que seus líderes venham a público, não só para responder a FHC e às denúncias sobre a Operação Porto Seguro publicadas diariamente na imprensa, mas para reconhecer os erros cometidos e devolver a esperança a quem acreditou em seu projeto político original, baseado na ética e na igualdade de oportunidades para todos.
Chegou a hora da verdade para Lula e o PT.
É preciso ter a grandeza de vir a público para tratar francamente tanto do caso do mensalão como do esquema de corrupção denunciado pela Operação Porto Seguro, a partir do escritório da Presidência da República em São Paulo, pois não podemos eternamente apenas culpar os adversários pelos males que nos afligem. Isso não resolve.
Mais do que tudo, é urgente apontar novos caminhos para o futuro, algo que a oposição não consegue, até porque não há alternativas ao PT no horizonte partidário, para uma juventude que começa a desacreditar da política e precisa de referências, como eu e minha geração tivemos, na época da luta contra a ditadura.
Conquistamos a democracia e agora precisamos todos zelar por ela.

9 comentários:

  1. Aqui de Gravatá leio isto, e um pouco sem tempo para me estender, eu digo: Se o Kotscho, que sempre foi tão amigo ao ponto de quase se tornar capacho do Lula, escreve isto é porque, Deo gracias, a era lulo/petista passou. Para completar e terminar de vez, sem retrato e sem bilhete, basta o Roberto dizer que concorda com ele.

    Lucinha Peixoto (Blog da Lucinha Peixoto)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí, Dona Lucinha Peixoto, seria a gloria. Fábio - Boa Vista.

      Excluir
  2. Foi a oposição que inventou o mensalão? Foi a imprensa que arranjou uma rapariga para Lula? Foi FHC quem atendia tofos os pedidos dela, inclusive com grande influência na nomeação de amigos corruptos? Foi a oposição que no caso roubou os cofres públicos? Ora Roberto, você pensa que o povo é bêsta? Rafael Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FHC TAMBÉM TINHA UMA RAPARIGA UMA REPÓRTER DA GLOBO TA LEMBRADO PROFESSOR PELO MENOS NISSO O PRESIDENTE METIDO EMPATOU COM O LULA

      Excluir
  3. Eu acredito que está surgindo uma geração que é capaz de superar essa máfia que vem sendo alimentada por Lula e pelo próprio PT, e a prova disso está em pessoas como nosso Governador Eduardo Campos que teve a coragem de olhar pra Recife além da briga podre que o PT criou em nossa Capital Pernambucana, elegendo com todos os Recifenses um Novo Prefeito para Um Novo Recife, e assim trouxe esperança a cada cidadão de dias melhores. Acredito que a democracia pode ser exercida com uma política partidária pautada em valores éticos que jamais firam principios elementares de nossa Constituição.Encerro as minhas palavras na certeza de um Brasil desenvolvido de verdade, através da união político partidária FOCADA EM UMA GESTÃO DE RESULTADO como NOSSO QUERIDO PERNAMBUCO vive neste momento.

    ResponderExcluir
  4. Precisamos conter a sede de poder do PT,antes que seja tarde... Imaginem o movimento sem-terra armado, isto é possivel sim senhor, e não tem esta de Dilma dar uma boazinha não, é conivente com toda a safadeza de LULA..

    A Democracia só sobreviverá com alternância de poder, continuismo nunca mais....

    Acorda Brasil!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. José Fernandes Costa1 de dezembro de 2012 às 10:16

    Ô seu Rafael! E quem pagou a prostituta de Fernando Henrique em Barcelona? Refiro-me à Miriam Dutra que foi morar na Espanha com o filho de FHC. E levou a mãe dela e mais um séquito de mordomos pra viverem numa bela mansão num paraíso espanhol. - Se o filho é ou não de Fernando Henrique, pouco se me dá. Mas a puta era dele. - E FHC registrou o Tomás Dutra como seu filho. - Enfim, o certo é que nós pagamos a conta por inteiro, durante, pelo menos, 14 anos. - Então, vamos logo confessar que nós somos todos trouxas, otários, idiotas. - E, com Lula, com FHC ou com "Cerra", o nosso espírito de indolentes vai continuar. - Porque é o nosso povo latino que não presta. - Para mim, ladrão, é ladrão, venha ele de onde vier./.

    ResponderExcluir
  6. O PT como oposição atirava pedra nos outros: como governo, tem teto de vidro e ainda assim, atira pedra nos outros. Ora, supor que tudo isso que está sendo revelado é um golpe da oposição, no mínimo é ingênuo e romântico.Convenhamos, senhores, quem criou o mensalão foi o PT! Quem criou esta Rosemary foi o PT! Então parem de procurar bodes expiatórios e façam a MEA CULPA! O PT como ideologia fracassou! Quem tanto "combateu" a corrupção, hoje dorme no leito resplandescente da ilicitude, da arrogância, prepotência e dissimulação!
    O Sr. Luís Inácio é o maior corrupto que já tive o desprazer de ver no comando deste País! Só falta ele agora dizer que nem sabia o que esta Rosemary fazia! Ora, se nem a Primeira-dama não compartilhava o mesmo lugar com ela! Vão dizer que eram ciúmes...Apontar os erros dos outros é fácil; eu quero é ver o PT asssumir os próprios erros! Ou foi troca de favores pessoais ou sexuais, mas o Lula está metido nisto até o pescoço! E quem quiser se iludir, que se iluda! O sonho petista acabou!

    ResponderExcluir
  7. José Fernandes Costa1 de dezembro de 2012 às 11:34

    E não sei se foi a imprensa quem contratou puta pra Lula. Mas sei que o Sistema Globo de Comunicações cedeu a Miriam Dutra, que foi parir em Barcelona. - Tudo em troca da dispensa da CPMF e outras coisinhas. - E essa medida camarada, entre Fernando Henrique e a Globo, beneficiou todo o sistema de comunicações. - Tendo sido negociada pelos puxa-sacos de Fernando Henrique: - Sérgio Motta, Zé "Cerra" e muitos outros atores dessa farsa pornô./

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA