PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

IZAÍAS PODERÁ TER DOIS SECRETÁRIOS DA UFRPE

Dois professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco poderão ser secretários na gestão de Izaías Régis (PTB). Segundo release que nos foi enviado pelo radialista Geraldo Mouret, ligado à instituição de ensino superior, o prefeito eleito convidou o engenheiro agrônomo Epaminondas Borges para ser o titular da Secretaria de Agricultura e o veterinário Marcos Renato Mattos para comandar a futura Secretaria de Meio Ambiente.

A notícia chegou a ser comemorada e comentada na comunidade acadêmica.

 "Acho muito acertada essa escolha", comentou Cinthia Pereira, aluna do curso de agronomia da Rural. Ela destaca a importância de quadros da Universidade numa gestão municipal: "É a primeira vez que teremos no governo municipal professores com vasta experiência técnica e que já mostram sua competência enquanto gestores". Para Iranilda Sampaio, aluna da Universidade de Pernambuco (UPE), os professores Marcos Renato e Epaminondas Borges são destaque pelo envolvimento com a causa pública e compromisso com Garanhuns, pois estão sempre envolvidos em projetos que buscam a melhoria de vida da população.

O deputado e prefeito eleito, Izaías Régis, está em Recife. Tentamos falar com ele pelo telefone sobre as informações obtidas através da UFRPE. Inicialmente não conseguimos, porque o sinal da TIM hoje está péssimo. Mas insistimos e tivemos o contato pelo celular. O petebista confirmou os convites a Epaminondas, Renato e também a professora Eliane (matéria postada anteriormente). Ele espera contar com esses quadros no seu governo, por isso aguarda que a Universidade libere os dois professores. 

Como se percebe, Izaías está seguindo religiosamente o que pregou logo depois de eleito: que os secretários e diretores da prefeitura seriam preferencialmente técnicos, escolhidos por competência e não por critérios políticos.

15 comentários:

  1. A criação da Secretaria da Mulher por si só já é um fato relevante; a escolha da futura secretária é das mais acertadas; salutar essa busca de pessoas em instituições respeitáveis como a UFRPE, UPE, SEBRAE E AESGA; o prefeito Izaías Régis valoriza os meios científicos e a inteligência e isso é animador; por isso nós todas e todos estamos na torcida para que tudo dê certo.

    ResponderExcluir
  2. Um grande começo de gestão. Se todos os prefeitos tivessem essa consciência de colocar técnicos competentes nas secretarias municipais nossas cidades seriam bem melhores. Já trabalhei em prefeitura e sei o quanto um político despreparado atrapalha a gestão técnica das ações de uma secretaria. Parabéns, ótima escolha e dois grandes profissionais.

    ResponderExcluir
  3. Isso é verdade, Telma. Nada de empreguinhos arrumados só para empregar secretários no alto escalão como Luiz Carlos o atual prefeito faz. Dá altos salários, emprega todo mundo, quando exonera as pessoas ainda dá um jeito de deixá-las recebendo o seu pagamento em casa sem pisar na prefeitura. Tem até fantasma que é secretário! E os serviços da cidade que se danem, o povo que se dane! Zé Ciço

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente em um agrônomo como secretário da agricultura, agora um veterinário na secretaria de meio ambiente talvez esteja um pouco deslocado, mas em política tudo é possível, calo a minha boca. Vem aí o projeto e execução sobre a destinação de resíduos sólido (sêcos e molhados), os resíduos líquidos cujos esgotos a céu aberto nesta cidade não param de escorrer sem destinação nenhuma. Quero ver projetos e competências nestas áreas.

    ResponderExcluir
  5. Izaias tá mostrando que sabe o que faz. Esses professores são muito bons.

    ResponderExcluir
  6. Acho de uma besteira essa de so colocar tecnicos no secretsriado, temos um exemplo de prefeitura que so colocou tecnicos e foi um desastre. Este exemplo foi Joao da costa do recife tem que ter criterios tem agora se nao tiver um pouquinho de politica vai de agua a baixo.
    Paulo firmino - Boa vista Garanhuns

    ResponderExcluir
  7. Boa noite. Fiquei surpreso ao ver a indicação destes professores para Secretariado, somado aos bons nomes já indicados anteriormente. Isso mostra que Izaias sabe o que fais. Concordo que parece deslocado colocar um veterinário para secretário de meio ambiente mas gostaria de defender o professor. Conheço pessoalmente os dois indicados, são pessoas fantásticas. Epaminondas não é apenas “um” agrônomo, mas sim “o” agrônomo, o cara é especial, basta olhar seu currículo. Sobre o “veterinário”, o cara é muito bom. Antes de veterinário ele é técnico agropecuário e já trabalhou com meio ambiente em vários estados, trabalhou no IBAMA, zoológico, parques, fundou ONG ambientais e prestou serviço para várias ONG, como veterinário já trabalhava com conservação de animais silvestres, e fez mestrado e doutorado nisso. Também tem especialização em Auditoria Ambiental, em Gestao ambiental, em conservação de áreas naturais, trabalhou e coordena grupos de recuperação de áreas degradadas, enfim, o cara é tampa de crush em meio ambiente. Pra completar, já disse isso a ele pessoalmente, ele conhece mais as questões ambientais de Garanhuns do que qualquer um de nós garanhuenses. Acompanhei ele como presidente do CODEMA de Garanhuns por anos e o codema foi considerado o melhor do estado, um dos melhores do Brasil. Nunca se envolveu com política, nunca se filiou, não se corrompe e é trabalhador. Qualquer um que quiser perguntar dele vai ter essa mesma resposta. No Codema tudo é transparente, reuniões abertas, atas publicadas, tudo sem esconder nada. Coordena o maior concurso de educação ambiental do mundo aqui em Garanhuns. Preste atenção, disse do mundo, não é o maior de Garanhuns ou de Pernambuco, é do mundo. Tem experiência em resíduos sólidos, enfim, não tem pessoa melhor em todo o estado de Pernambuco para ser secretário do que o Renato do CODEMA. Boto fé nesses dois caras e não é de hoje. Quem quer projetos e competências quer esses caras no governo de Izaias Regis. Parab´nes Izaias.

    ResponderExcluir
  8. Conheço os dois professores e sei que farão um trabalho excepcional nas duas secretarias. Epaminondas tem todas as competências do mundo para fazer a Secretaria de Agricultura funcionar como deve ser, atendendo as famílias e dando todo suporte que elas precisam para que se desenvolvam. Marcos Renato, apesar de muitos falarem que ele está deslocado por ser um Médico Veterinário, tem currículo e capacidade de sobra para tocar a Secretaria de Meio Ambiente, é um cara que está totalmente envolvido com a questão ambiental da cidade e como já foi dito, foi presidente da CODEMA e faz um ótimo trabalho a frente dos concursos ambientais na cidade!!!!!

    ResponderExcluir
  9. FOI UMA ESCOLHA DE GRANDE IMPORTANCIA PARA O MUNICÍPIO DE GARANHUNS, POIS ATRAVES DESSES PROFESSORES DE GRANDE COMPETENCIA E RESPONSABILIDADE, QUE O GOVERNO MUNICIPAL CONSEGUIRA UMA GRANDE PARCERIA COM A UNIVERSIDADE, DESTA FORMA, TRAZENDO MUITOS BENEFICIOS PARA A ZONA RURAL, ATRAVES DE PROJETOS E OPORTUNIDADES PARA O AGRICULTOR.

    ROMULO ALMEIDA

    ResponderExcluir
  10. Escolha acertada.

    Dois excelentes nomes que usarão seus conhecimentos para o desenvolvimento e melhoria dos serviços públicos de Garanhuns.

    Parabéns Izais por pensar grande.

    ResponderExcluir
  11. Imagino como o povo de Garanhuns, já está feliz com o governos de Izaías, que ainda irá começar. Estou muito feliz, mesmo não sendo de Garanhuns, mas Garanhuns é uma cidade que acolhe nós das cidades visinhas, nós estudamos em Garanhuns, vamos ao cinema em Garanhuns, vamos as festas em Garanhuns, trabalhamos em Garanhuns, enfim, o melhor pra Garanhuns é com certeza o melhor para o Agreste Meridional.A escolha de Izaías, para fazer parte de seu secretariado, os professores Epaminondas e Marcos Renato, é sem sombra de dúvidas um diferencial nesse governo, são pessoas extremamente competentes e que tem uma visão muito ampla. Garanhuns só tem a ganhar! Muuito feliz, estou.

    ResponderExcluir
  12. Sou professora do município e ja fazem 5 anos que venho acompanhando o trabalho do professor Marcos Renato do CODEMA. Participo todos os anos do Concurso de Educação Ambiental que ele coordena e já vejo mudanças de atitudes ambientais positivas nos meus alunos. Não conheço o professor Epaminondas, mas tenho a certeza que é um profissional do mesmo gabarito, afinal os dois são da Rural, Universidade que tanto esperávamos na nossa região. Izaias Regis, você fez a escolha mais acertada. Hoje, como professora do ensino municipal posso dizer agora que estou orgulhosa da minha cidade. Que Deus proteja e que ilumine os caminhos desses dois professores. Parabéns Izaias!

    ResponderExcluir
  13. PARECE QUE VAI DAR CERTO MESMO. O SEBRAE JÁ DEU SINAL POSITIVO E DESTES DOIS PROFESSORES JÁ SAIU NO SITE DA UFRPE! PARABÉNS IZAIAS. ASSIM QUE SE FAZ UMA BOA GESTÃO!

    ResponderExcluir
  14. ESQUECI DE POSTAR O SITE DA UFRPE COM A NOTÍCIA. http://www.ufrpe.br/noticia_ver.php?idConteudo=11709

    ResponderExcluir
  15. Marcos Renato Mattos (Meio Ambiente), e Epaminondas Borges (Agricultura),ambos da UFRPE, deixa claro a eficácia do modelo de gestão proposto por Izaías Régis...baseado na competencia...Parabéns pela escolha dos tecnicos, e esperamos que a partir dessa escolha tão acertada que o sucesso dessas secretarias seja pleno...E TENHO DITOOO

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA