GOVERNO DE PERNAMBUCO

GOVERNO DE PERNAMBUCO
Governo de Pernambuco

A MORTE RONDA O SHOPPING RIO MAR

Com apenas uma semana de inaugurado, o Shopping Rio Mar, a nova sensação de Recife, é alvo de uma grande polêmica na cidade. Um cliente morreu dentro do estabelecimento comercial e a família da vítima denuncia negligência dos responsáveis pela empresa. A notícia foi passada pelo Facebook  pois as rádios e jornais da capital silenciaram o fato. João Carlos Paes Mendonça, dono do Rio Mar, é também proprietário do Sistema Jornal do Commercio, com jornal, rádios e televisão na capital pernambucana.

Segue o texto de Bernardo Barbosa contando como aconteceu a morte do seu pai.

Pensei bastante antes de publicar isso, não gosto de expor minha vida assim, mas neste caso, senti a necessidade.
 
O último sábado eu perdi o meu pai, meu grande amigo, está sendo um choque para a nossa família, iremos superar, tenho certeza, mas o que nos deixou indignados foi o fato de como ocorreu isso.

Sábado meu pai foi com a minha mãe e mais duas tias para o shopping Rio Mar. Ch
egando lá eles se separaram e combinaram um horário de encontro (19:40), meu pai ficou só e minha mãe com as minhas tias. Antes desse encontro, meu pai estava na loja Le Biscuit, onde passou mal e caiu. Nesse momento tinha uma família, a qual agradeço imensamente, que viu o fato e tentou socorrer. Uma das pessoas era técnica de enfermagem e tentou fazer os primeiros socorros da maneira que podia. Neste momento, outro membro da própria família, solicitou socorro aos funcionários da Le Biscuit, mas além de quererem “abafar” o caso, tentaram tomar o celular do meu pai que estava na mão dele, nesse momento o coração do meu pai ainda batia.

Depois de 20 minutos chegaram os bombeiros, sem nenhum equipamento e sem saber fazer os procedimentos corretos, só depois de mais algum tempo conseguiram um desfibrilador, mas não sabiam exatamente como usar. 

Agora vem a parte da triste coincidência, eu estava no térreo do Rio Mar, próximo a saída, com uns amigos, quando vejo os bombeiros passando com uma pessoa, era o meu pai, até esse momento eu não sabia nem que meu pai estava no shopping, corri acompanhando ele até a saída para levarem até a ambulância, mas que ambulância? O carro do socorro era uma Hilux da segurança do shopping, eu vi o momento em que colocaram o meu pai na caçamba e arrancaram com o carro, detalhe: ele quase cai da caçamba, por sorte alguém segurou a maca quando estava caindo, pararam o carro e seguiram. 

Corri até meu carro para ir ao hospital, tentei ligar inúmeras vezes para minha mãe, mas o sinal do celular dentro do shopping é péssimo, meus amigos tiveram que anunciar o nome dela no shopping. Quando eu tento sair do shopping, depois de muita luta contra o engarrafamento, vejo uma ambulância do SAMU tentando sair do Rio Mar (meu pai não estava lá), mas a ambulância não conseguiu sair porque era mais alta do que o teto da saída do shopping, tiveram que seguir para outra saída mais distante. 

Infelizmente quando eu cheguei ao Hospital Português, recebi a triste notícia de que ele havia falecido. 

A história poderia ter sido diferente, se tivesse um socorro adequado, digno de um shopping do porte do Rio Mar. Deixo esse fato público não só pensando na minha família, mas em outras milhares que frequentam o Rio Mar, para que fatalidades como esta não aconteçam outra vez.

A direção do Shopping Rio Mar deu explicações sobre a fatalidade através da seguinte nota oficial:

"O Shopping lamenta profundamente o fato ocorrido com o senhor Valdir Barbosa e se solidariza com toda a família. A administração informa que a partir do momento que foi acionada pela equipe da loja onde houve a ocorrência, em minutos chegou ao local o chefe da Brigada de Emergência, treinado e qualificado para prestar primeiros socorros, utilizando todos os procedimentos necessários. O shopping possui duas ambulâncias, mas devido a urgência do caso e do elevado fluxo de veículos no local, no final de semana, foi utilizado o carro mais próximo, uma Hilux da segurança, levando o paciente imediatamente para o Hospital Português, pela proximidade e por ser referência em cardiologia. Naquele hospital foi atendido por sua equipe médica."

FOTOS: 1) O Shopping Rio Mar, considerado "o maior do Nordeste"; 2) Bernardo Barbosa, que usou a Rede Social para denunciar o descaso da direção do Centro Comercial.

9 comentários:

  1. MARIA DA ESPERANÇA13 de novembro de 2012 10:04

    Caro Bernardo: só Deus e Nossa Senhora irão ajudar a você e sua familia por irreparável perda. Acione a Justiça contra o Shopping Rio Mar que nem bem inaugurou já está mostrando que em casos semelhantes o cidadão morre sem a devida assistência. Tenho certeza que, se tal fato tivesse ocorrido no Shopping Center Recife seu pai teria tido a assistência necessária e talvez não tivesse vindo à óbito.Nossos sinceros pêsames !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não procura o culpado ,morreu porque chegou a hora

      Excluir
  2. fora os que morreram na construção. até parece que nunca viram um shopping. todo mundo querendo conhecer na primeira semana. tendo imagens horríveis reportadas pelo tumulto da multidão.

    Roberta Almeida - Recife

    ResponderExcluir
  3. 2ª maior índice de morte e acidentes é o transporte inadequado. o Chefe da Brigada tem o dever de saber disso.

    ResponderExcluir
  4. FICO TRISTE POR SUA FAMILIA,MAS SAIBA Q DEUS VÊ TUDO SABE DE TUDO,O RIO MAR PRA O DONO É UMA FORTALEZA POIS O DINHEIRO FALOU MAIS ALTO,POIS APARTIR DO MOMENTO Q ELE QUIS ABAFAR O CASO ESTAVA DANDO VALOR AO DINHEIRO DELE,A MÍDIA E NÃO A VIDA.VIDA ESSA Q PODERIA SER SALVA.COLOCAR PROFISSIONAIS SEM EXPERIÊNCIAS SÓ PRA DIZER Q TEM N É O CORRETO!JAMAIS O DONO QUERIA SER ATENDIDO POR UMA EQUIPE SEM QUALIFICAÇÃO,DIZ-SE O DITADO NÃO DÊ AOS OUTROS O Q NÃO QUER PRA VC.ENTÃO Q ISSO N ACONTEÇA NUNCA MAIS,AMAR O PROXIMO COMO A TI MESMO.EU SEI Q SOFREM Q A PERDA MAIS SAIBAM Q DEUS GUARDA TUDO PRA O JUIZO FINAL.BJO PRA FAMILIA!

    ResponderExcluir
  5. Agora vamos ver se a Direção do Shopping vai tomar alguma medida para que esse fato não ocorra mais.Lembrando que este Shopping está longe de ser um lugar de maravilhas , pois tudo é muito caro.Vão ter q mudsar muita coisa para chegar ao nivel de lugares como : Barra Shopping ; Morumbi Shopping etc.....

    ResponderExcluir
  6. Querida Maria, o Shopping Recife não pode ser referência de respeito com o cliente. Ele começou pequeno, e cresce em etapas. Nunca precisou passar por uma prova de fogo dessas. O que não justifica de forma alguma essa calamidade que foi a primeira semana do RioMar Recife, eles deveriam ter se preparado para qualquer coisa. No Shopping Recife minha mãe escorregou em uma poça d'água em frente ao Bompreço, na descida da escada rolante. Rapidamente o segurança que fica em frente a escada , acionou o REC. Ao chegarem, com um socorrista, veio também um auxiliar da limpeza, que rapidamente limpou a água do chão. A partir daí, foi um caos! Eles ficaram nos fazendo de doidos. Diziam que "ela escorregou sozinha". "Que jamais o chão poderia estar molhado, pois tem uma pessoa que fiscaliza isso o tempo todo". "Ela aparentemente teve um princípio de desmaio...concluindo, estamos nas mãos desse tipo de gente, pois não vivemos num país sério. Com leis, mas sem ter quem faça cumprir. Devemos estar sempre armados de nossos celulares, máquinas fotográficas, etc...e logo que surgir qualquer fato, registrar e ter provas do que ocorreu. Abraço

    ResponderExcluir
  7. Começou com morte e está fadado a se acabar com morte! Só deus viu

    ResponderExcluir
  8. PALHAÇADA. Morreu porque tinha que morrer. Poderia ser em qualquer canto, animal.

    ResponderExcluir