PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

RACISMO TAMBÉM DÁ AS CARAS EM GARANHUNS

Uma postagem deste blog informando do apoio de líderes quilombolas de Garanhuns ao candidato Izaías Régis, provocou uma série de comentários de cunho racista. A maioria dos que destilaram seus preconceitos contra os negros se esconderam covardemente no anonimato.

Um desses anônimos avaliou assim os moradores do Sítio Castainho: “São os negros mais trairás que se tem conhecimento. Vão procurar os três comitê para vender seus voto. É os voto mais caro da zona rural é da negrada do castainho” (sic). Outro, usando o nome de São Benedito, o santo de cor da Igreja Católica, produziu essa pérola: “Silvino adora o voto de nego cabeça, que aliás, tem muitos. Quanto aos nego mundissa fica lá com Zé da Luz”. Um terceiro desdenhou os votos dos quilombolas: “E quem disse que Silvino quer o voto dessa negrada?”.

Houve também quem protestasse filosoficamente contra o preconceito: “Creio que não exista nada mais adequado aos comentários racistas postados acima que esta frase: Alguns cientistas acreditam que hidrogênio, por ser tão abundante, é o elemento básico do universo. Eu questiono este pensamento. Existe mais estupidez do que hidrogênio. Estupidez é o elemento básico do universo (FRANK ZAPPA)”, escreveu um leitor, sem também se identificar.

Esta foi possivelmente de um morador das comunidades atingidas, que reagiu irritado e com palavrões: “esta vai para todos os que agem com racismo. Pessoas como vocês valem menos que a bosta destes que vocês chamam de negrinhos ou negradas por puro racismo. Vocês são tao fracos que não tem coragem de mostrarem a cara,bando de idiotas filhos da p...,só sendo eleitor de fiiiiiicha,suuuuuuja se vocês não tem o que falar fecha a fossa(boca),porque estou sentindo cheiro de bosta”

Cícero, do centro, um dos poucos que usou um nome, também defendeu as pessoas de cor e aproveitou para fazer a defesa do seu candidato: “ a negratada, eduardo campos, lula, dilma e a maioria do povo de garanhuns estamos com Izaias, fora Paulo camelo os outros são fichas sujas”, detonou.

Mas outro anônimo advertiu: “Quem confiar nos votos dos neguinho do castainho ta lascado. O que eles sabem é beber cachaça e votar por dinhero.

O professor Walber se idenficou e postou inclusive sua foto, também saindo na defesa dos moradores do Castainho e sítios vizinhos: “eles tem mais que apoiarem Izaias pois silvino e Luis carlos não realizaram incentivos para essa comunidade do castainho que sofrem a anos com desprezo por serem pobres”, anotou.

Os comentários estão publicados como chegaram ao blog, respeitados os erros de português de cada um.

22 comentários:

  1. Vamos deixar de demagogia barata, gente! Todos voces sabem muito bem que esses comentários tem um fundo de verdade.

    ResponderExcluir
  2. Izaias tá é ferrado com o acordo que feis com essa negrada. prepare sandalha havaiana para distribuir para esses pidão.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente existem pessoas que se acham melhores que os outros apenas por causa da cor. O que é a cor além de um mero detalhe? Se pudéssemos nos virar pelo avesso, será que essas pessoas encontrariam alguma diferença entre elas e os outros? Deus é tão bom que não nos permite tal estratégia, para que usemos a inteligência e o coração e não os olhos para ver cada pessoa como uma criatura Sua, ser humano criado à Sua imagem e semelhança, portanto exatamente iguais. Os que se acham diferentes devem lembrar que, após a doce vida aqui da terra, seu corpo tão bem coberto por uma pele da qual tanto se orgulham será devorado pelos vermes como o de qualquer negro, amarelo, índio...restando apenas um pobre esqueleto tão igual aos demais que nem seu orgulhoso dono poderá reconhecer.Jaqueline Dantas

    ResponderExcluir
  4. fui eu cicero santana quem reagiu com irritação contra o racismo implantado na campanha politica,confesso que usei palavras até grosseiras,quero dizer que moro em heliópolis, não moro en comunidade de quilonbolas,nen conheço,mas gostaria muito de conheçer, e tenho muito respeito por estes guerreiros que construiram as mais belas histórias do nosso Brasil colonial ,minha irritação é porque considero o racismo o pior dos preconceitos que existem,porque ninguem pediu para nasçer negro,acho até uma cor bonita,feio mesmo é o preconceito e este deve ser punico con rigor da lei

    ResponderExcluir
  5. Que tamanho absurdo, que nao goste do candidato ,mas dizer as barbaridades com nossos quilombolas, gente sem ética e sem respeito ao proximo,quem fez um comentario desse sera q tem deus /Gosto muito desse blog mas qdo li estes comentarios ontem chega. desliguei o computador ,.Pensei q nao existisse mais seres humanos assim racistas e querendo humilhar o próximo.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de expressar meu sincero respeito as pessoas negras, dizendo que nosso país não foi construído por mãos de escravos, e sim por mãos de homens de raça, orgulho, beleza e alegria (sim, estou falando dos negros).
    Não sou negro, mas minha esposa é, e para mim isso fez a diferença, e é para os pseudo intelectuais que acham que sabem de política que lhes digo: Sua falsa superioridade não é nada mais que uma inferioridade transvestida. Transvestida sim! Já que nem de humanos se vestem, também não os culpo, mas os responsabilizo pela forma como me tratam com tanta ética da cortesia, para não dizer falsidade, ao me chamarem de Doutor, depois de saberem minha profissão.
    Estas atitudes de pseudos intelectuais não se prestam a pelo menos respeitar os homens que fazem nossa cidade ter um pouco mais de cultura.
    Dizem de peito estufado: "SOMOS A SUÍÇA PERNAMBUCANA". Sim, eu os vejo como tal, Suíça esta que nos devolveu Paula Oliveira, 26 anos,uma bacharel em Direito, que devido as agressões sofridas acabou por abortar seus filhos gêmeos, tendo ainda que voltar para casa talhada como se fosse apenas um objeto. Ela não era negra. Ela era apenas brasileira em um país com algumas pessoas de pensamentos neonazistas e purificadores.
    Me enojo das atitudes destes falsos moralistas que não assumem seu racismo, e que por não poder comprar o carro que estão vendendo, também não abrem a porta para um negro ou uma pessoa não tão bem vestida, pois, estes só por existirem os insultam, imaginam que este não tem dinheiro para pagar. O simples fato de ser branco e as vezes até ser negro racista, já é motivo para se acharem melhor que o negro.
    Me enojo ainda das atitudes dos políticos que veem o negro como algo tão sujo quanto o velho preconceito da velha igreja católica, que difama a cultura afro-brasileira e seus cultos.
    Com outros olhos estes [os políticos] veem os títulos destes eleitores negros que me refiro,tão brancos quanto as vestes das virgens e puras mães que foram tomadas nos braços dos seus pais.
    O que não me enoja? É ser neto de um negro, ter tido um irmão de cor negra, ser casado com uma mulher negra e nem por isso me sentir mais branco.

    Deixo o link da reportagem de 11/02/09 - 19h15 - Atualizado em 12/02/09 - 08h55 - Portal G1

    << http://g1.globo.com/Noticias/Mundo /0,,MUL997835-5602,00-BRASILEIRA+GRAVIDA+E+AGREDIDA+POR+NEONAZISTAS+NA+SUICA+E+PERDE+GEMEOS.html >>


    Agradecimentos ao blogueiro Roberto Almeida, pessoa por quem tenho admiração, agradeço-o ainda por ter criado virtualmente este espaço para discussões reais. Não mudaremos o mundo, mas mudaremos algo.
    __________
    Cidadão Brasileiro Branco, Casado com uma Negra e Ateu.

    ResponderExcluir
  7. A sorte de muitos negros como eu, é que antes de existir qualquer seres a repugnantes como esses, existe Deus e muitos intelectuais com boas intensões no Brasil e fora do Brasil; mas o preconceito principalmente contra os negros, nunca vai acabar, o que existe é uma falsa moralidade, porque declara-se publicamente, o individuo irá sofrer algumas consequências indesejáveis. Sou funcionário de uma repartição pública aqui em nossa Garanhuns e, se não bastasse a discriminação dos bracos, ainda sofro com a discriminação de pessoas da minha própria cor, é lamentável, mas é a pura verdade. Muitas pessoas transvestidas de um falso modernismo, tentam justificar muitos valores humanos e cristãos deixados de praticar, mas quando se trata de destilar seus preconceitos
    seus instintos primitivos se aflora e esquecem o tal modernismo e a diplomacia que rege a boa convivência com o outro. João Barreto - Heliópolis - Garanhuns

    ResponderExcluir
  8. todo mundo é livre pra votar em quem bém entender, vamos fazer uma poilitica limpa, deixar de falar um do outro, o povo de garanhuns não merece isso, falar de quem, não estar no poder é bom, todo mundo agora é bonzinho.

    ResponderExcluir
  9. Vejam as fotos dessas duas crianças; uma negra e outra branca; não há diferença entre elas; são iguais e na sua inocência não tem preconceito e ignoram as maldades do mundo; quando as pessoas crescem surgem esses monstros ignorantes destilando preconceitos, brigando por causa de políticos que também deviam dar o exemplo; Garanhuns deve se orgulha de Castainho, Timbó e Estivas e não dar espaço para o racismo que entristece a Nação Brasileira.

    ResponderExcluir
  10. Roberto, todos somos filhos de Deus, independente da cor. Auguns querem denegrir a imágem de um candidato, isso fica visível, da para perceber. Perante a lei, reafirma-se que todos somos iguais, ninguém deve dar guarida a auguns energúmenos que jogam baixo e envólvem o nome de pessoas sem que sejam autorizadas pelas mesmas. Abraços. Carlos Cunha.

    ResponderExcluir
  11. É UMA PENA, QUE EXISTA PESSOAS QUE AINDA TENHAM PRECONCEITO. NESTE MUNDO TODOS SOMOS IGUAIS. ESSAS PESSOAS SÂO POBRES DE ESPIRITO . NÃO SÃO SERES HUMANO.

    ResponderExcluir
  12. É UMA PENA QUE VOCêS QUILOMBOLAS SE DEIXEM LEVAR POR BRIGAS POLITICAS QUE SÓ MENTE TÃO USANDO VCS ESSAS MENSAGENS PODE TER VINDO DE QUALQUER UM DOS LADOS POLITICOS PRINCIPALMENTE POR O PROPIO PARTIDO QUE VCS ESTÃO APOIANDO NÃO SEJAN TOLOS DE FICAREM NESSE FOGO CRUZADO VCS TEM MUITO CULTURA PARA TAREM SE DEIXAREM SER UZADOS

    ResponderExcluir
  13. ACESSE ESTE BLOG E ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS...
    http://alvoreceraurora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Tire o seu racismo do caminho, que eu quero passar com a minha cor. ( do livro Desaforismos de Georges Najjar Jr )

    ResponderExcluir
  15. Sou branquinho e convivo numa boa com os negros num sei pq tanto preconceito e ruindade, admiro Zé Carlos do Castainho e Expedito e tenho certeza de que nas comunidades deles existe muta gente boa além disso entre os ricos existe da mesma forma cachaceiro, maconheiro e assassino

    ResponderExcluir
  16. esta página tá uma casa de misericórdia , todo mundo pedindo clemência com pena da negrada do pé rachado que só vota vendendo o seu voto e tem um comprador oportunista lá das bandas de caetés. vão catarem piolho na cabeça de careca bando de falsos com peninha dos neguinhos tão bonzinhos do castainho e com repugnância de quem tá falando a verdade. É POR ISSO QUE O lULA NÃO PERDE ELEIÇÃO COM ESSA NEGRADA QUE VIVE DE ESMOLA E NÃO DAR UM PREGO NUMA BARRA DE SABÃO.

    ResponderExcluir
  17. Esse tipo de preconceito nao pode ser tolerado por nenhuma sociedade deste país.De uma coisa eu tenho certeza,se esses negros como eles falam de forma preconceituosa fossem pessoas de grandes poderes aquisitivos,esse bando de covarde estaria correndo atras deles,porque só pensam em poder e nao em poder fazer algo de bom para o pobre.Marcos.BOA VISTA!

    ResponderExcluir
  18. Isso é um vergonha recebem o apoio da comunidade, de depois ficam ele mesmos postando comentários racista para tirarem com isso dividendos políticos. Por favor vamos discutir projetos e propostas para garanhuns e para comunidade. Esse tipo de política não é de quem quer governar para o povo e sim defender os seus próprios interesses, seus projetos pessoais. Por favor respeite a inteligência do povo de Garanhuns, esse jeito político ao meu ver vem acompanhado de muita arrogância, os fracassados de hoje são os arrogantes do ontem. Pense nisso. E tu roberto Almeida, não perde teu tempo avaliando esse tipo de comentários para depois publicá-los. Tenha Dó. Gosto de tu és um jornalista porreta. José Osório. Bela Vista - Garanhuns

    ResponderExcluir
  19. SOBRE ESTES COMETÁRIO ACIMA ACHO QUE ESSAS PESSOAS QUE FAZEM ESSES COMETÁRIOS, SÃO PESSOAS SEM CULTURAS, PESSOAS IMCAPAZES DE VIVER EM SOCIEDADE. MAIS VALE UM NEGRO DE CARATÉR DO QUE UM BRANCO SAFADO QUE NÃO CONSEGUI NEM SE DESENVOLVER NA SOCIEDADE UM EXEMPLO É OBAMA TEM CARATER SABE CHEGAR E SABE SAIR E VOCÊS QUE FAZEM ESSES COMETARIOS QUEM SÃO VOCÊS SE INDENTIFIQUEM. EU VOTO EM ZÉ DA LUZ SOU CIDADÃO MAIS O VOTO É ABERTO E NEM PRECISARIA DE BAIXARIA VOC~ES QUE DEFEDEM CANDIDATOS SÃO INCAPAZES DE SER ALGUÉM ESTAR NA HORA TOMAREM VERGONHA NA CARA E RESPEIATAR O PRÓXIMO NÃO VOU MIM INDENTIFICAR POIS NEM VALE APENA PRA UNS RACISTAS RIDICULOS COMO VOCÊS

    ResponderExcluir
  20. (Emanuel Messias Sou Negro Diz...)Preconceito, Opinião sem conhecimento.

    ResponderExcluir
  21. Conheço e convivo com as comunidades quilombolas há mais de 12 (doze) anos, são pessoas que merecem respeito e admiração pelo espírito de luta (existem exceções, assim como nos “ditos arianos”) e apego as suas raízes. Eles são mais democratas (exercendo a democracia) que muitos que se intitulam “brancos” ou outra etnia qualquer: escolheram, democraticamente, uma pessoa para representa-los. Quero dizer, a vocês, que eles têm consciência política e sabem exercê-la, não se surpreendam com o voto deles... Eles vão votar naquele que acharem que é merecedor de sua confiança, pode ser Camelo, Zé da Luz, Silvino ou Izaias, porém vão votar obedecendo a critérios que resultem em desenvolvimento e sustentabilidade; é isso que acredito que eles vão fazer. Quanto a vereador, espero que valorizem o voto votando em Marinho, eles o escolheram. Não os subestimem, vejam quantos votos deram à Isaltino Nascimento, isso sem o tal apoio financeiro que propagaram, deram para que ele fizesse ações estruturadoras e/ou os ajudasse para conseguir projetos visando benefício coletivos.

    ResponderExcluir
  22. foi uma pena só ver esse documentario agora,acredito que Garanhuns é RACISTA MESMO JÁ ANDOU NAS LOJAS DE GARANHUNS PARA VER ? A RAÇA BRANCA É QUEM DOMINA GARANHUNS,A´TÉ MESMO NA PREFEITURA DE GARANHUNS EU RIR E FALEI SERÁ QUE ESTOU NOS ESTADOS UNIDOS ? SÓ VEJO BRANCO TRABALHANDO . ONDE ANDA A RAÇA NEGRA DE GARANHUNS? CERTAMENTE DESSEMPREGADA E PASSANDO FOME, AGORA VEJO QUE EM GARANHUNS O NEGRO NÃO TEM MAS NEM OPÇÃO DE VOTO, DEVO DEIXAR CLARO QUE OS PRÓPRIOS QUE FAZEM GARANHUNS JOGAM ELA NO LIXO, O NEGRO TEM A MESMA CAPACIDADE QUE O BRANCO MAS A POPULAÇÃO DE GARANHUNS NÃO VER ASSIM IZAIS GANHOU SERÁ QUE SÓ TEVE VOTOS DOS NEGROS PARA ELES? ATÉ MESMO NOS CONTRATOS DA REDE PUBLICAS SÓ VER RAÇA BRANCA. ESPERO QUE OS QUE FAZEM GARANHUNS MUDE SEU MODO DE PENSAR E FAÇA A POPULAÇÃO MUDAR TAMBÉM. QUE DEUS TOME DE CONTA DE NOSSA GARANHUNS.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA