PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

AVANÇA LUTA DOS ESTUDANTES DE MEDICINA

Os problemas do Curso de Medicina de Garanhuns foram discutidos, nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa, através de uma audiência pública solicitada pelo deputado estadual Izaías Régis. 

 Os estudantes, que estão em greve, voltaram a enumerar uma série de dificuldades que enfrentam, cobrando a realização de concurso público para contratação de professores e a reforma do hospital Dom Moura para as aulas práticas, dentre outras medidas. 

O reitor Carlos Calado, presente à reunião, reconheceu algumas das questões apresentadas e garantiu que providências estão sendo tomadas para resolver os problemas. 

O promotor Alexandre Bezerra, também presente à Audiência, propôs que o Ministério da Educação faça uma fiscalização no Curso de Medicina da UPE Garanhuns, para verificar o que está certo e errado.

O deputado Izaías Régis disse que a Assembleia está cumprindo o papel de mediadora das discussões de interesse da sociedade. O petebista frisou que o governador Eduardo Campos tem compromisso com o setor de educação e aplaudiu a realização de concurso para seleção de novos professores da unidade de ensino. (Foto: Site da Assembleia Legislativa de Pernambuco).

4 comentários:

  1. Vejo que Izaías é o único político de Garanhuns lutando pelo curso de medicina e o de enfermagem da UPE Garanhuns

    ResponderExcluir
  2. Á MUITO TEMPO QUE IZAIAS BRIGA POR GARANHUNS EM VARIAS FRENTES, SÓ NÃO VER QUEM NÃO QUER, ESSE CIDADÃO TINHA QUE SER PREFEITO DESSA CIDADE, SÓ ASSIM NÁS TERÍAMOS ALGUÉM A FRENTE DA PREFEITURA QUE REALMENTE TEM BOAS INTENÇÕES E AMA DE FATO ESSA TERRA.CICERO ALMEIDA.

    ResponderExcluir
  3. PAULO CAMELO, COMENTA:

    A PRECARIEDADE DO CURSO DE MEDICINA DA UPE/GARANHUNS
    Participei ativamente do movimento estudantil na época da Ditadura Militar. Naquela ocasião recebíamos a repressão militar, hoje o movimento estudantil, ou melhor, as entidades estudantis não são reprimidas, não existe o Decreto Lei 477, o AI 5, e as entidades ainda recebem dinheiro do governo federal para seus encontros. Portanto, pura mamata.
    No entanto, o Movimento Estudantil arrefeceu, porque é controlado nacionamente pelo PC do B e PT, ambos partidos governistas. Para simplificar, basta os casos das fraudes no ENEM e a UNE nada fez.
    Daí se explica o isolamento proposital do Movimento Estudantil da UPE/Garanhuns por melhores condições de ensino no curso de Medicina.
    No Movimento Estudantil sempre há uma Luta Específica e outra Política.
    A Luta Específica está sendo realizada pelos estudantes, mas sem o devido apoio do Diretório Acadêmico (DA), do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) e da União Nacional dos Estudantes (UNE).
    A Luta Política deve se dar no enfrentamento ao governo Eduardo Campos e aos políticos que se dizem o "pai da criança" no que dizem respeito a instalação do curso de Medicina na UPE/Garanhuns. Lembrem-se que o governador Eduardo Campos trouxe a presidente Dilma para a aula inaugural de um curso precário de Medicina. Pelo meu entendimento o governador enganou a presidente Dilma. Então, porquê não marcar uma audiência com a presidente Dilma e o Ministro da Educação, Aluízio Mercadante?
    O curso de medicina exige professores com doutorado e o governo Eduardo Campos quer pagar um valor irrisório para um professor catedrático dar aula. Portanto, a primeira Pendência a ser resolvida é quanto ao salário e a exclusividade do professor.
    Outra Pendência a ser resolvida é quanto a ampliação do aeroporto de Garanhuns. O intercâmbio cultural exige o fácil e rápido deslocamento da comunidade acadêmica.
    É preciso que seja feito um Relatório Detalhado das verbas que foram destinadas pelo governo federal e quanto o governo do Estado de Pernambuco contribuiu. Afinal o governo federal destinou uma verba considerável e o curso funciona precariamente, porquê?
    Caso os estudantes não exerçam sua cidadania e questionem veementemente o governo do Estado de Pernambuco, dificilmente irão sair vitoriosos, porque fica esse bate-boca entre os estudantes e a direção da UPE.
    Finalizando, sugiro que os estudantes reivindiquem que o curso de Medicina da UPE seja incorporado a UFRPE ou até mesmo a UFPE.
    TENHO DITO
    Paulo Camelo de Holanda Cavalcanti, engenheiro civil, militante do PSOL e ex-Presidente do Diretório Acadêmico do Centro de Tecnologia da UFPE, na época do governo militar.

    ResponderExcluir
  4. Se o MEC realmente bater em Garanhuns, QUERO VER Pedro Falcão mostrar a "estrutura de ponta" do curso; QUERO VER esse curso não andar!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA