GOVERNO DE PERNAMBUCO

GOVERNO DE PERNAMBUCO
Governo de Pernambuco

AGRESTE PARTICIPA DA OFICINA DO MAIS CULTURA

Em Moreno, Zona da Mata do Estado, 44 cineclubistas de 16 municípios do Agreste e Sertão pernambucano, participaram da 2º Oficina de Capacitação do Cine Mais Cultura. Uma iniciativa da Fundarpe em parceria com o Ministério da Cultura, o Conselho Nacional de Cineclubes e a Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC).

Articulados em ONGs, associações comunitárias ou grupos culturais, os participantes foram contemplados em edital lançado pela Fundarpe e, após o período de capacitação, estão aptos a receber os kits audiovisuais fornecidos pelo Ministério da Cultura. Presente à mesa de abertura da Oficina, o coordenador geral do Programa Mais Cultura em Pernambuco: Alexandre Miranda, e representando a Regional Nordeste do Ministério da Cultura: Beto Azoubel. Ainda saudando os participantes o presidente da FEPEC Gê Carvalho e a coordenadora do Cine Mais Cultura no Estado Juliana Pinheiro.

MAIS UM ATRATIVO OFERECIDO PELA ACIAGAM

Quarenta e três entidades, a maioria de municípios que ainda não possuem cinemas, receberão a partir de janeiro de 2012 kits audiovisuais com uma tela para projeção, um projetor de vídeo, um aparelho leitor de DVD, uma mesa de som de quatro canais, caixas não amplificadas, um amplificador e dois microfones sem fio.

A ACIAGAM faz parte desse movimento cineclubista, contemplada pelo Ministério da Cultura, através da iniciativa de amigos da entidade Fátima Farias e Eduardo Tavares de Lima. A chegada dos equipamentos é a possibilidade de levar cinema aos locais de difícil acesso, ou até mesmo aos que não tem condições de freqüentar particularmente o da cidade. Animados com a ideia de realizar exibições e desenvolver a cultura e o lazer na nossa cidade, pretende-se potencializar o espaço onde vai acontecer o Cine e entrar na agenda cultural de Garanhuns.

Após as etapas de capacitação e recebimento dos kits, a ACIAGAM será acompanhada por monitores da FEPEC durante seis meses. O convênio firmado tem validade de 02 anos a partir da entrega dos kits, que ficarão em regime de comodata sob a responsabilidade da entidade. A ACIAGAM assumirá o compromisso de realizar pelo menos uma sessão por semana, aberta ao público e com tempo destinado à reflexão sobre a obra exibida. Ao longo de um ano, 60% dos filmes apresentados devem ser produções nacionais.

Mais informações:
Coordenação do Cine Mais Cultura em Pernambuco/Fundarpe: 81 3184.3014
Federação Pernambucana de Cineclubes (Gê Carvalho): 81 9927.9598
ACIAGAM: (87) 3762-3312

Por: Jefferson Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário