PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

AS LIÇÕES DE ARRAES NA POLÍTICA BRASILEIRA

Miguel Arraes nasceu no Ceará, mas fez sua carreira política em Pernambuco. Foi deputado federal, prefeito de Recife e governador do Estado por três vezes. Político sério, vinculado às esquerdas, tinha porém a compreensão de que para conquistar o poder e administrar era preciso costurar alianças com setores conservadores, com a direita. Paulo Guerra, Antônio Farias, Armando Monteiro Filho, Carlos Wilson foram alguns dos políticos atraídos pelo projeto ideológico do velho líder de estilo pessedista.

O importante, pregava Arraes, é manter a hegemonia das forças da esquerda, ou do campo popular.

O ex-governador ensinou o caminho das pedras, inclusive a aliados que viraram inimigos. Jarbas Vasconcelos, derrotado na disputa pelo governo, em 1990, obteve estupenda vitória eleitoral, em 1998, quando se aliou a adversários históricos do PFL, à frente Marco Maciel e Roberto Magalhães.

Lula também conviveu com Miguel Arraes, bebeu na fonte de sua sabedoria política. E só quando abandonou o purismo ideológico, seguindo um receituário parecido com o praticado pelo velho líder das esquerdas pernambucanos, conseguiu vencer as forças conservadoras que o combatiam. E para se manter e vencer novamente, chegar até o fim e eleger a sucessora, continuaria fazendo aliados à direita, muitas vezes tendo de pagar um alto preço por isso.

Só um tolo, um ingênuo em política, acredita que se pode ganhar a eleição e governar Pernambuco ou o Brasil sem o apoio dos partidos, de alguns grandes empresários, de lideranças que comandam grandes feudos regionais. Collor, mesmo tendo sido eleito com apoio maciço da direita e das forças conservadoras, quebrou a cara quando pensou estar acima da sociedade, do Congresso, dos coroneis do interior e dos coroneis do asfalto. A tal da governabilidade não é fácil, Fernando Henrique, Lula e Dilma que o digam.

No Brasil, como na Argentina e outros países da América do Sul, os políticos mais experientes têm na cabeça a lição do Chile. Uma experiência socialista, um presidente verdadeiramente democrata querendo levar o país a mares nunca antes navegados. Sem uma coalização conservadora, contra ele os grandes empresários, a mídia e o Governo dos Estados Unidos da América, foi assassinado dentro do Palácio Presidencial e ainda passaram à história a versão de que Salvador Allende se suicidou. Depois veio Pinochet, um dos golpistas traidores, e foram anos de horror.

Horror que durante quase três décadas tomou conta da América do Sul. Com a ajuda dos Estados Unidos (que podem gostar de democracia lá, pra eles) se estabeleceram ditaduras no Brasil, no Chile, na Argentina, no Paraguai, no Uruguai, no Peru.

Arraes tinha consciência disso tudo e sofreu a noite negra da América do Sul na pele, amargou 16 anos de exílio.

Lula sabe o que é isso pois quando começou a fazer política os trabalhadores apanhavam dos homens de farda no meio da rua e iam para a cadeia por ousar pedir melhores condições de trabalho. Quando sua mãe estava à morte, o ex-presidente estava numa das cadeias da ditadura brasileira.

Achar que Arraes e Paulo Guerra eram iguais, que Lula é o mesmo Sarney, é desconhecer a história e a política. Nem eram iguais nem foram amigos. Se juntaram casualmente por interesses políticos. O importante, lembro novamente o ex-governador, é manter a hegemonia das forças progressistas e populares. É governar com o sentimento do mundo e com os olhos voltados para os que mais precisam.

Arraes e Lula fizeram assim. Por isso estão no coração do povo. Os inimigos podem chamá-los do coronéis, comunistas, oportunistas, analfabetos, maus administradores, acusá-los de coniventes com a corrupção, do que quiserem, este discurso não vai colar junto ao povão.

Os que conseguiram uma vaquinha, um bico de luz em casa, água no terreiro, um emprego, condições de comprar comida, vestir feito gente decente, adquirir seu primeiro carrinho, ver o filho pobre na universidade, andar de avião, ser tratado como gente, feito o patrão... Esses aí, milhões de Marias, Antônio e Josés não vão trocar a vida que conquistaram para si e seus filhos por discurso bonito de nenhum doutor.

Lula tem seus defeitos, como Arraes tinha os dele. Eles, no entanto, fizeram uma obra que a elite e seu séquito de bajuladores não consegue entender: inverteram a lógica do processo e mesmo aliados a setores conservadores trabalharam fazendo mais para os pobres do que os que antecederam. Só isso. E os pobres, mesmo que saibam que os governos têm obrigação de fazer (não é favor), lembrados de que os outros não fizeram por eles, são gratos aos que foram seus aliados, amigos até, transformando suas vidas para sempre.

(Foto: Dom Hélder Câmara e Miguel Arraes - dois "comunistas" que atemorizavam a direita nos anos de chumbo do país).

15 comentários:

  1. O veinho é nota dez. O neto não vale o que o gato enterra.

    ResponderExcluir
  2. Arraes tinha mesmo grandes qualidades é uma pena que seu neto Eduardo Campos não tenha o mesmo sentimento do mundo.

    JORGE FERREIRA DA SILVA - BOA VISTA - GARANHUNS

    ResponderExcluir
  3. Para o garanhuense que mora, honra e defende sua cidade, esse neto de arraes não passa de um vagabundo. Essa é que é a verdade.

    ResponderExcluir
  4. Ele foi um verdadeiro visionário na Política Brasileira, mas o seu neto é uma vergonha quando trata-se de política com P maísculo. Nota Dez pra Arraes e ZERO PRA seu neto.

    ResponderExcluir
  5. ROBERTO: BELAS E SÁBIAS PALAVRAS AS SUAS! - PARABÉNS! - Quanto ao primeiro e o terceiro comentários que chegaram ao MURAL, só mostram a ignorância do nosso povo. Povo que, quando quer, quando lhe convém, só vê defeitos nas pessoas. - Outra: - como se fala muito em forasteiros etc., lembro-lhes: - DOM HÉLDER CÂMARA e MIGUEL ARRAES ERAM CEAREENSES de nascimento. - MAS SE TORNARAM CIDADÃOS DO MUNDO./.

    ResponderExcluir
  6. Você tira o Governo pelo apoio que ele da a direção do Dom Moura que e um verdadeiro desfalque no cofre do estado roubo com o apoio total do galego

    ResponderExcluir
  7. Eduardo Campos tinha tudo para ir até mais longe do que seu avô só que está cometendo o erro de muitos políticos ao achar que pode brincar de deus e aí entra no caminho da perdição...

    ResponderExcluir
  8. TENHO CLASSE E GABARITO28 de outubro de 2011 às 08:08

    O FUMRURAL do ze fernando é feita a Lucinha peixoto. Se mete em tudo e não ganha uma. Tem sugeitos mais impertinemti do que ze fernando e zeca de lagoa do ouro e lucinha nessi murau?

    ResponderExcluir
  9. Caro Roberto,

    Quando viajo no fim de semana, meus afazeres dobram, e eu fico possessa quando você me instiga e eu não posso contraditar à altura, pois o tempo escasseia. Não como o Sr. Ccsta que fica escrevendo que não tem tempo para não ler outros blogs e passa o tempo todo aqui lhe bajulando.
    Hoje só posso dizer que você usa suas belas palavras e o seu texto preciso para cometer uma heresia: Comparar o apedeuta com o Miguel Arraes. Penso que se ele o estiver lendo, junto com o Brizola, não o neto, mas o avô, eles estarão lhe xingando com tudo que é palavrão. Talvez o Brizola não dissesse que você pisaria até no pescoço de sua mãe para defender o Lula, mas chegaria perto.
    Eu suma como diziam lá em Bom Conselho, comparar o Arraes com o Lula é o mesmo que comparar Jesus Cristo com Zé Buchudo. Ele, Arraes, não pode ser comparado nem com o neto, se a comparação for boa. Os anônimos, que o Sr. Ccsta tanto critica e por isso mesmo, estão certos. O Coronel Eduardo nem o nome de Arraes ele herdou, quanto mais a idelologia política. Talvez, o neto possa ser comparado ao Lula, e fazer jus ao dito do Brizola sobre a mãe. Só que ele não pisou no pescoço dela, colocou-a no TCU, mas com o mesmo propósito.
    Tenho que ir a Gravatá e estou terminando o texto para o meu Blog. Mas, sua instigação (será que existe isto mesmo?) é demasiada Roberto.

    Lucinha Peixoto (Blog da Lucinha Peixoto)

    ResponderExcluir
  10. O Lula fez um grande governo: pegou dinhero do tezoro e deu para os PIDÃO todo mes passar o cartão e tirar a micharia no banco. Assim até eu só um bom governo. Pegar dinhero dos outros(imposto) e da a priguissozo. Cadê pulitica publica, cadê. Fizero foi farra com o dinheiro nosso.

    ResponderExcluir
  11. Robertão, desta vêz você exagerou, a Lucinha Araujo astá com toda razão, bem como o Ligadão,atirar com a pólvora alheia é muito fácil. Do poder acima de tudo você não falou. Não acho que a ética, a honradez e a honestidade esteja acima de tudo. O Salvador Allende, jamais deixará de ser um estadista honesto, a história não poderá lhe faltar, morreu, más morreu dignamente, isso você também não falou. O poder meu caro é efêmero, passa enquanto a hombridade e as virtudes ficam.

    ResponderExcluir
  12. Esse texto serve de base para o Paulo Jurássico Camelo.

    Acorda para realidade Camelo.

    Fausto

    ResponderExcluir
  13. Fausto: - O Camelo está hibernando. NÃO o provoque, por favor. É MELHOR que ele hiberne um tempão. - 2. Eu pensava que este BLOG fosse só do Roberto Almeida. Mas descobri que o "seu" PXOTA é sócio DELE. - Fiquei MUTO TRISTE COM ESSA descoberta. - Outra: eu NÃO tenho tempo de ler outros blogs que só publicam asnices. Isto é, coisas de ASNOS. - Mas NESTE BLOG AQUI a gente encontra um pouco de tudo, com BOA QUALIDADE. - E NÃO preciso bajular NINGUÉM. Muito menos o Roberto. E a razão é MUITO SIMPLES: NEM eu sou de bajular ninguém, NEM o Roberto está à procura de bajuladores. Porque ELE NÃO precisa disso. O trabalho DELE é bem aceito, tem audiência, independentemente de bajular ou de ser bajulado. - É ISSO./.

    ResponderExcluir
  14. Esse foi extremamente importante para Zé da Luz.
    Professor e padrinho político.

    Fausto

    ResponderExcluir
  15. E o José Fernandes ainda brinca com um homem sério que é Paulo Camelo. Só responde os outro com ironia e apelhidos bobos. Bem queria ele ter metade dos argumento da Lucinha. Parte para bajulação dizendo que nem tá bajulando. Roberto não precisa disso não ó Zé. Pode bajular menos, ele nem liga.

    Fausto

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA