PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

IZAÍAS, PAULO CAMELO E OS BLOGS

Numa conversa em público no centro da cidade, a qual estava presente o engenheiro Paulo Camelo (PSOL), o deputado estadual Izaías Régis (PTB), procurou minimizar a força dos blogs, que se espalharam nos últimos tempos por todo o Brasil. Somente em Garanhuns, atualmente, existem cerca de 20, a maioria assinados por jornalistas, radialistas e publicitários. “O deputado confessou ter feito uma pesquisa e nesse levantamento os blogs praticamente não aparecem, são lidos por menos de 1% da população local”, revelou Paulo Camelo. Ainda segundo o socialista, o parlamentar também desconsiderou o valor da imprensa escrita, opinando que quase ninguém lê os jornais impressos. “Ele diz essas coisas abertamente na cidade, não sou só eu que ouvi”, salientou o socialista. O representante do PSOL fez questão de dizer que discorda dos números apresentados pelo representante do município na Assembléia Legislativa do Estado.

A pesquisa realizada pelo petebista deve estar correta. É verdade que poucas pessoas leem não somente em Garanhuns, mas na maior parte das cidades brasileiras. Os blogs e redes sociais da internet, porém, são uma realidade ainda nova no Brasil e no mundo. Quatro anos atrás, foram fundamentais à campanha do hoje presidente Barak Obama. Entre nós brasileiros, em 2010, blogs progressistas, tuíteiros e internautas que freqüentam facebook, orkut e outros canais ajudaram Dilma Roussef a se eleger, inclusive se contrapondo à força da grande mídia, toda ela voltada para o tucano José Serra.

É provável que nas campanhas de prefeito, no próximo ano, os blogs e outros instrumentos passem a influir também nas eleições dos municípios pequenos. Esse peso, contudo, possivelmente talvez ainda não apareça em pesquisas, até porque os institutos terão de se modernizar e rever suas metodologias. Pessoalmente, embora seja suspeito, porque sou blogueiro, acredito que somado a Ronaldo César, Wagner Marques, Simão Silva, Marcelo Jorge, Alexandre Marinho, Pereira Filho, Fernanda Beatriz, Eduardo Peixoto, Patty Martins, Calvino Brasil, Altamir Pinheiro, Alex Barbosa, Jonas Lira, Ana Jaíra, Selma do jornal Sináculo, Sivaldo Albino e o próprio Izaías (que também tem um blog), conseguiremos atingir mais de 1% da população.

Garanhuns tem uma classe média forte, toda ela hoje com computador ligado à internet. Outros que não têm este instrumento em casa conseguem usá-lo no trabalho, na escola ou na lan house.

Vejamos o caso da Cohab II, bairro em que mora esse blogueiro. Fica afastado do centro, tem pessoas pobres e uma boa parcela com padrão de classe média. O principal colégio particular local, o Santa Joana Darc, tem quase 700 alunos. Minha filha mais nova estuda nesta escola. Ela e seus coleguinhas todos têm acesso à internet. E estamos na periferia. Acredito que essa realidade não é muito diferente hoje na Cohab I, Indiano, toda Boa Vista, Conjunto Nilo Coelho, Brasília, Manoel Chéu, Brahma, Vila do Quartel, Aluízio Pinto, Mundaú, São Pedro e outras áreas de Garanhuns.

Se muitos ainda não foram incluídos no mundo digital e os jovens não têm incentivo à leitura cabe a nós todos – jornalistas, radialistas, professores, políticos, advogados, juízes, promotores, empresários – lutar contra isso. Já está comprovado que a leitura é fundamental no processo de educação e na formação de cidadãos. Está aí o exemplo da escola do Piauí que ficou em segundo lugar na avaliação do ENEN. O principal segredo do educandário é o investimento em leitura e tecnologia.

Precisamos ter uma posição firme contra o analfabetismo. Seja ele total, digital ou meramente funcional.

21 comentários:

  1. Izaías deve imaginar que só uma coisa conta na eleição o dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Uma escola do meu Piaui ficou em segundo lugar conforme avaliação do ENEM, imaginem se o Ministro hadad mandasse fazer uma averiguação no Colegio Municipal Jose Soares de Almeida em Capoeiras, com certesa obiteria o primeiro lugar.

    ResponderExcluir
  3. Caro Roberto Almeida, não vejo muito fundamento nesta pesquisa que o deputado tem não, acho até que poucas pessoas leiam os blogs mais também acho este numero muito pequeno acho que este percentual é mais alto, agora de uma coisa eu tenho certeza o PT virou partido de aluguel isso é realidade. pois o partido conseguiu levar rosa quidute e o fixa suja do Bartolomeu para os seus quadros, falta vergonha para PT mais não é se estranhar nunca foram capaz de introdizir uma liderança aqui na ciade. e mais agora os radicais irão comer da prefeitura. KKKKK

    ResponderExcluir
  4. Caro Roberto,

    Você ainda não comentou o filme “Um corpo que cai”. Quando vi sua postagem abaixo me lembrei dele. Aliás, todo fim de semana espero ver um corpo apodrecido na Revista Veja. Apodrece e cai durante a semana. Agora é o “turista” da quarta idade, o Novais, que deveria ser agora “não vais mais”. Mesmo, a revelia da ex-faxineira, a faxina vai continuar, pela imprensa.

    Coloquei meu comentário aqui porque mato dois coelhos com uma cajadada só. O que o deputado Isaías (alguma relação como o prefeito de Morde & Assopra?, o Zazá?) diz, pode até ter um fundo de verdade, pois os planos de banda larga estão todos sendo boicotados pelos governos que não querem enfrentar o poder da internet. Bom Conselho é o exemplo no agreste meridional.

    Mas, uma coisa é certa, a gente pode falar ainda para poucos, não somos ainda um instrumento popular, num país com o nível educacional que temos (hoje entrevisto minha faxineira, a Vilma, em meu blog e trato disto), mas aqueles que nos lêem prestam uma atenção danada e são muito expertos. Costumam fazer a cabeça dos outros. E um dia chegaremos lá.

    Lucinha Peixoto (Blog da Lucinha Peixoto)

    ResponderExcluir
  5. Mão Santa não estudou na escola do Piauí nem na de Capoeiras CERTESA com S e OBITERIA é um assassinato ao português. ENEN 0 pra ele.

    ResponderExcluir
  6. Izaías não lê nem o blog dele porque é analfabeto formado em Terezinha.

    ResponderExcluir
  7. Se Izaías acha os blogs sem imprtância, porque ele, através da sua acessoria, mantém um na rede? Acho que ele também não leva em conta, que as notícias postadas nos blogs, são lidas nas rádios. Será que ele pensa que as pessoas também não ouvem rádio?

    ResponderExcluir
  8. Querer ser um diferencial nas relações políticas em garanhuns e região é muita pretensão dos blogueiros daqui.
    Vocês felizmente não fazem a diferença.

    São viciados e comprados.

    A politização é algo raro entre vocês.
    Quem der mais é menos falado.

    Lucas Leiva/Caetés

    ResponderExcluir
  9. Nobre deputado,por favor deixe de conversar besteira,nas calçado,lembre-se que Deus lhe êu dois ouvidos para ouvir mais, e uma boca para falar menos...
    Sempre que vossa excelência expõe seus pensamento,com sua arrogância,que sempre ser o senhor da razão...
    Lembre-se que é um representante do povo e que 1% é uma classe esmagadora de formadores de opinões,classe esta que frustará o seu maior sonho politico que é o de ser prefeito de Garanhuns,assim como fez com Dr Tinoco, Givaldo Calado e outros...

    ResponderExcluir
  10. Será que esta pesquisa é a mesma que coloca ele disparado na frente pra ser prefeito de Garanhuns?

    As pesquisas de Izaías? Quem acredita?

    Resposta:
    A população das Terras do São Nunca.

    Rsrsrsrs.....

    ResponderExcluir
  11. Lucas Leva não acerta uma faz côro com Isaías em menospreza os blogs e vive escrevendo besteira nos mesmo fala em comprado e vive defendendo o maior corrutor da política do Brasil e senhor Zé do Candeeiro vá tê vergonha home! Ou será que é da turma de Sandy?

    ResponderExcluir
  12. Aleluia senhor o Camelo é mais inteligente do que o Isaías

    ResponderExcluir
  13. Alexandre Marinho pensa em montar toda sua estrutura de campanha a prefeito de Garanhuns pelo PSD, baseado na INTERNET aproveitando o poder de fogo que representa o formador de opinião que acessa os blogues da cidade. Do jeito que o sabido do Izaias diz, Alexandre se quer vai ter os votos de Paulo Camelo que não passa de 500 votos.

    ResponderExcluir
  14. Por causa desse bocão toda eleição deminui a votação dele

    ResponderExcluir
  15. Roberto Almeida vc deveria ser imparcial, publica AGREÇÕES GRATUITAS(CORRUTO,BABÕES,ANALFABETO...etc)CONTRA UNS E OMITE VERDADES DE OUTROS,ISSO NÃO É BOM JORNALISMO.

    ResponderExcluir
  16. O deputado, com essas declarações e pesquisas incredulas, está querendo aparecer. Ele está naquela: fale mal de mim, mas fale. Se ninguem lê os blogs de Garanhuns, para que ele tem um?
    Se ninguem lê os blogs de Garanhuns porque Quando eu divulguei uma pesquisa do meu blog, na eleição passada, onde ele não aprecia bem, sua assessoria jurídica veio a mim para que eu retirasse o resultado da pesquisa pois estava correndo o risco de responder judicialmente. Não entendo a posiçaõ do Sr deputado. Afinal os blogs são ou não lidos? Infelizmente no Brasil quando se fala bem de alguem, este gosta e não agradece, quando se fala a verdade que ele não gosta, vem logo a repressão. Coisas da nossa política e dos nossos políticos.

    Blog Simao Silva

    ResponderExcluir
  17. Além de sua candidatura NATIMORTA, seu Paulo Camelo não dar credibilidade as suas palavras quando diz " não sou eu ouvir ",vc ouviu e pronto sua palavra vale, ora Paulo tente mostrar que sua palavra é convicente, já que sua candidatura é nati-morta, quanto ao pseudo Deputado, pergunto como o amigo em comentário acima; Porque ele tem um blog?. Essa ferramenta de comunicação das mais rapidas e lidas em todo mundo talvez ele não alcance, sua equipe muito menos. Há não se esqueçam o PSDB não tá morto.

    ResponderExcluir
  18. BOA TARDE MEU CARO CONFRADE!!!Este cidadão fala muito.Iqual a ele só ZÉ FOLHETEIRO, o rei do cordel nas feira livres.Bom, quem pensar que o POVO é besta, está redondamente enganado, pois o mundo de hoje é GLOBALIZADO via NET.Qualquer pessoa por mais incalta que seja conhece a força da INTERNET, a maior rede mundial de computadores.Consequetemente irá refletir sim na política local, vários formadores de opinião estão plugados na NET 24 horas por dia,e evidentimente servirão como agentes multiplicadores, quer pagar pra ver DEPUTADO? Porém como anda pregando aos quatro ventos o grande DEPUTADO, o mesmo já está eleito, não precisa de internet muito menos da imprensa escrita, pois, segundo ele "POBRE NÃO VER INTERNET MUITO MENOS LER JORNAL". Bom meu amigo RUBERTTO vou ficando aqui assuntando nossa POLITICA.P.S. GARDINO LOBISOMEM

    ResponderExcluir
  19. O que o deputado disse pode ter sido doloroso,mas nao deixa de ser verdade,um porcento da populaçao de Garanhuns sao mais ou menos 13000 almas,no momento so 2 usuarios estao on line os blogs sao ferramentas importantes mais ainda nao possuem tanto impacto na politica local.Marcelo Almeida

    ResponderExcluir
  20. Se o blog chegar a 30 mil acessos deve está sendo visto mesmo por umas 13 mil pessoas isso é 13% e não 1%; Se dobrar esse número dá 26 mil é gente pra caralho será que o deputado consegue conversar com 20 mil eleitores por mês fazendo porta a porta?

    ResponderExcluir
  21. Esses blogs de GARANHUNS não tem capacidade e credibilidade alguma para eleger ou desqualificar qualquer candidato.
    Os comentaristas são os de sempre.
    Somente tem destaque quando falam de Caetés,pois lá meia dúzia de bobocas ficam batendo boca diariamente.

    E sabemos que as opiniões destes blogueiros,se é que valem alguma coisa,são diferentes uma das outras.
    Se blog desse algum resultado o presidente LULA estava lascado.
    Blog e redes sociais somente servem para marcar alguma manifestação ou encontro de diretórios etc...

    Izaías falou o que muitos políticos em Garanhuns e Recife pensam sobre o assunto,os blogs destas regiões não acrescentem em nada o debate,somente servem para picuinhas e disse-me-disse.

    Lucas Leiva/Caetés

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA