PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

GARANHUNS A PROCURA DE UM NOME

A maioria do moradores de Garanhuns ainda não tem um nome para votar na eleição de 2012. Os eleitores estão desiludidos, apáticos, sem rumo. Falta a grande liderança, o candidato natural, o político de carisma popular que empolgue as massas, desperte a esperança e o sentimento de uma mudança que valha a pena. Por enquanto existem pré-candidatos em busca do Palácio Celso Galvão, sem que o município, através do seu povo tenha se identificado com algum deles especificamente. 

Izaías Régis, com três mandatos de deputado estadual, morador da cidade desde menino, que começou a vida com um fiteiro nas portas da loja de Marinho, tinha tudo para ser a liderança capaz de empolgar o povão. De origem humilde, venceu na vida, sempre lutou com garra pelas coisas de Garanhuns e teve algumas iniciativas que contribuíram com o desenvolvimento da cidade. Algo, porém, deve ter acontecido no meio do caminho e o que se vê é o parlamentar ainda tentando viabilizar sua candidatura, sem a certeza do apoio do governador do Estado e uma rejeição considerável por parte do eleitorado. Pode reverter esse quadro, vir a ser o candidato oficial e até empolgar os garanhuenses, mas terá bastante trabalho para isso.

Zé da Luz nasceu no município, no distrito de São Pedro, contudo fez sua vida política em Caetés. Foi prefeito três vezes e deixou uma marca forte, no entanto é alvo de denúncias por parte da oposição e já teve contas rejeitadas no Tribunal de Contas do Estado. Tem carisma, o povão gosta dele, mas seus adversários o acusam de populismo, de fazer política distribuindo dinheiro abertamente nas ruas. Daí vem sua alta rejeição junto às classes média e alta, que podem decidir a eleição de Garanhuns.

Sivaldo Albino também é de Garanhuns, está no terceiro mandato de vereador e tem se destacado na Câmara. Como presidente, líder do governo e depois no papel de oposição. Candidato a deputado teve uma boa votação, mesmo sem grande estrutura e tenta, neste momento, viabilizar sua candidatura descolada do seu padrinho político no início da carreira, o ex-prefeito Silvino Andrade. Está num partido pequeno, é oposição aos governos municipais, estadual e federal e isso é um problema numa cidade que vem votando maciçamente, nas últimas eleições, em Lula, Dilma e Eduardo Campos.

Aurora Cristina foi eficiente como Secretária de Ação Social do Município e teve uma boa passagem pela Assembleia Legislativa do Estado. Foi lançada como pré-candidata porque o marido, Silvino, foi inviabilizado numa votação política na Câmara dos Vereadores. Precisa, ainda, de um discurso mais leve, de uma postura mais desinibida. Seu maior problema é o mesmo de Sivaldo: enfrentar as máquinas dos três governos e a estrutura de Izaías e Armando Monteiro.

Esses são os nomes, hoje, que aparecem mais bem posicionados nas pesquisas. Nenhum deles, porém, tem ao menos 30%. Mostra de que o eleitorado ainda não escolheu seu candidato. Ivo tinha mais de 60% em 1996 e perdeu a eleição; Silvino partiu com mais de 70% em 2000 e se reelegeu fácil; Bartolomeu era favorito em 2004, com mais de 50% e perdeu para Luiz Carlos que começou com 2%. Luiz sempre esteve bem à frente em 2008. Em todas essas campanhas passadas alguém tinha mais de 50%. Atualmente nenhum chega aos 30%. Está aí a evidência de que a população de Garanhuns está desconfiada, talvez não queira mais os mesmos, espera quem sabe pelo novo.

Já se falou em Alexandre Marinho, Pedro Falcão, Júlio César, Dr. Dimas, Carlos Eugênio, Paulo Lins, Marcelo Marçal, Audálio Ramos, Alcindo Menezes, Eliane Simões, Almir Penaforte, Ivo Júnior, José Tinoco Filho, Jarbas Brandão, Márcio Quirino, Adolfo Lopes, Silvio Sabino e Rosa Quidute. Nenhum deles, no entanto, teve até o momento o dom de encantar, seduzir o eleitorado do município. Isso ainda pode acontecer ou não. Poderemos ter alguma surpresa, o novo aparecer e empolgar ou termos uma disputa entre os nomes já votados em outras eleições: Izaias, Zé da Luz, Aurora e Sivaldo. 

Caso Garanhuns não encontre o nome ideal fará a opção pelas velhas estruturas, com mais chances para quem for governo, não resta dúvida.

17 comentários:

  1. O governador ja ta com o nome do canidato no bolso da gibeira é um advogado e o vice vai ser a amaior supreza que garanhuns ja viu

    ResponderExcluir
  2. ADORO A DILMA E O DUDU TAMBEM27 de setembro de 2011 às 08:07

    O que eu acho interessante é este blogueiro a titulo de dar uma puxadinha de saco para a trinca Eduardo, Lula e Dilma, que o povo vem votando maciçamente neles. Eleição municipal não tem nada haver com esses três. Adilfo Lopes foi candidato com apoio do Lula e selascou.

    ResponderExcluir
  3. Dos quatros acima citado, prefiro Sivaldo pelo menos é de Garanhuns!!!

    Pedro Neto

    ResponderExcluir
  4. Julio Costa disse:

    Analisando, Izaias o povo nao quer ele como Prefeito, Aurora não consegue empolgar, Ze da Luz vai ter que cuidar de caetes se nao perde eleição lá para Armando, só resta Sivaldo se conseguir fazer uma campanha empolgante como fez a de deputado pode crescer e ganhar a eleiçção....

    ResponderExcluir
  5. Em minha tarefa de ver os blogs pela manhã não é mais novidade encontrar nomes e mais nomes de “prefeitáveis”. Já venho da AGD onde o Zé Carlos encontrou 47 nomes de “prefeitáveis” e pergunta, na contra-mão da história, em quem você não votaria. A pesquisa não é nova mas em enquetes, por aqui é a primeira que vejo, para medir a rejeição dos nossos “prefeituráveis.”

    Eu não sei onde ele encontrou tantos e ainda esqueceu o Bizunga que já ganhou enquetes para prefeito, mesmo competindo com a Mamãe Juju, e o Patácio Peixoto, meu parente de saudosa memória. São tantos que quase eu mandava colocar meu nome, o que em outros tempos, antes de minha desilusão como o PV e com outras coisas da política, eu faria.

    Aí em Garanhuns parece que é o mesmo. Eu espero que não fique com os mesmos. No final, com o nosso nível de oposição o Vice-Rei Eduardo decreta e a patuleia segue em direção as urnas. E a oposição, oh!!!!

    Lucinha Peixoto (Blog da Lucinha Peixoto)

    ResponderExcluir
  6. Gente! Gente! cuidado em candidato que queima carro e faz farra com talão de cheques dos outros?
    Quáquáquáquáquáquá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Caro Roberto, pertinentes suas colocações,mas ainda muita agua irá rolar. Vejamos o Dep. Izaías parou no tempo e no espaço, mas a uma explicação para isto, veja que após acabarem suas festas seu caixa $ diminuiu substâncialmente,pelo menos seu arranque, basta olhar o antes e o agora, quem lembra da recente campanha onde sua propaganda política falava do festival da primavera,se a memória não me falha como atração era o Sérgio Reis,poís bem, depois de varias denuncias resolveu sair de cena, como Deputado é irrelevante, inconsequente e falastrão, lembra quando saiu com a frase " Galeguinho dos olhos azuis", é... todos sabem com quem foi, quanto ao Zé, tinha que ser populista mesmo, veja o seu nome "ZÉ", é reconhecido pelo seu carisma com os menos favorecidos, mas porque? Prefeito três vezes, Engenheiro de formação e não tira os pés do chão, vive sempre cercado pelo povo o que não acontece como Deputado que saiu do fiteiro,que era pra ser motivo de orgulho e não de soberba que na vida venceu financeiramente. A outra que é a de Sivaldo Albino, não merece comentários porque é uma cndidatura NATI-MORTA, não tem sustentação talvez medo de enfrentar a de legislador, já a de Dra. Aurora, creio está respaldada na excelênte administração de seu marido que com certeza estará a frente e se os saudosos de uma Garanhuns limpa avaçando sempre estão doidos para nela votar se é claro não aparecer outro nome como você diz empolgar e ser uma grata supresa. Mas deixo dois novos nomes, que antes de critícar vejam seus perfis, Dr Emanuel da granja e Guilherme Costa.

    ResponderExcluir
  8. O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons. (Martin Luther King)
    Alguns desses nomes postados realmente é preocupante, não dar para escrever pq o blog é livre, mas se olharmos as paginas atrás de algumas figuras desta meu Sr. a que ponto chegamos.

    ResponderExcluir
  9. UM NOME BOM PARA GARANHUNS,VALÉRIA VASQUES..."AI COMO TEM BANDIDO".....

    ResponderExcluir
  10. Eu vou votar em Zé da Luz, esse sim fará uma boa administração.

    ResponderExcluir
  11. De todos esses nomes ai so dois tem chance Zé da Luz e Aurora. Quanto ao restante juntando todos não da um.

    ResponderExcluir
  12. ze da luz e rosa de bartolomeu quituti. Aonde vamos parar com umas trepessas dessas.

    ResponderExcluir
  13. Armando Torres de Barros27 de setembro de 2011 às 20:12

    Porque so se fala em nomes como Zé da Luz, Izaias Regis, Aurora estes estão descartados e nem vão entrar para ser candidatos. Temos nomes novos e que podem fazer muito mais por Garanhuns, nomes como Sivaldo Albino, que mostra ser um grande político e articulador, Jarbas Brandão desconhecido no cenário político que pode muito bem ser uma zebra. Analisando o desempenho político dos candidatos Zé da Luz, Izaias Regis são péssimos administradores, pensam apenas em tirar proveito do mandato. Aurora não vai governar e sim seu marido Silvino para se vingar de todos que foram contra ele. Garanhuns precisa de algo melhor.

    ResponderExcluir
  14. Não nos causa surpresa o nome de Zé da Luz estar entre os primeiros na lista dos pré-candidatos ao palácio Celso Galvão.
    Tem carisma,é uma pessoa agradável e da paz.Bom gestor e de todos é o mais preparado.

    Infelizmente o palanque do governador estar recheado de "governistas" e assim não sabemos ainda do apoio oficial de Eduardo Campos ao humanista.

    Torcemos muito por GARANHUNS e sabemos que a cidade não pode mais esperar o bonde da economia passar.

    Einstein,recife/PE

    ResponderExcluir
  15. A que ponto Garanhuns chegou!Por falta de liderança política hoje a nossa cidade corre o risco de ser administrada por um Zé do candieiro ou uma criança de Correntes,isso é uma vergonha para a maior cidade do Agreste Meridional.

    Luciano Queiroz

    ResponderExcluir
  16. Não adianta falatório, se Eduardo Campos quiser que qualquer "pai de chiqueiro" seja o prefeito de Garanhuns este será.

    ResponderExcluir
  17. BOM DIA MEU CARO CONFRADE!!!. Como dizia meu velho avó: "SE BOTAR O MEL NA PENEIRA, POUCA COISA FICA EM CIMA". É um balaio de gato danado,tudo iqual.Só nos resta rezar e muito,talvez assim quem sabe um milagre aconrteça em nossa GARANHUNS.P.S. GARDINO LOBISOMEM

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA