PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

BELO JARDIM TEM ENERGIA SOLAR

A Prefeitura de Belo Jardim, através da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, instalou nesta terça-feira (16), o primeiro poste movido à energia solar do município. O local escolhido foi a Rua São Pedro, no bairro de mesmo nome.

Segundo a Secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Joedna Souza, a iniciativa foi do Prefeito Marcos Coca Cola que, ao visitar a cidade de Moreno, conheceu a tecnologia e resolveu implantar a novidade.

Com isso, a Terra do Bitury agora é a segunda cidade da região a possuir esse tipo de energia, considerada limpa e com custo zero.

O sistema de funcionamento é bem simples. Durante o dia, duas placas de silício fotovoltáico absorvem a energia solar e transforma isso em corrente elétrica, carregando uma bateria de 75 amperes. Durante a noite, essa bateria já carregada, mantém o poste ligado.

Mas, o sistema é inteligente. Ao primeiro contato de luz solar, o poste se desliga automaticamente. O contrário também acontece. Ao identificar a ausência de iluminação, o poste já começa a funcionar.

O equipamento solar é fabricado em São Paulo. De acordo com o manual do fabricante, o sistema pode oferecer iluminação continua durante três dias de funcionamento ininterrupto. O custo para adquirir é de R$ 5.300,00, mas a economia está na manutenção, que nestes aparelhos é de custo zero.

A estrutura conta ainda com uma luminária específica de 40 watts, mas seu efeito é equivalente a uma lâmpada de 400 W, que são as usadas nos postes convencionais.

Ainda de acordo com a Secretária Joedna Souza, este primeiro poste está funcionando como uma experiência, mas a previsão é que a tecnologia seja levada para outros bairros da cidade.

Jefferson de Souza, 54 anos, é comerciante. Sua loja fica bem em frente ao poste. Ele gostou da iniciativa da Prefeitura Municipal. “É muito interessante, uma novidade e vai facilitar por não ter gastos. É muito útil”. (Texto: Pollyana Batista e Érika Travassos).

Um comentário:

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA