PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

NANDO REIS - GRANDES NOMES DA MPB - 73º

José Fernando Gomes dos Reis é um apaixonado por futebol e pelo São Paulo. Já escreveu até um livro sobre o clube paulista. E uma das melhores músicas feitas no país tendo como temática o esporte preferido dos brasileiros tem a sua assinatura, junto com Samuel Rosas.

"Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer o gol
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?"

Será que alguém no Brasil ainda não ouviu essa canção, entoada como se fosse um hino, pelo Skank?

Nando Reis nasceu em São Paulo, em 1963 e desde pequeno adorava tocar violão e compor. Terminou por integrar um dos melhores grupos pop do país, Os Titãs, onde ficou de 1982 até 2003. Atuava como baixista e na parte de criação da banda.

Antes mesmo de seguir carreira solo gravou discos sem a participação dos Titãs.

Desde 1994 e principalmente a partir da saída de Arnaldo Antunes, Nando Reis começa a ocupar um espaço de criação importante, não apenas nos Titãs, mas também fora dele. Destaca-se como compositor de qualidade em trabalhos conjuntos com Marisa Monte e Carlinhos Brown.

Em 1995, lança seu primeiro disco solo intitulado 12 de Janeiro, que foi muito bem recebido pela imprensa e pelo público. Em 1999, destaca-se mais uma vez no cenário musical, desta vez como produtor do disco de Cássia Eller – ‘Com Você... Meu Mundo Ficaria Completo’, um dos trabalhos de destaque na carreira da cantora, que nesse disco canta canções exclusivas de Nando Reis.

No ano 2000, Nando reaparece com um excelente trabalho solo intitulado ‘Para Quando o Arco-Íris Encontrar o Pote de Ouro’. Com este álbum, firma-se, não apenas como um dos principais compositores da música pop brasileira, mas também como um dos mais modernos arranjadores e letristas de seu segmento musical.

Mas é em 2004 que o cantor consolida sua carreira solo com o CD “MTV Ao Vivo – Nando Reis e Os Infernais”. Junto com sua banda ele interpreta nesse disco músicas inéditas, covers e sucessos já consagrados do compositor. O projeto reuniu clássicos dos Titãs ("Cegos do Castelo" e "Marvin"), além de músicas gravadas por Cássia Eller ("Relicário" e "All Star") e J. Quest ("Do seu lado") e três faixas inéditas. "Dentro do Mesmo Time" ganhou uma versão ao vivo, mas o grande destaque do repertório ficou para "Mantra", que emplacou como sucesso radiofônico, junto com “Por Onde Andei”.

Após se desligar de vez dos Titãs e seguir carreira sozinho, Nando ficou conhecido como um dos maiores compositores da sua geração. Emplacou sucessos como "Diariamente" (com sua ex-namorada Marisa Monte), "All Star", "O Segundo Sol" e "Relicário", gravados por Cássia Eller "Resposta", "Do Seu Lado", gravado pelo Jota Quest e "Onde Você Mora?", gravado por Cidade Negra. Isso sem falar na vasta coleção de hits compostos durante sua permanência nos Titãs, como "Igreja", "Os Cegos do Castelo" e "Jesus não tem dentes no país dos banguelas".

Teve uma participação breve em um trabalho envolvendo a dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano. Na fonografia da trilha sonora oficial do filme biográfico Dois Filhos de Francisco, álbum lançado em 2005, interpretou a faixa O Lavrador ao lado da filha de Zezé Di Camargo, Wanessa Camargo.

Atualmente é um dos 10 maiores arrecadadores de direitos autorais no Brasil, de acordo com o ECAD, levando em conta músicas tocadas em shows e execuções em rádio (conforme noticiado pela Folha de São Paulo em 7 de Fevereiro de 2009). Músicas suas fazem parte dos últimos lançamentos de Skank (os sucessos "Sutilmente" e "Ainda Gosto Dela") e Jota Quest.

Em dezembro de 2010, numa entrevista à revista de música Billboard Brasil, assumiu ser bissexual.

Seu último trabalho foi a gravação do DVD Bailão do Ruivão, um projeto com músicas nacionais e internacionais com várias participações especiais, como Zezé di Camargo e Luciano, Joelma e Chimbinha (Banda Calypso) e o grupo Zafennate. O DVD foi gravado nos dias 10 e 11 de agosto de 2010 em São Paulo , no Carioca Club. No repertório de seu “Bailão” Nando Reis e a banda Os Infernais apresentam canções como “Agora Só Falta Você” (Rita Lee & Tutti Frutti), “Fogo e Paixão” (Wando), “Islands in the Stream” (Bee Gees), entre outros. Nando Reis segue agora uma turnê deste projeto por todo o Brasil.

Nando Reis foi uma das grandes atrações do 21º Festival de Inverno de Garanhuns, quando cantou seus grandes sucessos numa Praça Guadalajara inteiramente lotada, neste mês de julho de 2011. 

A criatividade e a poesia de Nando podem ser conferida nos versos de Relicário, uma de suas mais inspiradas composições:

O que está acontecendo?
O mundo está ao contrário e ninguém reparou
O que está acontecendo?
Eu estava em paz quando você chegou

E são dois cílios em pleno ar
Atrás do filho vem o pai e o avô
Como um gatilho sem disparar
Você invade mais um lugar
Onde eu não vou

O que você está fazendo?
Milhões de vasos sem nenhuma flor
O que você está fazendo?
Um relicário imenso deste amor.

*Fontes de consulta (alguns trechos foram reproduzidos na íntegra) - webLetras, clickmusic, enciclopédia livre do google).

Um comentário:

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA