PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

FINALMENTE VAI SAIR PROGRAMAÇÃO DO FIG

A programação do Festival de Inverno já foi divulgada até com 40 dias de antecedência do evento. Nos últimos 10 anos, sempre saiu exatamente um mês antes da festa começar. Este ano, sem que a Fundarpe ou a Prefeitura tenham explicado o porquê, está sendo levada ao conhecimento do público a 15 dias da abertura do FIG, na Praça Guadalajara. O anúncio será na próxima quinta-feira, no Recife, com a presença da Imprensa de Garanhuns e da capital. Por enquanto só se tem confirmados os nomes de Alceu Valença e Geraldo Azevedo, na abertura, fazendo uma homenagem a Lula Côrtes (ver post abaixo).

As mudanças promovidas na Fundarpe, com a saída de Luciana Azevedo, parecem ter afetado o trabalho da Fundação Cultural. No primeiro trimestre, em sua passagem por Garanhuns, o governador Eduardo Campos chegou a admitir que o Festival poderia ser organizado pela Empetur. Os artistas de Recife reagiram, foram aos jornais protestar e o Governo recuou. Mas na frente, surgiram notícias de descentralização do FIG, extinção de alguns polos e até de redução dos dias da festa. Os blogs e rádios de Garanhuns bateram pesado. O radialista Pereira Filho chegou a dizer que "está faltando homem em Garanhuns para defender o Festival". A grita funcionou e a Fundarpe resolveu manter tudo como antes.

Esta semana, por conta de uma nota no Jornal do Commercio, nova polêmica. A colunista Roberta Jungmann noticiou que estão pensando em tirar o nome "Festival de Inverno". O evento seria realizado, a partir de 2012, somente como mais uma festa integrante do projeto Pernambuco Nação Cultural. Nova reação da Imprensa de Garanhuns. A diretoria da Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco esteve na cidade, segunda-feira, discutindo o FIG. Sintonizados com a imprensa e os moradores do município, secretários do prefeito Luiz Carlos defenderam o Festival de Inverno, a realização do evento sem cortes e descaracterizações. A assessora de Imprensa da Fundarpe, jornalista Michelle Assunção, conversou com um dos secretários municipais e disse desconhecer essa ideia de retirar o nome do Festival.

Nesta quinta, na capital, finalmente a programação completa. Vamos esperar alguma novidade. Geraldinho e Alceu são ótimos, mas já cantaram tanto em Garanhuns, em edições anteriores do FIG, que o carro deles faz o trajeto de Recife para cá sem precisar do motorista. Torcemos pelo Festival de Inverno, sabemos de sua importância para a Suíça Pernambucana e o Agreste. Por isso queremos ele inteiro, com boas atrações, como tem sido quase sempre nesses 21 anos. (Na foto Geraldo Azevedo, Alceu Valença e o jornalista Chico Pinheiro, num programa da Globo News).

5 comentários:

  1. Ao invés de só criticarem o FIG e a Administração municipal vão ler noticias como essa que saiu na página da Globo Nordeste.

    http://pe360graus.globo.com/diversao/diversao/musica/2011/06/28/BLG,9161,2,225,DIVERSAO,1066-FIG-HOMENAGEIA-LULA-CORTES-SHOW-HISTORICO-VIVO.aspx

    Gustavo
    Garanhuns-PE

    ResponderExcluir
  2. E outra, qualquer um que entrar na Prefeitura de Garanhuns, seja "homem", ou não,não vai bater de frente com Governador nenhum, muito menos com Eduardo Campos.
    Pode ver que o nobre Vereador Sivaldo Albino propôs a Fundarpe homenagem ao ex-Prefeito Ivo Amaral e o Governo optou por homenagear um artista Pernambucano.
    Quem manda no FIG é o Governo do Estado e isso nõ vai mudar nunca.Se mudar, ai sim, tenham certeza que o Festival acaba.Governo municipal não tem condições de manter o nível do festival não.

    Gustavo
    Garanhuns-PE

    ResponderExcluir
  3. Interessante:
    A imprensa de Garanhuns em sua totalidade: Rádios, blogs e jornais, vem a cerca de um mês divulgando BOATOS e BURBURINHOS. Em nenhum momento se colocou a voz de integrantes de governos estadual ou municipal que viessem a declarar OFICIALMENTE qualquer um desses boatos: "Disseram que o FIG só vai acontecer durante 03 dias...". "Me contaram que o FIG vai ser em toda a região"... "Eita gôta: ouvi dizer que o FIG vai acabar. Esta será a última edição"... "Óia o FIG vai mudar de nome..."... Sinceramente, Roberto e queridos leitores: A onda de boatos em Garanhuns impede por muitas vezes que a cidade desenvolva-se além de afugentar pretensos investidores e até turistas. Olhem para Caruaru e vejam como as pessoas, os governos e principalmente a imprensa tratam o São João,(a grande "galinha dos ovos" de ouro daquela cidade, juntamente com a feira da sulanca)... Deveria ser exemplo para nós de Garanhuns. Por aqui,liguei o rádio e ouvi um locutor bradar que o FIG era "uma esculhambação". Nem se fosse ele deveria tê-lo tratado assim. Principalmente porque aquela (e outras) rádios e jornais vão, a partir de 01 de julho sair as ruas para tentar vender essa "esculhambação" para os seus clientes/ouvintes... Se as pessoas se unirem, investirem, patrocinarem e se ORGULHAREM do FIG, ele deixa de ser a "Dúvida Angustiante do mês de julho" e pode tornar-se "A alegria de cada inverno"

    ResponderExcluir
  4. FUNCIONARIO DOM MOURA28 de junho de 2011 às 20:06

    Insurpotavil esse sujeito. Não to falando do prefeito. É desse tau de Marcelo Jorge.

    ResponderExcluir
  5. A "onda de boatos" não iria surgir p/ enfeitar o não desenvolvimento da cidade. Com os 21 anos de FIG, ouvir boatos negativos e ficar calado, seria mostrar ao Governo do Estado que não nos importamos com o nosso Festival, dando assim, abertura p/ os atuais responsáveis concretizarem a "onda de boatos e burburinhos".

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA