PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

FREUD EXPLICA

Estava conversando com uma amiga hoje, professora e psicanalista, e trocamos algumas ideias sobre como as pessoas andam frustradas, carregando malas de ódio e se corroendo de inveja. A gente vê isso na vizinhança, nas ruas, nas páginas da internet. O exemplo de Buda, de Gandhi, de São Francisco, de Cristo, de Joana Darc, parece não servir para nada. Ninguém parece feliz por ser do bem. E embora tenham dito a mais de dois mil anos atrás: "Quem não tiver pecado atire a primeira pedra",  só nos deparamos com pessoas criticando, ferindo, caluniando. Como não conseguem um bom orgasmo em casa, gozam com a miséria e as dores do mundo e tentam atirar no precipício quem ainda está de pé. Aqui, deste posto de observação, fico estarrecido: na opinião deles ninguém presta. Investem contra o blogueiro, os parlamentares, os prefeitos, os padres, os professores, os poetas, as mulheres... Não se atiram pedras somente contra os políticos e os profissionais de imprensa. Você meu caro leitor,  que tem a mente sã, imagine os impropérios dirigidos neste blog contra Roberto Almeida, Ronaldo César, Marcelo Jorge, Luiz Carlos, Izaías Régis, Zé da Luz, Sivaldo Albino, Monsenhor Geraldo, Dom Fernando Guimarães... A lista é extensa. Dá para acreditar que alguém escreveu para agredir verbalmente o professor Carlos Janduy, só porque em seu texto o profissional elogia o Colégio Diocesano e seu diretor? É possível uma pessoa ter a ousadia de usar meu blog para tentar denegrir o nome de Eliane Simões, Maria Almeida ou Kitty Lopes? Não contem comigo para trair os amigos, direcionar meu trabalho para o mal. Sou jornalista não agente do antigo SNI, da CIA, KGB ou de qualquer serviço secreto em busca de criminosos de verdade ou forjados.
Acho que a psicanálise explica esses comportamentos, que levados às últimas consequências resultam até mesmo na matança de crianças dentro das escolas: São pessoas que queriam poder e não têm, gostariam de acumular muito dinheiro e sobrevivem miseravelmente, às vezes na base da picaretagem, queriam conquistar todas as mulheres e nem conseguem dar o devido valor à namorada, companheira ou esposa. Estão carentes de amor, de status e de uma boa trepada. E não conseguem nada disso.

6 comentários:

  1. Freud foi categórico ao dizer que há um conflito inerente ao ser humano entre a pulsão de vida e a pulsão de morte, que para Freud é principalmente o que leva o homem ao impulso sádico.
    Querendo você ou não a sua vida esta interligada ao do seu vizinho, do seu colega de trabalho, admiradores etc. estes querem saber de sua vida, pois você é importante, você tem destaque e sua vida se torna alvo de comentários seja com bom ou mal propósito. Muitas vezes pensamos ser donos do nosso próprio nariz e que não devemos nada a ninguém, porém os outros indiretamente nos impõem barreiras.

    os fofoqueiros e caluniadores precisam de um álibi para os outros e para eles mesmos. Algo que lhes dê a “sensação” de aprovação, um sentimento de estarem fazendo a coisa certa para aliviar o peso na consciência.

    Na maior parte das vezes o caluniador, invejoso e similar, apresenta uma baixa estima e inferioridade. Suas vidas são tão entediantes que vivem a vida do outro para fugir de sua vida monótona e sua realidade.

    ResponderExcluir
  2. Roberto, concordo plenamente com Você, mas é o que eu e outros seguidores do seu blog sentimos e já informamos à Você:
    É muito espaço que Vocês cedem, aos comentários sem sentido, de mágoas, à pessoas como ALTAMIR, LUCINHA, etc..., e além disso, as terríveis ENQUETES, que não retratam a realidade, só satisfazem o ego de alguns.
    Mas a vida é assim mesmo. Você é um vitorioso. Continuamos com Você.

    Antonio Ivo - Garanhuns/PE
    O seu blog é sensacional.

    ResponderExcluir
  3. infelizmente esse é o preço de lidar com pessoas... !
    mais paciência, Deus é ++++++++++ !

    ResponderExcluir
  4. Muitas pessoas que leram essa sua análise, Roberto Almeeida, não sabem nem quem é o cidadão da foto.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Roberto,

    Só acho que você tem cometido um único erro no seu blog: é estar sempre preocupado com os cães que latem enquanto sua carruagem passa.

    Você já observou quantas "porradas" Inaldo Sampaio, Magno Martins, Ricardo Noblat e tantos outros bons jornalistas (do seu naipe) recebem por dia? É uma coisa impressionante. Acho que se fosse comigo, eu já estaria em tratamento contra depressão... Mas nunca vi esses caras perderem um só segundo respondendo aos revoltados - essa turma que se utiliza dos blogs para desabafar suas frustrações.

    Amigo: faz o que tua consciência manda, usa a tecla DEL para os comentários dessa gente, e ponto final. Não faz no jogo deles, Roberto! Tempo é dinheiro, meu caro!

    ResponderExcluir
  6. Roberto Almeida, nem Freud explica a pobreza de espírito de certas pessoas. Certamente são infelizes e incapazes de realizar qualquer coisa significativa. Usar um blog sério como o seu para só expelir veneno, é preciso ter fezes ressecadas no lugar de massa cinzenta.
    É só não dar a mínima importância pra quem importância não tem.

    Um abraço e continue NÃO dando ESPAÇO pra pessoas que nada têm a acrescentar no seu blog.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA