PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

O GRANDE IRMÃO ESTÁ VIVO

Big Brother, o Grande Irmão, está vivo. E não estamos nos referindo ao programa da Globo, que felizmente não perco meu tempo em acompanhar. O personagem que lembro aqui é o do livro 1984, de George Orwell, transformado depois num excelente filme. Apesar de sombrio,  um pesadelo, o pessimismo do autor saltando aos olhos diante da perspectiva de um mundo dominado pelo totalitarismo tipo stalinista.
Mas se Stalin há tempos já morreu e o socialismo real faliu na Rússia e no Leste da Europa, como o Big Brother onipresente do romance pode estar sobrevivendo em algum lugar? Basta você ler "Viva o Grande Líder", do jornalista pernambucano Marcelo Abreu e você ficará com a impressão de que o mesmo regime político sufocante de 1984 é praticado na Coreia do Norte. O comunismo nos moldes stalistas por lá - conforme descreve bem o profissional de imprensa -, é quase uma religião, tanto que o Grande Líder Querido, Kim Sung, assim como seu sucessor, Kim Jong, são idolatrados como Jesus ou santos da Igreja Católica.
Marcelo, com quem trabalhei na Folha de Pernambuco, em 1988, entrou na Coreia através de uma organização humanitária, escondendo sua condição de jornalista. Representantes da Imprensa, principalmente dos países ocidentais, são considerados perigosos pelo regime. Correndo riscos, o pernambucano passou duas semanas no "país mais fechado do mundo" e depois que voltou ao Brasil escreveu "Viva o Grande Líder", que obteve uma boa repercussão nacional e internacional.
O livro já tem algum tempo de publicado, mas só recentemente tive oportunidade de ler, tendo encontrado um exemplar na boa livraria que funciona em Garanhuns,  na Avenida Rui Barbosa. Marcelo não é uma reacionário e sua intenção não é atacar o comunismo. Mesmo assim, termina por revelar uma faceta fria e desumana de um sistema político que durante muitos anos dominou a União Soviética, a Polônia, a Hungria e a Tchecoslováquia, dentre outros.
Infelizmente, pelo menos em um lugar do planeta, o temível Grande Irmão está lá, controlando a vida de todos como se fosse um Deus. Daqueles dos padres de antigamente, que castigam quando se comete algum pecado. (Na imagem a capa do livro de Marcelo Abreu, que aparece no canto esquerdo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA