SEBRAE

SEBRAE
SEBRAE

ALEPE

ALEPE
ALEPE

quarta-feira, 23 de março de 2011

O CRIADOR E A CRIATURA

Um fato muito em comum em política é a criatura se voltar contra o criador. Nem mesmo quando são da mesma família deputados ou prefeitos estão livres dessa tendência do ser humano. Agora mesmo, em Belo Jardim, o velho José Mendonça, que deseja encerrar sua carreira política disputando a prefeitura do município, está tendo problemas com João Mendonça, seu sobrinho. Este era um rapaz pobre e sem muita perspectiva até que o tio fez dele deputado estadual e depois prefeito. Como a gratidão é um benefício que prescreve cedo, o João neste momento gostaria de passar a perna no José. Provavelmente terá de aceitar a imposição do cacique.
A criatura já se voltou duas vezes contra o criador duas vezes em Garanhuns, só de 1996 para cá. Silvino, que tinha uma reeleição difícil para vereador naquele ano, derrotou o favorito Ivo Amaral graças a Bartolomeu e uma boa ajuda de Arraes. Antes de sentar na cadeira não quis mais conversa com seu mentor e reinou no município durante oito anos. Em 2004, fabricou a candidatura de Luiz Carlos, que vivia quieto em sua farmácia e não queria saber de política. Ao se eleger, virando os números desfavoráveis no último mês, preferiu se aliar aos adversários Izaías e Bartolomeu (ou estes se aliaram ao prefeito) e rompeu politicamente com o antecessor.
Na capital do Estado, João da Costa não poderia nem sonhar em ser prefeito do Recife. Baixinho, antipático, natural da pequena Angelim, era o verdadeiro poste da eleição. Graças ao prestígio de João Paulo ganhou no primeiro turno, derrotando dentre outros o ex-governador Mendonça Filho. O João não quis mais saber do João e o PT está com uma mala para disputar a reeleição na Veneza Brasileira.
Por enquanto a presidenta Dilma, a criatura, ainda não se rebelou contra o seu criador, o ex-presidente Lula. Mas como nem os dedos das mãos são iguais e a petista vai dando um rumo próprio ao seu governo não será surpresa se mais na frente algumas diferenças possam estremecer a relação dos dois. Verdade que ela parece ter caráter e uma personalidade forte, qualidades que na maioria das vezes faltam à criatura, que não pensa duas vezes antes de soltar um pé na bunda do criador.

7 comentários:

  1. Olá Roberto, ouvi em uma emissora local que tem tres vereador querendo a volta do presídio para garanhuns? isso nao pode acontecer!!!!!

    Jaqueline - Boa Vista

    ResponderExcluir
  2. Roberto gostei,da sua materia,falando do criador a da criatura essa foi d + kkkkkkkkkkkkkkkkk e existe isto até aqui em capoeiras não é mesmo?

    ResponderExcluir
  3. TUDO O QUE ACONTECEU ACIMA FOI FRUTO DA REELEIÇÃO PARA PREFEITOS, GOVERNADORES E PRESIDENTE DA REPÚBLICA.


    OS EXEMPLOS ACIMA DO COMENTÁRIO "ENTRE CRIATURA E CRIADOR", PODEREMOS VER QUE ESSA HISTÓRIA SE REPETE EM QUASE TODOS OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS. AQUI NO AGRESTE MERIDIONAL É O QUE SE VÊ FREQUENTEMENTE.

    SE EM CADA CIDADE SOMENTE DO AGRESTE SE PEDIR PARA ALGUÉM CONTAR A SUA HISTÓRIA MUNICIPAL VEREMOS QUE É IGUALZIHNO A GARANHUNS. TRAIÇÕES, COVARDIAS, INTRIGAS, BRIGAS E MAIS BRIGAS, ÓDIOS, SEDE DE VINGANÇA, ORADORES RIDÍCULOS, PUXA SACO DE TODA ESPÉCIE, FILHO CONTRA PAI E PAI CONTRA FILHO, ARROCHO PARA TUDO QUE É LADO E PERSEGUIÇÕES; POLÍTICOS QUE ESCULHAMBARAM O GOVERNO E DEPUTADOS E DEPOIS ESTÃO LAMBENDO E BEBENDO DA ÁGUA SUJA QUE LAMEARAM.TODOS OS PARTIDOS PERDERAM SUA IDENTIFICAÇÃO COM O POVÃO.O PSDB PASSOU 8 ANOS E O PT 8 ANOS. TODOS CUSPIRAM NA SUA HISTÓRIA ÉTICA E DEIXARAM O LEITOR E O ELEITOR TORDOADO FEITO UMA BARATA TONTA. ELES, DEPUTADOS, NÃO TIVERAM O MENOR PUDOR DE VER E ENXERGAR QUE EM SUAS FRENTES TÊM MUITA GENTE PASSANDO FOME E DESEMPREGADA E NÃO CONSEGUEM UMA SIMPLES OPERAÇÃO PARA SALVAR UM FILHO DE 5 ANOS DE IDADE PELO SUS.ESTA É UMA TRISTE REALIDADE NUA E CRUA.

    ResponderExcluir
  4. Essa história de criador e criatura não terá capítulo no próximo pleito.O seu Luiz da Farmácia não tem condições de criar nem a fórmula de um xarope para tosse.Para fazer o seu sucessor terá que optar por um candidato já com boa rodagem na política de Garanhuns.

    ResponderExcluir
  5. Essa historia de criador e criatura so deu certo em Caetes onde o atual prefeito AERCIO NORONHA continua trancado em recife enquanto o ZE DO CANDEEIRO manda em tudo determinando quais os dias que vai ter merenda nas escolas que e quase nunca o dia que os funcionarios contratados vao receber que e tres meses depois e o povo de Caetes olha tudo com a maior paciencia so esperando chegar o dia que o ZE ja sem LUZ vai colocar para disputar a proxima eleicao o seu filho mesmo sabendo que ele nao pode concorrer as eleiçoes.

    ResponderExcluir
  6. Críticas fazem parte da democracia e é parte fundamental para melhorar o sistema e as instituições.Mas o que vejo em você é um ranço de perdedor.Você como muitos outros oposicionistas incluindo o professor FAÉ nunca conseguiram digerir as derrotas.Se apegam a picuinhas pequenas e esquecem o quanto Caetés cresceu nesse período em que está sob o comando de Zé da luz.
    Mas voltando ao assunto por ti levantado sobre a merenda escolar quero te dizer que estais correto em cobrá-la.Só que devias primeiro saber qual o motivo da falta de merenda.O mentiroso do vereador gordo foi a tribuna e descaradamente como sempre faz acusou levianamente o governo de Áercio de receber e não distribuir a merenda escolar.Pura mentira, estamos no final do mês de março e até agora o governo não depositou um mísero centavo na conta da prefeitura referente a merenda escolar,isto que é uma vergonha deixar este ônus somente com a prefeitura, que a cada mês tem seu FPM reduzido.Quero te informar BICUDO(os bicudos geralmente são desinformados)que o governo nos repassa a pequena quantia de 0,30(trinta)centavos por aluno,repito trinta centavos por alunos.Temos mais de 7.000(sete mil)alunos e esse mês o prefeito teve que cortar gastos e bancar sozinho a alimentação escolar,repito bancar sozinho a merenda escolar.
    Mais felizmente temos a maioria da população a nosso favor e essa mesma população sabe que nosso governo nunca os deixa na mão.
    Sempre estamos atentos para responder à altura toda e qualquer crítica,não defendemos o erro.Mais sabemos que o que fizemos e fazemos por CAETÉS é com muito amor e paixão.Esse comentário eu expus no blog do FAÉ semana passada.Mas serve para ti bicudo incompetente e mal-informado(assim como a oposição em Caetés)devemos ser críticos sim,rancorosos nunca.A parceria entre Aércio e Zé da luz está incomodando muita gente(principalmente os derrotados na eleição)pois pensam pequeno em política(como Zé da luz pensa grande,está à duas décadas comandando o município)essa parceria será primordial para conseguirmos mais um êxito na próxima campanha à prefeitura de Caetés.
    Respeitamos muito o povo de Caetés e por isso temos seu respaldo e admiração.Agora imaginem esse município nas mãos do "gordo" seria trágico se não fosse cômico.
    A oposição em caetés está cada vez mais fragmentada e enfraquecida,sabe porquê?porque só querem o poder para saquearem os cofres municipais e pagarem as dívidas da campanha anterior onde gastaram milhões e foram derrotados por Zé da luz.
    Einstein,recife/PE

    ResponderExcluir
  7. QUEM É ESSE TAL DE ZÉ DA LUZ, (SERA ALGUM ELETRICISTA), EU CONHEÇO UM QUE ADORA FAZER UM GATO. KKKKKKKKK

    ResponderExcluir