PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

UMA DECISÃO NECESSÁRIA

Quando fiz a relação dos meus blog preferidos, escolhi prestigiar os bons articulistas da imprensa estadual e nacional. Ao mesmo tempo, fiz questão de incluir na relação os bloggers de Garanhuns, pois considerava que estamos todos no mesmo barco, com os mesmos propósitos. Nunca quis deixar ninguém de fora para não discrinimar. Assim, da lista fazem parte o Ronaldo César, o Wagner Marques,  Jodeval Duarte, o Calvino, Alexandre Marinho, Censura Livre, Blog da Transparência. Augusto Souto, Valdir Marino e seu site do Agreste, Eduardo Peixoto, Wellington Carneiro, Dedé Seixas, além do meu querido amigo Rafael Brasil, de Caetés, o Blog da CIT, de gente de Bom Conselho, e o Blog Capoeiras, do Raimundo Lourenço.O Blog Chumbo Grosso, de Altamir Pinheiro, há um bom tempo também está nesse time de tantos craques da escrita.

Primeiro recebi solicitações de moderar os comentários do guerrilheiro. Tomei esta decisão, foi aprovada pelos leitores e só estão sendo publicados as observações minimamente civilizadas. Desde o mês passado recebo também pedidos para a retirada do blog Chumbo Grosso dos meus link e tenho resistido, porque sempre abri espaço para o debate, a divergência de opiniões, o choque dos contrários que pode levar à síntese. 

Hoje, porém, dois comentários surpreenderam o jornalista. O primeiro de Nefertari estranhando que o Chumbo Grosso faça parta dos meus preferidos e o segundo do Altamir baixando o nível com a leitora. Dessa vez, meu caro colega blogueiro você não pode dizer que se trata do Almir Alves. Nefertari é o nome Rosacruz de Judit Martins, que estudou jornalismo, se formou em direito, é funcionária pública federal aposentada pelo TRE de Pernambuco e me deu três filhos maravilhosos que já me deram dois netos.

É uma pessoa íntegra, culta, com mais de 60 anos e que merece respeito por  tudo isso e por ter vencido na vida lutando contra todo tipo de adversidade.

Ela não precisa de bolsa-família ou bolsa esmola pois seu emprego foi conquistado com concurso público e recebe uma bela aposentadoria porque fez por onde merecer. Estamos separados há 18 anos, mas nos respeitamos muito e existe entre nós uma admiração recíproca: Pela honestidade, pela inteligência, pela capacidade de se superar, pelo posicionamento político ao lado das forças populares, pela fé  que temos no ser humano,  apesar de tudo.

Em respeito a Judit, aos nossos filhos e nossos netos, em respeito aos demais leitores que acompanham este blog, o Chumbo Grosso está sendo retirado da nossa relação de favoritos. Até porque discordar de candidato A ou B é uma coisa, achincalhar o Presidente da República e sua candidata é outra completamente diferente. Voto em Dilma, nunca escondi isso dos meus leitores. Mas nunca, aqui, nunca ninguém leu um artigo, uma nota, por pequena que fosse, destratando José Serra, Marco Maciel ou Jarbas Vasconcelos.

Democracia é o governo do povo, feito pelo povo, permitindo aos cidadãos ampla liberdade de expressão. Nunca, porém, liberdade pode ser confundida com o direito de profanar, ofender, agredir, denegrir, esculhambar, usar o vernáculo para exercícios de falsa intelectualidade que nem Freu explica.

Espero contar com a compreensão da maioria dos leitores e leitoras, como tenho contado até hoje. (Na foto a funcionária pública e advogada Nefertari ou Judit Martins, que assina o Blog Rosas do Capibaribe).

18 comentários:

  1. Amigo Roberto Almeida,

    Minha solidariedade, meus parabéns pela decisão.
    Tem seres vivos, diminutos, que não compreendem a dimensão do que é ser humano.
    Aproveite e dê um grande abraço em Judit, que faz um tempão que não a vejo.
    Vou passar a abrir o blog de Judit.
    E à vitória da Democracia, apesar dos seres menores, com Dilma 13!

    Um grande abraço,

    Ruy Sarinho
    Olinda/PE

    ResponderExcluir
  2. Gerson Nunes de Souza29 de outubro de 2010 às 18:10

    Caro Roberto. Concordo plenamente com sua atidude em retirar este blogsinho que não serve prá nada, da sua lista. O responsável pelo citado, não tem o direito de achincalhar, menosprezar e agredir com palavras fúteis as pessoas. Não pense esse tal de guerrilheiro, que todas as pessoas tem o nível baixo como o dele.Um inútil,desprovido de qualquer ocupação. Uma verdadeira Tênia.Parabéns pela grande atitude de defender a sua ex-esposa, mas que será sempre a mulher , mãe dos seus filhos.Era preciso dar uma basta nos comentários deploráveis desse asqueroso. Espero que os demais blogs da cidade, se mirem no seu exemplo e livrem seus leitores deste inseto travestido de "gente". Claro: com todo respeito aos insetos.

    ResponderExcluir
  3. Caro Roberto Almeida,

    Eu não falo aqui em nome do Blog da CIT. Sou apenas um componente do tal veículo. Pela parte que me toca agradeço a você por tê-lo entre os seus favoritos. Não sei o que o Altamir escreveu sobre sua esposa. Ele uma vez me chamou de peça de ficção. Fiquei possessa e disse que era a vovozinha dele. Depois meditei e disse com os meus botões, neste mundo virtual somos todos um pouco peças de ficção. Eu não o conheço pessoalmente e nem ao Altamir, mas já os considero, senão amigos, mas pelos menos colegas de trabalho, com uma missão comum que é influenciar pessoas em direção ao que pensamos ser correto, em todos os campos. Discordamos em um, concordamos no outro e assim, cumprimos nosso papel. Neste caminhar, atritos ocorrem, e nesta época eleitoral então, é um horror. Mas isto faz parte do processo democrático.
    E aí, quando penso na continuação desta nossa plantinha tenra a que chamamos de democracia, é aí que eu fico triste. Pois ela só será estável, quando cada um de nós assimilar seus princípios fundamentais, e agirmos segundo eles. Eu não sei o que o Altamir disse para sua esposa, espero que não tenha sido o que ele diz para um tal de Almy Alves, que também não conheço, ou se foi apenas discordâncias do ponto de vista político, religioso ou mesmo futebolístico. Em qualquer dos casos, nada justifica banir o Blog Chumbo Grosso do seu excelente blog. Eu que lia o BCG através do seu blog agora vou ter que colocá-lo nos meus favoritos. E eu o farei porque acho o BCG um excelente blog, e não é só eu que acha.
    Eu como católica sempre chamei sua atenção para os palavrões usados no seu blog (o BCG), mas se isto me chateasse demais eu teria um recurso simples: não ia lá. Quanto aos comentários você tem razão em censurá-los, pois isto depende da sensibilidade moral de cada um, da mesma forma que ele tem em fazê-los. Se as ofensas forem terríveis, processo no Altamir, senão aguentemos, pois este é o preço que se paga para termos liberdade de expressão.
    Eu não sabia que o Blog Rosas do Capibaribe era de sua esposa. Sendo franca já fui algumas vez lá mas não gostei, é muito zen para meu gosto. Mas jamais iria lá para cometer ofensas graves, a não ser que a moralidade praticada por ela seja muito mais sensível do que a minha. Isto é individual e instransferível. O que não gostei foi apenas que você baniu o Altamir, atendendo a pedidos, mesmo que ele tenha sido da Nefertari (um bonito nome). Com as nossas participações nos blogs nós nos tornamos pessoas públicas e como tais temos que aceitar crítica muitas vezes ácidas, isto faz parte. E sua ação soou como se sua causa fosse diferença política entre vocês. Se continuarmos assim, e se a Dilma ganhar, você só terá blogs chapas brancas em seus favoritos, pois não restará mais nenhum, pelo menos de Garanhuns, que possa chamar o Lula de apedeuta-mor, pois eu estou no Blog da CIT que é de Bom Conselho e e o do Rafael Brasil, é de Caetés. É uma pena.

    Lucinha Peixoto (Blog da CIT)

    ResponderExcluir
  4. parabéns roberto,há poucos meses venho acompanhando e tecendo comentários em seu blog,espero que essa atitude sirva de exemplo para futuros leitores e blogueiros em geral.
    quanto é importante a democracia e a liberdade de expressão mais poucos tem a honradez e o intuito de preservá-la.
    gosto de debates,de observar diferentes pontos de vista,analisar e tentar entender.
    einstein,recife/PE

    ResponderExcluir
  5. Caro Roberto,
    Dentro desse mesmo princípio, vejo no seu blog, com preocupação, um grande número de comentários postados por anônimos ou nomes fictícios. Entendo que este é um espaço de discussão democrática, onde ninguém teria razões para se esconder. Se as pessoas não têm coragem de se identificar, não deveria participar desse diálogo, quando as pessoas expõem suas posições, diferentes umas das outras, mas que devem ser respeitadas.
    Sugiro que radicalize. Se tiver dúvidas de quem seria a pessoa, não publicar o seu comentário.
    Peço desculpa se estou me intrometendo num espaço que tem a sua condução, mas não vejo sentido em assistir a um “bate-boca de maus vizinhos”.

    ResponderExcluir
  6. Cara Lucinha Peixoto: Não há diferença nenhuma entre eu e o Altamir. Apenas a linha adotada no seu blog é muito diferente da minha e isso não tem nada a ver com a campanha política. Apenas atendo o desejo dos meus leitores, inclusive de minha ex-mulher e meus filhos. Quanto ao comentário acima, atacando o guerrilheiro, foi publicado porque está assinado, mas também discordo dessa forma de se referir ao outro. Não sou carola, nem puritano, mas acho que todo mundo gosta de respeito, inclusive o responsável pelo blog Chumbo Grosso.

    ResponderExcluir
  7. Santa decisão Roberto. Tira mesmo esse Altamir, sem educação, do nosso espaço.
    Peço-lhe também que corte as asas das mulheres ricas de Garanhuns. Elas não tem o direito de encher seu blog e dos outros, com comentários extensos, como se o espaço fosse só delas.

    Antonio Ivo - Garanhuns/PE

    ResponderExcluir
  8. Caro Roberto,

    Quero parabenizá-lo pela decisão. Eu esperava por isso há muito tempo. Esse senhor que só fala de violência, de desamor, de infelicidade e de falta de educação não faz parte do perfil do seu blog que leva leveza e cultura a população e quanto a essa senhora da Companhia Inimiga do Trabalho (CIT) não precisa tomar as dores do homem das cavernas, pois ela pode acessar o blog sujo do CG sempre sem precisar pedir a sua permissão. Estava sendo muito desagradável ver esse indivíduo sem cultura escrevendo no seu blog. Poucas pessoas sabem o significado das palavras caráter e respeito. Mais uma vez parabéns pela sua atitude e honradez.

    Bárbara Pedroza

    ResponderExcluir
  9. Sábia decisão. Não se deve dar atenção àqueles que não a merecem. Muito menos àqueles que desrespeitam os princípios éticos do debate. A internet não é terra de ninguém: é feita de pessoas e, como tal, tem de ter um mínimo de senso de comunidade e civilidade.

    Orgulho de meus pais: é o que sinto em momentos assim!

    ResponderExcluir
  10. Baixamir já foi tarde. Tendo nesse blog, um atalho para o blog dele, era tudo que ele queria. Um sujeito como ele, tem que ser excluído, não só do mundo virtual, mas de todo convívio de pessoas no mínimo civilizadas.

    ResponderExcluir
  11. EM QUE PESE O PROFISSIONAL ROBERTO ALMEIDA SER UM EXCELENTE, UM COMPETENTE E ÓTIMO JORNALISTA, A MESMA COISA NÃO SE PODE DIZER NO QUE SE REFERE AS SUAS DESCULPAS. ROBERTO!!! SINCERAMENTE, VOCÊ ESTÁ PRECISANDO VOLTAR EM CARÁTER DE URGÊNCIA URGENTÍSSIMA A FACULDADE PARA APRENDER COMO SE REDIGIR UMA BOA DESCULPA QUE VENHA A SER SINCERA E VERDADEIRA......... Altamir Barbosa Pinheiro, não tem bola de cristal mas tem a boca de praga: Quem sabe um dia, você, Roberto, ainda será vítima da LEI DA FÍSICA(Para toda ação existe uma reação). Afinal de contas, o tempo é senhor da razão(E, nesse caso, em particular, mais uma vez ELE vai ser ). EIS A RAZÃO, EIS O PORQUÊ FUI ESCANTEADO DO BLOG DO ROBERTO ALMEIDA: Pediria encarecidamente que você publicasse na íntegra as flores que sua ex-esposa jogou no cafajeste do Altamir Pinheiro, como também a agressão e a estupidez que o valentão e mal educado Altamir Pinheiro cometeu a sua ex-NEFERTARI.

    P.S.: - MEU AMIGO DE ONTEM, DE HOJE E PARA SEMPRE(SE ASSIM VOCÊ QUISER E ACEITAR) JORNALISTA ROBERTO: Enquanto vida eu tiver, jamais acessarei o seu BLOG. Enquanto vida tiver o BLOG CHUMBO GROSSO, JAMAIS IRÁ EXCLUIR O LINK COM O SEU ROSTO DE SUAS PÁGINAS, JAMAIS!!!

    UM ESCLARECIMENTO QUE SE FAZ NECESSÁRIO:

    Prezada intelectual Lucinha Peixoto,

    LAMENTO TER O HÁBITO – QUE ALGUNS DETESTAM POR RAZÕES ÓBVIAS – DE CHAMAR AS COISAS PELO NOME QUE AS COISAS TÊM. COMO TAMBÉM NÃO ABRO MÃO DE DIZER O QUE PENSO. E NÃO ME IMPORTO DE SER POLITICAMENTE INCORRETO ( O QUE EU NÃO SOU É INCOERENTE NEM HIPÓCRITA!!!). OUTRA COISA MINHA PREZADA: “NÃO PRECISA COLOCAR A MÃO NO MEU OMBRO. NÃO SOFRO DE CARÊNCIA AFETIVA”. AGORA, RECONHEÇO COM TODAS AS LETRAS, DE CORAÇÃO, MAS DE CORAÇÃO MESMO QUE, SUA LEALDADE, SUA GRANDEZA DEMOCRÁTICA FOI, SIMPLESMENTE, NOTA DEZ. SEM COMENTÁRIOS..........

    COM CÓPIA PARA O BLOG ROSAS DO CAPIBARIBE AOS CUIDADOS DE DONA NEFERTARI.

    ResponderExcluir
  12. O grande ponto da questão é a falta de respeito ao próximo e para isso não se precisa de bola de cristal. Fazer críticas, debater e ter ideias divergentes é normal, o que não se pode é agredir e denegrir verbalmente uma pessoa...

    ResponderExcluir
  13. Visito sempre este espaço democrático,mas em geral abstenho-me de comentários,sejam eles concordando ou discordando. Não sou de elogios fáceis nem de espalhar cizânia. O que eu disse,está aqui e não retiro uma só vírgula,pois há momentos em que palavras destoam do contexto e sentimo-nos no dever de respondê-las,pois é como foi dito:"se nos calarmos,até as pedras clamarão."
    Democracia é liberdade de expressão com responsabilidade,com civilidade. Debochar acintosamente de um povo e do seu dirigente máximo,isso sim,é falta de respeito.
    Agradeço sua compreensão, Roberto,e acima de tudo agradeço suas palavras. Você continua sendo
    o mesmo alguém sensato, sincero, impoluto, dos idos tempos estudantis na Faculdade de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco.
    O jornalismo sério, só tem a ganhar com pessoas
    do seu elevado nível moral e intelectual.

    ResponderExcluir
  14. Muita incoerência por parte da Lucinha e do Altamir. Ela se diz católica mas calunia e xinga pessoas que não conhece o Altamir não tem papas na lingua nem o mínimo respeito nem sabe como discutir ideias. São auto denominados intelectuais de fazer nada. Vc esta certo Roberto, se xingaram sua esposa pode apagar essas pessoas. Acesso sempre o seu blog, só fico triste que essa binrcadeida entre o blog do faz nada e da inimiga do trabalho acabe afastando pessoas serias do seu blog.
    Andre de Garanhuns

    ResponderExcluir
  15. Enfim, livres das manchetes preconceituosas, caluniosas e vergonhosas deste execrável blog. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  16. Quem acha o Blog Chumbo Grosso um excelente blog, possivelmente deve ter algum distúrbio mental.Qualquer ser humano coerente, justo e democrata, percebe que aquilo nada mais é que um lixo, um "esgoto" da Internet, que tem como único objetivo caluniar, difamar e denegrir a imagem do maior Presidente da História do nosso País e sua candidata.Não devemos confundir Liberdade de Imprensa com ataques pessoais,agressões verbais e calúnias infundadas.A extinção daquilo não faria falta alguma ao Processo democrático, muito pelo contrário.

    ResponderExcluir
  17. Peço a Lucinha que por favor não cite meu nome no espaço autoritário e anti democrático, que ela chama de blog.Se quiser debater comigo tranforme aquele espaço fascista em algo democrático.Pois, não quero fazer ponte em outros blogs para poder discutir.

    ResponderExcluir
  18. Para:Lucinha
    Reitero o que disse, elogiar um esgoto daquele
    não é ação de alguém que tenha as faculdades
    mentais preservadas.

    Não quero meu nome, nem meu texto veiculado
    neste Blog Fascista.Não trato com Covardes que
    se dizem democrata e fecham para comentários.
    Não discutirei da forma que você quer, postando
    meus e-mails e escrevendo o que bem entende
    em cima deles.Se não abrir para comentários tá encerrada a conversa.

    Solicito mais uma vez para retirar meu nome e texto do seu blog, se quiser responder, o faça aqui.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA