PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

FREI BETO FAZ A DEFESA DE DILMA

Frei Beto (foto) é frade dominicano, escritor e jornalista. Fez parte do primeiro Governo Lula, mas preferiu sair. Sua vida está mesmo na Igreja, na Filosofia, nos livros. Esta semana, diante da polêmica religiosa em torno da candidata em torno de Dilma Roussef, resolveu se pronunciar, e escreveu uma bonita carta defendendo a petista. Eis a íntegra do documento:

"Conheço Dilma Rousseff desde criança. Éramos vizinhos na rua Major Lopes, em Belo Horizonte.
Ela e Thereza, minha irmã, foram amigas de adolescência.

Anos depois, nos encontramos no presídio Tiradentes, em São Paulo. Ex-aluna de colégio religioso, dirigido por freiras de Sion, Dilma, no cárcere, participava de orações e comentários do Evangelho.

Nada tinha de “marxista ateia”.
Nossos torturadores, sim, praticavam o ateísmo militante ao profanar, com violência, os templos vivos de Deus: as vítimas levadas ao pau-de-arara, ao choque elétrico, ao afogamento e à morte.

Em 2003, deu-se meu terceiro encontro com Dilma, em Brasília, nos dois anos em que participei do governo Lula. De nossa amizade, posso assegurar que não passa de campanha difamatória -diria, terrorista- acusar Dilma Rousseff de “abortista” ou contrária aos princípios evangélicos.

Se um ou outro bispo critica Dilma, há que se lembrar que, por ser bispo, ninguém é dono da verdade.
Nem tem o direito de julgar o foro íntimo do próximo.

Dilma, como Lula, é pessoa de fé cristã, formada na Igreja Católica.
Na linha do que recomenda Jesus, ela e Lula não saem por aí propalando, como fariseus, suas convicções religiosas. Preferem comprovar, por suas atitudes, que “a árvore se conhece pelos frutos”, como acentua o Evangelho.

É na coerência de suas ações, na ética de procedimentos políticos e na dedicação ao povo brasileiro que políticos como Dilma e Lula testemunham a fé que abraçam.

Sobre Lula, desde as greves do ABC, espalharam horrores: se eleito, tomaria as mansões do Morumbi, em São Paulo; expropriaria fazendas e sítios produtivos; implantaria o socialismo por decreto…
Passados quase oito anos, o que vemos? Um Brasil mais justo, com menos miséria e mais distribuição de renda, sem criminalizar movimentos sociais ou privatizar o patrimônio público, respeitado internacionalmente.

Até o segundo turno, nichos da oposição ao governo Lula haverão de ecoar boataria e mentiras. Mas não podem alterar a essência de uma pessoa. Em tudo o que Dilma realizou, falou ou escreveu, jamais se encontrará uma única linha contrária ao conteúdo da fé cristã e aos princípios do Evangelho.

Certa vez indagaram a Jesus quem haveria de se salvar. Ele não respondeu que seriam aqueles que vivem batendo no peito e proclamando o nome de Deus. Nem os que vão à missa ou ao culto todos os domingos. Nem quem se julga dono da doutrina cristã e se arvora em juiz de seus semelhantes.

A resposta de Jesus surpreendeu: “Eu tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; estive enfermo e me visitastes; oprimido, e me libertastes…” (Mateus 25, 31-46). Jesus se colocou no lugar dos mais pobres e frisou que a salvação está ao alcance de quem, por amor, busca saciar a fome dos miseráveis, não se omite diante das opressões, procura assegurar a todos vida digna e feliz.

Isso o governo Lula tem feito, segundo a opinião de 77% da população brasileira, como demonstram as pesquisas. Com certeza, Dilma, se eleita presidente, prosseguirá na mesma direção.

10 comentários:

  1. Louvavel a defesa de Frei Beto a amiga Dilma. Como ele diz, foram vizinhos, foram presos e trabalharam juntos no governo Lula. Seria de causar espanto se ele a criticasse. Porem é bom lembrar a Frei Zito que foi a própria Dilma que disse ser a favor do aborto e não a imprensa ou seus adversários.

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA.....MEU ESTIMADO CONFRADE....Pois é....FREI BETO saiu da TOCA..estava meio resabiado com LULA-LÁ...A coisa apertou aí os COMPANHEIROS outrora KAMARADAS recorreram ao BEATO SOCIALISTA....A encarnação do FREI CANECA.Só que a CNBB não engole O FREI REVOLTOSO,aí fica dificil, né? Bom, o KAMARADA DILMO...ops...DILMA deculpe-me..vício de linguagem. Fez ontem diante dos IRMÃOS um JURAMENTE com a mão direita sobre O LIVRO SAGRADO...(BÍBLIA),Jurando que será contra o ABORTO e o CASAMENTO GAY..será que os PROTESTANTES ACREDITARAM?..sei não...Brevemente DILMA vai descer as AGUAS..toda vestida de branco...ALELUIAAAAAA IRMÃO...Ô GLÓRIAAAAAAA..vamos ver no que dar.Por falar em casamento GAY..DILMINHA foi acuada ontem lá no PIAÍ...BOI,BOI,BOI...BOI DO PIAUÍ...em meio a entrevista, um CONFRADE jornalista..Peruntou a DILMINHA se a mesma é HOMOSEXUAL...aí o bicho pegou....o tempo fechou....O KAMARADA..ops A KAMARADA...soltou fogo pelas ventas..parecia um DRAGÃO...ou seria SÃO JORGE..com a espada é claro.e respondeu: MINHA OPÇÃO SEXUAL não interessa a ninguém, será...Que não chegue aos ouvidos de VERONICA MALDONADO e ELENICE GUERRA..se não vai dar BODE BRABO daqueles do sertão...Ela deveria se pronunciar sobre o assunto...O silencio só dar margem a dúvidas...Afinal que mal tem ser GAY...as más linguas insinuam que A GUERREIRA francesa SANTA JOANA D'ARCK...tinha lá seu lado MASCULINO.E por isto foi QUEIMADA na fogueira DA SANTA INQUISIÇÃO..este risco DILMINHA não corre.como também não correu este risco a EX-PRIMEIRA MINISTRA da GRÃ-BRETANHA MARGARATET THATCHER a DAMA DE FERRO...O cerco está se fechando, várias indagações serão feitas..E bem sabemos que os ARMÁRIOS estão cheios..ninguém quer sair de dentro...A sociedade MALDITA não perdoa..aí o jeito é mofar no ARMÁRIO...quem sabe um dia o sol da PRIMAVERA brilhará..e os ARMÁRIOS se abrirão..vamos pagar pra ver...P.S. GARDINO LOBISOMEM.

    ResponderExcluir
  3. Ontem no Blog da CIT escrevi sobre esta mensagem do Frei Betto (veja o link no meu nome, acima). Àquela altura não sabia ainda da Carta ao Povo de Deus. E penso eu nem o Frei. Eu gostaria de ver como ele explicaria esta reviravolta da Dilma e do PT, agora oficialmente, sobre os valores que o PT, o Lula e o próprio Frei Betto, acreditavam.
    O PT cavou a própria sepultura da candidatura Dilma e sua sua. E só não digo graças a Deus, por causa que, apesar de hoje não combinarmos mais políticamente, eu tenho pena do meu conterrâneo Lula.
    Imagine quando eles souberem da pesquisa CNT/Sensus, do qual eles fizeram tanto alarde no primeiro turno, mostrando o empate entre a Dilma e o Serra no segundo. Eu vou terminar Serrando.

    Zezinho de Caetés (Blog da CIT)

    ResponderExcluir
  4. Amigo Roberto Almeida,

    Quanta imbecilidade!
    Querer pautar o debate sobre a eleição pela Presidência da República na legalização, ou não, do aborto e na união civil de pessoas do mesmo sexo é desviar a atenção dos verdadeiros objetivos do PSDB e DEM.
    Quanta mediocridade!
    Quanta esperteza da elite!
    Tem uma claque histérica, "do bem", que espalha calúnias, boatos e muito ódio. A maioria dizendo-se muito religiosa e tementes a Deus. Não passam de múmias medievais que ressuscitam do quinto dos infernos.
    Nunca vi tanta putaria religiosa junta.
    Os católicos medievais deviam era cuidar para que padres pedófilos não vivessem por trás das sacristias pegando coroinhas das suas igrejas. E esses evangélicos espertos deveriam deixar de usar o nome de Deus como mina de arrecadação de dinheiro fácil e de venda de milagres e outros vigarismos, ou de comer as crentes ignorantes que caem na lábia do pastor garanhão.
    O que deve ser debatido é o que representa Serra como presidente, do mesmo lado de FHC e dos governos que estiveram explorando o povo brasileiro durante 500 anos da nossa história. Serra é concentração de renda na mão dos privilegiados de sempre, da minoria rica e escrota, que sempre mamou nas tetas do poder.
    É o povo escanteado,tratado com ser inferior, como sempre foi.
    É a venda do que resta do Brasil aos governos estrangeiros, sobretudo aos americanos, entregando a Petrobrás e outras empresas estatais que não foram acabadas por FHC.
    E Dilma é a continuidade dos avanços que Lula conquistou, junto com o povo brasileiro.
    Nunca o Brasil foi tão respeitado e levado a sério no exterior, como agora, depois dos Anos Lula. Lula tirou a grande maioria da população brasileira da miséria absoluta, coisa que os granfinos de merda nunca irão engolir, pois a elite quer estar a vida toda por cima.
    No Brasil nunca houve um presidente que tenha tirado o povão da indignidade, com respeito e solidariedade. Só mesmo Lula.
    Dilma é a certeza de que os avanços irão continuar. E de que serão ampliados.
    Dilma tem história, sim.
    É uma mulher de bravura, que na juventude enfrentou os militares assassinos e torturadores de jovens brasileiros, muitos deles pernambucanos, que não aceitavam que continuássemos a entregar o País aos americanos, a Bush pai, depois a Bush filho e toda a sua canalha.
    Lula e Dilma, como sua ministra da Casa Civil, lutaram e lutam pela vida, sim, hipócritas de plantão.
    Na hora que a miséria diminui, mais mulheres geram filhos livres da subnutrição, da mortalidade neonatal e materna. Isto, sim, é que é valorizar a vida.
    O Brasil, com Lula e Dilma, nunca teve índices tão positivos de redução da mortalidade infantil. Abram os dados na internet e confiram com os oito anos do Governo FHC.
    Isto, sim, é valorizar a vida. E não essa discussão escrota sobre o aborto.
    E Dilma foi a ministra mais importante do Governo Lula, foi quem comandou todas as mudanças.
    Como é que uma mulher sessa não tem experiência?
    Já o aborto, hoje, é uma questão de saúde pública. Quem mais morre de aborto clandestino é a população de mulheres pobres. As granfinas, fazem aborto adoidado nas clínicas luxuosas e depois vão orar com padres pedófilos ou pastores comilões de crentes milagreiras.
    E, como Serra é "do bem" sugiro que ele arregimente para a sua campanha religiosa um rapaz muito bonzinho, o ex-goleiro Bruno, do Flamengo. Avisem a Serra que Bruno já está andando com uma bíblia na mão. "Então, ele é do bem". Muito em breve ele abre uma igreja evangélica. Daí para dizer que defende a vida e é contra o aborto é um pulo.
    Nordestino que votar no mentiroso José Serra, um burguês preconceituoso, ou é rico, ou é ingrato com o presidente Lula, ou é burro, mesmo!

    Ruy Sarinho
    Olinda/PE

    ResponderExcluir
  5. Foi ela mesma quem disse, e nulo neles.

    ResponderExcluir
  6. joão gardino "o homem arco-íris".
    em pleno século xxi estais a incorporá no debate temas irrelevantes e envelhecidos,além do mais acrescenta temas religiosos que não influencia em nada o debate e só faz acirrar os ânimos dos xiitas de plantão.
    porque não comparas governos,políticas públicas,investimentos...
    troca este disco que já está arranhado camarada.
    ricardo motta,recife

    ResponderExcluir
  7. Quem é "frei beto" para falar em nome dos católicos? Quem é Frei Beto, quem é Frei Beto? há me lembro agora! foi vizinho da Dilma, foi preso com a Dilma, foi capacho da Dilma. Quem é Frei Beto, há né ninguem não!
    Acorda Brasil. Não ao aborto(Dilma é a favor), não a demagogia, sim a liberdade de imprensa, não a matança das criancinhas. Kamarada DILMA, você e sua cambada cairam n o desesepero, estão batendo no Serra e ele crescendo. Até FRei Zito Apareceu! é desespero, é desespero, é desespero....................

    ResponderExcluir
  8. Ultimamente muitos criticaram os "babões" de Zé da Luz em Caetes, pois não conseguiam entender o porque de tanta veneração, fazendo uma comparação com Lula, eu é que não entendo o porque de tanta fé que Dilma sera boa com o nordeste.
    Só posso dizer que voto em Lula desde 1989, sempre fui fiel e lutei pelos ideais defendidos por ele, mas tenho certeza que isso não é suficiente para votar em alguem visivelmente desqualificada para ser PRESIDENTE DO BRASIL, Lula é humano e por isso passivel de erro e neste caso de Dilma, erro feio em indica-la.
    Vejo muitas pessoas criticando politicos que colocam "laranjas" para serem manipuladas, então neste caso o que seria Dilma, portanto, Dilma é uma grande interrogação não só para o nordeste, mas sim para todo o Brasil.

    Claudio Lins

    ResponderExcluir
  9. claudio lins(O FORMADOR DE OPINIÃO)se votar em Zé da luz é sinônimo de "babão" posso crer que és um preconceituoso e sem discernimento para fazer qualquer comentário.
    dizer que DILMA é desqualificada é o mesmo que afirmar que mulheres não tem competência para administrar o país.
    pra quem foi "fiel"à LULA desde 1989(este sim na década de 80 era uma grande interrogação)votar no serra seria uma tremenda falta de ideologia.
    e se a DILMA com a assessoria de LULA não for generosa com o nordeste,imagina os paulistas e mineiros dos tucanos como serão.
    deixa de ser levado por factóides e propaganda,compara governos e políticas públicas.
    einstein.recife/PE

    ResponderExcluir
  10. valeu ruy passarinho,digo sarinho concordo contigo.
    agora deixa de guerra fria ou anti-americanismo,isso é coisa do passado.
    a globalização não aceita mais estes argumentos,torço como você pela continuidade desse governo que conduziu nosso país a um patamar nunca antes obtido.
    einstein.recife/PE

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA