PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

FILMES INESQUECÍVEIS XXVII

TROPA DE ELITE

Três anos atrás um filme nacional se tornou um fenômeno de popularidade em todos os Estados do país. A crítica ficou dividida. Uns elogiaram o longa do cineasta José Padilha, enquanto outros acusavam o diretor de transformar bandidos fardados em heróis, defender a violência policial e a tortura. “Tropa de Elite”, antes de chegar aos cinemas, vazou na internet e se espalhou como pólvora em fitas piratas que foram vendidas aos milhares nas grandes, médias e pequenas cidades. A estimativa é de que cerca de 11 milhões de pessoas viram a produção através de cópias compradas nos camelôs.

Apesar de toda pirataria, quando estreou nos cinemas brasileiros, no final de 2007, Tropa de Elite ainda arrastou multidões e continuou sendo visto e provocando muitas discussões envolvendo jornalistas, intelectuais, cinéfilos de carteirinha e populares em geral.

Embora não esteja no mesmo nível de Cidade de Deus, Central do Brasil, Carandiru e outros bons filmes da retomada do Cinema Brasileiro, o filme de José Padilha merece o sucesso que alcançou e temos de reconhecer que se tornou o mais popular dentre os muitos produzidos no país nesta década.

Tropa de Elite aborda a questão da violência e da corrupção policial no Rio de Janeiro. O personagem principal, o Capitão Nascimento, interpretado magistralmente pelo ator Wagner Moura, faz parte do Batalhão de Operações Policiais Especiais, o BOPE, da PM carioca.

A história se passa em 1997, quando de uma das visitas ao Brasil do papa João Paulo II. Nascimento é o comandante da tropa da polícia especial, responsável pela segurança do líder da Igreja Católica. Perto de ter o seu primeiro filho, estressado com o trabalho, revoltado com a corrupção dos seus colegas de corporação, ele pensa em largar o seu posto no BOPE, mas antes queria deixar um substituto à altura.

Em torno desse personagem e de outros, como Neto, Matias, Baiano (o grande vilão do filme), Rosane (esposa de Nascimento), Maria (jovem idealista que realiza trabalho social no morro através de um ONG), Edu e do Capitão Fábio Barbosa, um corrupto descarado, o longa conquista o espectador pela linguagem objetiva, direta e pela alta dose de realismo. É como se estivéssemos vendo a realidade da polícia do RJ e de outros exposta na tela. A maioria que assistiu, certamente chega à conclusão de que “é tudo assim mesmo”.

Uma das cenas bastante significativas do filme é quando Matias, o jovem negro com vocação para policial, discute com colegas do curso de Direito, numa Faculdade no Rio de Janeiro. Ele chegara ali com esforço, os outros são “filhinhos de papai”. A turma toda entra numa discussão condenando a violência e a tortura, praticadas pela PM. O rapaz é o único a tentar justificar as ações e a dizer que “as coisas não são bem assim como vocês pensam”. Não é levado a sério, todos estão convencidos de que a prática policial é a pior possível, com muita corrupção.

Em outro momento, é mostrada a maquiagem que a PM faz no número de homicídios. Policiais chegam a carregar cadáveres, de uma área para outra da cidade, só para apresentar números favoráveis aos seus comandantes e estes à sociedade, através da imprensa. PMs extorquindo comerciantes e sucateando veículos da corporação também são exibidos de uma maneira bastante contundente.

Toda a pilantragem da polícia e o “heroísmo” do Capitão Nascimento caíram no gosto do público. Muitos brasileiros das classes média e baixa, acredito, viram com especial gosto um filme nacional que “senta o pau na polícia”. Embora a maioria não fale, por temor, não resta dúvida de que grande parte da população tem um péssimo conceito das polícias, principalmente a Militar e a Civil. Assim, apesar de alguns terem aplaudido o comportamento truculento do personagem principal, no final das contas prevaleceu o prazer por ver os oficiais desmascarados numa história de tons realistas, contada na tela grande.

Tropa de Elite recebeu prêmios importantes no Brasil, em Portugal e na Alemanha. Em pouco tempo, se tornou cult e devido ao êxito comercial acaba de ganhar uma continuação, que neste momento está em cartaz na maioria dos cinemas do país. Neste segundo, de acordo com a crítica especializada, José Padilha acerta a mão de vez e desfaz de uma vez por todas a versão de que fez apologia do crime e da violência. Criticado por ter “padrão de Hollywood” ou pelo “verniz fascista”, o longa é na verdade um filme bem realizado, com boa direção, bons atores e um roteiro caprichado. O fato de ter conquistado o “povão” sem precisar da Imprensa ou da Crítica para isso, é a meu ver um fator positivo, pois indica que houve uma identificação dos brasileiros com a denúncia levada às telas.

Considero feliz a opinião do crítico de cinema Artur Xéxeo, do Jornal o Globo, que ao defender o cineasta brasileiro disse o seguinte: "Acreditar que José Padilha apoia as práticas do BOPE por ter feito Tropa de Elite faz tanto sentido quanto acusar Francis Ford Coppola de ligações com a Máfia por ter dirigido O Poderoso Chefão".

Mesmo daqui a muitos anos Tropa de Elite será lembrado como um marco do cinema nacional. Uma história como essa, do Capitão Nascimento e seus companheiros de farda, não se esquece com facilidade. (Na ilustração acima, cena do filme de 2007).

2 comentários:

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA