PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

O BISPO, O ÍNDIO E O PT


Tenho minhas reservas com relação ao Partido dos Trabalhadores. Embora antigamente simpatizasse com várias idéias dos petistas, discordava de algumas atitudes radicais, ou sectárias, embora aprovasse a coerência. Depois que a agremiação política chegou ao Governo, o pragmatismo rasgou a bandeira da ética, a possibilidade da existência de um mensalão (não importa se os outros também faziam a mesma coisa) aprofundou as desconfianças e ficou aquela sensação de que todos no poder ficam assemelhados. Apesar de tudo, reconheço que o PT é melhor do que o fisiológico PMDB, de que o direitoso DEM, herdeiro da Arena, e de PTB, PP e outras legendas aí nem se fala. Resta o PSDB, este também com qualidades, apesar de um certo pedantismo de seus quadros, a começar por Fernando Henrique Cardoso, um poço de vaidades. Cheguei a ser apresentado um dia a FHC, pela então deputada Cristina Tavares, que fez o seguinte comentário sobre o tucano, que nesta época nem sonhava com a presidência da República: “Roberto ele é inteligentíssimo. Mas extremamente burguês”. Isso dito pela parlamentar garanhuense, uma burguesa que defendia as causas populares, era muito significativo.
Feito esse preâmbulo, talvez um tanto longo para um texto de blog, vamos ao bispo e ao índio. O primeiro escreveu no site da internet da Igreja uma recomendação para que os católicos não votassem em Dilma Roussef. Segundo ele a petista defende o aborto e por isso não merece ser eleita. O segundo, mais incisivo, liga o partido de Lula às FARC colombiana, ao narcotráfico e por último ao Comando Vermelho.
Santa mãe de Deus, senhor bispo! Estamos em 2010, uma década do século XXI. Na minha terra, Capoeiras, que é uma cidade bem pequena, com apenas pouco mais de cinco mil pessoas morando na zona urbana, muitas meninas novas fazem sexo até nas ruas mais escuras, depois das 22h. Aqui em Garanhuns nunca um motel fechou, pois é um bom negócio. A virgindade deixou de ser tabu há muito tempo, hoje as mocinhas morrem de vergonha ao confessar que ainda não conheceram um homem. Homens e mulheres fazem amor. Homens também amam homens e mulheres vão pra cama com outras mulheres. Isso acontece inclusive dentro da Igreja, não é senhor bispo? O pior é que o ato às vezes é criminoso, pois não é admissível um senhor de 60 ou 80 anos transar com um menino de 12 ou 14 anos. Essa relação assim é crime mesmo, no Brasil ou na China.
Diante de tanta liberalidade, muitas mulheres engravidam. As pobres, desesperadas, com frequência recorrem a parteiras, curiosas, charlatãs, enfermeiros, médicos inescrupulosos e abortam em clínicas de todo tipo. Milhares – na verdade milhões – morrem todos os anos. É isso que deseja se manter? A Igreja está defendendo a vida ou a morte das mais pobres? O aborto existe, é uma realidade. O que precisa é se fazer justiça, de modo que as ricas e as pobres tenham os mesmos direitos. Que um hospital público atenda aquela precisando retirar um feto porque foi estuprada, porque é menor de idade, não tem condição de ter um filho, corre risco de vida... É uma questão de saúde pública, planejamento familiar e em certos casos até humanitária. Não podemos é conviver com uma declaração monstruosa como a de outro bispo, este de Pernambuco, chegando a considerar um estuprador inocente e a vítima (uma criança) culpada.

Estamos em 2010, no século XXI.

E o índio? Esse é pior. O bispo ainda tem princípios religiosos, acredita em dogmas, talvez esteja bem intencionado. Está equivocado, mas acha que defende a coisa certa. O pele vermelha falsificado não. Esse é um escroto. Assume esse discurso do tempo da guerra fria intencionalmente, acha que vai funcionar, como quando diziam que “comunista come criancinha”. Caiu o muro de Berlim, o socialismo burocrático foi desmascarado, ficaram tênues as diferenças entre esquerda e direita, um operário de origem nordestina governou o Brasil oito anos, um negro foi eleito presidente dos Estados Unidos e o cara, apostando no atraso, na ignorância do povo, na conivência da mídia, vem com essa de criminalizar o adversário...? Tenha santa paciência! Não deu certo em 2002, com Regina Duarte, a ex-namoradinha do Brasil, ensaiando o espetáculo do medo, por que vai dar certo agora?
Não. Dilma Roussef não é terrorista, não come crianças, não pretende instalar o comunismo no Brasil. Ela vai, se for eleita, jogar de acordo as regras da democracia, como fez FHC e Lula. Não há espaços para retrocesso, pois a população do país é sábia e está consciente de que a Democracia, apesar de suas falhas é muito melhor do que uma ditadura.
José Serra, que também foi perseguido pelo regime militar, que foi exilado, ex-presidente da UNE, quando esta era uma entidade forte e respeitada, prestaria um grande serviço ao país evitando uma campanha política atrasada, com discursos ultrapassados pela evolução da história. Se quer nos governar, mostrar que é melhor do que o Lula, que “pode mais”, comece agora.
O que não podemos – nós que temos um mínimo de inteligência e estudamos alguma coisa – é aceitar esse discurso medieval do bispo e essas insinuações pré-64 do Índio candidato a vice-presidente. Seria destruir tudo que conquistamos. Seria negar o legado da era FHC, do Governo Lula, da redemocratização do país, da diminuição da pobreza, do avanço das comunicações, da revolução da internet, dos avanços da medicina, de tanta coisa que fez a mudança pra melhor do mundo nas últimas décadas.
Chega de atraso! O Brasil merece um debate político voltado para o futuro e não com os olhos do passado. Como se os Estados Unidos ainda ordenasse o que devemos fazer e o tema se restringisse à ordem e ao medo do comunismo.
Serra mandando o índio calar a boca já seria uma boa coisa. Quanto ao bispo, seria melhor se preocupar com os casos de pedofilia dentro da casa do Senhor.

(Na foto que ilustra o artigo uma índia de verdade, em respeito aos primeiros habitantes do País).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA