PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

FILMES INESQUECÍVEIS VIII


SUPLÍCIO DE UMA SAUDADE

Nesta série sobre Grande Filmes temos procurado comentar produções que tivemos a oportunidade de assistir uma ou mais vezes. Não queremos simplesmente pegar críticas ou dados na internet e sim jogar um pouco de emoção, a partir daquilo que sentimos assistindo determinada obra cinematográfica. Produções como O Grande Ditador, de Chaplin; Ladrões de Bicicleta, de Vittorio De Sica; Sociedade dos Poetas Mortos, de Peter Weir; ou mesmo E.T - O Extraterrestre, são exemplos de filmes vistos num determinado tempo da vida que marcaram muito e por isso dificilmente serão esquecidos. O ideal seria que os leitores do blog até sugerissem alguma coisa, mandassem a resenha de algum filme de modo que fóssemos construindo esta sequência juntos. Isso porque, logicamente, muitos filmes maravilhosos do passado e do presente nós não tivemos oportunidade de conferir e achamos um pouco chato falar do que não conhecemos bem. Em termos de cinema, como acontece em relação à literatura, como ocorre com a arte em geral, é um tanto complicado ir pela "cabeça dos outros". Felizmente já assisti muita coisa e dá para juntar uns 100 filmes bons aqui, com nossa visão pessoal e quando necessário alguma informação de fora.

Recebemos há poucos dias um e-mail de uma amiga que comentou esta série num tom muito simpático. E essa pessoa citou que ao rever recentemente o filme Suplício de Uma Saudade lembrou deste trabalho que estamos fazendo no blog. Esta produção americana, a princípio, não estava programada, pelo menos para estas primeiras postagens sobre o tema. Até porque estávamos um tanto esquecidos desta bela história de amor.

Queremos, contudo, registrar que assistimos o referido filme, e mais de uma vez. É inegavelmente um dos grandes clássicos românticos de Hoolywood, uma história de amor que se não chega a se igualar a Casablanca, tem, no entanto, muitas qualidades para torná-lo inesquecível. Dois excelentes atores - William Holden e Jennifer Jones - boa direção, bela fotografia, lindas paisagens, um roteiro bem amarrado e canções tão belas que à época, 1955, ganhou os Oscar de melhor canção e melhor trilha sonora.

Suplício de Uma Saudade é baseado nas memórias da Dra. Han Suyin, uma médica chinesa, tendo sido levado às telas pelo diretor americano Henry King. A história se passa em Hong Kong, em 1949, quando a profissional de medicina, de origem asiática trabalha num hospital e está sobrecarregada de trabalho. É convidada para um evento social e conhece o correspondente de guerra Mark Elliot. Os dois terminam se apaixonando, embora a princípio ela lute contra o sentimento. Ele é separado, porém a mulher se recusa a conceder o divórcio. Além disso, na comunidade em que estão vivendo começam comentários, reações e o amor verdadeiro que surge entre os dois terá de superar muitas barreiras para chegar a um final desejável.

Tudo se passa em lugares bonitos, os atores formam um belo par e são totalmente convincentes.
Tem a natureza, a guerra como pano de fundo e a excelente trilha sonora de que já falamos.

É um filme que envolve pela maneira de falar de amor, pelos figurinos, por mostrar lugares exóticos, por reunir um elenco em que ninguém desafina e por ser conduzido pelo diretor com extrema sensibilidade e competência. A minha amiga se emocionou ao rever essa obra cinematográfica. Como ela, muitas outras pessoas de bom gosto e com conhecimento suficiente para reconhecer de pronto um filme de qualidade irão experimentar os mesmos sentimentos. O jornalista Luís Nassif, por exemplo, registrou no seu blog, não faz muito tempo, que ao ter a oportunidade de assistir Suplício de Uma Saudade já homem maduro, experimentou as mesmas sensações do que quando viu o longa pela primeira vez, quando era adolescente. Essa é a magia do cinema. Não foi à toa que elegeram essa indústria do entretenimento como a "sétima arte". E quando um diretor que sabe das coisas leva às telas uma boa história de guerra, ou política, aventura, suspense, drama ou romance, transformando-a em produto artístico, o cinema não é mais mero entretenimento, diversão, é também arte, contributo à cultura de um país ou de toda uma civilização. Para quem não quiser esperar um reprise de Suplício de Uma Saudade na Globo ou no Tele Cine Cult, informamos que no site da Americanas você encontra o DVD original por meros R$ 20. Vale a pena comprar e ter em casa para sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA