PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

GRANDES NOMES DA MPB XVIII





ADRIANA CALCANHOTO


(Clique no nome da artista e assista um vídeo de Adriana cantando "Devolva-me")



Adriana da Cunha Calcanhoto, ou simplesmente Adriana Calcanhoto, é do mesmo Estado de Elis Regina, ainda hoje apontada por muitos críticos como a maior e melhor cantora brasileira de todas as épocas. Quando a jovem artista surgiu, no final dos anos 80, muitos desejaram que ela fosse uma nova Elis. Ela apareceu para todo país cantando uma música lindíssima, “Naquela Estação”, uma composição de Caetano Veloso. O primeiro disco, ainda na época do LP, trazia além da canção citada releituras interessantes de “Nunca”, de outro gaúcho, Lupicínio Rodrigues, “Sonífera Ilha”, de Titãs, e “Caminhoneiro”, da dupla Roberto e Erasmo. A cantora soube, desde essa estreia, dar um toque refinado a composições consideradas bregas. Nos discos seguintes, perseguiu a mesma linha eclética, gravando músicas de sua própria autoria, misturando com compositores antigos e contemporâneos. Em 1991 ganhou um prêmio importante como revelação feminina na música brasileira e no ano seguinte lançou o segundo LP, emplacando nas paradas “Esquadras e Mentiras”, que terminou entrando na trilha sonora de uma novela global.


Adriana gravou em média um disco a cada dois anos, somando pouco mais de 10 discos ao longo dessas pouco mais de duas décadas de carreira. Seus trabalhos são sempre consistentes, coerentes, sem se deixar levar por modismos ou apelos comerciais. Tem uma voz bonita, doce, que aliada ao forte poder de interpretação é capaz de agradar um público bem diversificado. Não virou cult, como Marisa Monte, mas é bastante respeitada e creio que conseguiu atingir um público maior, graças ao seu repertório mais aberto e menos elitista. Seus últimos trabalhos em disco são de 2008 e 2009, o último deles mais voltado para o público infantil.


Adriana Calcanhoto tem uma forte presença de palco, é uma figura bonita tocando violão e soltando sua voz suave para arrebatar um fã clube cativo que a acompanha por todo o Brasil. Quando esteve em Garanhuns, no Festival de Inverno, fez um show impecável. Como compositora, como intérprete, como cantora, como artista que sabe dosar seu repertório, Adriana Calcanhoto é uma estrela que merece brilhar entre os Grandes Nomes da MPB de Todos os Tempos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA