PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

O MUNDO DE CLARICE LISPECTOR


“O Recife está todo em mim”, disse a um jornalista a escritora Clarice Lispector. Ucraniana de nascimento ela viveu parte de sua infância num casarão na Maciel Pinheiro, no bairro da Boa Vista, no Recife. Em “A Descoberta do Mundo”, a escritora lembra dos passeios, banhos de mar, do roubo de rosas e pitangas e garante: “Acho que viver no Nordeste ou no Norte brasileiro é viver mais intensamente e de perto a vida brasileira (...) Minhas crendices foram aprendidas em Pernambuco, as comidas de que mais gosto são pernambucanas”. (Fonte: blog Rosas do Capibaribe).

Clarice Lispector tem um texto único na literatura brasileira e é objeto de estudo tanto nas universidades do país em que viveu quase toda a vida, quanto no exterior. Introspectiva, intimista, buscando na literatura penetrar o mais fundo possível dentro do “nós”, do “eu”, da “alma”, do “ser”, a ucraniana-brasileira produziu dos mais belos e intrigantes textos da literatura mundial. Entre os seus livros mais conhecidos estão: “Perto do Coração Selvagem”, (estréia) “Maçã no Escuro”, “A Paixão Segundo G.H.”, “Água Viva” e “A Hora da Estrela”. Este último foi levado ao cinema e teve contos e romances adaptados também para a televisão.

“Cada coisa tem um instante em que ela é. Eu Quero me apossar do é da coisa”, cita a cantora Maria Betânia, em um dos seus shows transformados em disco, reverenciando a Clarice Lispector da “Água Viva”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA