SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO

GRANDES NOMES DA MPB VI


MARISA MONTE


Maria de Azevedo Monte nasceu no Rio de Janeiro, no dia primeiro de julho de 1967. Estudou piano e canto na infância, participando, na adolescência, de um musical dirigiu por Miguel Falabella. Passou uma temporada em Roma, perto dos 20 anos, tendo continuado seus estudos musicais a passado a se apresentar em bares e casas noturnas acompanhada de amigos. Foi “descoberta” por Nélson Mota, que produziu seu primeiro espetáculo, no Brasil e a tornou conhecida. Passou a fazer shows e foi formando uma pequena legião de fãs. Quando lançou seu primeiro disco, em 1988, já era uma cantora conhecida no Brasil.

Além de cantora, Maria Monte também é compositora e produtora. Em 2008, fez até uma incursão pelo cinema, produzindo o documentário “O Mistério do Samba”, retratando o cotidiano da Velha Guarda da Portela, um grupo de sambistas cariocas. Eclética, com uma belíssima voz, a artista já ganhou vários prêmios, sendo respeitada pela crítica e tendo um público numeroso da classe média pra cima.

Nesses mais de 20 anos de carreira, lançou vários discos elogiados pela crítica especializada e emplacou vários sucessos até mesmo no rádio, principalmente quando as músicas fizeram parte da trilha sonora de novelas e produções globais, a exemplo de “Bem que se quis” (O Salvador da Pátria), “Dança da Solidão” (Quatro por Quatro) e “Rosa” (Desejo Proibido).

Mesmo distanciada da mídia, dificilmente aparecendo na televisão, Marisa Monte se tornou cult, no Brasil e também no exterior, vendendo mais de 10 milhões de discos no mundo, metade no seu país de origem. Entre suas canções mais conhecidas estão a já citada “O Bem que se quis”, “Amor I Love You”, “Já Sei Namorar”, “Velha Infância” e “Não é Proibido”.

Marisa Monte, com certeza, merece figurar na relação dos grandes nomes da música popular brasileira de todos os tempos. (Fonte de consultas: enciclopédia do google).

**Clicando no nome de Marisa Monte, acima, em letras maiúsculas, você acessa um vídeo de "Dança da Desilusão", que ela canta em parceria com Paulinho da Viola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário