ALEPE

ALEPE
ALEPE

GOVERNO DO ESTADO

GOVERNO DO ESTADO
GOVERNO DE PERNAMBUCO - FUNDARPE

domingo, 11 de outubro de 2009

ZECA BALEIRO E BENITO DE PAULA


Zeca Baleiro (foto) gravou um CD ao vivo e incluiu no disco "Palavras", de Roberto e Erasmo, e "Retalhos de Cetim", de Benito de Paula. As duas versões do maranhense para os dois grandes sucessos dos anos 70 ficaram lindas, bem na linha do que faz o artista. Baleiro já mostrou a que veio na MPB, gravou vários discos de excelente qualidade (letras, músicas, arranjos, etc), incluindo um CD em parceria com o cearense Fagner. Ele está mais do que certo em chutar o preconceito pra lá e gravar o que dá na telha. Se o resultado final é bonito, por que patrulhar ou fazer uma criticazinha só por fazer? (a foto de Benito de Paulo já foi incluída em nota postada anteriormente).

----------------------------------------------

Benito de Paula nunca foi visto com bons olhos pelos intelectuais da MPB nem pelos críticos musicais da época em que ele mandava nas paradas de sucesso. Mesmo assim, nem tudo que produziu pode ser considerado descartável e acredito mesmo que ele era bem intencionado em algumas canções. Seu maior erro foi cantar que "tudo está no seu lugar, graças a Deus, graças a Deus". Estávamos em plena ditadura militar e a letra foi entendida como uma defesa do regime dos generais. Não dá para acreditar que o cara era tão inocente assim, não é mesmo?

O verdadeiro nome de Benito é Uday Veloso e ele nasceu em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Algumas curiosidades interessantes sobre o artista: seu primeiro disco, nos tempos do LP, foi censurado por incluir a música "Apesar de Você", de Chico Buarque; Uma canção composta pelo friburguense "Quero ver você de perto", foi gravada por Roberto Carlos no disco do "rei" de 1974; Recentemente, o maranhense Zeca Baleiro, que faz MPB de primeira qualidade, incluiu num CD, gravado em show ao vivo, a música "Retalhos de Cetim", o primeiro grande sucesso de Benito de Paula. É um sambão romântico que já era bonito com o carioca e ficou ainda melhor na versão de Zeca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário