ALEPE

ALEPE
ALEPE

sábado, 28 de julho de 2018

CAETÉS FAZ BONITO NO INÍCIO DE CARAVANA



Milhares de pessoas estiveram no centro de Caetés, nesta última sexta-feira, dia 27, para prestigiar a Caravana Contra a Fome, que deu sua largada, ontem, rumo a diversas cidades do Nordeste até chegar a Curitiba, capital do Paraná.

O objetivo da caravana, organizada por movimentos sociais, é denunciar a volta da fome no Brasil, após o golpe parlamentar-midiático que levou o emedebista Michel Temer ao poder.

A escolha de Caetés para início da caravana é porque foi no município pernambucano - quando ainda era distrito de Garanhuns - que nasceu Luiz Inácio Lula da Silva, que viria a ser o presidente mais amado pelo povo brasileiro e ao mesmo tempo odiado pelas elites e analfabetos políticos de diferentes regiões do país.

O prefeito de Caetés, Armando Duarte (PTB), fez questão de estar presente ao momento histórico e na oportunidade cumprimentou moradores da cidade e de outros municípios.

EUDSON CATÃO APOIA CANDIDATURA DE RODOLFO


Eudson Catão, ex-prefeito de Palmeirina, que foi também presidente da Codeam, anunciou apoio a candidatura do jornalista Fernando Rodolfo para deputado federal.

Na avaliação de Eudson, a região do Agreste Meridional precisa de um representante em Brasília e Rodolfo possui os pré-requisitos necessários para exercer o mandato em Brasília.

Antes, o jornalista tinha recebido apoios do empresário e suplente de senador Douglas Cintra e do ex-prefeito Zé da Luz.

Radialistas e sindicalistas de Bom Conselho também anunciaram sua adesão ao projeto político do ex-apresentador da TV Jornal.

TÚLIO GADELHA É CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL

Túlio Gadelha, advogado recifense, foi candidato a deputado estadual, em 2014, mas não conseguiu chegar lá.

Este ano o jovem, integrante da ala socialista do PDT, será candidato novamente e desta vez para deputado federal.

Pesquisas internas realizadas pelos partidos em Pernambuco, indicam que o rapaz vai muito bem, aparecendo em alguns levantamentos com um percentual de intenção de votos semelhante ao de João Campos, o queridinho do Palácio das Princesas.

Túlio virou um fenômeno, nos últimos tempos e tem mais seguidores nas redes sociais do que alguns políticos de prestígio nacional.

Tudo leva a crer que caiu nas graças da população depois que virou manchete de sites, jornais e revistas brasileiras por namorar a jornalista global Fátima Bernardes.

Apesar da fama repentina e da possibilidade de se eleger com uma grande votação, o advogado mantém a simplicidade e é ligado às esquerdas.

É simpatizante de Lula e Marília Arraes, mas talvez o apoio aos petistas dependa do rumo do PDT na eleição deste ano.

*Na foto da Revista Fórum, o advogado pernambucano e o ex-presidente. Túlio se juntou à marcha "Lula Livre".

O TALENTO DE LOLA LUNA COMO CANTORA E PINTORA


Lola Luna, esposa do empresário Fernando Luna, é uma garanhuense de muitos talentos artísticos.

Costuma arrasar como cantora e já lançou mais de um CD, um deles com um repertório caprichado da MPB.

Agora, descubro que Lola é também excelente artista plástica. Algumas de suas obras, de temática sacra, estão sendo expostas no Casarão das Artes, na Avenida Rui Barbosa.

E quem for à casa dos Tinoco (em frente ao Hotel Tavares Correia) até hoje ainda pode se encantar com Lola Luna interpretando com sua voz privilegiada a Ave Maria.

*Na foto acima, Lola. Abaixo, uma de suas pinturas sacras, retratando Nosso Senhor Jesus Cristo.

IVO RECEBE HOMENAGEM DA ESCOLA DE APLICAÇÃO


Depois de ter sido homenageado na Câmara de Vereadores, que lhe entregou a medalha Prefeito Amílcar da Mota Valença, Ivo Amaral foi agraciado com a apresentação de uma peça em torno do seu nome pelos estudantes da Escola de Aplicação Professora Ivonita Guerra.

“Ivo Amaral – Uma história de amor a Garanhuns”, conta a trajetória política do ex-prefeito do município e ex-deputado estadual, revelando inclusive como se deu a criação do Festival de Inverno na sua época como gestor.

*Na foto, Ivo com Walter Santana, do Grupo dos Caminhantes do Parque Euclides Dourado e Paulo Lajes, ex-gerente do Banco do Brasil.

PREFEITO ROSSINE BLESMANY RECEBE ARMANDO MONTEIRO, MENDONÇA FILHO E BRUNO ARAÚJO EM LAJEDO


O prefeito de Lajedo, Rossine Blesmany (PSD), recebeu em sua cidade a visita do senador Armando Monteiro (PTB), dos ex-ministros Mendonça Filho e Bruno Araújo, além dos deputados Álvaro Porto e André de Paula.

Eles conversaram sobre política, os problemas enfrentados pelos municípios e a realidade de Pernambuco.

Rossine, no entanto, ainda não confirmou se vai apoiar a chapa oposicionista que irá concorrer ao Governo do Estado e duas vagas do senado.

O prefeito de Lajedo tem a prática de tomar decisões depois de se reunir com seu grupo político.

Então, ele conversará com os correligionários e logo após as convenções partidárias anunciará quem apoiará para governador.

Na eleição de 2014, Rossine apoiou Paulo Câmara (PSB).

sexta-feira, 27 de julho de 2018

CARTA AO AO PROMOTOR DOMINGOS SÁVIO PEREIRA



Dr. Domingos Sávio, o senhor é um homem de bom senso e de coragem. 

Não demonstra desejo de aparecer ou tampouco simpatias político-partidárias, como outros integrantes do MP,  que viraram estrelas no Sudeste do Brasil.

O senhor promotor, ao que me parece, tem senso de justiça,  sentimento humanitário e não concorda com qualquer tipo de preconceito ou discriminação.

Assim, de forma até surpreendente, enfrentou o posicionamento do prefeito, do bispo e do governador.

Terminou vencendo a contenda numa instância superior e a peça censurada, no Festival da Liberdade, terminou voltando à programação do Festival de Inverno.

O que se tem escrito de sandices sobre o assunto não cabe nem no Google, que parecia infinito, mas Garanhuns prova que não é.

Sabiamente, o escritor Wagner Marques cunhou a seguinte frase, hoje, na sua página do Facebook:

“Já que Cristo não ousou julgar ninguém, de tão atrevidos, alguns seguidores seus resolveram tomar pra si essa lacuna no comportamento do filho de Deus”.

Perfeito.

Cristo se juntava aos pobres, chegou junto dos leprosos e os curou, discordou da ordem estabelecida (mesmo no campo religioso), expulsou comerciantes gananciosos do templo e pregou que não se deve julgar ninguém.

Defendeu até uma prostituta e quando quiseram apedrejá-la desafiou a massa não pensante: “Atire a primeira pedra aquele que nunca pecou!”.

Defenderia também um gay, uma lésbica, um travesti? 

Acredito que sim, Dr. Domingos,  pois quem numa vida de 33 anos pregou o amor acima de tudo não iria tomar atitudes intolerantes, alimentar ódios e atitudes doentias, homofóbicas ou racistas.

O espetáculo vai ser exibido por decisão da Justiça – dentro da programação do Festival de Inverno – e vai quem quer, ninguém é obrigado.

Quem considera blasfêmia fica em casa vendo novela da Globo, um filme na TV por assinatura ou na Netflix. 

Esquece. 

A peça não vai derrubar Izaías, Paulo Câmara ou Temer, muito menos tornar Jesus ou Deus menor, já que eles são um só e, como está na bíblia, são onipresentes e oniscientes.

Mais grave do que uma leitura ousada do evangelho, é a fome voltando aos lares brasileiros, é a violência crescente, como a que vitimou Marielle e tantos outros, conhecidos ou anônimos.

Você que acredita num Deus tão poderoso, certamente não acha que um espetáculo de teatro para 200 pessoas vai abalar a vontade do Supremo Arquiteto do Universo ou mesmo a força do cristianismo, com mais de dois mil anos.

Chega de escrever sem pensar, repetir o que outros estão dizendo, sem procurar se informar, sem desenvolver o senso crítico necessário para se posicionar como ser racional, livre das paixões que embotam a mente.

O Brasil está um atraso sim. Garanhuns é conservadora, sempre foi.

Mas não podemos nos nivelar ao Afeganistão e ao Talibã,  que tentou matar Malala aos 15 anos, pelo crime de querer estudar.

Gente, aqui não é a Suíça Pernambucana?

Então vamos ser mais primeiro mundo e menos o quinto.

Vamos ser mais classe A e menos classe Z, como diria o Caetano Veloso.

Botar a cabeça para pensar e saber que o mundo amanhã continuará o mesmo. 

Deus continuará Deus, mesmo que explodam bombas, uma cantora chame palavrões (até padre chama palavrão, estão lembrados?) em praça pública e no teatro um transexual ouse ser Jesus por uma noite.

Bom senso. Nada mais que isso.

Parabéns Dr. Domingos.

Conheço o Sr. o suficiente para saber que não está posando para a plateia, não está atrás de votos ou de holofotes. Apenas discordou de atitudes oportunistas e preconceituosas, usando de suas prerrogativas para dar um basta à homofobia e a qualquer forma de discriminação.

Demais, o Pai perdoará tanta asneira. Afinal de contas hoje, como ontem, eles não sabem o que fazem nem o que dizem.

Dr. Domingos o senhor nos representa. Não só Renata Carvalho e todos os diferentes que sofrem a não aceitação por uma sociedade burra e hipócrita, mas também a mim, que sou pai e avô e que acredito que as qualidades humanas não podem ser metidas pelo cor, pelo dinheiro ou  pelo gosto sexual e sim pelo caráter e pelas atitudes. Se são generosas ou mesquinhas, se carregam a semente do amor ou do ódio.

Forte abraço deste admirador. Jornalista José Roberto de Almeida.

MARÍLIA ARRAES VISITA GARANHUNS, TEREZINHA E JUPI


Alcindo Correia, vereador do PC do B de Garanhuns, e um dos políticos de nossa região mais próximos da vereadora Marília Arraes informa que nesta quinta-feira foi realizada uma reunião com diversas lideranças do Agreste Meridional para tratar da visita da pré-candidata do PT a Suíça Pernambucana, Jupi e Terezinha, neste final de semana.

Estavam presentes ao encontro, realizado na Câmara de Vereadores do Município, os seguintes vereadores: Jailton Nunes (Palmeirina), Edvaldo Olegário (Paranatama), Jocelino Ferreira (Caetés), Bruno da Ótica (Capoeiras), Jeffeton Monteiro (Jupi), Ratinho (São João), Jânio Moraes (Brejão) e Geraldinho Lins (Correntes).

Também participaram da reunião Leonilda Leonel, que foi candidata à prefeitura de Paranatama em 2016 e Edgard Rodrigues, ex-prefeito de Capoeiras.

Os comerciantes Adelmo Bernardo e Willian Taveira, assim como o presidente do PT de Caetés, Júlio César, também estavam presentes.

A candidatura de Marília Arraes ao governo pode ser confirmada até a próxima semana e pelas pesquisas ela tem boas chances de chegar ao Palácio das Princesas.
Vereadores reunidos em Garanhuns

ARMANDO MONTEIRO CUMPRE AGENDA EM GARANHUNS


Candidato de oposição ao governador Paulo Câmara (PSB), o senador Armando Monteiro cumpre extensa agenda hoje em Gravatá e Garanhuns.

Em Gravatá, pela manhã, o líder petebista participa de um Congresso promovido pela União dos Vereadores de Pernambuco. Armando será um dos palestrantes.

Aqui em Garanhuns, às 15h, o senador terá uma reunião com o pré-candidato a deputado federal Carlos Batata (DEM), que estará acompanhado de lideranças políticas de toda região do Agreste Meridional.

Às 17h, acompanhado dos deputados Álvaro Porto e Priscila Krause, o oposicionista concede entrevista à Rádio Marano, no Casarão das Artes, na Avenida Rui Barbosa.

Depois, às 18h, Armando Monteiro será entrevistado pela radialista Samara Pontes, na Rádio Jornal Garanhuns.

Às 20h, o senador tem novo encontro com lideranças políticas, novamente com a participação de Carlos Batata e da advogada Claudomira Andrade, pré-candidata de Garanhuns à Assembleia Legislativa de Pernambuco.

A partir das 21h, Armando prestigia na Praça Mestre Dominguinhos os show do Festival de Inverno de Garanhuns.

*Na foto Armando Monteiro e o seu fiel aliado, o prefeito Izaías Régis.

ÁGUA PARA CAETÉS E CAPOEIRAS É UMA REALIDADE

O presidente da Compesa, Roberto Tavares, acompanhado do prefeito de Caetés, Armando Duarte (PTB), e da prefeita de Capoeiras, Neide Reino (PSB) visitou esta semana as obras de construção da adutora que vai levar água para as duas cidades a partir da Estação de Tratamento de Água de Garanhuns.

O presidente da Compesa, Roberto Tavares, acompanhado do prefeito de Caetés, Armando Duarte (PTB), e da prefeita de Capoeiras, Neide Reino (PSB) visitou esta semana as obras de construção da adutora que vai levar água para as duas cidades a partir da Estação de Tratamento de Água de Garanhuns.

“Essa é uma adutora muito importante autorizada pelo governador Paulo Câmara no fim do ano passado. Conseguimos os recursos, financiamento da ordem de 15 milhões do FGTS, e vamos levar água de qualidade aos dois municípios”, disse Roberto Tavares.

A adutora vai beneficiar mais de 15 mil habitantes dos dois municípios e deixar para trás uma história de dependência de caminhões-pipa em tempos de estiagem. “Já sofremos muitas secas, mas agora a solução está vindo pelas mãos do governador Paulo Câmara, que deu a ordem de serviço e a obra já está a pleno vapor”, destacou a prefeita Neide Reino.

A ordem de serviço foi assinada em junho passado. O assentamento da tubulação está sendo executado às margens da BR 434. Ao todo, são 28 quilômetros de adutora com capacidade pata transportar uma vazão de 60 litros de água por segundo que será dividida entre as duas cidades.

De acordo com o prefeito de Caetés, Armando Duarte, que foi quem mais lutou pela obra,  esse é um feito histórico do município. “O governador Paulo Câmara tornou a obra realidade e vai resolver de vez o abastecimento de água do município”, comemou.

GRUPO LGBTI DISCUTE CENSURA EM GARANHUNS

Polêmica em relação à peça com atriz trans motivou   a chegada do grupo ao município

O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), mantém-se irredutível em ceder o espaço do Centro Cultural de Garanhuns para a apresentação, ainda que a portas fechadas, bem como outros espaços públicos do município para apresentação da peça “O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Rainha do Céu”, com a atriz trans Renata Carvalho. Na terça-feira (24), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) - em liminar concedida pelo desembargador Silvio Neves Baptista Filho após o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) entrar com recurso - determinou que a montagem volte a integrar a programação do 28º Festival de Inverno de Garanhuns. Toda essa movimentação motivou a ida da Aliança Nacional LGBTI+ ao município do Agreste, com uma roda de diálogo paralela à programação do evento.

No documento, o desembargador afirmou que o monólogo estimula reflexão sobre discriminação às minorias. “A atração nada mais é do que um drama teatral, que busca conscientizar e estimular a reflexão sobre a discriminação social de uma minoria, especialmente das transexuais e travestis”, disse à imprensa do estado. Lembrando que o Brasil é o país do mundo que mais mata transexuais e cujo número de violência contra a população LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e interssexuais) chegou a quase 450 assassinatos, em 2017, segundo dados do Grupo Gay da Bahia (GGB).

Em tempos nos quais Pernambuco figura entre os estados mais violentos para a comunidade LGBTI+ no Brasil (sexto lugar no ranking, com 27 assassinatos), a coordenação estadual da Aliança Nacional LGBTI+ segue para Garanhuns neste sábado, dando sequência às caravanas que tem realizado em munícipios pernambucanos. A ideia é debater temáticas relacionadas à diversidade com estudantes, comunicadores e profissionais de outras áreas em encontros gratuitos e abertos ao público, de maneira a aumentar a corrente contra o preconceito. Aproveitando um dos assuntos mais polêmicos nesta temporada de FIG, chega com a roda de diálogo "A voz da arte LGBT: a importância da liberdade de expressão". O encontro terá entrada gratuita, a partir das 16h, na Kombi Nação. 

Para a roda de diálogo, artistas e produtores culturais que levantam a bandeira da diversidade. Um deles é o pernambucano Romero Ferro: com duas apresentações na agenda oficial do FIG este fim de semana, o cantor já teve um de seus videoclipes censurado e ele foi bloqueado de redes sociais por cenas de nudez. Bianka Nicoli (a "Rainha dos Áudios") e Gabi Cavalcanti (performer do coletivo Sétimo Céu) falarão da aceitação às trans na indústria cultural. Participam ainda do evento a MC Mariana Oliveira (pioneira no rap pernambucano), as estilistas RM e Wirdney Style e a produtora cultural Maria do Céu. A apresentação e mediação do diálogo ficam por conta do jornalista Diogo Carvalho e do cientista político Marco Mota, coordenadores da Aliança Nacional LGBTI+ em Pernambuco. Na abertura e encerramento do evento, o público será animado pelo som do DJ Guedes.

A Caravana

A Caravana da Aliança Nacional LGBTI+ já passou pelos municípios de Jaboatão dos Guararapes (onde debateu a homofobia e bullying nas escolas), Caruaru (cultura LGBTI+), Arcoverde (machismo como base dos comportamentos discriminatórios) e Petrolina (aceitação dos LGBTIs pela família), sempre com bastante engajamento e participação das comunidades locais. De Garanhuns, a Caravana da Aliança segue para Triunfo e Afogados da Ingazeira, sempre levantando a bandeira da diversidade.

A Aliança

A Aliança Nacional LGBTI+ é uma organização da sociedade civil, pluripartidária e sem fins lucrativos. Legalmente registrada desde 2003, atuava inicialmente como uma lista de discussão na internet e depois ampliou seu trabalho de promoção e defesa dos direitos humanos e cidadania da comunidade LGBTI+, nos estados brasileiros através de parcerias com pessoas físicas e jurídicas. 

Com menos de um mês de coordenação em Pernambuco, a Aliança já realizou diversas ações em prol da comunidade local. No dia 21 de junho, lançou o Manual de Comunicação LGBTI+ no Recife, uma ferramenta que auxilia comunicadores a utilizar termos ligados ao universo LGBTI de maneira correta. Participaram do encontro jornalistas de renome no estado, como Graça Araújo (TV Jornal), Marcionila Teixeira (Diario de Pernambuco) e o youtuber Pedro Castilho (canal Põe na Roda).

No dia 28 de junho, coloriu as águas do Capibaribe e pontes do Recife com bandeiras do arco-íris, para lembrar o Dia Internacional do Orgulho Gay e alertar para os altos índices de violência contra a comunidade LGBT do país - em 2017, mais de 450 pessoas foram assassinadas por conta de sua orientação sexual e Pernambuco foi o sexto estado mais violento no ranking. O ato com as bandeiras foi elogiado e abraçado por várias pessoas na capital.

SERVIÇO
Caravana da Aliança Nacional LGBTI+ em Garanhuns
A voz da arte LGBT: a importância da liberdade de expressão
Onde: Kombi Nação (antiga Galeria 288 - Rua 15 de Novembro, 288)
Quando: Sábado (28 de julho), 16h
Entrada gratuita

Contatos:
Marco Mota (coordenador da Caravana da Aliança) - (81) 99692-6110‬
Diogo Carvalho (assessor de comunicação) - (81) 99900-6010

GARANHUNS RECEBE NESTA SEXTA AULA ESPETÁCULO COM OBRA DO COMPOSITOR BRASILEIRO HEITOR VILLA-LOBOS


Projeto “O Canto de uma Nação: Canções Típicas Brasileiras de H. Villa-Lobos”, do pesquisador e cantor lírico recifense Marcelo Ferreira, chega Garanhuns nesta sexta-feira (27.07), às 16h, na Igreja de Santo Antônio.


Palestra multimídia sobre o surgimento da música nacionalista brasileira será apresentada pelo acadêmico, doutor pela Jacobs School of Music – Indiana University (EUA),  será seguida por recital com dez canções interpretadas pela cantora Gleyce Melo e pelo pianista Vitor Philomeno. O projeto tem incentivo do Funcultura/Governo de Pernambuco.

Não é difícil para um brasileiro moderno, desde Villa-Lobos, identificar as características de sua nação traduzidas em som. O Brasil é referência musical no mundo e tem uma contribuição original e única para a música erudita. Porém, essa identidade sonora é muito mais recente do que se imagina. Durante os quatro primeiros séculos de existência do país, a música executada e eventualmente composta por aqui era moldada pelo gosto da nobreza europeia e pela ideia aristocrata de que a única cultura válida era a do velho continente. A grande virada história tem início na década de 20, pela obra de Villa-Lobos, incluindo a composição do primeiro ciclo de canções nacionalistas brasileiras.”

“Essa atitude começa a mudar no fim do século XIX, ironicamente por imitar a tendência nacionalista europeia, e mesmo assim sofrendo uma imensa resistência de um grupo de críticos e compositores que defendiam o modernismo e não consideravam digna, assim como também não conheciam a cultura brasileira. Nessa atmosfera de mudança, não só na música mas também no acesso do povo brasileiro as culturas interioranas ou até mais remotas, como possibilitado por expedições como a do Marechal Rondon, nasce Heitor Villa-Lobos, o nosso primeiro compositor nacionalista”, acrescenta Ferreira, que realizou sua pesquisa sobre este ciclo focando exatamente sobre esse processo de surgimento da música erudita nacionalista brasileira, como conclusão de seu doutorado em canto e história da música na Jacobs School of Music – indiana University, nos Estados Unidos, o maior programa acadêmico de canto e ópera do mundo.

Na obra “Canções Típicas Brasileiras”, Villa-Lobos harmoniza melodias coletadas em suas pesquisas e viagens, reunindo num único ciclo canções indígenas, canções religiosas de origem africana, um desafio de viola, uma embolada, uma canção de ninar dos caboclos do Pará, e ainda três modinhas. Dessa forma, de forma nunca antes vista, Villa-Lobos coloca todo o seu país em uma única obra musical erudita, criando assim um marco na música brasileira.

SERVIÇO
Aula-espetáculo “O Canto de uma Nação: Canções Típicas Brasileiras de H. Villa-Lobos”
Quanto: Gratuito

·         21/07 (sábado): Gravatá - 11h (Festival Virtuosi), Igreja Matriz de Sant'Ana

·         24/07 (terça): Recife - 19h30 (Conservatório Pernambucano de Música - Auditório Cussy de Almeida)

·         27/07 (sexta): Garanhuns - 16h (Festival Virtuosi), Igreja de Santo Antonio

·         30/07 (segunda): Arcoverde - 19h (teatro Geraldo Barros no SESC Arcoverder)


Conteúdo:

Recital e Palestra – O Canto de uma Nação

1.         Palestra – Canções Típicas Brasileiras de H. Villa-Lobos: A Gênese da Canção Nacionalista de Câmara Brasileira.

1.        Introdução – O que é nacionalismo em música?
2.        Desenvolvimento da identidade musical brasileira: Os quatro primeiros séculos;
3.        Origens da canção de câmara brasileira e primeiros esforços nacionalistas;
4.        Primeiros anos da vida de Heitor Villa- Lobos: Influências e exposição;
5.        A origem e evolução dos materiais utilizados nas Canções Típicas Brasileiras;
6.        Canções Típicas Brasileiras – Análise individual das canções


Palestrante – Marcelo Ferreira
Duração – cerca de 45 minutos


2.         Recital – Canções Típicas Brasileiras (H. Villa-Lobos)

1.        Môkôcê cê-maká
2.        Nozani-na
3.        Papae Curumiassú
4.        Xangô
5.        Estrella é Lua Nova
6.        Viola Quebrada
7.        Adeus Ema
8.        Pálida Madona
9.        Tá Passaste por este Jardim
10.      Cabocla de Caxangá

Soprano – Gleyce Melo
Piano – Vitor Philomeno
Duração – cerca de 25 minutos


Duração Total – Aproximadamente 1 hora e 15 minutos

Classificação Indicativa – Maiores de 16 anos


        Ficha Técnica

Palestrante, Concepção e Coordenação
Dr. Marcelo Ferreira

Músicos
Gleyce Melo (Soprano)
Vítor Philomeno (Piano)

Realização
Jaraguá Produções

Produção Executiva
Carol Ferreira

Direção de Produção
Luiz Barbosa

Produção
Joli Campello
  
Assessoria de Comunicação
Aline Feitosa (Trago Boa Notícia)

TUDO PRONTO: SAI DE CAETÉS NESTA SEXTA FEIRA 27 CARAVANA QUE DENUNCIA A VOLTA DA FOME NO BRASIL


Do Brasil de Fato

Na pequena cidade de Caetés, no agreste pernambucano, a 250 quilômetros da capital Recife, terá início a Caravana Seminário Contra a Fome, que tem como objetivo denunciar a volta da fome no Brasil.

O ato inaugural está marcado para as 15h desta sexta-feira (27) na principal praça da cidade, e a expectativa dos organizadores é reunir mais de 3 mil pessoas vindas de diversas regiões do Nordeste. De Caetés, três ônibus seguem cruzando o Brasil até chegar a Brasília no próximo dia 5.

A população de Caetés chega a 27 mil habitantes, dos quais mais de 70% vivem na zona rural, de acordo com dados do IBGE. Os moradores já começaram a perceber no cotidiano a volta do fantasma da fome, especialmente depois dos cortes nos investimentos de políticas públicas, como os programas Bolsa Família, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa 1 Milhão de Cisternas.

A gente já começou a sentir os impactos, principalmente da fome. Era raro ver na rua pessoas pedindo comida e agora já tem, não tanto quanto tinha antes, mas já tem pessoas passando nas casas pedindo [comida]”, conta Uedislaine de Santana, que mora na comunidade quilombola de Atoleiro, em Caetés.

O filho mais conhecido de Caetés é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na pequena cidade, a população fala de seu conterrâneo com carinho. Simão Salgado da Silva, diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetés, conta o que as últimas pesquisas de intenção de voto confirmam: se as eleições fossem hoje, Lula seria eleito em primeiro turno.

Cortes em programas sociais

A seca que castigou e obrigou Dona Lindu, mãe de Lula, a sair de Caetés com seus filhos para tentar a vida em São Paulo ainda atinge a região. Com a maioria da população rural, Caetés foi uma das várias cidades que sofreu com a falta de chuva prolongada que assolou a região do Seminário nos últimos sete anos. Com a produção prejudicada, trabalhadores rurais se mantém graças ao amparo dos programas sociais criados especialmente durante o primeiro governo do ex-presidente.

O Bolsa Família beneficia cerca de 46% da população de Caetés com um valor médio de R$ 242,34 por família, de acordo com dados divulgados pelo governo federal. “A maioria dos agricultores vive do Bolsa Família, porque a gente teve uma seca prolongada aqui no Nordeste, sem o pessoal lucrar com a lavoura, e a maioria dessa população se manteve com o Bolsa Família, que hoje tá sendo cortado. E já estamos sentindo a diferença”, conta Simão Salgado.

Outra política pública que transformou a vida dos moradores de Caetés foi o Programa 1 Milhão de Cisternas, criado em 2003, que permitiu o consumo de água para muitos brasileiros. O programa, que instalou mais de 111 mil cisternas apenas em 2014, vem sofrendo com os cortes das políticas sociais realizados pelo governo de Michel Temer (MDB). Em 2017, por exemplo, foram apenas 27 mil cisternas instaladas.

Uma das brasileiras que teve sua vida transformada pelo programa foi Teresinha Ferreira de Oliveira. A agricultora de 61 anos é natural de Caetés e conta que hoje tem água encanada em casa. “Antes era caminhão pipa, era uma briga pra pegar água na rua. As mulheres brigando porque não tinha água, mas agora tem água”, conta a pernambucana, que é outra eleitora convicta de Lula.

11 milhões de volta à pobreza

O Brasil saiu do Mapa da Fome em 2014. O levantamento é elaborado desde 1990 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Para sair do mapa, o país deve ter menos de 5% da população ingerindo menos calorias do que o recomendado. A insegurança alimentar grave passou a um nível baixo, de 3,2%, apenas em 2013 e por isso o Brasil saiu do indesejado mapa.

No entanto, o Relatório Luz, elaborado por cerca de 20 entidades da sociedade civil, mostra que há o sério risco do país voltar ao mapa da fome. Isso porque a fome está intrinsecamente vinculada à pobreza extrema – que já atinge 11,8 milhões de brasileiros, conforme levantamento da  organização ActionAid Brasil.

quinta-feira, 26 de julho de 2018

DIOGO NOGUEIRA COMANDA O GRITO DE "LULA LIVRE"


O grito “Lula Livre” ecoa por todo o Brasil. Em Curitiba, em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife... Nas grandes, médias e pequenas cidades do Brasil milhões de pessoas que não aprenderam a odiar, não têm uma venda nos olhos e sabem o que o ex-presidente Luiz Inácio da Silva fez pelo país querem ele em liberdade, até porque sua condenação foi baseada com base em delações suspeitas, documentos forjados e mentiras explícitas.

Diogo Nogueira, no show que fez ontem à noite no Festival de Inverno de Garanhuns foi apenas mais um que incorporou o sentimento do povo, que não acredita em Moro e na sua imparcialidade.

O artista foi aplaudido e a massa acompanhou o grito de “Lula Livre”.

Num país em que se fala numa chapa Jair Bolsonaro e Janaína Pascoal para presidente e vice (Freud explica?) , Lula representa a esperança de uma população que nunca sofreu tanto como nos últimos dois anos.

As mais recentes pesquisas de opinião pública realizadas no Brasil, mostram que Lula, preso em Curitiba, tem 44% das intenções de voto.

Bolsonaro, Geraldo, Marina, Ciro e outros pré-candidatos, em liberdade e sem sofrer restrições da mídia amiga, não chegam a 15%.

Se Lula cometeu crimes – que não conseguiram provar até o momento – o povo o absolveu.

*Foto: Reproduzida do Facebook de Oliveira Ana.

DAMÁSIO CARDOSO RECEBE APOIO DE DR. GILSON


Gilson Bezerra, um dos médicos mais conhecidos de Garanhuns, cirurgião geral, conceituado em todo Agrest, casado, com dois filhos que também exercem a medicina -  Dr. Guilherme Agra e o Dr. Rodrigo Agra - decidiu apoiar a candidatura de Damásio Cardoso para deputado estadual.

 

Damásio e Gilson tiveram um encontro recente,  numa academia na cidade, quando o médio externou todo apreço pela pré-candidatura do garanhuense,  deixando claro que não vai medir esforços para ver o projeto do representante do Patriotas obter sucesso.

 

Nesse momento de escolhas, em minha opinião, você Damásio é o melhor para Garanhuns. Você eu conheço e sei de suas boas intenções, você terá nosso apoio em 2018”, frisou Dr. Gilson.

 

Damásio Cardoso qualificou esse apoio como muito positivo e um incentivo para continuar o trabalho visando alcançar uma vaga no Legislativo Estadual. Dr. Gilson Bezerra é um médico influente, bastante conhecido e de relevantes serviços prestados em toda região, fico muito feliz em receber a adesão de uma liderança tão importante”, pontuou o pré-candidato.