ALEPE

ALEPE
ALEPE

terça-feira, 3 de julho de 2018

GOVERNADOR, PREFEITOS, DEPUTADOS E PARTIDOS POLÍTICOS LAMENTAM A MORTE DE GUILHERME UCHOA

A morte do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa, de 71 anos, às quatro horas da manhã desta terça-feira, dia 3, no Hospital Português, no Recife, gerou comoção nos meios políticos do Estado.
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), distribuiu nota de pesar, decretou cinco dias de luto oficial e cancelou compromissos que tinha acertado hoje em Petrolina, na região do São Francisco.

 "O Presidente Guilherme Uchoa fará uma grande falta à política de Pernambuco. Sua liderança marcou época nos últimos anos e Guilherme foi um parceiro fundamental, quer seja do ex-governador Eduardo Campos, quer seja conosco. Na Assembleia Legislativa, ao lado dos nossos deputados estaduais, contribuiu para as conquistas e avanços obtidos por nosso Estado. Quero prestar a minha solidariedade cristã e os meus sinceros sentimentos à toda sua família, em especial a Dona Eva, filhos e netos", lamentou o governador.

O prefeito de Garanhuns,  Izaías Régis (PTB), também lamentou “com muito pesar” a morte do seu ex-colega de Assembleia e amigo.

"Fomos colegas em três dos seus seis mandatos, inclusive fui seu vice em um dos mandatos de presidente da Assembleia.  Guilherme era um deputado querido por todos os demais. Presidente da Alepe por seis vezes, o que demonstrava a sua capacidade de diálogo e articulação. Um quadro importante da política pernambucana que deixará uma grande lacuna. Minhas sinceras condolências à família e que Deus traga o conforto”, assinalou Izaías.

O garanhuense Geovani Oliveira, prefeito do município de Itaquitinga e aliado do deputado Guilherme Uchoa, igualmente expressou seus sentimentos com a perda do dirigente do Legislativo Estadual:

“O passamento do Deputado Guilherme Uchoa para outra dimensão deixou a política pernambucana mais pobre de homens de valores e daqueles que pensam na sociedade como instrumento de mudança para a melhoria da qualidade de vida dos que mais precisam. O dia hoje acordou triste, perdemos não só o nosso Líder, o nosso Guia,  mas também um Pai no sentido verdadeiro da palavra. Perdemos um amigo e conselheiro de todas as horas. Que Deus nos dê forças e discernimento diante de irreparável perda de um grande alicerce de nossa vida política e pessoal. Vá em Paz, cumpriu  sua missão com toda maestria e honra. Sentiremos saudades eternas, mas nos inspiraremos no seu legado para levar adiante os seus ideais e a sua história em favor de todos os pernambucanos. Deus conforte toda a família e os inúmeros amigos diante de uma dor tão forte. Que essa saudade seja transformada em luta, a luta da manutenção do seu legado e da sua história. 

Geovani Oliveira (PMN)
Prefeito de Itaquitinga

Os deputados que fazem oposição ao Governo na Assembleia Legislativa também se manifestaram:

Hoje é um dia triste para todos nós que fazemos a Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Foi com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do deputado Guilherme Uchoa, presidente da Alepe. Em seu sexto mandato e há quase 12 anos à frente da Casa, a sua atuação foi marcada principalmente pela forma como defendeu a autonomia do Legislativo. Pernambuco perde um grande quadro. Como homem público, sempre praticou a boa política, atuando com ética, seriedade e compromisso com os pernambucanos.

Guilherme é um exemplo de homem público, pai e amigo. Ele pode imprimir uma gestão exitosa na Alepe, buscando a transparência do poder legislativo, melhorando a infraestrutura e ampliando o diálogo do Legislativo com todos os poderes,  além de buscar ampliar os canais institucionais de participação popular, dialogando sempre com o povo de Pernambuco. Nossa solidariedade à toda família e amigos.

Bancada de Oposição de Pernambuco
Silvio Costa Filho, líder da Oposição


A morte de Guilherme Uchoa também foi lamentada por partidos como o PSB e PSC, Câmara Municipal de Olinda,  senador Armando Monteiro,  deputados Jorge Corte Real, Álvaro Porto, Romário Dias, Claudiano Filho, Danilo Cabral,  André Ferreira, Laura Gomes e muitos outros parlamentares.

*Foto: TV Jornal

segunda-feira, 2 de julho de 2018

BRASIL PEGA BÉLGICA QUE VENCE JAPÃO DE VIRADA



Uma das melhores seleções da Copa 2018 até agora, o time da Bélgica tomou um susto, hoje,  ao disputar a partida  das oitavas de final,  contra o Japão.

Favoritos na partida, os belgas fizeram um primeiro tempo apenas razoável. Foram superiores, mas sem chegar muito perto do gol.

No segundo tempo, a surpresa: em quatro minutos os japoneses fizeram dois golaços e deixaram a Bélgica completamente atordoada.

Nem passes os craques europeus conseguiam acertar mais.

Na faixa dos 25 minutos, Jan Vertonghen cabeceou da esquerda, com intenção de mandar na área. A bola pegou um efeito surpreendente e entrou na rede. Japão 2 x 1 Bélgica.

Cinco minutos depois Fellaini, que entrara no segundo tempo, escorou um cruzamento de cabeça e empatou o jogo.

Foi a vez da seleção japonesa sentir o baque.

Mesmo assim, a equipe oriental ainda arriscou, foi ao ataque e pagou caro por isso.

Aos 49 minutos do jogo o Japão atacou com perigo, mas a bola terminou nas mãos do goleiro Courtois. Este lançou com as mãos para De Bruyne que rápido passou a Meunier. O meia jogou dentro da pequena área, Lukaku fez a famosa “deixadinha” e a bola ficou livre nos pés de Chadli que virou a partida. Final: Bélgica 3 x 2 Japão.

Brasil e Bélgica será o jogo das quartas de final na próxima sexta-feira, dia 6, às 15h.

A Seleção Brasileira, mais cedo, venceu o México sem dificuldade, por 2 x 0, gols de Neymar e Firmino.

VÍDEO PARA LEMBRAR O SUCESSO DO FORRÓBOM


Os 26 anos da Forróbom alegraram tanto os moradores de Bom Conselho e o prefeito Dannilo Godoy (PSB), que um vídeo foi produzido para registrar o sucesso da festa, numa das noites de maior público. É para lembrar, sentir saudades e ficar esperando que chegue o próximo ano.

Assista o vídeo do Forróbom:



INSTITUTO TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO FESTIVAL


Este ano o Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns (IHGCG) renovará sua participação no Festival de Inverno (FIG) com uma programação especialmente preparada para o evento. Entre as ações, contam-se mostras de artes plásticas, gastronomia e teatro, recital de canto gregoriano, lançamentos de livros e palestras sobre temas literários e históricos.

A programação terá início já na sexta, dia 20, com apresentações teatrais a cargo dos alunos das redes privada e pública do município, a convite da Secretaria de Educação. No sábado, dia 21, ocorrerá o lançamento do primeiro número da Revista “Ruber”, do Instituto, contendo artigos de colaboradores, transcrições póstumas e relatórios institucionais. Na ocasião, além da presidente Ivonete Batista Xavier, fará uso da palavra o colaborador Michel Zaidan Filho, professor do Departamento de História da UFPE.

No domingo, dia 22, o “Casarão de Souto Filho” receberá os religiosos do Mosteiro de São Bento para um belo recital de canto gregoriano. Já na segunda, dia 23, será a vez de os escritores Jodeval Duarte, Nivaldo Tenório e Paulo Gervais conversarem sobre a vida e a obra da escritora Luzinette Laporte, que nos deixou recentemente. Na oportunidade, o Instituto e a Academia de Letras de Garanhuns (ALG) prestarão uma homenagem especial à escritora.

Luzinette Laporte ainda será homenageada no dia seguinte (terça, 24), na primeira incursão do Instituto na Praça da Palavra, a convite do SESC. Na quarta, dia 25, o escritor Ígor Cardoso fará palestra sobre o pesquisador Alfredo Leite Cavalcanti, por ocasião dos 50 anos de lançamento da clássica obra “História de Garanhuns”.

Na quinta, dia 26, o Instituto fará nova incursão na Praça da Palavra, desta vez, com os sócios Carlos Guedes, Cláudio Gonçalves e Ivonete Xavier, que dialogarão sobre as “Imagens da Cidade”. Ainda na quinta, à noite, será realizada a aguardada palestra “A Bala e a Mitra”, da escritora Ana Maria César, sobre o trágico assassinato de Dom Expedito Lopes, ocorrido em julho de 1957.

Na sexta, dia 27, em um dos pontos altos da programação, a imortal da Academia Pernambucana de Letras (APL), Luzilá Gonçalves Ferreira, que já foi homenageada pelo FIG, lançará o também bastante aguardado romance “Simoa e seu Avô Desalmado”, sobre a fundadora de Garanhuns, obra que vinha sendo produzida há três anos.

Além disso, entre os dias 21 e 27, o projeto de gastronomia “Panela de Barro: Cultura no Prato”, sob a curadoria de Ana Cláudia Frazão, trará para o "quintal" do Instituto oficina com mestres louceiras; palestra e oficina com Timóteo Domingos, sobre o uso da palma na alimentação, com mostra e comercialização de produtos à base desse insumo; e diversas outras ações, que contarão com a participação, entre outros, de Adriana Borges, Celerino Carriconde e Diana Hores.

Durante todo o evento, o Instituto ainda sediará uma mostra de artes plásticas dos artistas Jader e Maurilo Cysneiros, além de uma Feirinha de Livros, na qual serão disponibilizados aos interessados títulos do programa editorial do Centro de Estudos de História Municipal (CEHM), entre eles, os últimos exemplares da “História de Garanhuns”, de Alfredo Leite Cavalcanti.

Todas as ações serão abertas ao público, terão entrada gratuita e ocorrerão no casarão-sede e na área externa do Polo IHGCG, localizado na Praça Dom Moura, nº. 44, no Centro, ao lado do antigo Fórum (Casa Galeria Galpão).

*Da Assessoria de Comunicação do IHGCG

MANO RECEBE ELOGIOS POR RECADASTRAMENTO


Moradores de Garanhuns muito satisfeitos com o trabalho que está sendo feito por Mano do Caetano e equipe no recadastramento do Cemitério de São Miguel. O atendimento, segundo foi informado ao blog, é o melhor possível, daí a satisfação dos populares.

Mas não é de estranhar, Mano sempre foi uma grande figura humana, competente no que faz sem nunca perder a humildade.

Agora, seria interessante que Maia, Secretário de Obras, desse uma força ao Mano do Caetano para fazer uma limpeza no cemitério da Boa Vista, que está cheio de mato e quanto a isso tem gente reclamando.

O recadastramento do São Miguel prossegue até o dia 30 de setembro.

BOLSONARO SE MANIFESTA SOBRE PEÇA EM GARANHUNS



A repercussão de que o espetáculo O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu seria apresentado durante do FIG 2018 foi tão negativa que obrigou o Governo do Estado cancelar a polêmica apresentação. No episódio, o prefeito de Garanhuns Izaías Régis se posicionou radicalmente contra a peça e somou pontos à sua imagem diante da população, enquanto que o governo Paulo Câmara, ao colocar na grade de programação do Festival uma apresentação tão ousada, mesmo para grandes centros, deixou transparecer a impressão de que sua equipe não fala a mesma língua do povo, principalmente a do interior.

Em Garanhuns, além do prefeito, várias pessoas, autoridades e anônimas, se manifestaram contra a apresentação, inclusive o bispo local Paulo Jackson. Como a internet não tem fronteiras, a notícia correu o mundo, chegando até o presidenciável Jair Bolsonaro, que se manifestou no último sábado (30) através do seu perfil no Twitter. Diz a nota:

Na programação do Festival de Inverno de Garanhuns/PE, a exibição da peça "O Evangelho segundo Jesus, a rainha dos céus." A quem interessa retratar a imagem de Cristo como transexual? Isso é liberdade de expressão? É arte? É cultura? Nosso repúdio e protesto. Deus salve o Brasil.

PRUDÊNCIA E SENSATEZ

Por Altamir Pinheiro

Renata da Silva Carvalho Franzoni é uma Atriz   ativista e uma excelente  intérprete da peça “Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu!”.  A travesti que tem cerca de 40 anos é uma lutadora incansável do combate a TRANSFOBIA, “doença” esta que está impregnada por este Brasil afora, pois é  a discriminação, a repulsa ou o preconceito contra o transexualismo ou os transexuais.  O  espetáculo já foi alvo de violência de diversas formas, como protestos, ameaça física e insultos em cidades brasileiras por onde a peça passa.  Este assunto é como àquilo: ENQUANTO MAIS MEXE, MAS FEDE!!! Pois a polêmica em torno da peça só tem feito o público aumentar sua curiosidade e se interessar pelo assunto.

O grave em tudo isso é que  muitas pessoas partem da premissa que se uma travesti está interpretando Jesus, ela está deturpando a imagem dele. Vejam o que a atriz travesti fala sobre o assunto: “Muito pelo contrário, fazemos com o maior respeito. A peça é pró-cristão. Fala sobre amor, tolerância, perdão, e fala como precisamos existir e conviver juntos”, afirma. E vai mais além: Esse é um tema que conheço diariamente. É muito importante normalizar e humanizar esses corpos trans. O Brasil é o país mais transfóbico do mundo. A vida média do trans é de 35 anos e do resto é de 70 anos. Nós acreditamos que podemos mudar essa realidade de violência em cima dos trans a partir do momento que eles comecem a conviver com a sociedade”, diz ela.

No que diz respeito a sua apresentação em pleno Festival de Inverno, o prefeito de Garanhuns proibiu a realização do espetáculo em prédio público, acertadamente, usando da prudência e da sensatez. Até porque,  sua decisão foi como prefeito da cidade e não como simples cidadão que poderia ser tratado como uma pessoa  ingênua que crê facilmente em tudo o que lhe é dito. De maneira acertada, o prefeito veio a público manifestar sua satisfação de ver e  concordar com  o clamor da sociedade de Garanhuns que exigiu através de um pedido expresso de respeito à fé cristã cultuada por essa mesma coletividade.

Para quem já assistiu acha que a  peça não busca ofender cristãos, mas cria um questionamento sobre a falta de tolerância e respeito nos tempos atuais. Polêmicas à parte, a violência contra a população LGBT não se resume somente aos gays. Como se vê todos os dias nos noticiários de TV, esse tipo de intolerância e violência não existe apenas nos casos dos assombrosos números de morte, ela está também presente em uma sociedade que se recusa a reconhecer nome social, que insiste em chamar  de “VIADO” e que se excita não somente em explorar sexualmente, mas também em espancar “O TRAVECO”  até a morte. Quanta barbaridade!!!

TEREZINHA E BREJÃO TERÃO ÁGUA DA BARRAGEM CAJUEIRO


Terezinha e Brejão terão água da Barragem do Cajueiro!

Ordem de Serviço foi assinada, ontem pela manha, numa solenidade em Terezinha, que contou com as presenças do deputado estadual Claudiano Filho (PP), prefeito Matheus Martins, Igor de Oliveira Galindo pela Compesa, demais autoridades do município e populares.

Na obra da adutora serão investidos R$ 5 milhões. Desse total, R$ 4,5 milhões é para levar água de Cajueiro até o município de Brejão e R$ 1 milhão para garantir o abastecimento até Terezinha.

O trabalho será realizado graças a parceria entre o Governo do Estado e Terezinha e quem mais lutou pela concretização desse sonho foi o deputado Claudiano Filho, que conseguiu o pleito junto ao governador Paulo Câmara.

Na mesma solenidade o prefeito Matheus Martins também assinou ordem de serviço para construção de 10 barragens e, ao lado do deputado, entregou um veículo zero quilômetro que passa a integrar a frota do município.


domingo, 1 de julho de 2018

PUBLICITÁRIO GARANHUENSE CRITICA POLITIZAÇÃO DO FIG

Analisando fatos como esse que aconteceu com a proibição da referida peça em Garanhuns, entendemos por que cada vez mais, a população se afasta da classe política e o cidadão se recusa a participar dos movimentos políticos.

O que vimos em Garanhuns é um caso típico de politicagem, vaidade desprezo pelo mais importante, o interesse público.

Quem como eu viu nascer o FIG, de forma humilde, mas já com qualidade e dando sinais de que seria um grande evento, iluminados seus criadores, com artistas de extrema qualidade e o melhor, com ligações fortes com Garanhuns, Dominguinhos, Quinteto Violado e Alceu Valença, o primeiro filho ilustre de Garanhuns, o segundo, tendo um de seus componentes o saudoso Toinho, filho de Garanhuns e o terceiro Alceu, daqui pertinho, São Bento do Una, estudante do Colégio Diocesano e família do ilustre e meu padrinho, Padre Adelmar da Mota Valença.

Faço esse resumo para os mais jovens, pois os antigos como eu, sabem o quanto é importante para todos nós, o quanto nos enche de orgulho, quando vemos as manifestações pelo mundo afora, de que aqui na nossa Terra, se realiza o maior festival de cultura e arte da América Latina, desculpe a falta de modéstia, mas faço parte de um grupo, que não só participou de todas as edições do FIG, mas que deu significativa participação em sua evolução, tivesse eu capacidade, escreveria um livro, relatando toda sua história.

Nas suas 28 edições, passaram pelo FIG, vários prefeitos, governadores, secretários, todos deram sua colaboração, mas o grande responsável pelo sucesso é o povo e é dele o Festival, por isso acho que deveríamos deixar a tentativa de politizar o FIG e darmos a Ele o verdadeiro sentido de sua realização, unir, mostrar, revelar o que de melhor existe na música, cultura e arte no país.

Viva o FIG, Viva Garanhuns!

*De José Mário Corrêa de Oliveira, publicitário e filho de Garanhuns.

RÚSSIA DESPACHA ESPANHA NOS PÊNALTIS


Três seleções que já foram campeãs mundiais estão fora da Copa da Rússia: A Alemanha, que tem quatro títulos, o último conquistado em 2014, no Brasil, que não passou da primeira fase; a Argentina, campeã duas vezes, derrotada pela França, por 4 x 3, nas oitavas de final, e a Espanha, agora há pouco despachada pela Rússia nos pênaltis depois do empate de 1 x 0 no tempo normal e 0 x 0 na prorrogação.

A Espanha teve quase 80% da posse de bola, atacou muito, chegou a sair na frente, mas encontrou uma verdadeira muralha pela frente e não criou tantas chances de gol.

Nos pênaltis, já abalada psicologicamente, a Espanha naufragou e o herói foi o goleiro russo Ankinfeev que defendeu duas penalidades. 

Os torcedores da Rússia comemoram o resultado como se tivessem conquistado a Copa do Mundo. Uma alegria imensa tomou conta do estádio e meia hora depois de encerrada a partida todo mundo permanecia em seus lugares.
Jogadores espanhóis saíram de campo chorando com a decepção.

Três times que já foram campeões mundiais continuam na competição: a Inglaterra, a França e o Brasil, que joga amanhã contra o México, às 11h.

*Foto: Revista IstoÉ

CORREIO DE GARANHUNS ATENDE MUITO MAL


Chegou uma encomenda na agência centro dos correios de Garanhuns para um rapaz que tem uma loja aqui na cidade. 

Ocupado, ele pediu para a mulher ir buscar. No local a senhora, mãe de duas filhas, recebeu um péssimo atendimento.

Primeiro o funcionário, muito mal-humorado, implicou porque ela e não ele foi buscar o pacote. Depois, o servidor,  cheio de autoridade, ironizou porque o material não estava com o nome completo do cliente, mas o apelido pelo qual é conhecido: “Dudinha”.

- Isso não é nome de gente – disse o funcionário público à mulher de Duda, num total desrespeito, uma verdadeira agressão.

A mulher então foi ao gerente, que atendeu bem e autorizou a entrega, que, no entanto, ficou para outro dia.

Quando ela voltou depois, foi mal atendida novamente, teve de falar com várias pessoas que trabalham na agência, porém só conseguiu mesmo receber a mercadoria quando esteve novamente com o gerente, o único que se comportou como uma pessoa civilizada nessa história.

É por essas e outras que a Empresa de Correios é mal avaliada pelo público, está em decadência e o governo do temeroso quer se aproveitar disso para privatizá-la.

Se isso acontecer, esses funcionários de mal com a vida vão ver “o que é bom pra tosse”. E quem sabe tratarão melhor as pessoas, seja homem ou mulher.

MARÍLIA TEM PASSAGEM MARCANTE POR SÃO PEDRO



Na recente passagem pelo Agreste Meridional, a pré-candidata do PT ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, esteve em Iati, Bom Conselho, Garanhuns e visitou o distrito de São Pedro, ao lado do vereador Alcindo Correia (PC do B), acompanhando a procissão e sendo muito cumprimentada pelos populares.

Em São Pedro, como em muitos outros lugares do interior, o burburinho é grande, com os eleitores demonstrando o seu desejo de “votar na neta de Arraes”.

Alcindo está feliz, acredita na candidatura e mais ainda que Marília vai ser a próxima governadora de Pernambuco.

O vereador garanhuense, mesmo sendo líder do Governo Izaías Régis na Câmara, tem sido um dos principais escudeiros da vereadora petista, no Agreste Meridional e todo interior do estado.

SANTA JOANA COMEMORA FÉRIAS EM CLIMA DE SÃO JOÃO

O Colégio Santa Joana D´Arc comemora a chegada das férias de seus alunos com o “Revivendo o São João”, vivenciando a copa CSJD e ampliando novas possibilidades para utilização nas férias.

Em clima de muita cultura e animação, todos os alunos perceberam o trabalho e a dedicação existente na respeitada casa de ensino de Garanhuns.

No CSJD a cada segund, uma nova realidade chega para os alunos.

Durante as férias terão todo um acompanhamento através da interatividade com os professores que trabalham envolvidos de forma global para que os alunos sejam protagonistas do próprio conhecimento, viabilizando também a formação ética.

O CSJD deseja a todos excelentes férias e valiosas pesquisas.

No dia 1º de agosto todo o colégio estará de braços abertos juntamente com a equipe para receber nossas pérolas preciosas, inclusive a equipe de profissionais já está com formação continuada preparada e inscrito em congressos, para assim, cada vez mais qualificar com muita inspiração e entusiasmo a educação dessa casa de ensino.

NA TORCIDA PELO HEXA PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA


Por Givaldo Calado de Freitas*

Eu e todos. Amigos e amigas na telinha. Telinha daqui. Daqui de casa. E eu, nela, mas, também, aqui, nas minhas linhas. Construindo-as. Produzindo-as. 

Se contra a Costa Rica entendi “score suado” (2 X 0), até porque só veio a ocorrer depois do tempo regulamentar, ou seja: nos acréscimos da partida, torço, como milhões de brasileiros e brasileiras, para que nessa próxima segunda-feira (02.07.18), tudo seja diferente. Ah! Bem diferente! E até temos que sê-lo porque, agora, é ganhar ou ganhar, pensando nas quartas. E, por que, não? Também na final. Mais do que nela: na caneca. No hexa. No maior título da história do futebol mundial. 

Na superação desse nosso jejum de vitórias, que já dura tantos anos - exatos 16 anos - e tantas copas - três, para ser exato.E o Brasil está a precisar dessa alegria. Senão ele, a sua gente. Senão ela, um detalhe dela: a sua dor. A tristeza que a assusta cada vez mais em seus dias a dia.A paixão da gente brasileira terá que ir muito além de seus limites. Carece, como nunca na história dessas campanhas, de se converter em êxtase. Êxtase nacional. Sim! Passar de paixão nacional para êxtase nacional.
           
Resolve a nossa dor? Não! Claro, que não. Mas leva-a ao secundário, pelo menos por instantes. Instantes enquanto as pernas aguentarem de tantos pulos e saltos. Instantes enquanto a garganta suportar os nossos gritos. Gritos pelos “olhe o gol, olhe o gol, olhe o gol!”... “Gol! Gol! Gol!” Gritos pela bola nas redes. Gritos pela bola, lá, dentro. Dentro das redes. Grito, enfim, de alegria. De altar. De êxtase.
      
Remoto esse sonho? Penso que não.  Depois da passagem pelo “Grupo E”... Depois dele, o levante dos brasileiros e brasileiras é geral. E visível! Porque na cara de todos e de todas. E o remoto se torna cada vez menos remoto. E o menos remoto se toma de esperança. E a esperança sugere e aponta à certeza. Aquela certeza que cada um de nós tem que somos o maior país do mundo. Mais que país, nação. E, como tal, não só com a bola no gramado, que faz sucesso. Porque show. Mas cônscio do esplendor que um dia, torço para breve, vai dar exemplo ao mundo. Exemplo não só no atletismo. Mas exemplo de cidadania. De construção de seu destino.


·        Acadêmico. Figura Pública.

ITAQUITINGA TEM CENTRO DE CONVIVÊNCIA

Já está em pleno funcionamento,  agora em nova sede, um prédio amplo e espaçoso para melhorar as ações. É  mais uma ação social importante para a comunidade de Itaquitinga. O Prefeito Geovani Oliveira , e a equipe da Ação Social  instalou o centro que funciona na Rua da União, centro da cidade. É  mais uma ação importante para a comunidade.

O que é?

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

Unidade de oferta

O serviço pode ser ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou nos Centros de Convivência.

Público Atendido

Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.

Objetivo

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

Ações/Atividades

Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais:

Crianças até 6 anos

Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos

Adolescentes de 15 a 17 anos

Jovens de 18 a 29 anos

Adultos de 30 a 59 anos

Pessoas Idosas

Formas de Acesso

Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o cidadão deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Cidade de Itaquitinga