ALEPE

ALEPE
ALEPE

quinta-feira, 28 de junho de 2018

BÉLGICA VENCE A INGLATERRA E PODE PEGAR O BRASIL


Embora tenha poupado seus principais jogadores, como o artilheiro Lukako, que já fez quatro gols nesta Copa, a Seleção da Bélgica venceu a Inglaterra por 1 x 0, em jogo encerrado há pouco, e ficou em primeiro lugar no grupo, com 100% de aproveitamento.

O tento belga foi marcado por Adnan Januzaj, aos seis minutos do segundo tempo, num chutaço no canto esquerdo, da entrada da área.

A Inglaterra também poupou vários titulares, inclusive o atacante Kane, que está na liderança da artilharia do mundial, com cinco gols.

Os ingleses tentaram chegar ao empate jogando ofensivamente a maior parte do segundo tempo, mas a Bélgica, já nos minutos finais, esteve mais perto de marcar outra vez.

Com o resultado do jogo os belgas enfrentam o Japão, na próxima fase, enquanto a Inglaterra tem como adversário a Colômbia.

Caso Brasil e Bélgica vençam seus próximos compromissos, serão adversários nas quartas de final.

O curioso no resultado da partida de hoje é que ao vencer a Inglaterra a Bélgica quebrou um tabu de 82 anos ou mais de 20 jogos sem cnseguir vencer o rival europeu.

FESTIVAL TEM VANESSA DA MATA E MAIS DE 500 ATRAÇÕES


Dirigentes da Fundarpe e o  secretário de Cultura de Pernambuco,  Marcelino Granja anunciaram hoje, no auditório do Palace Hotel, a programação do 28º Festival de Inverno de Garanhuns. Estavam presentes o prefeito Izaías Régis, diretores da Fundarpe, secretários municipais e quase toda imprensa da cidade. 

Tanto Marcelino Granja quantos outros presentes à solenidade destacaram a importância do FIG, considerado o “maior festival de artes do Brasil” na atualidade, com mais de 500 atrações, divididas nos vários polos com cinema, teatro, música instrumental, erudita e popular, além de circo, literatura, exposições de fotografia, ações de designer de modas,  artes plásticas, além de oficinas pedagógicas.

A Praça da Palavra este ano faz uma homenagem ao escritor Raimundo Carrero e o Festival defende a liberdade como valor maior da democracia brasileira.

A programação do FIG, que começa no dia 19 de julho e seguirá até o dia 28 do mesmo mês, terá dentre suas atrações, nesta edição, a cantora Vanessa da Mata, Flávio Venturini, Cordel do Fogo Encantado, Odair José, Diogo Nogueira, Renata Arruda, Gaby Amarantos e Maria Rita, de volta a Garanhuns depois de mais de 10 anos.  "Um viva à liberdade" é o tema da festa deste ano.

A abertura do evento será realizada no Palco Mestre Dominguinhos e vai contar com shows de Cordel do Fogo Encantado, da Orquestra Santa Massa, além de Siba e a Fuloresta, e Anderson do Pife com a banda de pífano Zé do Estado.

Artistas como Diogo Nogueira, Flávio Venturini, Santanna, Coco de Umbigada também fazem parte da lista de atrações dos festejos.

De acordo com a organização, o FIG vai refletir em todos os polos, a liberdade artística, estética, política, religiosa e de expressão, como um marco de enfrentamento dos preconceitos e da intolerância.

Confira os principais destaques  da programação do Festival:

Quinta-feira - 19 de julho
19h – Espetáculo “Auê”
Cia. Barca dos Corações Partidos (RJ)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado (Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti).

Sexta-feira - 20 de julho
Palco Mestre Dominguinhos
20h – Golden Hits Orquestra
21h – Anderson do Pife e Banda do Pífano Zé do Estado
22h – Siba e a Fuloresta
23h – Orquestra Santa Massa
0h30 – Cordel do Fogo Encantado.

Som na Rural
Parque Euclides Dourado
19h – Daniel Bento
20h20 – Livia Matos
22h30 – Mestre Luiz Paixão
Intervalos e fim de noite: DJ Novato.

Sábado - 21 de julho
Palco Mestre Dominguinhos
20h – Pablo Moreno
21h – MPBossas - André Rio convida Roberto Menescal e Luciano Magno
22h – Flávio Venturini (MG)
23h – Pedro Luiz canta Luiz Melodia (RJ)
0h30 – Atração a confirmar

Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna
13h – Grupo Infância Rimada
13h30 – Dupla de repentistas: Raimundo Caetano e Zecarlos do Pajeú
14h – Clube Carnavalesco Marim dos Caetés
16h – Caboclinho 7 Flexas (Patrimônio Vivo de Pernambuco)
17h – Cavalo Marinho Boi Pintado
19h – Bloco da Saudade
20h – Afoxé Oxum Pandá

Som na Rural
Parque Euclides Dourado
20h20 – Pierre Tenório
22h30 – Gilu Amaral

Domingo - 22 de julho
Palco Mestre Dominguinhos
20h – Amanda Back
21h – Aninha Martins
22h - Laila Garin e A Roda (BA)
23h – Rita Benneditto – Tecnomacumba (MA)
0h30 – Vanessa da Mata

Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna
13h30 – Damião Carlos Violeiro
14h – Troça Carnavalesca Mista John Travolta
15h – Clube Carnavalesco Misto Toureiros de Santo Antônio
16h – Grêmio Recreativo Boi Pavão
19h – Afoxé Ogbon Obá
Som na Rural
Parque Euclides Dourado
18h – Número Circense – Duo Simetria: Helder Vilela e Paulo Maeda (SP)
19h – Banda Viruz
20h20 – Bande Dessinée
22h30 – Vertin Moura
Intervalos e fim de noite: DJ Rimas INC

Segunda-feira - 23 de julho
Palco Mestre Dominguinhos
20h – Gonzaga Leal e Áurea Martins cantam Dalva de Oliveira – 100 anos
21h – Cristina Amaral canta Nubia Lafayette
22h – Bárbara Eugênia canta Diana (SP)
0h30 – Odair José (RJ)

Palco de Cultura Popular
13h – Aécio dos 8 Baixos
14h – Bloco Caravana Andaluza do Engenho Abreus
15h – Mestre Santino Cirandeiro e Encontro de Gerações
16h – G.R.C.A. Gigante do Samba
19h – Orquestra do Marinho
20h – Quadrilha Junina Zabumba

Som na Rural
Parque Euclides Dourado
19h – Vinicius Barros
20h20 – Tiné – Equilibrista
22h30 – Ceumar (MG)

Terça-feira - 24 de julho
Palco Mestre Dominguinhos
20h – Nando Azevedo
21h – Petrúcio Amorim
22h – Fábio Carneirinho
0h30 – Santanna, o Cantador.

Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna
13h – Batakosso
14h – Cavalo Marinho Estrela de Ouro
19h – Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira de Olinda
20h – Afoxé Povo de Ogunté
Palco Pop
17h – Legionários
18h – Albino Baru (Som da Arena)
19h –OQuadro (BA)
20h20 – Tribo de Jah (MA).

Som na Rural
Parque Euclides Dourado
21h20 – Paulo Neto
Palco Instrumental
17h – Joazinho Souza
18h – Banda Musical Curica (Patrimônio Vivo de Pernambuco)
20h – Maestro Ademir Araújo (Patrimônio Vivo de Pernambuco)
Palco Forró
22h – Gilmar Leite
23h – Gennaro
0h – Azulão.

Quarta-feira - 25 de julho
Palco Mestre Dominguinhos
20h – Cafuringa e banda
21h – Camila Yasmine
22h – Paulo Perdigão - Sonoras Batucadas
23h30 – Diogo Nogueira (RJ)
Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna
15h – Grupo Nossa Arte – Cavalo Marinho
17h – Clube Carnavalesco Bolo de Ouro
18h – Ciranda Praieira Pernambucana
20h – Bloco das Flores.

Palco Pop
17h – Carla Marques
18h – Publius Lentulus
19h – Aline Paes (RJ)
20h20 – Estrela Leminski e Téo Ruiz (PR).

Som na Rural
Parque Euclides Dourado
21h20 – Gabi da Pele Preta

Palco Instrumental
17h – Soro, Baião e Cia
18h – Orquestra Matéria Prima
19h – Coisas 2018 – Tributo a Moacir Santos (SP)
20h – Bandolins para Jacob 100 anos.

Palco Forró
22h – Forro Sensação
23h – Trio Virgulino
0h – Cezzinha

Quinta-feira - 26 de julho
Palco Mestre Dominguinhos
20h – Still Living
21h – ÀTTØØXXÁ (BA)
22h20 – Emicida (SP)
23h30 – Nação Zumbi.

Palco Pop
17h – Martzabel
18h – Jonnata Doll e Os Garotos Solventes (CE)
19h – Giovanni Cidreira (BA)
20h20 – Xenia França (BA).

Som na Rural
Parque Euclides Dourado
21h20 – Helton Moura

Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna
13h – Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo (Patrimônio Vivo de Pernambuco)
14h – Repentistas Antônio Lisboa e Edmilson Feitosa
15h – Grupo Nossa Arte – Bumba meu Boi APAExonado
16h – Escola de Samba Galeria do Ritmo
17h – Banda de Pífano Fulni-ô
19h – Boi da Macuca
20h – Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos
Palco Instrumental
17h – Marcos Cabral
18h – João Paulo Albertim
19h – Maestro Duda (Patrimônio Vivo de Pernambuco)
20h – Rogério Caetano
Palco Forró
22h – Muniz do Arrasta Pé
23h – Gabriel Levy
0h – Irah Caldeira.

Sexta-feira - 27 de julho
Palco Mestre Dominguinhos
20h – Romero Ferro
21h – Coco de Umbigada
22h – Felipe Catto (RS)
23h – Gaby Amarantos (PA)
0h30 - Johnny Hooker.

Palco Pop
17h – Celino Melo
18h – Juvenil Silva
19h – ATR (SP)
20h20 – Boogarins (GO)
Som na Rural
Parque Euclides Dourado
21h20 – Madimboo
Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna
17h – Obá Aiye
18h – Clube Carnavalesco Calu Mulher
Palco Instrumental
17h – Projeto Mezibi Trio
19h - Pachka
20h – Vitor Araújo.

Palco Forró
23h – Forró Pesado de Garanhuns
0h – Wagner Carvalho
1h – Nádia Maia

Sábado - 28 de julho
Palco Mestre Dominguinhos
20h – Andrea Amorim
21h – Renata Arruda (PB)
22h – Lula Queiroga
23h – Nova Cena Pernambucana – Juliano Holanda, Aninha Martins, Flaira Ferro, Isaar, Isadora Melo, Martins, Almério, Amaro Freitas e Romero Ferro
0h30 – Maria Rita.

Palco Pop
17h - Blues For Us
18h – Thabata Lorena (DF)
19h – Atração a confirmar
20h20 – Tássia Reis (SP)
Som na Rural

Parque Euclides Dourado
21h20 – Isaar
Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna
14h – Reisado de Inhanhuns
17h – Ciranda Pernambucana de Olinda do Mestre Ferreira
18h – Caboclinhos de Tapirapé
Palco Instrumental
17h – Drass Session Band
19h – Leo Gandelman (RJ)
20h – Ritmos de Bamba – Armandinho (BA) e Beto Hortis
Palco Forró
23h – Mateus Cordeiro
0h – Savinho do Acordeon

1h – Atração a confirmar

*Foto: Diário de Pernambuco

DUDU PODE APOIAR ARMANDO MONTEIRO EM CAPOEIRAS


Dudu foi prefeito de Capoeiras entre 2009 e 2012, fez uma boa gestão, pagou débitos da gestão anterior, construiu 600 barragens de pequeno e médio porte na zona rural, cuidou bem da saúde e educação, fez uma reforma da Feira Parque que custou meio milhão aos cofres públicos, mas não conseguiu se reeleger porque o povo do município preferiu o sorriso fácil, a promessa e a tapinha nas costas.

Ainda hoje a cidade e a zona rural sofrem os efeitos da mudança porque o município definitivamente andou pra trás nesses últimos cinco anos.

Na última campanha, entre Carlos Batata e Neide Reino, Dudu preferiu ficar de fora e cuidar dos seus negócios em Garanhuns.

Isso não significa que está fora de tudo na política. Na eleição deste ano, conforme revelou numa entrevista ao radialista Gilmar Alves, sinaliza para apoiar o senador Armando Monteiro e descarta totalmente Paulo Câmara.

Também pudera, o governador não foi capaz, em quatro anos, de ao menos terminar os quatro quilômetros de asfalto que faltam na PE-193, ligando Capoeiras a São Bento do Una.

Quanto à eleição municipal, acha cedo para se falar qualquer coisa e a depender do rumo que as coisas tomarem pode até entrar no jogo novamente.

Dudu é um homem de bem, coisa difícil em política.

*Foto: Dudu na entrevista a Gilmar Alves.

RENAN CRUZ E JÚNIOR VIANA FAZEM O ENCERRAMENTO DAS FESTAS JUNINAS EM CAETÉS


Mais uma vez as festas juninas em Caetés tiveram uma dimensão gigante, com a realização de shows com artistas importantes do Brasil, como Elba Ramalho e Jorge de Altinho, uma estrutura organizada e o pátio do forró com capacidade de receber grandes públicos e o comando seguro e sereno do prefeito Armando Duarte.

Amanhã, dia de São Pedro, a festa vai fechar com “chave de ouro” e a apresentação dos artistas Renan Cruz e Júnior Viana.

Muita gente de Garanhuns, Venturosa e Capoeiras, municípios próximos, vai querer estar amanhã à noite em Caetés. O forró começa à noite, mas não tem hora para acabar na sexta-feira.

Já tem gente com saudade e esperando para o próximo ano.

*Na foto do blog Amo Caetés, um registro de como tem sido as noites de festa junina na cidade.

FORRÓBOM TERMINA AMANHÃ COM GRANDE SUCESSO



O Forróbom 2018 é sucesso total em Bom Conselho. Grandes shows com artistas como Alexandre Santos, Elba Ramalho, Maciel Melo, Cláudio Rios e Gabriel Diniz e bom público todas as noites, com forte presença dos jovens.

Quem ainda não aproveitou pode ir dançar amanhã à noite, no Parque de Exposição Delamário Braga, às margens da PE -218.

A festa nesta quinta-feira terá a apresentação de Tuxinha e Basto Peroba, Jean Pierre e Léo Magalhães.

O prefeito Dannilo Godoy, que tornou possível o sucesso de mais um Forróbom, mais uma vez estará presente, no meio do seu povo.

*Nas fotos o registro da festa de Bom Conselho em algumas noites.




ÉMERSON INAUGURA MEMORIAL MONSENHOR ADELMAR


Nesta sexta-feira pela manhã, o padre José Émerson, num dos seus últimos atos como diretor do Colégio Diocesano de Garanhuns, inaugura o Memorial Monsenhor Adelmar da Mota Valença.

A inauguração deve ter terminado há pouco, na Praça Monsenhor Adelmar, que fica em frente ao centenário colégio da cidade.

O religioso homenageado foi diretor do Diocesano durante mais de 40 anos e se transformou num exemplo e numa lenda da educação em Garanhuns, em Pernambuco e no Nordeste.

No próximo dia 1º Emerson assume a paróquia de São João, enquanto padre Marcos André o substitui na direção da escola católica. 

*Foto: Blog do vereador Audálio Ramos. O parlamentar foi autor de uma proposta de criação do Memorial.

quarta-feira, 27 de junho de 2018

MARÍLIA PARTICIPA DE CONGRESSO NO AUDITÓRIO DA UFRPE


Nesta sexta-feira, dia 29, a vereadora Marília Arraes, pré-candidata ao Governo de Pernambuco pelo PT, estará em Bom Conselho, Iati e Garanhuns.

Aqui no município, a partir das 13h, a neta de Miguel Arraes vai participar de um ato denominado Congresso do Povo.

Será no auditório da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Boa Vista, com presenças do ex-deputado federal Fernando Ferro, deputada Tereza Leitão e lideranças de diversos municípios do Agreste como Brejão, Saloá, Paranatama, Capoeiras, Caetés e Jupi.

Nos próximos dias será definido se o PT disputará o governo com candidato (a) próprio.

NOVAS AÇÕES DA PREFEITURA DE CALÇADO


FESTIVAL DE INVERNO CELEBRA A LIBERDADE E ABERTURA SERÁ FEITA PELO GRUPO CORDEL DO FOGO ENCANTADO


A programação do Festival de Inverno de Garanhuns será anunciada amanhã, às 11h,  em coletiva no auditório do Palace Hotel, com a presença do prefeito Izaías Régis, secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja e diretores da Fundarpe.

O FIG este ano acontece entre os dias 19 e 28 de julho, tendo como tema a expressão “Um Viva à Liberdade!”.

A intenção é despertar a atenção para a importância da liberdade artística, estética, política, religiosa e de expressão, como marco de enfrentamento dos preconceitos e da intolerância.

Bem oportuno o tema, num momento em que a democracia brasileira é deturpada, o que representa um sério risco a liberdade como um bem maior.

A programação completa do Festival de Inverno saberemos amanhã, mas pelo menos a abertura parece já estar definida.

Segundo a blogueira Amannda Oliveira, do Falando Francamente, a abertura da 28ª edição do FIG será feita pelo grupo arcoverdense  “Cordel do Fogo Encantado”, formado por músicos e cantores hoje reconhecidos nacionalmente e também no exterior.

Em Garanhuns o grupo vai apresentar o show Viagem ao Coração do Sol, que já passou por cidades como Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Caruaru e esteve recentemente em Arcoverde.

Segundo Amannda, a apresentação do Cordel do Fogo Encantado mistura passado e presente e uma das composições atuais, intitulada “Liberdade, a Filha do Vento”, tem tudo a ver com a concepção do Festival de Inverno este ano.

*Foto: Tiago Calazans/blog Falando Francamente

PAULO CÂMARA RECEBE CIRO GOMES NO PALÁCIO

O governador Paulo Câmara (PSB) recebeu, nesta terça-feira (26), o ex-governador Ciro Gomes (PDT), no Palácio do Campo das Princesas. Na oportunidae, discutiram a conjuntura nacional e particularidades regionais.

Participaram da reunião, o deputado federal Wolney Queiroz; o ex-prefeito José Queiroz; o prefeito do Recife, Geraldo Julio; o presidente do PDT Recife, Fábio Fiorenzano; e o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista.

Alguns socialistas defendem que o PSB apoie a candidatura de Ciro Gomes para presidente da República.

Caso a aliança com o PT em Pernambuco dê pra trás, é provável que Paulo Câmara termine também apoiando a candidatura de Ciro.

Foto: Roberto Pereira/SEI

MORGAN FREEMAN, O DEUS NEGRO DE HOLLYWOOD

Por Altamir Pinheiro
Conhecido por seus papéis em filmes como  Invictus, Todo Poderoso, Conduzindo Miss Daisy ou Os imperdoáveis, este, um filme faroeste dirigido  e protagonizado pelo velho e bom  Clint Eastwood. Morgan Freeman,  81 anos,  ficou em primeiro lugar entre os 10 atores mais bem pagos de 2018 segundo a revista  People With Money. O ator norte-americano tem um patrimônio líquido bastante  rechonchudo. Ele deve a sua fortuna a investimentos inteligentes em ações, propriedades imobiliárias substanciais, acordos lucrativos de patrocínio com os cosméticos CoverGirl. Freeman também é proprietário de vários restaurantes (a rede “Morgan Gordão”) em Washington, um time de futebol (os “Anjos de Memphis”); lançou sua própria marca de vodca (“Pure Wonderfreeman - USA”), e está entrando no mercado jovem com um perfume líder em vendas (“De Morgan com Amor”) e uma marca de roupas chamada “Sedução by Morgan Freeman”.
Morgan Freeman sempre foi um ator inovador, destemido e totalmente desprendido de expectativas. Seja interpretando um coronel, um chofer, um assassino confesso, um assistente em uma academia de boxe, cafetão ou pistoleiro de aluguel, Morgan consumou cada um de seus personagens carregando sua alma, mostrando também seu lado mais humano. Em que pese, nos Estados Unidos, os brancos possuírem  um patrimônio líquido médio mais de 15 vezes maior do que os negros, Morgan é um negro que venceu sem cotas. Para ele, negro não é sinônimo de pedir esmola e ser coitadinho... Creditado em mais de 120 filmes, nomeado cinco vezes ao Oscar e premiado pela Academia em 2005 pela sua participação como ator coadjuvante em "Menina de Ouro" (2004), Freeman é considerado um dos profissionais mais famosos da indústria cinematográfica.
A propósito, o faroeste Os Imperdoáveis(1992) foi realizado como a grande despedida de Clint Eastwood  à frente das câmeras. Envolvido cada vez mais com seu trabalho como diretor, o astro escolhera esta trama, mostrando o lado nada glorioso do Velho Oeste, para aposentar sua carreira de ator de uma vez por todas, no gênero que lhe rendeu seus maiores sucessos.  Os imperdoáveis traz  Clint Eastwood  como o assassino aposentado William Munny que se junta com seu antigo colega o bom de mira Ned Logan(Morgan Freeman). Considerado um western ultraviolento, Os Imperdoáveis (ganhador de 4 Oscar em 1993)  é a despedida perfeita do ator/diretor do gênero que lhe deu uma carreira bem sucedida no cinema. Dedicado aos seus mestres Sergio Leone e Don Siegel, o filme é uma bela homenagem e uma prova concreta de que o cineasta aprendeu com os melhores.
Através de pesquisa comprava-se que, O primeiro destaque de Morgan Freeman, foi em 1987, em Armação Perigosa, filme que rendeu uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante. Mas a popularidade do ator veio só em 1989, quando ele já estava com 52 anos de idade, no filme Conduzindo Miss Daisy, Morgan Freeman, no filme interpretou um motorista de uma senhora emocionalmente distante do filho, interpretada por Jessica Tandy, o filme é uma história comovente de amizade. Morgan Freeman, venceu pelo papel, o Globo de Ouro, de Melhor Ator, e recebeu uma nomeação na categoria de Melhor Ator, no Oscar. Outros filmes de sucesso que concretizaram sua fama de ator com uma voz autoritária e um comportamento calmo, foram, Um Sonho de Liberdade, baseado na obra de Stephen King, que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro, A Fogueira das Vaidades, contracenando ao lado de Tom Hanks e Bruce Willis, Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões, O Poder de um Jovem, Impacto Profundo, Os Sete Pecados Capitais e Todo Poderoso, onde interpretou Deus.
Recentemente, uma frase atribuída ao ator Morgan Freeman começou a se espalhar através das redes sociais e foi bastante compartilhada em grupos do WhatsApp. O texto colado em uma imagem do ator diz que O MUNDO DEVERIA SE PREOCUPAR MAIS COM A CONSCIÊNCIA HUMANA DO QUE COM A CONSCIÊNCIA NEGRA e que, no dia em que isso acontecer, o racismo desaparecerá!!! Eis a frase na íntegra: “O dia em que pararmos de nos preocupar com Consciência Negra, Amarela ou Branca e nos preocuparmos com Consciência Humana, o racismo desaparece”. 
Outro  episódio marcante na vida de Morgan foi  em 2009, quando ele foi convidado para estrelar o filme INVICTUS. Um belo filme, com final previsível, porém, são aqueles finais, que torcemos para que dê certo. Um enredo enxuto, muito bem distribuído, uma direção segura e sincera de Clint Eastwood, o que não é nenhuma novidade e a atuação de Morgan Freeman que convence como  um autêntico Nelson Mandela, o carismático líder mundial. Quando Invictus foi aprovado, o compositor Kyle Eastwood estava na África do Sul, para participar de um festival de jazz. Clint Eastwood, seu pai, pediu que ele pesquisasse pelas bandas locais, para incluir na trilha sonora do filme.  O Soweto String Quartet, a banda favorita de Nelson Mandela, foi contratado para trabalhar no filme.
A palavra invictus significa invencível, em latim.  Antes das filmagens começarem, Morgan Freeman visitou Nelson Mandela, pedindo sua bênção para o filme. Naquela oportunidade Nelson Mandela declarou que apenas Morgan Freeman poderia interpretá-lo em Invictus. Morgan Freeman assistiu a diversos vídeos de Nelson Mandela, para aperfeiçoar o sotaque e o ritmo de sua fala. Conheça melhor todo o desenrolar dessa  fantástica  história assistindo ao vídeo abaixo: