O Ministério dos Direitos Humanos, do Governo Federal, divulgou uma nota sobre o atentado.
Os que fazem o Ministério repudiaram o ato de violência, que consideraram grave.
"O Ministério dos Direitos Humanos se solidariza com a conselheira tutelar, manifesta apoio a familiares e amigos, bem como aos cidadãos da cidade de Angelim e do estado de Pernambuco", diz um trecho da nota.
E destaca:
"Conselheiros tutelares são agentes escolhidos pela população para atuar na proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Dentre suas atribuições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), está a de registrar denúncias, atender e acompanhar situações de violações e ameaças contra o público infanto-juvenil. Função essa que, para ser efetivamente cumprida, requer a garantia do resguardo de direitos fundamentais e não admite nenhuma forma de intimidação".
No final, a pasta do Governo Lula ressalta que "atos de violência praticados contra esses profissionais se constituem em ataques diretos ao próprio Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente".
E finaliza que "é imprescindível que as autoridades locais imprimam o devido rigor à investigação da tentativa de assassinato de Rosimere, e promovam medidas que assegurem o exercício pleno das atividades de conselheiros tutelares, para que situações como esta não se repitam".
SOLIDARIEDADE
Em Angelim a sociedade deu demonstrações de ampla solidariedade a conselheira tutelar.
Nesta sexta-feira (29) duas secretarias municipais - Saúde e Assistência Social se mobilizaram para conseguir doação de sangue para Meirinha. Houve mobilização nas redes sociais e de pronto os angelinenses atenderam o chamamento.
O município disponibilizou um ônibus e 59 pessoas vieram ao Hemope Garanhuns, fazer a doação.
"O angelinense é prestativo, tem o hábito de ajudar", comentou o jornalista Marcos Moura, que assina o blog do Sr. Cariri.
Pessoas de São João e Garanhuns, ao tomar conhecimento do movimento, decidiram espontaneamente também doar sangue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário