Levando em consideração apenas os votos válidos (excluídos brancos e nulos), o socialista teve na pesquisa do instituto recifense 86% das intenções de voto, contra 14% Natália Costa (PT).
O favoritismo de Nêgo já era esperado para quem acompanha a política em Capoeiras. Talvez surpreenda um pouco o tamanho da vitória que se desenha.
Qual a explicação para esse percentual obtido pelo atual prefeito?
Embora cumpra um mandato de pouco mais de três anos, Joaquim Teixeira é extremamente bem avaliado pela população. Segundo o DataTrends a aprovação do seu governo é de 90%.
O candidato mais forte para enfrentar Nêgo seria o ex-prefeito Dudu. Mas ele saiu do páreo e deixou a oposição enfraquecida.
Natália Costa, jovem fisioterapeuta que aceitou o desafio de enfrentar o gestor, é bem intencionada, sonha em realizar um trabalho por sua terra natal, mas está num grupo político que perdeu muitos quadros importantes, de 2021 para cá.
Só para o leitor de outras cidades ter uma ideia da situação em Capoeiras, a chapa proporcional da candidata oposicionista tem apenas cinco ou seis nomes disputando vaga na Câmara de Vereadores.
Os governistas, com maioria no Legislativo, têm mais de 30 nomes na disputa proporcional, muitos deles competitivos.
A tendência é que a situação eleja 9 dos 11 vereadores de Capoeiras.
Esse conjunto de fatores enfraquece Natália e fortalece Nêgo. Por mais que ela lute, faça uma campanha moderna, enfrenta uma verdadeira máquina, difícil de ser batida nas urnas, no pleito deste ano.
Ao dialogar com um jornalista da capital, ontem à noite, eu disse que Nêgo do Mercado poderia ser o campeão de votos em Pernambuco. Ele concordou. E é um profissional que acompanha a política em todos os municípios do Estado.
Aqui não estamos emitindo opiniões pessoais, mas fazendo uma leitura com base na realidade e com dados de uma pesquisa científica. Agora é esperar a campanha que vai começar e depois a verdade das urnas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário