PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

VAVÁ MORAES - UM HOMEM QUE MARCOU A HISTÓRIA DE GARANHUNS

A história de Osvaldo Gomes de Moraes, um dos empresários mais bem sucedidos da Suíça Pernambucana, em todos os tempos, foi contada numa reportagem completa publicada no site Garanhuns Notícias, assinado por Jonathas William.

É um texto detalhado que lembra o pioneirismo de Vavá Moraes - como era popularmente conhecido - no comércio e na indústria, instalando em Garanhuns estabelecimentos e fábricas que geraram centenas de empregos na cidade e região.

Osvaldo Moraes foi empresário  no comércio, na indústria e no setor agropecuário. Foi também liderança política influente em Garanhuns e toda região do Agreste Meridional.

Ele fundou, juntamente com o irmão,  Severiano Moraes, a Loja S. Moraes e depois instalou a Fábrica Real. Esses empreendimentos geraram muitos empregos na cidade.

O pioneirismo dos irmãos Moraes atraiu outros negócios, mais fábricas para Garanhuns. Depois das inciativas deles é que surgiu o distrito industrial, que recebeu a Coca Cola e a Hora Norte (fábrica de relógios).

Vavá também teve fazendas em Garanhuns, Brejão e Palmeirina, com significativa quantidade de vacas leiteiras. Uma parte do leite produzido em  seus empreendimentos ele doava a população carente do município.

Segundo a reportagem do Garanhuns Notícia, Osvaldo Moraes cultivava hábitos simples e gostava de circular entre os populares, mantendo contato direto com os clientes de suas lojas e os funcionários dos seus negócios.

A Fábrica de Móveis Real na década de 60 era a maior indústria de estofados do Norte/Nordeste, chegando a empregar mil trabalhadores. Já a Loja S. Moraes, localizada na Avenida Santo Antônio,  em pouco tempo cresceu se tornando a maior da cidade e do interior no ramo do comércio varejista.

No prédio onde funcionou a loja de Seu Moraes hoje está instalada a galeria Brasil, com espaços para estabelecimentos comerciais diversos e escritórios.


MARKETING - Na época de S. Moraes, foi criado o slogan "O Mão Aberta", com divulgação intensa da loja na Rádio Difusora, a única emissora da cidade na época.

Nesse sentido, a visão de Vavá Moraes e seu irmão anteciparam muito em termos do marketing que se conhece hoje.

Empresário forte, Vavá foi também político, sem precisar disputar cargos públicos. Ele tinha ótimo relacionamento com os prefeitos do Agreste Meridional e os homens que governaram Pernambuco em sua época.

Nas décadas de 60 e 70, era comum as prefeituras dos municípios pequenos enfrentarem dificuldades financeiras. Mais de uma vez Osvaldo Moraes emprestou dinheiro aos prefeitos, salvando o pagamento em dia dos funcionários.

Vavá morreu no dia 27 de setembro de 1977, "vítima da covardia dos seus algozes", como bem informa o Garanhuns Notícias.

Fernando Moraes, empresário que hoje divide seu tempo entre o Recife e Garanhuns, é filho do saudoso Vavá Moraes.



Um comentário:

  1. Vavá Moraes, Humberto de Moraes, Rev, Francisco Gueiros, Dr. Othoniel Gueiros, Ivo Amaral, Dr. Tinoco, Luiz Roldão e outros Homens de Bem que lutavam pelo progresso de Garanhuns. Época onde Garanhuns ERA UMA CIDADE DE PERNAMBUCO. Hoje Garanhuns é apenas MAIS UMA CIDADE do interiorzinho Pernambuco. Garanhuns ERA referência para o Nordeste em indústria, educação e no seu comércio. As industrias que tinham fechou todas por falta de vontade política e interesses pessoais destes "pseudos políticos" que destruíram Garanhuns e continuam á destruir. Hoje só temos duas industrias Unilever e Nestle. Um comércio fraco feito chá de chuchu. Com estes políticos de hoje Garanhuns nunca vai sair do buraco. Garanhuns não cresceu e sim inchou estando hoje moribunda. Estamos na UTI.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA