PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

UMA FOTO QUE NOS LEVA A UMA VIAGEM NO TEMPO


Dentre as fotos enviadas por Cristina Moraes para ilustrar sua crônica sobre o “sítio histórico de Garanhuns” (leia postagem abaixo), veio a imagem acima.

A casa azul fica na Rua Quinze de Novembro, um pouco antes do supermercado Bonanza.

Esta imagem me fez entrar no túnel do tempo e voltar ao passado.

Morei ao lado desta casa parte de minha infância e adolescência.

Ainda lembro de alguns dos vizinhos: Manoel Cipriano, Dona Carminha (na época a dona do imóvel em tela), Maria da Prata, Seu Soares e Seu Severino.

Ainda não tinham construído o supermercado. No local ficavam uns casarões bucólicos de fachada interessante, que não existem mais.

De frente com o Bonanza moravam umas senhoras, não me recordo o nome, que me parece eram da família do hoje médico Eduardo Miranda.

E quase em frente à minha residência morava uma família de muitos garotos, quase todos craques em futebol, principalmente o Zia, que foi morar no Rio de Janeiro e não retornou mais.

Naquela época, final dos anos 60, início dos anos 70, Garanhuns tinha metade da população de hoje. A Cohab II, bairro onde moro há 27 anos ainda não existia. Hoje, junto com os loteamentos, é maior que algumas cidades pequenas da região.

A casa da Rua Quinze, no tempo de menino, nos parecia comum. Hoje, vendo a foto, concordo que a arquitetura é diferenciada e faz com que o imóvel entre com justiça na relação de Cristina do Sítio Histórico da Suíça Pernambucana. 

Um comentário:

  1. A casa a que o senhor se refere em frente ao Bonanza pertence a dona Maria José Miranda que foi professora do Diocesano , aliás uma excelente professora . A da esquina vizinha a dela pertencia a dona Anália e seu Zé Dona , que vendiam deliciosos bolinhos de goma . Morei muitos anos na Rua XV , inclusive parte da minha família . Meu bisavô morou nessa rua , ainda tenho uma tia avó de 98 anos que moram lá .

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA