PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

CLAUDOMIRA ANDRADE REVELA ROMBO MILIONÁRIO NO INSTITUTO DA PREVIDÊNCIA DE GARANHUNS


Entrevistada pelo radialista Gláucio Costa, nesta quinta-feira pela manhã, na Rádio Marano FM, advogada Claudomira Andrade, presidente do Instituto de Previdência dos Servidores de Garanhuns (IPSG), deixou claro que a situação do órgão é muito grave, devido aos aportes que deixaram de ser feitos na instituição na administração passada.

Segundo Claudomira, somente no ano de 2018 a Prefeitura do Município ficou em débito com o IPSG em R$ 5 milhões e 885 mil. Como os aportes não vinham sendo feitos há anos, a dívida do instituto hoje, segundo ela, é “multimilionária”.

Por conta da gravidade da situação, repassada pela presidente do Instituto Previdenciário ao prefeito Sivaldo Albino, o gestor optou por determinar a realização de uma auditoria no IPSG, que irá possibilitar uma radiografia completa do rombo no órgão.

Ela garantiu que a depender da direção do Instituto da Previdência dos Servidores de Garanhuns, a auditoria será concluída o mais breve possível e as informações serão repassadas à população, que tem direito de tomar conhecimento.

Durante a entrevista, Gláucio Costa levou ao ar um áudio do ex-prefeito Izaías Régis, quando numa fala ao programa de Geraldo Freire, na Rádio Jornal do Recife, em 2019, reconheceu que a previdência do município estava quebrada.

Por outro lado, o radialista lembrou que o ex-prefeito, mesmo reconhecendo as dificuldades do IPSG, contratou para o órgão cerca de 300 funcionários. Dra. Claudomira disse estar ciente dessa situação e informou que a auditoria também irá esclarecer esse fato.

Presidente do Instituto da Previdência prevê que se o atual prefeito de Garanhuns não fizer o aporte (investimento) de recursos necessários – se continuar agindo como seu antecessor – em menos de cinco anos o órgão da previdência não terá mais condições de pagar aposentados e pensionistas.

Claudomira Andrade, porém, assegurou que Sivaldo Albino é legalista, se preocupa com os servidores e não vai deixar isso acontecer. Dirigente informou que os recursos necessários estão sendo providenciados e a atual gestão tem compromisso com aqueles que trabalharam tanto pelo município e merecem,  após aposentados,  receberem seus proventos.

O rombo na previdência municipal, tema da entrevista da advogada na Marano, foi que levou os vereadores do município a reprovarem a prestação de contas do ex-prefeito Izaías Régis, relativas ao ano de 2018.

Claudomira, porém, fez questão de se ater à questão técnica e esclareceu que na condição de presidente do IPSG repassou dados a todos os vereadores de Garanhuns quando lhes foram solicitados, cabendo exclusivamente a eles a decisão que foi tomada.

Embora ainda não tenha os números reais da dívida do instituto, o que só será possível com a conclusão da auditoria, Dra. Claudomira Andrade se arriscou a prever que o débito total do IPSG pode ser semelhante ao que Sivaldo Albino encontrou na prefeitura, da ordem de R$ 44 milhões.

Por isso que a advogada enfatizou bem em sua fala a Gláucio Costa, que o débito no Instituto é “multimilionário, de milhões e milhões”.

O comunicador demonstrou estar estupefato com uma dívida tão grande no município e no IPSG.

Caso se confirme a previsão da doutora, os débitos da prefeitura e da previdência somados podem ultrapassar os 70 milhões de reais.   

5 comentários:

  1. O certo era a justiça obrigar a quem roubou os cofres públicos a devolver cada vintém pois acaba isso não da em nada e quem perde é a população em geral

    ResponderExcluir
  2. O presidente anterior do IPSG deve ser chamado a responsabilidade, visto que o mesmo passou 8 anos caladinho à frente do órgão sem alertar nada a ninguém e agora vai ser esquecido???

    ResponderExcluir
  3. Vamos dar os nomes aos bois Senhor Marcelo Marçal tem que ser chamado a explicar essa situação! Pois sua gestão prejudicou todos os servidores da prefeitura de Garanhuns!

    ResponderExcluir
  4. PAULO CAMELO: É mais uma prova que a população precisa ser mais exigente na hora de votar. Mas, aqui cabe uma pergunta a Presidente do IPSG: No governo Sivaldo Albino foi feito o devido depósito relativo aos meses de janeiro a março de 2021? E em que data?

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA