PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

SIVALDO REVELA QUE GARANHUNS TEM DÉBITOS QUE IMPEDEM MUNICÍPIO DE RECEBER VERBAS FEDERAIS


Em reunião recente com partidários e apoiadores, o deputado Sivaldo Albino (PSB) não escondeu sua preocupação quanto aos desafios que irá enfrentar, caso seja confirmada sua eleição de amanhã. Segundo ele, o primeiro grande desafio do seu governo será pagar os débitos deixados pelo atual prefeito e concluir o grande número de obras inacabadas, razão pela qual já pediu à sua assessoria para fazer um levantamento das pendências do município com a União e com o estado de Pernambuco.

Conforme assinalou o parlamentar, as notícias que chegam, inclusive de alguns servidores municipais, são as piores possíveis.

Para que um município possa receber verbas do governo federal, para a construção creches, escolas, postos de saúde e implantar outras ações, é necessário que seja cumprida uma série de exigências fiscais, contábeis e sobretudo financeiras, ou seja, o município precisa estar em dia com suas obrigações junto à União, precisa estar com os débitos quitados ou pelo menos parcelados. E esse, infelizmente, não é o caso de Garanhuns.

Em consulta realizada hoje pela manhã, no site da Secretaria do Tesouro Nacional, verificamos que a Prefeitura de Garanhuns está realmente inadimplente com o Governo Federal. Segundo o levantamento realizado, o município não possui a certidão negativa de débitos relativa a créditos tributários federais e à dívida ativa da união e está com seu CNPJ inscrito no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados do Setor Público Federal - CADIN, uma espécie de SERASA dos municípios, o que impede Garanhuns de receber verbas do governo federal.

Quando o município está com o nome sujo no CADIN, continua recebendo apenas os recursos essenciais para manutenção da educação, saúde e assistência social, mas todos os demais recursos federais para investimentos em pavimentação e construção de creches, escolas e outros equipamentos ficam suspensos até a quitação dos débitos.

Diante desse quadro, a grande dúvida que resta é a seguinte: se Silvino ou Zaqueu forem eleitos, será se todos estes “pepinos”, que hoje estão escondidos da população, serão revelados? Ou tentarão colocar panos quentes, já que estiveram lado a lado com o prefeito nos últimos oito anos?

Segundo Sivaldo, o atual prefeito entra em pânico quando pensa na possibilidade de sua eleição, porque ele sabe que com ele na prefeitura, até o final de janeiro de 2021 o povo de Garanhuns terá à sua disposição um raio X de todos os débitos, créditos e contratos firmados com a prefeitura, até porque os tribunais de contas têm sido muito rigorosos no acompanhamento das contas de Garanhuns, sobretudo depois do escândalo da lava jato envolvendo a família do atual gestor.

É por conta desse descaso nas contas municipais que hoje a população de Garanhuns não tem sequer uma dipirona nos 38 postos de saúde, os 6 CRAS funcionam precariamente e os estudantes das 60 escolas municipais comem uma merenda de fazer vergonha.

Garanhuns está agora diante da grande oportunidade de dar uma basta nestas gestões de fachada, que enganam a população com algumas dezenas de calçamento “sonrisal”, sem saneamento, realizam dois ou três eventos durante o ano e deixa todas as demais secretarias de governo entregues às baratas.

“A situação de Garanhuns hoje é exatamente esta: você encontra descaso na geração de empregos, descaso na educação, na saúde, na assistência social, descaso nas contas públicas, a prefeitura sem receber verbas federais e o prefeito da cidade se achando o melhor do mundo e debochando do sofrimento da população”, afirmou Sivaldo.

Segundo o candidato, “é preciso ter realmente coragem para mudar tudo isso que aí está. E nós estamos prontos e preparados para corrigir o que está errado, fazer avançar o que deu certo e levar esta cidade para cuidar das pessoas e colocá-la no rumo do desenvolvimento”

E convocou seus apoiadores: “Vamos juntos, com a força do povo e as bençãos do nosso bom Deus, escrever uma nova página da nossa história”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA