PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

GARANHUNS TEM SEIS CANDIDATOS E O DEBATE É SE HÁ MUDANÇA OU FICA TUDO COMO ESTÁ


Garanhuns tem seis candidatos à prefeitura: Paulo Camelo (PCB), Valter Couto (Rede), João Lins (PRTB), Zaqueu Lins (PP), Silvino Duarte (PTB) e Sivaldo Albino (PSB).

Dos seis, apenas dois tem uma linha ideológica clara: Paulo Camelo, à esquerda, defende as mesmas ideias de sempre, lutando contra as classes dominantes, a burguesia e o que chama de Legião Estrangeira,  que dá as cartas no município há mais de 50 anos.

À direita, o delegado João Lins é uma novidade na política de Garanhuns. Entrou no processo um pouco tarde, não tem tanta história na cidade, mas já pontuou com 4,5% das intenções de voto na primeira pesquisa de opinião pública em que seu nome foi incluído. Deve crescer mais, impulsionado pelo sentimento dos que aprovam o governo de Jair Bolsonaro.

Valter Couto passou por outros partidos, chegou a ser tido como bolsonarista, até se filiar à Rede, partido mais próximo do bloco de esquerda no Congresso Nacional e que faz oposição ao atual presidente da República.

Candidato do PP, Zaqueu Lins é vereador há 20 anos e sempre foi governo. Esteve com todos os prefeitos do município desde que chegou à Câmara. Agora, tendo como principal adversário um nome apoiado por Izaías, tenta descolar sua imagem da gestão, acenando com uma proposta de mudanças. Tanto ele quanto o vice, Audálio Ramos, apoiaram a atual administração nos dois mandatos e agora precisam mostrar para o povo que são oposição e que com eles a cidade irá melhorar.

Silvino Duarte (PTB), natural da Paraíba, chegou em Garanhuns jovem, como médico e tomou gosto pela cidade. Entrou na política como vereador, foi vice-prefeito de José Inácio Rodrigues, se elegeu prefeito em 1996 pelo PSB, com apoio total de Bartolomeu Quidute e Miguel Arraes, os governantes do estado e do município na época.

Petebista defende a continuidade. Ele e Izaías juntos são muito forte, pois os dois governaram Garanhuns 16 anos e fizeram muita coisa na cidade. Silvino acha que está tudo bem e pode melhorar ainda mais. Se vencer este ano e se reeleger irá totalizar 16 anos no poder sozinho, 24 somado com Izaías Régis.

Sivaldo Albino (PSB) e seu vice, Pedro Veloso (PT), nasceram em Garanhuns. O socialista sempre teve um perfil de político de centro, mas desde que se filiou ao partido atual, pelas mãos do ex-governador Eduardo Campos, vem se descolando dos setores mais à direita e encampando as ideias do campo progressista.

A aliança com o PT empurra Sivaldo mais para a esquerda, embora ele tenha bom relacionamento com correntes de todo o espectro político e ligações com o empresariado. Só apoiou Izaías na eleição de 2012, tendo se tornado oposição ao gestor no mesmo ano. Assim, é o que assume mais abertamente o discurso de renovação, a começar pelo slogan adotado em sua convenção: “Coragem pra Mudar Garanhuns”.

São seis opções e cada candidato representa grupos e projetos diferentes. Cabe ao eleitor decidir se vai haver mudança ou fica tudo como está. 


4 comentários:

  1. PAULO CAMELO: É só identificar a trajetória política-ideológica de cada hum, bem como seus apoios, que teremos uma noção mais precisa de quem é quem na política local. Lembrando que Silvino é do PTB, o qual faz parte do Centrão, grupamento de partidos políticos de Direita, os quais, no Congresso Nacional, dão sustentação a Bolsonaro. Não será difícil perceber que a maioria são de Direita.

    ResponderExcluir
  2. A mudança de fato,como melhor opção na minha concepção é Valter Couto e explico;Gestor de sucesso, pois por mais de duas décadas, gerenciou, modernizou,implantou um modelo de gestão organizada reconhecida em todo estado e fora dele, de vida ilibada e não viciada na política do toma lá dá cá. O resto é o mais do mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Garanhuns vem há mais de 30 anos estagnada, perdendo seu protagonismo e sua importância política, social e econômica no estado. Garanhuns é hoje uma cidade que vive de aposentados, servidores públicos e bolsa família. Silvino perdeu a grande oportunidade de mudar isso quando teve governo fo estado ao seu lado e Lula, filho da terra, como presidente.
    É hora de ver e analisar as propostas e o candidato da Rede, Valter Couto, traz as condições de reverter este estafo caótica que vive Garanhuns.

    ResponderExcluir
  4. Então se formos pelo lado do sofisma, poderíamos dizer que as candidaturas aliadas à esquerda são partidárias da roubalheira atribuída ao PT?
    Penso que não se pode alinhar automaticamente qualquer candidatura local ao que acontece em nível nacional. Afinal, o cidadão vive no munícipio e cada um tem uma realidade distinta.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA