PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

EM LIVE NA COHAB II MÉDICO KELVIN CORDEIRO FAZ ESCLARECIMENTOS SOBRE A COVID-19


Em live na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no último final de semana, o médico garanhuense Kelvin Cordeiro falou durante uma hora da pandemia do coronavírus e as consequências da doença provocada pelo novo vírus, ainda não inteiramente desvendado pela comunidade científica.

A conversa foi conduzida pelo padre José Evandro, que fez as mais diversas perguntas sobre a Covid-19, abrindo espaço também para qualquer pessoa da cidade ou região tirar as suas dúvidas com relação à doença que já matou mais de 140 mil pessoas no Brasil e perto de um milhão de pessoas no mundo.

Dr. Kelvin foi bastante didático e respondeu todas as indagações, deixando a população de Garanhuns e do Agreste muito mais esclarecida sobre o problema sanitário que tanto preocupa.

Logo no início, após uma pergunta de Pe. Evandro, o médico esclareceu as diferenças entre endemia, epidemia e pandemia, informando que esta última tem dimensões maiores, passa a se chamar assim quando atinge as populações de muitos países ou quatro continentes.

É o caso que estamos vivenciando agora, tendo a doença começado em dezembro de 2019, numa província da China e de lá se espalhou para todos os países.

Kelvin Cordeiro, que está na linha de frente no combate à Covid-19, trabalhando em Garanhuns e Caetés, deixou claro que a pandemia continua e em alguns lugares até está se agravando.

No Brasil mesmo, disse o doutor, a questão é muito séria, até por uma questão de educação.

Ele lamentou que as pessoas tenham se acostumado com a situação e não estejam levando mais o problema tão a sério, como se tudo isso tivesse acabado.

Lembrou que no feriado do dia 7 de setembro milhares de pessoas lotaram as praias, estão frequentando os bares e outros locais como se estivesse tudo normal, quando a realidade não é essa.

Pelo que o médico deu a entender, só quando uma vacina eficaz estiver sendo aplicada, sem efeitos colaterais, é que a população poderá ficar tranquila.

Por enquanto, frisou, é necessário continuar com os cuidados com o isolamento, a higienização das mãos e o uso de máscara, além dos cuidados em evitar aglomerações.

O padre e o médico conversaram também sobre os problemas de ansiedade e depressão que têm aumentado durante a pandemia.

Dr. Kelvin Cordeiro recomendou que as pessoas, caso necessário devem procurar ajuda médica, psicológica ou espiritual.

De formação católica, o palestrante revelou ter fortalecido a espiritualidade com o advento da pandemia, recomendando a busca de Deus e as orações para que possamos atravessar esse período tão difícil da história da humanidade.

O médico chegou a aconselhar as pessoas a frequentar a igreja, já que nos templos todos os cuidados estão sendo tomados para proteger os católicos. “Se estão indo à praia, a bares, restaurantes e outros locais, por que não ir à igreja?”, questionou.

Enfim, foi uma abordagem completa, quando se pôde falar dos testes feitos para detectar o coronavírus, das diversas fases da doença, do tratamento e da superação desse momento.

Realista, ele deixou claro que a pandemia ainda não está controlada já se falando até numa segunda onda em países da Europa.

A live promovida pela Paróquia do Sagrado Coração de Jesus foi importante e estão de parabéns tanto o padre José Evandro quanto o Dr. Kelvin Cordeiro.

O médico é garanhuense, filho de Dr. Jorge Cordeiro, delegado aposentado e Marly Lima, professora. 

 

 

2 comentários:

  1. Parabéns a iniciativa dessa live. Acredito que é importante reforçar sempre, já que existe um negacionismo por parte de várias pessoas em aceitar a gravidade dessa doença. Esperamos um novo normal com humanidade. Novo normal em que as pessoas desenvolvam a empatia e se preocupem com o bem estar do outro. Essa live nos mostrou isso. A preocupação com o outro. O Dr Kelvin usou uma linguagem acessível a todos. Parabenizo tbm a reportagem, ao Padre que entrevistou e ao médico com sua generosidade.Deus abençoe a todos. Todos com o objetivo de conscientizar as pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Muito util e bastante pertinente os assuntos abordados com muita empatia. Parabens!!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA