PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

BLOG CHUMBO GROSSO COMPLETA 10 ANOS


No longínquo  14 de abril  de 2008, o então guerrilheiro com a sua inseparável boina  à la Che Guevara,  criou  um blog com os melhores propósitos no tocante ao  total  direito de se manifestar e escrachar por completo a tão propalada liberdade de imprensa, mas ainda sem saber ao certo aonde iria desembocar no mundo desconhecido, misterioso e surpreendente   da ilimitada internet, blogosfera ou  redes sociais   e até quando ele teimaria em ficar no ar. O tempo - este velho senhor da razão - se encarregou de nos dar a resposta. Dez anos no ar, quase 10 mil  artigos publicados, alguns milhões de páginas vistas por alguns milhões de visitantes ou acessadores, pois não é que, nesse ínterim, ganhei  uma neta(Sofia), outra neta(Isadora) e mais outra(Gabi)...

Em uma década, a blogosfera expandiu-se em dimensões incalculáveis e o que antes era novidade hoje consolidou-se como um dos meios de informação de maior repercussão e poder de transformação, causando impactos significativos e irreversíveis na mídia convencional(jornais impressos em gráficas). Em todo o Brasil a blogosfera tem 15 anos. Em Garanhuns, o Chumbo,  já está no ar há 10. O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política e outra forma de cultura está  no ar desde 2004. Trata-se do blog do jornalista pernambucano Ricardo Noblat.  5 anos depois viemos e chegamos  em sua rabeira.

Como se vê, num mundo cada vez mais rápido, criar um blog, lá em abril de 2008 e vê-lo hoje, em 2018,  de vento em poupa, é algo que me enche de alegria e gratidão!!! 10 anos, uma DÉCADA, em qualquer ocasião é muito: seja na idade de uma neta, num novo  casamento, num emprego, num relacionamento de namoro ou amizade, mas no caso da internet, DEZ anos é ainda mais significativo: é uma eternidade!!! Lá em 2008, blogs ainda eram poucos, estávamos engatinhando...

No transcorrer desta década pequenas decepções e enormes alegrias, enfim... no balanço final, estou extremamente feliz com os resultados obtidos, muito além do que esperava quando iniciei esta jornada. Alguns artigos tiveram uma repercussão gigantesca e se tornaram referências, como por exemplo, a notícia em primeira mão, por um golpe de sorte e pura coincidência  do fatal acidente aéreo e a consequente morte de OI DE GATO. O Chumbo Grosso foi   o primeiro blog do  Nordeste e o terceiro do país a divulgar o falecimento do ex-governador de Pernambuco, ele passou a perna até no Blog de Magno Martins que noticiou a tragédia com  1 minuto e 27 segundos  de atraso em comparação ao Chumbo.

O blog sempre teve e vai continuar tendo um norte, um prumo, uma linha editorial a seguir, geralmente  movido por dois  “Ps” MAIÚSCULOS: POLÍTICA & PUTARIA!!! Outra coisa: total liberdade aos comentaristas e pura LEALDADE com os seus respectivos leitores. Pois, só eles têm o direito de saber quais são os pressupostos e os princípios de quem escreve. COERÊNCIA na defesa do Estado de Direito, pouco importando se o alvo pertence ou não ao campo ideológico de quem quer que seja. CORAGEM de ir na contramão sempre que isso se mostrou necessário, sem ceder ao alarido e às pressões, inclusive até da empresa, donde,  ele continua hospedado por já ter brigado e batido de frente com ela várias vezes em razão de denúncias dos invejosos por não aceitarem seus textos apimentados e suas imagens de sexo livre e explícito. Defeitos?!?!?! Ah, os há às pencas. E os amigos e inimigos jamais deixaram ou deixarão de apontá-los... Que assim seja!!!

Acredito eu, que  existe  um legado duvidoso e uma bagaceira de textos e artigos que poderão ser lidos, relidos, pensados, debatidos, reconsiderados e contextualizados como o retrato detalhado de uma larga janela de tempo que teve seus dilemas próprios característicos identificados e esmiuçados, muitos deles, obviamente,  contraditórios, principalmente aos padrões  denominados de “POLITICAMENTE CORRETO”. Agora,  gostem ou não, acho que nos últimos 10 anos três palavras marcaram a trajetória das página do blog: LEALDADE, COERÊNCIA E CORAGEM.

Orgulha-me ter contribuído, apesar de ser em muita pequena escala e  em algumas oportunidades, para a formação da opinião pública da Cidade, da Região, do Estado, do Brasil e do Mundo,  sobre os mais diferentes acontecimentos. Não é à toa que, 60% de sua audiência está cristalizada nas regiões Sul e Sudeste e, cerca de 10% a audiência cabe aos acessadores brasileiros residentes nos Estados Unidos, Portugal e vários países da Europa. A razão, sinceramente, não sei explicar!!!  Vamos agora em rumo aos próximos 10 anos. VIDA LONGA AO BLOG!!! (Altamir Pinheiro).

3 comentários:

  1. Santo Agostinho escreveu e profetizou assim:"prefiro os que me criticam porque me corrigem aos que me elogiam porque me corrompem".

    0 Altamir Pinheiro tem um senso crítico muito forte,porém demonstra ter e possuir um conhecimento além e possui um vocabulário enorme que em certos momentos faz a gente sair da mesmice e da monotonia.

    Parabéns pelo seu blog e pelas postagens neste blog do Roberto Almeida.Todas as suas críticas eu tenho lido e quando não tenho um argumento forte para lhe contrapor,pulo e vou em frente.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Professor Zeca Barbosa,

    Sou réu confesso e não tenho vergonha de afirmar esse meu defeito apressado de personalidade ou caráter, a quem quer que seja: EU NÃO SEI MENTIR...

    P.S1.: - CUIDADO!!! MUITAS VEZES A GENTE CONFUNDE "CRÍTICA" COM ÀQUILO QUE NÃO GOSTARÍAMOS QUE FOSSE ESCRITA POR QUEM QUER QUE SEJA(MESMO QUE O ASSUNTO EM TELA, NO MAIS DAS VEZES, SEJA MEIO VERDADE OU TENHA ALGUM FUNDAMENTO!!!)EM RAZÃO DE OFENDER E ATINGIR EM CHEIO O NOSSO EGOISMO BANAL E SACRIFICAR DETERMINADA IMAGEM DE ALGUÉM QUE VIVE EM NOSSO IMAGINÁRIO, POIS TEIMAMOS EM PRESERVÁ-LA, E NOS NEGANDO A TIRAR DO NOSSO PENSAMENTO MESMO DEPOIS DESTA FIGURA COMETER DELITOS OU TOMAR ATITUDES QUE NÃO CONDIZEM COM O NOSSO CARÁTER E O NOSSO MODO DE VIVER E PROCEDER PERANTE NOSSOS FAMILIARES, AMIGOS E TODOS OS QUE NOS CERCAM. POR ISSO RESISTIMOS E PERSISTIMOS EM MANTER CERTAS GRAVURAS(GENTE) NO PEDESTAL MESMO QUE SEJA SÓ PARA SATISFAZER NOSSO EGO OU MACHUCAR EX-AMIGOS, CONHECIDOS, INTERNAUTAS, BLOGUEIROS OU VIZINHOS QUE NÃO GOSTAMOS...

    P.S2.: - SEM SER UM FALSO AGRADECIMENTO FICO BASTANTE LISONJEADO PELA SUA CONGRATULAÇÃO AO PARABENIZAR O CHUMBO, BRIGADÃO, COMO TAMBÉM SEM O MÍNIMO FARELO DE FALSIDADE OU POR MERO OFÍCIO DE RETRIBUIÇÃO OU DELICADEZA, NÃO, NADA DISSO!!! AGRADEÇO MESMO, COMO DIZ A MOCIDADE, É DE VERA!!!

    ResponderExcluir
  3. Defesa do seu torrão natal, através de atitudes corretas são méritos, e merecem felicitação. O que vou relatar aqui, não escrevi no texto acima, mas faço questão de retratar neste comentário: POIS BEM!!! Por uma questão de reconhecimento o BLOG CHUMBO GROSSO gostaria de compartilhar um fato inusitado com todos os blogueiros de Garanhuns e, especialmente, com os blogs de Ronaldo Cesar e Roberto Almeida. Estes três blogs fizeram o maior escarcéu ou gritaria que já se teve conhecimento na blogosfera interiorana do Estado de Pernambuco. Pois não é que, Altamir, Roberto e Ronaldo armaram o maior barraco para ENXOTAR daqui, um tal de DOURADO DE LAJEDO que queria ser prefeito de Garanhuns, na MARRA!!! Tudo isso, por um simples capricho megalomaníaco do hoje defunto, OI DE GATO. Mandamos todos de volta para a puta que pariu, inclusive o então governador, e com os rabos entre as pernas. Botamos pra arrombar a tabaca de xolinha!!!

    P.S.: - SEM ARMAS DE FOGO OU QUALQUER CANIVETE EM PUNHO OU MESMO FACA-PEIXEIRA NO QUARTO, SÓ COM A CANETA EM RISTE ESFREGANDO NA FUÇA DELES(TECLADO DE UM COMPUTADOR), IDEOLOGICAMENTE E EM DEFESA DA SOBERANIA MUNICIPALISTA, “ENSANGUENTAMOS GARANHUNS”... GUARDADAS AS DEVIDAS PROPORÇÕES E SEUS RESPECTIVOS MEIOS DE COMBATE, COMPARO ÀQUELE EPISÓDIO BLOGOSFÉRICO, A HECATOMBE DE GARANHUNS DO COMEÇO DESTE REVOLUCIONÁRIO E “ETERNITIZADO” SÉCULO XXI, TÃO DIFERENTE DO AGRÁRIO OU RURALISTA E CONSERVADOR ANO DE 1917 DO SÉCULO XX... VALEU O BOI, BLOGUEIROS DE GARANHUNS E DE TODA REGIÃO DO AGRESTE MERIDIONAL!!!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA